Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Agentes de Saúde de Igaracy, ação e competência.

Os Agente de Saúde do município de Igaracy, Participaram de um CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICA DE AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE, feito aqui mesmo em Igaracy. Na oportunidade, foram debatidos assuntos que fazem parte do dia a dia do agente comunitário de Saúde de Igaracy.
Foram colocados 10 problemas principais que o Agente de Saúde pode vivenciar em Igaracy.
Principais problemas de saúde apontados pelos Agentes Comunitários de Saúde durante o curso de formação técnica:
1: Alto índice de consumo de psicofármacos no município de Igaracy;
2: Incidência elevada de DST’s;
3: Inexistência de visitas domiciliares sistematicamente;
4: Precariedade da segurança pública municipal;
5: Incidência elevada de consumo de álcool e drogas entre os jovens;
6: Investimentos escasso na infra-estrutura do município;
7: Deficiência do transporte público municipal;
8: Inexistência de área de lazer nas comunidades;
9: Incidência elevada de gravidez na adolescência;
10: Poucas ações de educação em saúde, desenvolvidas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) e pelas escolas.
Um dos casos que chamou mais a atenção dos agentes de saúde, foi o alto número de pessoas que tomam medicamentos controlados no município, com dados da SMS são a seguinte quantidade:
Existem quase 200 pessoas que fazem uso desses medicamentos diariamente aqui em Igaracy sendo: 135 pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde e que recebem esses medicamentos de graça e cerca de 60 pessoas que fazem uso de medicamentos sem a ajuda da Prefeitura Municipal e sem cadastros na SMS. O que mais nos preocupa é que mesmo com essa quantidade de pessoas que tomam medicamentos controlados no município, não existe nenhum médico da área que acompanha esses pacientes, por isso a necessidade de um CAPS aqui na cidade, disse Guilherme (agente de saúde).
Outra coisa que nos chamou a atenção foi o fato que foram enviados convites a todas as entidades do município, igrejas, escolas, prefeitura, câmara de vereadores e demais autoridades e infelizmente, só o conselho tutelar e o Secretário de Saúde do município que participaram do evento, disse Guilherme.
Com isso, vemos a cada dia na nossa porta os verdadeiros Doutores da saúde do nosso país, pessoas que fazem grandes caminhadas para atender e acompanhar os que mais precisam, pessoas que temos que tirar o chapéu e parabenizar, parabéns AGENTES DE SAÚDE de Igaracy.
Por: Hugo Carneiro Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário