O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) deu início à abertura de propostas de licitações para obras de pavimentação e restauração de 46 rodovias da malha rodoviária estadual, através do programa financiado com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor de US$ 100 milhões e uma contrapartida de US$ 54,6 milhões do Governo do Estado.
Serão beneficiadas 46 rodovias nas mais diversas regiões do Estado, abrangendo 80 municípios e mais de um milhão e 200 mil de habitantes, do Litoral ao Sertão.
Para agilizar o andamento do Programa, a licitação foi dividida em quatro lotes de rodovias, totalizando pouco mais de mil quilômetros. Serão 650 km de pavimentação e 369 km de restauração.
Extensão e valor por lote – O primeiro lote é constituído de 178 km e vai custar R$ 84,5 milhões. O segundo lote terá 195 km e investimento de R$ 89,9 milhões. No terceiro lote, são 215,5 km e custo de R$ 99,7 milhões, e finalmente, o quarto lote tem 230 km e investimento de R$ 106,9 milhões.
O Governo do Estado já antecipou a construção de 203 quilômetros, dos quais 43,7 já estão concluídos – a PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada e a PB-071 – Jacaraú/Divisa PB/RN (Nova Cruz). O prazo para conclusão das obras, segundo revela o diretor superintendente do DER, Solon Alves Diniz, é de quatro anos e terá um investimento total de cerca de R$ 400 milhões.
As obras terão início tão logo sejam concluídas as licitações, possivelmente já a partir do próximo mês de julho. Como os recursos já estão assegurados através do contrato de financiamento assinado pelo governador José Maranhão, os serviços serão executados sem interrupção.
Benefícios – “O programa do governador José Maranhão para o setor rodoviário estadual é arrojado e jamais visto na Paraíba. Trará inúmeros benefícios para a segurança da trafegabilidade na malha rodoviária, garantindo o escoamento da produção agrícola e industrial e a movimentação das pessoas em busca de trabalho e lazer”, disse Solon.
Para o dirigente do DER, são obras estruturantes que permitirão o desenvolvimento sustentado do Estado. No lado social, os investimentos priorizam as regiões mais pobres, ou seja, as que apresentam menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Com isso, o Governo do Estado quer reduzir as desigualdades regionais”, completou.
Empregos – Durante a execução do programa, serão gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, com aproveitamento de grande parte da mão de obra de cada região, movimentando a economia dos municípios por um bom tempo.
Após a execução do novo programa rodoviário, a Paraíba terá 3.150 km de rodovias pavimentadas dos 5.024 km da malha rodoviária estadual. É uma expansão de quase 30%, que somando-se as rodovias também restauradas recolocará a Paraíba no ranking nacional dos Estados com as melhores rodovias do País.
O DER participa do processo de negociação do programa desde a elaboração da carta-consulta dirigida ao Governo Federal e a CAF, depois passando pela elaboração dos projetos executivos e dos estudos ambientais até chegar à fase de licitação. Para isso, o superintendente Solon Diniz entende que foram fundamentais “a competência, dedicação e o empenho de todo o corpo de funcionários do DER”.
O programa tem como gestor o secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, e como coordenadores José Arnaldo Souza Lima (Técnico), assessor técnico da diretoria do DER; Paulo Soares (Financeiro) e Germana Gonzalez (Ambiental). As rodovias foram distribuídas em quatro lotes.
LOTE I
PB-048: Pilar/Juripiranga 13,0 Pavimentação
PB-051: Mari/Caldas Brandão/Cajá 14,0 Pavimentação
PB-063: Mulungu/Alagoinha 13,5 Pavimentação
PB-073: Belém/Divisa PB.RN 32,5 Restauração
PB-081: Logradouro/Divisa PB.RN (para Nova Cruz) 15,0 Pavimentação
PB-082: Entr.PB-048/Itabaiana 9,0 Pavimentação
PB-094/082: Divisa PE.PB/Natuba/Umbuzeiro 19,5 Pavimentação
PB-150: Alcantil/Sta. Cecília de Umbuzeiro 24,0 Pavimentação
PB-186/160: Cabaceiras/São Domingos do Cariri 27,0 Pavimentação
PB-196: Entr.BR-104/Riacho de Sto. Antônio 10,5 Pavimentação
LOTE II
PB-101: Entr. PB-097/Matinhas 6,0 Pavimentação
PB-107: Entr. PB-105/Casserengue 10,5 Pavimentação
PB-137: Entr.BR-104/Picuí 27,6 Restauração
PB-138: Campina Grande/Catolé de Boa Vista 18,0 Pavimentação
PB-157: Entr. BR-230/Olivedos 13,7 Pavimentação
PB-167: Entr. BR-104/Sossego 21,0 Pavimentação
PB-177: Picuí/Frei Martinho 18,7 Pavimentação
PB-177: Soledade/Picuí 74,5 Restauração
Vicinal: Campina Grande/Jenipapo 5,0 Pavimentação
LOTE III
PB-226: Entr. PB-238/Livramento 10,0 Pavimentação
PB-238/228: Entr.BR-230/Taperoá 28,0 Restauração
PB-275: Patos/São José de Espinharas 21,7 Pavimentação
PB-276: São José do Bonfim/Mãe d´Água 20,3 Pavimentação
PB-293: Belém do Brejo do Cruz/Divisa PB.RN 5,0 Pavimentação
PB-293: Brejo do Cruz/Belém do Brejo do Cruz 18,3 Restauração
PB-293: Entr.BR-230/Vista Serrana 21,0 Pavimentação
PB-327: Entr. PB-325/Mato Grosso 8,5 Pavimentação
PB-337: Entr. PB-325/Lagoa 13,0 Pavimentação
PB-342: Coremas/Piancó 27,0 Pavimentação
PB-348/366: São José da Lagoa Tapada/Coremas 28,0 Pavimentação
PB-370: Entr.PB-386/Curral Velho 14,7 Pavimentação
LOTE IV
PB-356: Entr. PB-386/Pedra Branca 14,0 Pavimentação
PB-364: Entr. BR-361/Igaracy/Aguiar 25,5 Pavimentação
PB-382/372: Itaporanga/São José de Caiana 22,0 Pavimentação
PB-382: São José de Caiana/Serra Grande 13,0 Pavimentação
PB-383: Sousa/Lastro 27,5 Pavimentação
PB-387: Vieirópolis/Entr. PB-383 10,0 Pavimentação
PB-384/366: S. José de Piranhas/Carrapateira 25,0 Pavimentação
PB-393: Brejo das Freiras/Poço Zé de Moura 12,0 Pavimentação
PB-400: Conceição/Santa Inês 11,0 Pavimentação
PB-400: São José de Piranhas/Conceição 70,0 Restauração
Da Assessoria de Imprensa do DER
Serão beneficiadas 46 rodovias nas mais diversas regiões do Estado, abrangendo 80 municípios e mais de um milhão e 200 mil de habitantes, do Litoral ao Sertão.
Para agilizar o andamento do Programa, a licitação foi dividida em quatro lotes de rodovias, totalizando pouco mais de mil quilômetros. Serão 650 km de pavimentação e 369 km de restauração.
Extensão e valor por lote – O primeiro lote é constituído de 178 km e vai custar R$ 84,5 milhões. O segundo lote terá 195 km e investimento de R$ 89,9 milhões. No terceiro lote, são 215,5 km e custo de R$ 99,7 milhões, e finalmente, o quarto lote tem 230 km e investimento de R$ 106,9 milhões.
O Governo do Estado já antecipou a construção de 203 quilômetros, dos quais 43,7 já estão concluídos – a PB-348 – São Gonçalo/São José da Lagoa Tapada e a PB-071 – Jacaraú/Divisa PB/RN (Nova Cruz). O prazo para conclusão das obras, segundo revela o diretor superintendente do DER, Solon Alves Diniz, é de quatro anos e terá um investimento total de cerca de R$ 400 milhões.
As obras terão início tão logo sejam concluídas as licitações, possivelmente já a partir do próximo mês de julho. Como os recursos já estão assegurados através do contrato de financiamento assinado pelo governador José Maranhão, os serviços serão executados sem interrupção.
Benefícios – “O programa do governador José Maranhão para o setor rodoviário estadual é arrojado e jamais visto na Paraíba. Trará inúmeros benefícios para a segurança da trafegabilidade na malha rodoviária, garantindo o escoamento da produção agrícola e industrial e a movimentação das pessoas em busca de trabalho e lazer”, disse Solon.
Para o dirigente do DER, são obras estruturantes que permitirão o desenvolvimento sustentado do Estado. No lado social, os investimentos priorizam as regiões mais pobres, ou seja, as que apresentam menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Com isso, o Governo do Estado quer reduzir as desigualdades regionais”, completou.
Empregos – Durante a execução do programa, serão gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, com aproveitamento de grande parte da mão de obra de cada região, movimentando a economia dos municípios por um bom tempo.
Após a execução do novo programa rodoviário, a Paraíba terá 3.150 km de rodovias pavimentadas dos 5.024 km da malha rodoviária estadual. É uma expansão de quase 30%, que somando-se as rodovias também restauradas recolocará a Paraíba no ranking nacional dos Estados com as melhores rodovias do País.
O DER participa do processo de negociação do programa desde a elaboração da carta-consulta dirigida ao Governo Federal e a CAF, depois passando pela elaboração dos projetos executivos e dos estudos ambientais até chegar à fase de licitação. Para isso, o superintendente Solon Diniz entende que foram fundamentais “a competência, dedicação e o empenho de todo o corpo de funcionários do DER”.
O programa tem como gestor o secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, e como coordenadores José Arnaldo Souza Lima (Técnico), assessor técnico da diretoria do DER; Paulo Soares (Financeiro) e Germana Gonzalez (Ambiental). As rodovias foram distribuídas em quatro lotes.
LOTE I
PB-048: Pilar/Juripiranga 13,0 Pavimentação
PB-051: Mari/Caldas Brandão/Cajá 14,0 Pavimentação
PB-063: Mulungu/Alagoinha 13,5 Pavimentação
PB-073: Belém/Divisa PB.RN 32,5 Restauração
PB-081: Logradouro/Divisa PB.RN (para Nova Cruz) 15,0 Pavimentação
PB-082: Entr.PB-048/Itabaiana 9,0 Pavimentação
PB-094/082: Divisa PE.PB/Natuba/Umbuzeiro 19,5 Pavimentação
PB-150: Alcantil/Sta. Cecília de Umbuzeiro 24,0 Pavimentação
PB-186/160: Cabaceiras/São Domingos do Cariri 27,0 Pavimentação
PB-196: Entr.BR-104/Riacho de Sto. Antônio 10,5 Pavimentação
LOTE II
PB-101: Entr. PB-097/Matinhas 6,0 Pavimentação
PB-107: Entr. PB-105/Casserengue 10,5 Pavimentação
PB-137: Entr.BR-104/Picuí 27,6 Restauração
PB-138: Campina Grande/Catolé de Boa Vista 18,0 Pavimentação
PB-157: Entr. BR-230/Olivedos 13,7 Pavimentação
PB-167: Entr. BR-104/Sossego 21,0 Pavimentação
PB-177: Picuí/Frei Martinho 18,7 Pavimentação
PB-177: Soledade/Picuí 74,5 Restauração
Vicinal: Campina Grande/Jenipapo 5,0 Pavimentação
LOTE III
PB-226: Entr. PB-238/Livramento 10,0 Pavimentação
PB-238/228: Entr.BR-230/Taperoá 28,0 Restauração
PB-275: Patos/São José de Espinharas 21,7 Pavimentação
PB-276: São José do Bonfim/Mãe d´Água 20,3 Pavimentação
PB-293: Belém do Brejo do Cruz/Divisa PB.RN 5,0 Pavimentação
PB-293: Brejo do Cruz/Belém do Brejo do Cruz 18,3 Restauração
PB-293: Entr.BR-230/Vista Serrana 21,0 Pavimentação
PB-327: Entr. PB-325/Mato Grosso 8,5 Pavimentação
PB-337: Entr. PB-325/Lagoa 13,0 Pavimentação
PB-342: Coremas/Piancó 27,0 Pavimentação
PB-348/366: São José da Lagoa Tapada/Coremas 28,0 Pavimentação
PB-370: Entr.PB-386/Curral Velho 14,7 Pavimentação
LOTE IV
PB-356: Entr. PB-386/Pedra Branca 14,0 Pavimentação
PB-364: Entr. BR-361/Igaracy/Aguiar 25,5 Pavimentação
PB-382/372: Itaporanga/São José de Caiana 22,0 Pavimentação
PB-382: São José de Caiana/Serra Grande 13,0 Pavimentação
PB-383: Sousa/Lastro 27,5 Pavimentação
PB-387: Vieirópolis/Entr. PB-383 10,0 Pavimentação
PB-384/366: S. José de Piranhas/Carrapateira 25,0 Pavimentação
PB-393: Brejo das Freiras/Poço Zé de Moura 12,0 Pavimentação
PB-400: Conceição/Santa Inês 11,0 Pavimentação
PB-400: São José de Piranhas/Conceição 70,0 Restauração
Da Assessoria de Imprensa do DER
Nenhum comentário:
Postar um comentário