ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Flagra: Alunos são transportados em carros abertos pelas estradas de Igaracy



A cidade de Igaracy como disse um certo Vereador há algum tempo atrás, “CRESCE IGUAL A RABO DE CAVALO, SEMPRE PARA BAIXO”, (e mesmo tento dito essa frase o Vereador participa da atual e das ultimas gestões na cidade). Por mais que a cidade tente andar para frente, existe algo que sempre está puxando no rumo contrário. Depois de todo investimento do Governo Federal, com o programa “Caminhos da Escola”, doando ônibus escolares para que os alunos não mais andem em cima de carros abertos (os pau de arara), depois de várias passeatas e fogos para mostrar as “conquistas” em ter conseguido três ônibus para o município, alguns alunos da zona rural ainda estão sendo transportados em carros abertos, arriscando suas vidas para vir até a cidade à procura de educação. Tudo isso mesmo depois da Justiça Federal proibir o uso deste tipo de transporte de estudantes (principalmente em Rodovias asfaltadas). Veja abaixo o que diz um trecho da sentença da Justiça Federal:
“Na sentença, a Justiça Federal afirmou ser induvidosa a ilegalidade e inadequação do transporte escolar por meio de veículos de carga. "Não pode permanecer a situação atual de desrespeito a direitos fundamentais e a normas constitucionais e legais, pondo em risco a vida, a saúde e integridade física de estudantes da zona rural de todo o estado da Paraíba e propiciando acidentes fatais como o que ocorreu em Sousa (PB) e motivou representação perante o MPF, a qual deu origem a esta ação civil pública", considerou o juiz da 1ª Vara Federal. A sentença foi proferida em 17 de setembro de 2012.”
Ainda na sentença existe um texto que diz “Caberá ao Detran-PB realizar vistoria periódica dos veículos usados no transporte público de estudantes na Paraíba, emitindo autorização específica de trânsito, de acordo com o CTB; bem como oferecer cursos específicos a todos os condutores de transporte escolar, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução Contran n.º 168/2004”.
Infelizmente as imagens gravadas na tarde desta quarta-feira (18/09), trazem de volta o velho jeito de transporte no sertão, as imagens não estão tão nítidas mais como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Não estou aqui contra ou a favor do proprietário do veículo, até porque nem sei quem é, estou sim, contra o modelo que a gestão vem aplicando. Faz de um jeito e executa de outro e isso nem se resume apenas na área citada acima.

Vejam abaixo o vídeo grava pelo bloghugoigaracy aonde confirma o transporte de risco de alunos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário