ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

domingo, 7 de junho de 2009

Paraíba é segundo no Nordeste em nº de eleitor analfabeto


O cientista político Ítalo Fittipaldi, também professor da UFPB, concorda que a escolaridade do eleitor tem peso significativo na hora do voto, mas acentua que esse fator não é determinante na escolha. Segundo ele, há necessidade de acompanhamento das ações dos políticos, que deveriam ser feitas de forma contundente pelos eleitores esclarecidos, com formação educacional, classificados por ele como “analfabetos políticos”.

“Sem sombra de dúvida a baixa escolaridade terá o efeito negativo para a escolha dos candidatos. Mas não podemos colocar a culpa apenas no eleitor analfabeto, quando o que tem formação não faz nada para mudar o sistema, para cobrar, reivindicar para que esta situação caótica seja revista”, comentou o professor.

Ítalo Fittipaldi destacou que a pior ignorância, que vem trazendo sérios prejuízos não só à Paraíba, mas para todo o país, é a dos analfabetos políticos. “Essas pessoas tinham condições de atuar no sentido de mudar todo esse sistema, a partir do momento que fizessem um acompanhamento da atuação dos políticos, reivindicasse, cobrassem, sugerissem, exercessem realmente uma espécie de controle, o que não ocorre”, afirmou.

Além disso, teorias que tratam do voto geralmente alertam para a racionalidade do eleitor independente do seu estado sócio-econômico. Segundo os especialistas eleitores vão ter sempre escolhas baseadas no contexto de informação que eles possuem. Isso quer dizer que a escolaridade é um algo mais, mas não é determinante.

Fonte: Paraíba1

Nenhum comentário:

Postar um comentário