ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PROJETO TURÍSTICO DA CIDADE DE IGARACY

Projeto de turismo para Igaracy - Por José Romenson Felismino


O turismo hoje é um dos setores que vem tendo um dos maiores crescimento do País, devido termos belos lugares e paisagens para visitação, e a cidade de IGARACY_PB não é diferente tem varias cachoeiras, açudes e boas festas. Mas o que acontece é que nossa cidade não está aproveitando o seu potencial turístico em que temos belos lugares para o turismo entre eles, temos varias cachoeiras, açudes além das festas realizadas em nossa cidade.

E para que IGARACY-PB aumente o seu potencial turístico se faz necessário melhorar à organização a dos nossos lugares e eventos turísticos, e esse melhoramento se dá através dos anúncios em rádios, jornais, e principalmente na internet, pois é uma forma de baixo custo e que obtém grandes resultados, essa é uma das principais formas de aumentar nosso potencial turístico, pois nós somos uma cidade bastante receptiva e precisamos tirar proveito disto.

Uma das melhores formas de conseguirmos aumentar o turismo de nossa cidade se faz principalmente em divulgar vídeos de nossos eventos festivos e lugares turísticos, com isso iríamos aumentar nosso turismo e conseqüentemente aumentar os investimentos econômicos em todos os setores do comercio de nossa cidade por partes destes turistas.

Este é um dos propósitos do CENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE IGARACY_PB (CEU-I), aumentar o número de eventos festivos e culturais para que possamos atrair mais turistas ao nosso município e aumentar o movimento no comércio local, obtendo renda principalmente para os vendedores ambulantes,lojas,bares e restaurantes etc.

Os representantes do CENTO DOS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS DE IGARACY_PB (CEU-I) apresenta sua proposta para o calendário turístico da cidade de IGARACY_PB, onde todos os eventos turísticos ocorridos durante todo ano ficaria na responsabilidade da Prefeitura Municipal de Igaracy_pb, Ministério do turismo, Esportes, Cultura e parceiros do setor privado:

• Calendário Turístico de Todo ano:

→ fevereiro: Carnaval;

→ Março, Abril, Maio, Junho e Julho: Mini-olimpiadas;

→ Junho: Festas Juninas;

→Setembro: Festa do Sete de setembro e abertura da semana dos jogos;

→ Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro: Semana dos jogos;

→ outubro: Festa Da Padroeira, Gincanas culturais e feiras de ciências;

→ Dezembro: Festa de aniversario da cidade,premiação dos jogos escolares e dos melhores alunos do ano e as tradicionais festas nas casas de eventos da cidade.


•carnaval:

A realização do carnaval em praça pública com banhos de bicas e eventos com a participação de bandas durante todo carnaval, caso a prefeitura não conseguisse verbas com ministério do turismo e patrocínio no setor privado para contratação das bandas ficaria responsável pela realização do evento em praça publica com banhos de bicas e a locação de um som para os dias do evento.


Com a realização desse evento a cidade geraria mais de 50 empregos diretos e indiretos durante a realização do evento e assim dando uma aquecida no comercio local com uma média de mais de 80 mil reais em roupas, calçados, lanches, bebidas etc., durante os dias do evento.


•mini-olimpíadas:

A realização de uma mini-olimpíadas durante os meses de março, abril, maio, junho e julho com as modalidades de futsal, futebol de campo, randebol e vôlei realizadas aos sábados e domingos.

A realização desta mini_olimpíadas é de extrema importância por vários aspectos entre eles econômico, social e saúde. No aspecto econômico se dar no sentido em que durante cinco meses de evento todos os fins de semana o comércio de bares, lanchonetes, lojas e vendedores ambulantes terão um aumento nas vendas devido ao evento em que se realizará na cidade durante este período, além de gerarem empregos para os organizadores do evento, onde este aumento nas vendas se dar principalmente devidos aos participantes do evento, as pessoas que vão prestigiar o evento e dos turistas que vem de outras cidades prestigiarem o evento gerando assim vários empregos diretos e indiretos; No aspecto social se dar no sentido em que durante cinco meses de evento os jovens de nossa cidade terão aos fins de semana uma opção saudável de lazer que é a participação nos eventos e a pratica de esportes ao invés de estarem na bebedeira, no vicio e na prostituição, que é uma das coisas que vem mais crescendo em nossa cidade a bebedeira, vicio e a prostituição por pare dos jovens principalmente os de menores que é mais preocupante ainda devido a estes jovens não ter outra opção saudável de lazer nos fins de semana de nossa cidade, e esta é umas das boas opções que podem tirar estes jovens deste caminho; no aspecto da saúde é no sentido de que ao invés de os jovens estarem se viciando e se prostituindo estarão praticando esportes, evitando assim de pegarem diversas doenças devido ao vicio e a prostituição.

•Festas Juninas:

É uma das festas mais tradicional de nossa cidade que deve ser explorada o Maximo possível como fonte de turismo, para que seja injetado dinheiro no comércio local e para que o comércio fique aquecido e se desenvolva a cada evento de nossa cidade ano após ano.

Com a realização de um planejamento e um projeto para realização das festividades juninas será injetado no comércio de nossa cidade cerca de 250.000 reais com roupas, calçados, bebidas, alimentos, etc. além de gerarem vários empregos diretos e indiretos durante o evento.

E para que nossa cidade se desenvolva ano após ano a cada evento realizado se faz necessário fazer um planejamento de cada evento realizado em nossa cidade
Como é o caso das Festas Juninas de nossa cidade que é uma das mais tradicionais, e esse planejamento das festas juninas se faz no sentido da organização do evento para que a cada ano a população de nossa cidade e que os turistas de outras cidades saibam que é um evento tradicional e de qualidade. E essa organização deve ser feita com divulgações do evento em rádios, jornais, internet etc. para que toda população de nossa cidade e turistas de outras cidades estejam informados do evento e entrem no clima das festividades juninas e aqueçam o comércio local com compras de roupas, calçados, alimentos, bebidas e etc.. Além da organização interna que é na parte da organização de como será realizado o evento, onde nas festividades juninas devem ser incluídas atrações como: quadrilhas, concursos de dança, concursos de rainhas, e a participação de Bandas em todas as noites do evento. Onde toda organização externa e interna fica na responsabilidade da PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARACY_PB.

Caso a PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARACY_PB não consiga verbas e patrocínio com seus parceiros para realizar um grande evento, com bandas de grandes, médios ou de pequeno porte, ficaria responsável realização do evento com as seguintes atrações: quadrilhas, concursos de dança, concursos de rainhas, e a locação de um SOM para substituírem as bandas nas noites do evento. Para que se mantenha a tradição das festas juninas de nossa cidade e para que continue sendo injetado dinheiro no comercio local.

Portanto sabemos que é de grande importância a organização desse evento para o crescimento do turismo e o desenvolvimento de nossa cidade.

• Sete de Setembro:

É também um dos eventos tradicionais de nossa cidade que deve ser incluído como um dos eventos turísticos de nossa cidade, o sete de setembro de nossa cidade já foi no passado um exemplo de organização nos desfiles e do inicio dos jogos escolares para as demais cidades, mais perdeu forças com o tempo devido à falta de investimento e organização pelos órgãos responsáveis, mais agora nos últimos anos vem ganhando força novamente devido a pequenos investimentos e organização dos órgãos responsáveis.

Apesar dos últimos anos o Sete de Setembro ter ganhando força, ainda é tímido os investimentos e organização dos setores responsáveis. Faz-se necessário que os órgãos responsáveis pelo evento conseguiam investimentos para organizar um evento de qualidade para que esse evento se torne mais uma data de grande importância para o turismo de nossa cidade.

Para que o Sete de Setembro se torne uma data importante no calendário turístico de nossa cidade é importe que se tenha prioridade na organização desse evento, onde os investimentos neste evento ser com equipamentos da banda do desfile, com matérias para os participantes do desfile, com os organizadores do evento e convite de bandas de outras cidades para prestigiarem o evento.

Portanto ficaria definido que a PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARACY_PB ficaria responsável pela organização do Sete de Setembro com os seguintes requisitos: oferecer boas condições aos equipamentos da banda, investimento em alguns materias para os participantes do evento, ensaios do desfile, organização no dia do desfile e pela abertura dos Jogos Escolares com jogos comemorativos realizados após os desfiles para iniciar Jogos Escolares.

• Jogos Escolares:

Os Jogos Escolares é um dos eventos que movimenta bastante as escolas, os jovens, e toda população de nossa cidade além de atrair vários turistas de outras cidades que vem prestigiar o evento. É mais um evento que nossa cidade precisa explorar para movimentar o comércio de nossa cidade, onde hoje os Jogos Escolares são realizados durante uma semana, este que é o grande problema da realização deste evento, pois já que temos um evento que agita bastante a cidade porque não explorar por mais tempo este evento realizando o evento durante quatro meses só aos fins de semana nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro que é quando se encerra as mini-olimpíadas para dar continuidade ao calendário turístico de nossa cidade.

A realização deste evento tem vários benefícios entre eles:

→ A nossa cidade terá durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro todos os fins de semana um evento bastante saudável para freqüentar que é o esporte dos jovens futuros de nossas escolas;

→ Os jovens de nossa cidade terão uma opção saudável para freqüentar durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro todos os fins de semana, evitando estarem no vicio e na prostituição durante o período do evento, tanto os jovens que participam do evento como aqueles que vão prestigiar, pois sabemos que hoje em nossa cidade a única opção de lazer aos fins de semana é o vicio da bebida, droga e da prostituição fazendo com que os jovens de nossa cidade desistam de um futuro brilhante que é o esporte e a educação e entrem no mundo do vicio e da prostituição;

→ Com este evento sendo realizados somente aos fins de semana as Escolas e os estudantes ganharam, pois evita de haver paralisação das aulas por uma semana para a realização do evento prejudicando assim Escolas e Alunos;

→ O comércio local de bares, lanchonetes e restaurantes também se beneficiam com a realização deste evento, pois durante a realização do evento a cidade fica agitada devido aos Jogos e o comércio também se agita com a população de nossa cidade e com os turistas das cidades vizinhas;

Por isto que é de extrema importância a realização deste evento aos fins de semana para que nossa cidade tenha uma opção de lazer saudável para freqüentar aos fins de semana, e importante também para dar continuidade ao calendário turístico da cidade, e também para o comércio local para que continue sendo injetado dinheiro no comércio. E uma das maiores importância é na parte social com a juventude de nossa cidade, que evitaram estes jovens de estarem no vicio e na prostituição para estarem praticando esportes.

• Festa Da Padroeira:

A Festa Da Padroeira é o evento mais tradicional de nossa cidade, por ser uma festa religiosa atrai várias pessoas e vários turistas de outras cidades gerando vários empregos diretos e indiretos e aquecendo o comércio local.

Como esta festa é o evento mais importante de nossa cidade devemos explorar o Máximo possível desta festa para aumentar o nosso potencial turístico, e essa exploração deste evento se dar no sentido de ampliar os dias de festas, concentrarem todos os investimentos neste evento, conseguir verbas e parceiros para melhor a organização e fazer um evento modelo e de qualidade para atrair mais pessoas e turistas para o evento e para que consigamos injetar mais ainda dinheiro no comercio local.

Ampliar os dias de festa do evento é de grande importância, pois aumentamos dias de investimentos por parte da população e dos turistas em nossa cidade, onde a festa da padroeira hoje se concentra em três dias sexta, sábado e domingo do mês de outubro, Em que geralmente na sexta e no domingo são realizadas as festas em clubes da cidade e o sábado é realização da festa da igreja. Esta ampliação da festa se dar no sentido de ampliar a programação da festa acrescentando mais atrações no evento.

E este acréscimo a programação do evento seria com Gincanas Culturais das escolas e Feiras de ciências, onde a programação se estenderia da segunda até o domingo, a programação seria a seguinte:

→ Segunda: Feiras De Ciências das escolas;
→ Terça, Quarta e Quinta: Gincanas Culturais das Escolas com várias disciplinas Português, Matemática, Literatura, Historia e ECT. ;
→ Sexta e sábado: festa em praça pública com atrações de bandas de grande e médio porte, conseguidas através da PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARACY_PB com parceiros como Ministério do Turismo e do setor privado;
→ Domingo: a festa tradicional no clube da cidade;

•Festas De Fim De Ano:

Final de ano é um período em que há um grande fluxo de turistas em nossa cidade são na maioria deles filhos da terra que moram nas cidades grandes há procura de boas oportunidades de empregos e estudos, quando chega o fim de ano estes turistas voltam a sua terra natal na maioria deles de férias,que é quando o comércio de nossa cidade fica bastante aquecido com investimentos destes turistas que injetam bastante dinheiro no comércio local.

Como é de conhecimento de todos que fim de ano há um grande fluxo de turistas em nossa cidade é preciso que organizássemos varias opções de lazer e eventos festivos para que seja injetado o Maximo de dinheiro possível destes turistas no comércio local, e a organização de eventos e opções de lazer se faz com uma programação de eventos para as festas de fim de ano. Esta programação seria:

→Dia 22, aniversário da cidade:

Pela Manhã eventos festivos como maratonas, corridas de jumento etc. na parte da Tarde partida de futebol com a equipe da cidade com uma grande equipe das cidades vizinhas. Na parte da Noite festa em praça pública com a participação de grandes bandas.

→Dia 23 premiação dos jogos escolares:

Será realizada a premiação das equipes campeãs dos jogos escolares, e logo após a premiação som dançante no clube da cidade.

→Dia 24 premiação dos melhores alunos do ano das escolas da cidade:

Será realizada a premiação dos melhores alunos do ano, e logo após a premiação som dançante no clube da cidade.

A programação dos demais dias será realizada com eventos festivos na parte do setor privado como: festas nos clubes da cidade, festas de formaturas, casamentos etc. com esta programação sendo realizado o comércio de nossa cidade ficara superaquecido sendo injetado cerca de 350 mil reais nos comércios de bares, lanchonetes, supermercados, lojas etc. gerando assim vários empregos diretos e indiretos.

•Criação De Uma Área De Lazer No Açude Da Cidade:

Este projeto da criação de uma área de lazer no açude da cidade seria um grande passo para o desenvolvimento econômico e turístico de nossa cidade, pois com a criação desta área de lazer a cidade de IGARACY passaria a ser uma das maiores potências no turismo do vale do piancó, em que nossa cidade passaria a ter aos fins de semana uma opção saudável durante todo ano, pois em nossa cidade não há uma opção de lazer saudável facilitando com que os jovens de nossa cidade procurem a bebida, vicio e a prostituição como sua opção de lazer aos fins de semana, e com a criação de uma área de lazer estes jovens passaram a ter uma opção saudável aos fins de semana, e com isso tornaria o comércio de turismo aquecido durante todo ano.

Esse projeto da criação de uma área de lazer seria com a construção de varias obras no açude da cidade entre elas:

→Pavimentação para o acesso do açude desde alto até o sangradouro do açude;
→Construção de estacionamentos;
→Construção de quiosques;
→Construção de um calçadão por trás do sangradouro;
→Instalação de lixeiras no estacionamento, em toda parede, nos quiosques e no calçadão;
→Instalação de postes para iluminação do estacionamento, em toda parede, nos quiosques e no calçadão;
→instalações hidráulicas em todo sangradouro do açude para alimentar as bicas que jogaram água para o calçadão;
→como sabemos que a criação desta área de lazer será no açude que abastece e vai liberar água pelo sangradouro para um Rio que corta varias áreas da zona rural, este projeto será elaborado com todo cuidado para que esta área de lazer não possa poluir nem o Açude nem o Rio que esta por trás do Açude,estes cuidados serão com instalações de lixeiras em toda Área de Lazer,campanhas educativas,fiscalização e funcionários para que os freqüentadores não entrem com bebidas ou matérias que possuam poluir o Açude e o Rio e para recolher todos matérias poluentes jogados no Açude e no Rio,fazendo assim com que tenhamos uma opção de lazer saudável sem poluir o meio ambiente;

A criação desta área de lazer é de extrema importância para nossa cidade em vários aspectos como econômico, social e na saúde.

→Econômico:

O aspecto econômico se dar no sentido em que com a criação desta área de lazer o comercio local, principalmente o de turismo ficara aquecido durante todo ano gerando vários empregos diretos e indiretos. Outro aspecto super importante que este projeto vai beneficiar é o da agricultura, pois toda a água que será liberada percorrerá varias terras ribeirinhas de nosso município fazendo com que estes agricultores possam aumentar sua produção agrícola com irrigações e plantações.

Com a criação deste projeto os investimentos econômicos injetados em nossa cidade em todo ano pode chegar cerca de 400 mil reais, fazendo com que nossa cidade cresça a cada ano e se torne um dos grandes pólos turísticos do vale do Piancó.

→ social se dar no sentido em que durante todo ano os jovens de nossa cidade terão aos fins de semana uma opção saudável de lazer ao invés de estarem na bebedeira, no vicio e na prostituição, que é uma das coisas que vem mais crescendo em nossa cidade a bebedeira, vicio e a prostituição por parte dos jovens principalmente os de menores que é mais preocupante ainda devido a estes jovens não ter outra opção saudável de lazer nos fins de semana de nossa cidade, e esta é umas das boas opções que podem tirar estes jovens deste caminho;

→saúde é no sentido de que ao invés de os jovens estarem se viciando e se prostituindo estarão em um ambiente bastante saudável evitando assim de pegarem diversas doenças devido ao vicio e a prostituição.


Conclusão


Portanto é de extrema importância que este calendário turístico de nossa cidade seja organizado para que possamos adquirir todos os recursos solicitados no projeto turístico de nossa cidade, pois cada um dos eventos solicitados complementa o outro evento, e com isso possamos alavancar o desenvolvimento de nossa cidade que vai crescer a cada ano que se passar com este calendário turístico.

Com a aquisição de todos os eventos solicitados no Projeto Turístico de nossa cidade através da Prefeitura Municipal de Igaracy_pb, Ministério do turismo, Esportes, Cultura e parceiros do setor privado. Serão injetados durante o ano mais de Um Milhão e meio de reais durante todo ano em nossa cidade além de gerarem vários empregos diretos e indiretos, e também beneficiaram toda a população no aspecto social e na saúde principalmente nossos jovens que são o futuro de nossa cidade.

Parabéns ao jovem José Romenson Felismino, pelo projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário