ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UBAM realizará reunião para instalação do Museu dos Municípios‏

Será nesta quinta-feira (11), às 16 horas, a reunião que vai tratar do Projeto de Instalação do Museu dos Municípios. O evento é promovido pela União Brasileira de Municípios (UBAM), que vai instalar um Museu em cada capital do Brasil, como forma de garantir o acervo histórico e cultural das cidades de cada Estado. É o que afirma o presidente da UBAM, Leonardo Santana.

Para Leonardo o objetivo maior do Museu dos Municípios é salvaguardar o patrimônio histórico-cultural das cidades, o qual abrigará milhares de objetos antigos relacionados à história e à cultura de cada Município, além de fotos que comporão um acervo cultural nunca visto, devido ao esquecimento e descaso que se tem proporcionado em relação ao que realmente é cultura.

Participarão da Reunião, presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, Emanuel Oliveira Braga, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional(IPHAN), Sandra Valéria, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN), Átila Bezerra Tolentino, do Ministério da Cultura, Rômulo Polari, Reitor da UFPB, Damião Cavalcanti, Presidente do IPHAEP e o Professor Renault de Souza, Coordenador Nacional de Museus.

Leonardo disse que vai ao presidente Lula, acompanhado de integrantes da bancada municipalista no Congresso, para garantir recursos do PRONAC, instituído pela Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, que tem por finalidade captar e canalizar recursos para o setor de modo a contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro; estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória, além de priorizar o produto cultural originário do País.

“A UBAM, por meio desse projeto, estará promovendo a preservação da cultura e do patrimônio histórico dos Municípios, como forma de colher e expor à visitação pública, inúmeros objetos usados no início do século passado e que fazem parte da nossa rica história da formação das cidades e a fundação dos Municípios, com forte recheio de nossos colonizadores”. Finalizou Leonardo.



Da Assessoria da UBAM - Edy Mendes
www.ubam.com.br
(83) 8801.0721

Nenhum comentário:

Postar um comentário