ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ALERTA NO VALE: barragens podem romper na PB, diz Secretário

A barragem de Nova Olinda, no Vale do Piancó, está em situação de emergência, revelou ontem o secretário executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Fábio Medeiro. Segundo ele, se o nível de chuva for maior que a média, o reservatório pode estourar.

“Não há 100% de garantia de segurança no caso de chuvas acima do esperado”, alertou. Além da barragem de Nova Olinda, há outras 19 em situação crítica no Estado. O secretário executivo afirmou que foram realizados pequenos ajustes na parede da barragem e que, a partir da próxima semana, será iniciada uma reforma propriamente dita.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) elaborou um relatório, em 2008, com dados relativos ao estado das barragens. Constatou que 84 barragens necessitam de recuperação. Deste número, 20 foram concluídas e a previsão para este ano é recuperar mais 45, principalmente aquelas que estão em situação de risco. Cerca de R$20 milhões estão sendo alocados para reformas emergenciais. Para Nova Olinda, serão destinados R$ 6 milhões.


Amanda Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário