ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Paraíba tem 50 municípios em risco por causa da falta de chuvas, dentre eles está Igaracy

Foto tirada no ultimo fim de semana, próximo a cidade de Igaracy

Dados apresentados nesta terça-feira (24) pela Defesa Civil do Estado da Paraíba mostram que nada menos do que 50 dos 223 municípios paraibanos vêm sofrendo com a prolongada estiagem que vem sendo registrada neste ano. Destes, 39 já tiveram a “situação de emergência” homologada pelo Governo da Paraíba e outras 11 estão em fase de homologação.

Basicamente, os municípios sofrem com o “prejuízo das culturas agrícolas” e com a falta de fornecimento de água regular. Os respectivos prefeitos lembram também que a parcela pobre da população vem sofrendo com a falta de alimentos de subsistência, ao tempo que os poderem públicos municipais não dispõem de recursos para enfrentar a crise.

A homologação do pedido de “situação de emergência” autoriza a abertura de créditos extraordinários, a convocação de voluntários para reforço das ações de respostas ao desastre natural e “em face da emergência da ação”, os prefeitos ficam dispensados de licitações ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários para combater a tragédia.

Gerente Operacional da Defesa Civil do Estado, Antônio Brito explica que as chuvas nas regiões do Sertão, do Cariri e do Curimataú ficaram abaixo da média neste ano e por isto acarretaram em vários prejuízos para várias cidades. A preocupação agora, ainda segundo ele, é o de “minimizar os problemas causados na população”.

Os municípios com o estado de emergência já homologados pelo governo estadual e cujos processos já se encontram em Brasília para análise do Governo Federal são Aguiar, Amparo, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Conceição, Damião, Igaracy, Imaculada, Mulungu, Nazarezinho, Nova Olinda, Passagem, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Cruz, Santarém, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José do Sabugí, Sumé, Taperoá e Uiraúna.

Outros já tiveram os pedidos homologados, mas estão numa fase de anexação de documentação ainda por parte do Governo da Paraíba: Agua Branca, Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Catolé do Rocha, Cubatí, Juru, Marizópolis, Parari, Quixaba, Rio Tinto, Santa Helena e Santana de Mangueira.

Por fim, outros 11 municípios já deram entrada no pedido para se decretar estado de emergência, mas estes ainda estão sendo analisados. São eles: Alcantil, Assunção, Boa Ventura, Cajazeirinhas, Livramento, Mãe D' água, Olivedos, Queimadas, Santa Cecília, Dona Inês e Puxinanã.


Phelipe Caldas/ Paraiba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário