ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lamentável: Cerca de 40% do rebanho da PB foi perdido com a estiagem. Confira!

A estiagem no interior da Paraíba, considerada a pior dos últimos 30 anos, provocou uma perda de 40% do rebanho do estado. A informação foi passada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, Mário Borba, em entrevista a TV Cabo Branco nesta quarta-feira (9). A perda de parte do rebanho da Paraíba aconteceu no período de um ano e meio.

Alguns animais morreram, outros foram levados para o abate sem atingir o peso ideal e outra parte foi enviada para outros estados menos afetados pela seca. “A perda do rebanho representa muito na economia do produtor rural, tirando totalmente sua capacidade de sobrevivência na área rural. Não se sabe o que se pode acontecer daqui pra frente. Teremos uma previsão de redução do inverno de 40%, e isso é assustador”, comentou Borba.


Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba, não tem havido auxílio do governo federal diretamente para os pecuaristas paraibanos que sofrem com a estiagem. Ainda de acordo com Mário Borba, apenas o governo da Paraíba tem realizado ações votadas diretamente para os produtores, como a distribuição de ração para o rebanho.

“A ação do governo federal não chegou na ponta. O crédito emergencial do governo federal não chegou no produtor. Ele tá indo para a indústria, para o comércio, para o turismo, mas esse crédito com juros baixo para pagar em 10 anos não chegou no produtor. Por conta da burocracia e até mesmo da inadimplência do produtor, causada ao longo dos anos peas sucessivas secas”, ressaltou.

Mario Borba afirmou que um evento promovido pela Assembleia Legisativa da Paraíba será realizado na próxima terça-feira (15) com o intuito de discutir junto aos produtores do setor rural alternativas para encarar a estiagem. Borba pede que os produtores compareçam ao evento, que acontece em hotel na praia de Tambáu, em João Pessoa para que sejam cobradas medidas emergenciais junto aos representantes paraibanos do legistaltivo em Brasília. “Será o momento ideal para que a gente possa colocar nossas reivindicações para que a bancada federal da Paraíba e do Nordeste faça alguma coisa pelo nosso semiárido”, completa.
Veja Foto tirada em Igaracy:

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário