ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Litoral da Paraíba é destaque na UOL, site diz que o estado passou a ser um dos mais procurado por turistas, vejam:

Areia Vermelha

Com praias urbanas e de naturismo, Paraíba surpreende com litoral de 130 km de extensão

Eduardo Vessoni
Do UOL, na Paraíba*


Na Paraíba, tamanho não é documento. Dono de um dos menores trechos litorâneos da costa brasileira, esse estado consegue recepcionar seus visitantes com uma das mais variadas paisagens do Nordeste.
Falésias que se debruçam sobre o mar de ondas fortes, extensas faixas de areia sobre território selvagem, piscinas que emergem em alto mar e até um colorido cânion que rasga a paisagem multicolorida da costa. Não parece, mas tudo isso cabe em um estreito litoral de apenas 130 km de extensão.
A viagem começa em João Pessoa, a simpática e arborizada capital paraibana que ainda segue em ritmo de interior, embora o trânsito carregado já comece a tirar a paciência dos moradores locais e a formar congestionamentos em alguns pontos da cidade.

Foto 1 de 24 - Fim de tarde em Tambaba, praia do litoral sul da Paraíba que ficou conhecida como a primeira praia de naturismo do Nordeste, no município de Conde Eduardo Vessoni/UOL
O litoral de Jampa, como a cidade é conhecida, possui 24 km de orla e conta com praias urbanas populares como Tambaú, Manaíra e Bessa, equipadas com concorridos calçadões e ciclovias, e com infraestrutura de serviço como bares, restaurante e comércio com lojinhas de artesanato.
Porém, é o setor norte da cidade que garante um (improvável) cenário selvagem bem próximo ao movimento urbano, cuja geografia é formada por praias desertas recortadas por rochas e paredões montanhosos como Barra de Gramame, Praia do Sol e Ponta do Seixas. Com exceção do som de gosto duvidoso que às vezes insiste em alguns bares na areia, o banhista custa a acreditar que logo ali ao lado se encontra a movimentada capital paraibana.
A única certeza é que, seja rumo ao sul ou ao norte da cidade, as condições do mar são quase sempre as mesmas: águas mornas de tons cristalinos e longas faixas de areia.
Fora da capital
Ao deixar a capital, o viajante começa uma agradável viagem por destinos litorâneos ainda mais isolados que devem fazê-lo esquecer-se da hora de voltar para casa, afinal de contas a costa da Paraíba abriga 56 opções de praias.
Localizado a menos de 35 km de João Pessoa, com acesso pela PB-008, o litoral sul reúne praias isoladas em municípios como Pitimbu e Conde, cujo endereço mais famoso é a paradisíaca Tambaba, conhecida por ser a primeira praia de naturismo do Nordeste. É naquele trecho do estado que nomes como Praia do Amor, Praia Bela e Praia Azul dão as primeiras dicas do que o viajante deverá encontrar nos próximos dias.
Formado por cinco municípios e 19 praias, o litoral norte, por sua vez, abriga alguns dos atrativos naturais mais impactantes, visualmente, de todo o litoral paraibano, como a pequena ilha de Areia Vermelha, um banco arenoso localizado em pleno mar - a dois quilômetros da costa - em Cabedelo; e a distante e arrebatadora Barra de Camaratuba, localizada em Mataraca, o último município da Paraíba.
Para que você não perca nenhum endereço escondido (ou badalado) da Paraíba, o UOL preparou uma lista com o que o seu litoral tem de melhor para oferecer, seja para visitantes urbanos ou para aqueles de espírito aventureiro que se contentam apenas com o barulho suave batendo sobre faixas de areia isoladas que, raramente, costumam receber visitantes.

  • Litoral de João Pessoa: Com 24 km de orla e nove praias, a capital paraibana abriga não apenas faixas de areia urbanas como as bem estruturadas Tambaú, Manaíra e Bessa, como também opções para quem procura sossego em destinos isolados. Localizada em frente a um trecho de Mata Atlântica, ao sul de João Pessoa, a praia de Cabo Branco é conhecida por suas falésias de até 50 metros de altura. Um dos atrativos mais populares da cidade são as piscinas naturais de Picãozinho, um conjunto de arrecifes que podem ser vistos em alto mar, a 1 km da praia de Tambaú, de onde saem as embarcações para passeios no período de maré baixa. Mais isoladas, as praias do Sol (foto) e Barra de Gramame estão separadas por uma divisão natural com pedras e abrigam extensa faixa de areia. A extensa Ponta do Seixas também apresenta visual selvagem, porém conta com um excessivo número de bares que tiram o charme daquele que é considerado o ponto mais oriental das Américas.
  • Litoral sul da Paraíba: Localizado a 35 minutos de João Pessoa, o trecho sul da Paraíba tem uma das mais belas faixas de areia de todo o estado. Um dos destaques é a Praia do Amor, atração turística entre os que fazem passagem relâmpago em tours organizados. Seja diferente e experimente passar algumas longas horas nessa bela praia de ondas fortes. Outra parada obrigatória na região é a cenográfica Coqueirinho (foto), cuja baía é protegida por coqueiros e oferece águas calmas ideais para famílias. O local também tem um dos mais belos mirantes da costa paraibana. E uma dica: não deixe de caminhar pelo interior do cânion que se localiza no extremo direito da praia. A região ainda abriga Tambaba, considerada a primeira praia de naturismo do Nordeste. Formada por labirintos de pedras, essa praia do município de Conde possui visual arrebatador formado por mata fechada e falésias. O local é administrado por uma associação e conta com regras rígidas de acesso como acesso exclusivo para quem entra sem roupa e proibição do uso de câmeras fotográficas ou entrada de homens desacompanhados ao longo dos 500 metros dedicados, exclusivamente, ao naturismo.
  • Litoral norte da Paraíba: Formado por 19 praias, o litoral norte da Paraíba abriga as atrações mais selvagens do estado, como a Barra de Camaratuba (foto). Localizada a 110 km de João Pessoa, a região é conhecida por suas praias de mar aberto e pela prática de turismo de aventura como a trilha até a Lagoa Encantada e a Trilha do Caranguejo Uçá, flutuação no interior de um mangue que corre em direção ao rio Camaratuba. O trecho norte inclui também a praia da Baía da Traição, endereço da última reserva de índios Potiguar. Já o município de Cabedelo é conhecido por abrigar a Praia do Jacaré, formada pelas águas do rio Paraíba que vê, diariamente, a chegada do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel tocado por Jurandy do Sax, músico que entrou para o Guinness Book por ser considerado a pessoa que mais tocou a música (mais de 4.300 apresentações). O local, porém, é uma das mais massificadas atrações da Paraíba. Outro atrativo da região é a Areia Vermelha, uma ilha a 1,5 km da praia de Camboinha que surge durante a maré baixa, quando é possível caminhar por seu solo arenoso de tons avermelhados em direção às piscinas naturais. Já a Praia de Intermares é endereço de surfistas e de um projeto de proteção de tartarugas marinhas.

    Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário