O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE) protocolou no último dia 28, na Câmara dos Deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição que viabilizaria um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas para que a reeleição seja possível em 2010, é preciso que a emenda seja aprovada até setembro deste ano.
De acordo com a PEC 367/2009, Presidente da República, governadores e prefeitos poderão concorrer a duas reeleições. Trazendo os efeitos dessa da aprovação da PEC para o nosso Estado, poderemos ter uma configuração diferente nas disputas para os cargos majoritários em 2010: a viabilização da candidatura de Cássio Cunha Lima ao Governo do Estado. Os direitos políticos do ex-governador estão suspensos até outubro deste ano, e Cássio já exerceu parte do segundo mandato, o que atualmente invalida sua candidatura.
Mas, caso a PEC seja aprovada, Cássio estaria apto a concorrer ao Palácio da Redenção em 2010, o que acarretaria uma reviravolta no cenário político da Paraíba, onde já é perceptível o clima antecipado de campanha pelos pretendentes ao cargo de Governador. No PSDB, onde paira a discussão sobre uma possível aliança com o prefeito Ricardo Coutinho - o que fere o orgulho do senador Cícero, que faz parte da base aliada que elegeu Cássio em 2002 e 2006-, a briga talvez findasse e teríamos uma eleição em três frentes.
Já a escolha do oponente defendido pelo PT e PMDB traria mais discussões dentro dos partidos. Talvez por isso, Maranhão - que já deve ter pesadelos com a possibilidade de aprovação da PEC- se coloque tão contrário ao 3º mandato. Não é pra menos!
POr: ClickPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário