Caros Professores,
Estimados Alunos,
Estimados Alunos,
Hoje proponho a todos uma analise da questão educacional em nosso País, principalmente em nossa Paraíba. Desta vez, convido professores e alunos comprometidos para uma breve visitada nos dados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado todos os anos pelo Ministério da Educação – MEC. Que visa observar os índices de aprendizagem dos alunos matriculados no ensino médio. Porém, diante dos dados finais referente ao ano de 2008, nos envergonha ver o quanto a Paraíba tem deixando de investir em Educação. Vejamos somente 31 escolas da Paraíba tiveram notas consideradas satisfatórias equivalente a 50, mais o pior ainda estar por vir, destas 31 apenas 6 são escolas públicas/ federais, sendo 25 escolas privadas a exemplo do Motiva de João Pessoa que fica em 1º lugar nos dados paraibanos.
Claro que precisamos considerar muitos os motivos para a obtenção destes dados, como por exemplo, a falta de investimentos desde os prédios, a qualificação dos profissionais, a falta de laboratórios, de campo de pesquisa, de garantia dos 200 dias letivos de aula em condições dignas para estes alunos. De outro lado, nos vem o seguinte questionamento: se nossos alunos não estão preparados para concorrer com alunos de escolas privadas da própria Paraíba, imagine com outros Estados da Federação. Pois é, para quem não tem conhecimento em torno da Prova do ENEM é uma única prova para todos os alunos do Brasil.
Feita a exposição dos dados, sabe o que mais me preocupa? É porque agora o MEC fala da unificação e utilização dos dados do ENEM para a entrada de alunos em todas as Universidades do Brasil. Qual a minha preocupação? É simples! Basta olhar os dados iniciais e logo terás a resposta. Se das 31 escolas aprovadas, 25 são privadas mais uma vez somente os ricos terão direito as Universidades neste Pais, nesta Paraíba. E cabe aos pobres humilhados e sofredores mais uma vez estudarem pagando! Quando se consegui um emprego é obvio!
Eita Brasil! Valei-me Paraíba!
Profº. Ival Raimundo de SouzaAluno de Pós – em Educação Profissional da UFPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário