ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UFCG abrirá este ano Pólo Universitário aqui no Vale do Piancó

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pretende continuar com o seu plano de expansão em 2011, e deverá criar, além dos campi em Itaporanga e Itabaiana, um campus avançado na Rainha da Borborema, no bairro das Malvinas. Também estão sendo avaliadas a criação de 12 novos cursos de graduação e a implantação de 23 pólos universitários em cidades adjacentes aos campi já existentes. No total, cerca de 3.350 novas vagas anuais.

Eles seriam instalados em cidades paraibanas adjacentes aos campi já existentes, ou a serem criados, para a oferta de, no mínimo, dois cursos de graduação, presencial ou a distância, totalizando uma oferta mínima de 2.300 vagas de ingresso.

As cidades a serem beneficiadas seriam Teixeira, Santa Luzia, Catolé do Rocha, São Bento, Coremas, Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Triunfo, São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé, Monteiro, Serra Branca, Taperoá, Boqueirão, Picuí, Barra de Santa Rosa, Piancó, Conceição, Princesa Isabel, Juripiranga, Pedras de Fogo, Queimadas e Esperança.

“Não podemos pensar de forma diferente”, defende o reitor Thompson Mariz. “Expandir a oferta de vagas no ensino superior para todas as micro-regiões da Paraíba é fundamental para a redução da disparidade social que nos separa de outros estados”, garante o dirigente, que instituiu, logo após a criação da UFCG, em 2002, o Plano de Expansão da universidade.Com relação à criação de um campus avançado em Campina Grande, no bairro das Malvinas, ele adianta que a nova estrutura teria como objetivo acomodar novos cursos que a comunidade acadêmica vem demandando, a exemplo do curso de Cinema, “que exige um complexo de laboratórios e estúdios”.

Panorama

Atualmente, a UFCG é composta por sete campi (os quatro originais, mais os campi de Cuité, Pombal e Sumé), oferecendo 67 cursos de graduação, 20 mestrados e oito doutorados. Conta com 1.359 professores (aumento de 81,2%), 17 mil alunos de graduação (126,7%) e 2.015 de pós-graduação (210%).

A UFCG começou com quatro campi universitários, localizados em Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, e contava com apenas 750 professores, 7, mil alunos de graduação e 600 de pós-graduação.


do site de piancó com uirauna.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário