ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sábado, 4 de julho de 2009

Mais dois casos são confirmados na PB


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, no final da manhã deste sábado (4), o resultado dos exames laboratoriais que confirmaram que dois adolescentes de 15 e 16 anos, moradores de João Pessoa, foram infectados pelo vírus da influenza A (H1N1). Os pacientes estão bem e seus contatos estão sendo monitorados. Desde o surgimento da nova gripe, 16 paraibanos que estiveram em países afetados já foram notificados como casos suspeitos, sendo que quatro tiveram a confirmação da doença, 10 suspeitas foram descartadas e duas estão sendo investigados.


Os exames foram processados pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará. Ao receber o resultado, o secretário de Saúde, José Maria de França, determinou que fosse divulgado, para que a população tomasse conhecimento e colaborasse com os órgãos de vigilância para a prevenção da doença. O secretário destacou que o vírus na Paraíba está sob controle e que os casos confirmados até agora são importados. Ele lembrou que, por causa do risco de infecção e de importação de novos casos, o Ministério da Saúde já tinha recomendado que as pessoas que pudessem evitassem as viagens aos países afetados.

A gerente de Respostas Rápidas, Diana Pinto, explicou que o primeiro desses dois casos confirmados é um adolescente de 15 anos que procurou o Hospital Universitário na terça-feira (30), com febre e tosse e relatou que havia retornado da Argentina um dia antes. O outro rapaz de 16 anos apresentou os mesmos sintomas e procurou o HU nesta quarta-feira, um dia depois de ter retornado do Chile.

Os casos ainda em investigação são de uma engenheira de 50 anos e de uma estudante de Medicina de 20 anos, que moram em João Pessoa. Esses dois foram notificados na sexta-feira (3). Elas estão em isolamento domiciliar e a SES aguarda o resultado dos exames.

Da Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário