ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Em reunião em Itaporanga a Famup propõe ações de desenvolvimento para o Vale do Piancó


Prefeitos e lideranças municipais do Vale do Piancó estiveram reunidos durante todo o dia desta quarta-feira (28), no Atlântida Esporte Clube, a fim de traçar ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da região. O Encontro Regional de Planejamento é uma iniciativa da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) e da Associação dos Municípios da Vale do Piancó (Amvap).
Na oportunidade, os participantes discutiram políticas em oito áreas administrativas, representadas por cinco eixos temáticos abordados no evento: Infra-Estrutura e Segurança Pública; Educação e Meio Ambiente; Saúde; Desenvolvimento Humano; Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.
Integrando uma mesa composta pelos prefeitos: Djaci Brasileiro (anfitrião do evento), Fernanda Loureiro (Emas), Dudu Pinto (Boa Ventura), Anchieta Nóia (Pedra Branca) e Chico Carvalho (Olho D'Água), além do ex-secretário estadual de Recursos Hídricos e ex-prefeito de Itaporanga, Dr. José Silvino, o presidente da Famup, Buba Germano, destacou a natureza apartidária da reunião, cujo objetivo é estabelecer eixos estruturantes de políticas públicas que possam ser levados ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (órgão no qual possuem assento secretários de desenvolvimento, reitores de instituições universitárias, representantes da sociedade civil organizada e a própria Famup). Na realidade estiveram presentes, à reunião, representantes de 12 municípios, dentre os quais cinco prefeitos.Todos os cinco grupos apresentaram propostas importantíssimas para o Vale do Piancó, como por exemplo, a do eixo temático: Educação e Meio ambiente (foto acima), do qual o signatário do blog fez parte, que defendeu a implantação de campus universitário na região, seja federal e/ou estadual, e a constituição de um consórcio intermunicipal para implantação de aterro sanitário. O relator do nosso grupo foi o prefeito de Boa Ventura, Dudu Pinto (PSDB).

O presidente Buba ressaltou ainda a importância de mobilizações do gênero para o fortalecimento do Vale do Piancó, citando o trabalho que vem sendo realizado pela Federação desde o início do mês de julho, quando viajou ao município de Cuité com representações do Instituto do Semiárido (Insa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Associação dos Municípios do Seridó e Curimataú (Ansec), para planificar ações de melhorias também naquela região.Ao término dos debates as propostas foram apresentadas e validadas em plenárias, de acordo com cada eixo temático, e darão subsídios a documentos que será redigido pela Famup para ser entregue ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado. Para que o futuro governo faça um planejamento focando as demandas dos municípios paraibanos. (com ascom)

Postado por Ricardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário