ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Campanha de prevenção chega ao Cordel



O exame da próstata sempre foi um tabu para a maioria dos homens, pois o toque retal, que é a análise mais precisa e de fácil execução, assusta a população masculina que deve se prevenir e evitar este tipo de câncer. Apesar da necessidade, muitos evitam buscar um médico simplesmente pelo sentimento de medo.

Na semana em que a Assembleia Legislativa da Paraíba deu início a Campanha de Prevenção do Câncer da Próstata, instituída pela Lei 8.609, de autoria do deputado Ricardo Marcelo (PSDB), o cordelista José Pedro de Lima, 65 anos, deu um exemplo de cuidado com a saúde e transformou a atitude de ter realizado o exame em arte.

Seu José, como é chamado, decidiu através de um cordel incentivar a população sobre a importância do exame. O morador de Barra de Gramame, que em seu texto convida as pessoas para participar da campanha preventiva deflagrada pelo legislativo estadual, narrou a história do momento em que ele recebeu as informações necessárias para buscar orientação sobre a doença.

Confira parte do texto:

Eu estava em minha casa
e assistia TV
Ouvi um alguém falar
se queres se proteger
É chato e você não gosta
Faça o exame de próstata
Nós cuidamos de você.

Aí eu fiquei na dúvida
Eu deito ou não deito
Aí o homem falou
Esse exame é perfeito
Aí eu me animei
Ligeirinho me deitei
E confiei no sujeito

Mais uma vez meu leitor
Fiz uma coisa legal
Eu convido todo mundo
Para se cuidar do mal
Venha qualquer cidadão
Do brejo ou do sertão
Cariri ou litoral

A Semana Estadual de Prevenção do Câncer da Próstata, realizado pela ALPB, teve início no dia 09 de abril, com uma sessão especial no plenário José Mariz, e vai até o dia 13 deste mês.

A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata foi definida desde 2009. O Governo do Estado ficaria obrigado a realizá-la. O presidente da ALPB, Ricardo Marcelo decidiu que a Mesa Diretora encamparia essa idéia e levaria a campanha às cidades-pólos do Estado. “A Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Próstata” é mais um instrumento de esclarecimento para os homens. Tenho visto de forma positiva a campanha e espero que, ao final tenhamos o êxito esperado”, destacou Marcelo.

Há duas semanas, a ALPB deflagrou a campanha na mídia, com a exibição de outdoors pelas ruas de João Pessoa, chamando a atenção para as atitudes preventivas que podem ser tomadas por potenciais vítimas da doença. "Vergonha é não tocar no assunto", alerta os outdoors. Nas emissoras de TV também estão sendo exibidos VTs convocando a população masculina para participar da campanha de prevenção.

Terça-feira, a partir de 10h00, a Câmara de Vereadores de Campina Grande realizou sessão especial e se integra à campanha deflagrada pela ALPB.

Quarta, a sessão especial foi em Guarabira. Hoje a sessão especial será na Câmara Municipal de Patos, com apoio da deputada Francisca Motta (PMDB).

Fonte: Alexandre Moura/Nyll Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário