Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sábado, 12 de abril de 2014

Matadouro público é reaberto em caráter provisório, em Itaporanga.


Após três anos de portas fechadas, o Matadouro Público municipal de Itaporanga é reaberto de forma provisória, com novas adequações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

O Prefeito Audiberg Alves, entregou entrego a estrutura aos comerciantes itaporanguenses por volta das 13h desta sexta-feira (11).

(Prefeito cumprimenta o Diretor do Matadouro)

De acordo com a Prefeitura, a reabertura será apenas por oito meses e após esse período, o  município contará com o novo matadouro modelo, que seguirá todas as exigências da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura.

Imagens abaixo:

O novo Matadouro dará melhores condições para o abate de animais, processamento de carnes e sua comercialização e contará com profissionais capacitados, e primará por uma rigorosa qualidade de higiene, e possuirá todos os equipamentos necessários, adotando um modelo de alto padrão.

Com uma estrutura moderna, o matadouro será composto de galpão principal, bloco administrativo, vestiários, currais, estação de tratamento de efluentes, além de necrotério e um crematório.

No dia que antecedeu a entrega do Matadouro provisório, o prefeito juntamente com o Promotor Reinaldo Serpa, além de assessores da Prefeitura, realizaram uma palestra, na qual a pauta principal foi às regras a serem seguidas pelos usuários da estrutura.

O Promotor Reinaldo Serpa relatou sobre a situação em que se encontrava com o fechamento do Matadouro e fala sobre o acordo feito entre o Ministério e a Prefeitura: “Esse levantamento da interdição é temporário, é uma espécie de acordo entre o Ministério Público e a Prefeitura, a gente reconhece que o matadouro sofreu um passivo de alguns anos de descaso, e nós do Ministério Público, quanto representantes da sociedade, de você, das famílias de Itaporanga, entendemos que o Matadouro fechado seria mais prejudicial do que a situação atual, o pessoal noticiava abatimento a beira do rio, em locais impróprios e insalubres, o que contaminava a carne para o consumo humano. Ciente disso tudo, nós fizemos um acordo para que o Matadouro Público de Itaporanga após algumas medidas que foram atendidas, para voltar a funcionar no prazo de oito meses, que é o prazo estipulado para que o novo Matadouro seja construído pela Prefeitura Municipal de Itaporanga”, concluiu Reinaldo.

A obra está orçada no valor de R$ 653.287,90, este grande investimento realizado pelo próprio município, o prefeito Audiberg Alves adiantou que o dinheiro para a construção já se encontra na conta da prefeitura e que o reabrimento seguirá todas as normas feitas pelo Ministério Público. “Não estava nos nossos planosreabrir o antigo Matadouro, nosso interesse era de imediato seguir para a construção do novo Matadouro, mas aconteceu esse problema, o meu compromisso é com Itaporanga, sofri várias críticas por estar reabrindo o Matadouro, não vim pra prefeitura para fazer política, esse não é meu interesse, eu vim na verdade pra prestar serviço para a população, e é isso que estou fazendo. (...) Fizemos uma audiência pública, politicamente isso não rende nada, mas fui pra dá uma satisfação para a população, porque eu acho que as coisas têm que serem conversadas, e eu quero que vocês vejam o maior esforço que a gente teve para atender essa necessidade da população, eu estou satisfeito em partes, só vou estar satisfeito mesmo quando vocês estiverem inaugurando o Matadouro Público, isso é um compromisso meu com a população, quero dizer a vocês que venho economizando e que esse dinheiro já está depositado em conta.Gostaria de pedir humildemente a vocês que façam do Matadouro uma extensão da casa de vocês, pois nós temos compromisso com o pessoal que mora naquela localidade”, concluiu.


Feliz com a liberação do local, o Prefeito, juntamente da sua equipe de governo, realizaram uma visita ao local, que já funciona e possibilita os comerciantes realizarem suas atividades, sem empecilhos.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário