ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lewandovisk garante voto sobre ação que pede novas eleições na PB até final de outubro

O ministro Ricardo Lewandovisk, do Supremo Tribunal Federal, revelou nesta quinta-feira (1), em plena sessão plenária, que até o final de outubro estará pedindo pauta para julgamento da ação que pede novas eleições na Paraíba.

A declaração foi dada em sessão do STF durante julgamento de liminar que acabou liberando o Tribunal Superior Eleitoral a dar continuidade às ações de cassação dos governadores.

Ao tratar do tema, quando os ministros discutiam a legitimidade da posse do segundo colocando, Lewandovisk lembrou que estará apresentando voto sobre a ADPF 155 (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental), movida pelo PSDB Nacional em conjunto com a Assembléia Legisalativa da Paraíba.

Na mesma sessão, os ministros Marcos Aurélio e Gilmar Mendes, presidente do STF, fizeram algumas críticas quanto à posse do segundo colocado em alguns casos.

A ação questiona a posse do governador José Maranhão (PMDB), que assumiu o governo em fevereiro de 2008, após afastamento do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Tem como base o princípio da soberania popular e da maioria. E elenca o artigo 81 da Constituição Federal para reivindicar a realização de eleições indiretas pela Assembleia Legislativa, sob a crença de que somente este instrumento deve ser adotado quando da vacância do cargo no segundo biênio do mandato.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário