ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Candidatos a governador se confrontam em debate da TV Arapuan


debate-arapuanA TV Arapuan realizou na noite desta terça-feira (19) o segundo debate entre os candidatos a governador da Paraíba. Os postulantes ao Palácio da Redenção puderam apresentar em cinco blocos suas propostas para governar o estado. O confronto direto entre Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) não ocorreu.

1º bloco
O primeiro bloco do debate da TV Arapuan foi reservado para a apresentação dos candidatos a governador da Paraíba.
 O primeiro a falar foi o deputado federal Major Fábio (PROS). Ele afirmou que decidiu se candidatar a governador por não desejar que o futuro da Paraíba seja construído por pessoas que estão “caducando” na política e são responsáveis por problemas na saúde, educação e segurança. “Estou pronto para representar a Paraíba e apresentar projetos para o estado”.
 O senador Vital do Rêgo Filho, candidato ao governo pelo PMDB, afirmou que disputa o governo do estado para apresentar caminhos de desenvolvimento para o estado e ampliar programas sociais.
 O postulante ao Palácio da Redenção pelo PSOL, Tárcio Teixeira, disse que pretende governor a Paraíba para colocar o poder nas mãos do povo. “Vamos apresentar, de fato, uma alternativa de mudança”, declarou.
 O senador Cássio Cunha Lima, candidato a governador pelo PSDB, afirmou que pretende voltar a governar a Paraíba para reconciliar o governo e a sociedade. “Vamos desenvolver o estado e melhorar os serviços públicos essenciais, como saúde, educação  segurança, em clima de paz e enfrentar os desafios juntos com a sociedade”, argumentou.
O governador Ricardo Coutinho (PSB), que concorre a reeleição, alegou que a Paraíba precisa continuar em seu ritmo de desenvolvimento ao destacar que seu governo investiu mais de R$ 7 bilhões em obras. “Vamos governar com determinação e força para fazer a Paraíba mudar para melhor”, disse.

 2º bloco
No segundo bloco do debate, os postulantes ao Palácio da Redenção responderam perguntas formuladas por representantes da sociedade civil.
O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), João Medeiros, indagou o governador Ricardo Coutinho sobre as medidas que ele pretende adotar, caso reeleito, para o problema de superlotação, carência de leitos e profissionais de saúde. Ele também indagou acerca dos critérios para a contratação de servidores no estado.
O socialista afirmou que pretende descentralizar o atendimento de Traumatologia nos hospitais da Paraíba e prometeu construir um Hospital de Emergência e Trauma no Sertão do estado. Ele também assegurou que irá transformar o Hospital Padre Zé no Hospital da Mulher.
Major Fábio que também comentou o assunto disse que a saúde será prioridade em seu governo e assegurou que as consultas e os exames serão realizados com agilidade.
O presidente da Comissão de Políticas de Segurança e Drogas da OAB/PB, Deusimar Guedes, indagou a Major Fábio acerca das estratégias para combater as drogas na Paraíba.
Major Fábio afirmou que, caso seja eleito governador, fechará as fronteiras do estado e capacitará a polícia civil para impedir a circulação de drogas e permitir, dessa forma, a liberdade da população.
Ao falar sobre segurança, Tárcio Teixeira opinou que  bala e arma não irão resolver o problema da segurança pública. Ele lamentou o sucateamento do setor na Paraíba e defendeu a valorização do servidor para garantir uma segurança de qualidade.
O presidente da Famup, Tota Guedes, perguntou ao candidato Vital do Rêgo sobre as propostas dele para incentivar a parceria entre estados e municípios.
 Para o peemedebista, o ideal seria a desconcentração do desenvolvimento do estado e a consequente interiorização. Ele destacou que a ampliação da duplicação da BR-230, a modernização  da malha ferroviária, investimentos no Porto de Cabedelo e a transposição do Rio São Francisco são fundamentais para a geração de desenvolvimento e riqueza para a Paraíba.
 Sobre o tema, Cássio Cunha Lima propôs uma reavaliação do pacto federativo e apresentou a retomada do programa ‘Boa Nova’ e do programa do gasoduto como algumas de  suas prioridades.
O presidente da APLP, Francisco Fernandes, indagou ao tucano se ele garantiria o pagamento do piso nacional do magistério a partir de janeiro de 2015, caso seja eleito.
Cássio Cunha Lima assegurou que irá restabelecer o diálogo  com os servidores, em especial o Magistério, garantirá autonomia da UEPB, realizará concursos e convocará os aprovados. Ele ainda se prontificou a retomar a parceria com o Instituto Airton Senna e revisar os Planos de Cargo Carreira e Remuneração dos servidores, assim como a paridade entre funcionários ativos e inativos.
Vital do Rêgo afirmou que pretende aplicar o plano nacional da educação, com a criação da nova escola do ensino médio, inserindo o ensino profissionalizante na grade curricular. Ele também se comprometeu em pagar o piso nacional do magistério.
A presidente do Sindicato dos Servidores de Saúde da Paraíba, Vanda Celi, perguntou a Tárcio Teixeira se ele pretende reformular o PCCR da Saúde, se eleito for em outubro.
O postulante do PSOL prometeu implementar o Conselho de Servidores do estado e lamentou o  congelamento das gratificações dos funcionários estaduais.
Ricardo Coutinho destacou que foi o responsável pela criação da data-base para o funcionalismo e disse que foi o governador que mais nomeou concursados.
Atamir Araújo, presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba, perguntou a Cássio Cunha Lima sobre a viabilização da escola integral no estado.
O candidato disse que seu  compromisso é restabelecer a autonomia da UEPB, contratar concursados e valorizar o ensino técnico aliado ao ensino em tempo integral. Ele também destacou a necessidade de estruturação de escolas utilizadas para  o ensino de tempo integral.
Major Fábio disse que a escola precisa ser atrativa e apostou na disponibilização de atividades desportistas.
 Merlanio Maia, representante do MovPaz, quis saber de Tárcio Teixeira qual o caminho para a sociedade ter acesso à cultura pela paz.
Tárcio Teixeira falou que a política de segurança precisa ser articulada e não pode vir de cima para baixo. Ele também defendeu a reabertura de delegacias com condições de funcionamento.
 Ricardo Coutinho  afirmou que  segurança precisa ser pensada na sua logística,  efetivo e gestão.
 O representante da Associação Médica da Paraíba, Otávio Lopes, indagou ao senador Vital do Rêgo Filho sobre as possibilidades de investimento em saúde apesar da escassez de recursos.
O parlamentar destacou que foi defensor no Congresso Nacional de várias matérias voltadas para a melhoria da saúde pública e se manifestou contrário à terceirização do serviço no estado. Ele ainda se comprometeu a aumentar o número de hospitais na Paraíba.
Tárcio Teixeira disse que a rede de atendimento em saúde é insuficiente e defendeu a construção do Hospital de Trauma no Sertão.
Fernando Lira, representante dos servidores públicos da Paraíba, perguntou a Major Fábio se ele se comprometeria a pagar o plano de saúde para os servidores do Poder Executivo e se estenderia o vale-refeição.
 Major Fábio assegurou não fugir do debate, mas salientou que o mais importante é garantir um salário digno aos servidores.
 Cássio Cunha Lima  lembrou que quando governador criou 27 PCCRs e realizou 37 concursos públicos. Ele também não descartou pagar o plano de saúde e vale-refeição do funcionalismo ao se dispor a diminuir os custos da máquina pública.
Inácio Junior, presidente da associação de Turismo da Paraíba, perguntou ao governador Ricardo Coutinho  sobre o projeto de divulgação do estado para fomentar a área.
O socialista disse que fez várias parcerias com o trade turístico para a divulgação da Paraíba em outros estados, a exemplo de São Paulo.
Vital do Rêgo Filho lamentou a falta de integração entre governo e trade turístico e prometeu melhorar a imagem da Paraíba fora do Brasil.

4º bloco
O penúltimo bloco do debate foi marcado por perguntas entre candidatos.
Cássio Cunha Lima iniciou a rodada de indagações por Tárcio Teixeira que comentou sobre a política de saneamento básico para o estado.
O candidato do PSOL defendeu a universalização do saneamento e lamentou gastos em saúde decorrentes da falta de saneamento. Ele também garantiu a realização de concursos públicos para a Cagepa  e o fim de terceirizações.
Cássio prometeu retomar o programa ‘Boa Nova’ e priorizar a distribuição de águas e fazer serviços de drenagem e pavimentação em parceria com as Prefeituras.
Tárcio Teixeira perguntou a Ricardo Coutinho se ele receberia o funcionalismo público em seu gabinete.
Ricardo disse que foi o governador que mais dialogou com o povo e implantou o orçamento democrático, mas observou que o governo não é feito apenas para administrar uma folha de pessoal.
 Tárcio rebateu ao dizer que falar de servidor não é se referir à folha de pagamento , mas garantir condições de trabalho.
 Vital do Rêgo perguntou a opinião de Major Fábio sobre a promessa do governador de fazer 40 anos em 4.
O candidato do PROS revelou curiosidade sobre a reação de Cássio quando Ricardo demitiu mais de 30 mil servidores comissionais e lembrou que os dois eram aliados até pouco tempo.
Vital do Rêgo disse que está disposto a apresentar um programa de estado diferente com compromissos  com a Paraíba para as próximas décadas através de planos integrados de desenvolvimento.
Major Fabio perguntou a Cássio Cunha Lima sobre suas propostas para a educação.
 O tucano disse que a área teve diversas conquistas à época em que foi governador, mas reconheceu que há muitas coisas a serem feitas.
Ricardo Coutinho perguntou a Vital do Rêgo o que ele achava da falta de investimento em saúde no governo Cássio que levou a juíza federal Cristina Garcez a determinar que o estado investisse 12% da receita corrente liquida na área.
Vital lamentou o fato e aproveitou para alfinetar o governador ao criticar a terceirização do Hospital de Trauma de João Pessoa, como denunciou o Ministério Público do Trabalho.

5º bloco
 O último bloco do debate foi destinado para as considerações finais dos candidatos a governador.
 Major Fábio disse que chegou a hora de mudar o estado e se colocou como mudança da Paraíba ao representar a indignação do povo paraibano com atual modelo político.
Vital do Rêgo Filho destacou que o debate foi aproveitado para apresentar seu plano de governo para melhorar os investimentos na Paraíba em diversos setores.
Tárcio Teixeira disse que sua candidatura está à disposição para trabalhar com a população.
Cássio Cunha Lima aproveitou suas considerações finais para pedir o apoio à candidatura de Aécio Neves para presidente da República ao garantir que o tucano tem o compromisso de resgatar a dívida do Brasil com a Paraíba. Ele também falou que está pronto para fazer um governo novo e moderno.
 Ricardo Coutinho finalizou sua participação no debate ao afirmar que  a paz verdadeira se constroi com trabalho, políticas públicas e participação popular.

blogdogordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário