Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

TCE aprova contas de 2011 da Câmara Municipal de Igaracy, que tinha como Presidente Lídio Carneiro.



O ex Presidente da Câmara Municipal de Igaracy, Lídio Carneiro, acompanhou nesta quarta feira (27) o julgamento das contas da Casa Legislativa referente ao ano de 2011, que foi o primeiro ano do seu mandato naquela entidade. O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba - TCE PB aprovou com “louvor” as contas do ex Presidente e ainda sugeriu que outros Presidentes sigam o exemplo da gestão de Lídio Carneiro a frente da Câmara de Igaracy.

Lídio usou seu facebook para expressar o contentamento pela aprovação das contas;  
“Feliz com a confirmação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em aprovar por unanimidade a PCA (Prestação de Contas Aual) da Câmara Municipal de igaracy, referente ao exercício de 2011 que teve minha pessoa como Gestor”. Disse.

Dilma recebe da UGT documento que pede retomada da transposição do Rio São Francisco, sonho do Padre Djacy Brasileiro.


Reivindicação do Padre Djacy Brasileiro já chega as mãos da Presidente Dilma pelas mãos do Presidente da UGT, Ricardo Path. Em um documento entregue pela central sindical a Presidente da República, um dos itens é a retomada imediata das obras da transposição do Rio São Francisco, a qual o Padre Djacy Brasileiro já virou um mártir.
Veja abaixo a matéria: 

O presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, foi recebido, nesta quinta-feira (28/02), no Palácio do Planalto, pela presidenta Dilma Rousseff. Patah, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, levou à Dilma o pedido para que sancione o projeto de lei, que regulamenta a profissão de comerciário. Com a sanção presidencial, 12 milhões de trabalhadores comerciários, que há 80 anos lutam e esperam por esse momento histórico, serão beneficiados em todo o País.
Ricardo Patah, pediu ainda que uma eventual desoneração do setor de comércio e serviços seja condicionada a um compromisso de manutenção do emprego. A Presidência da República encaminhará a demanda da UGT à comissão tripartite de acompanhamento e avaliação de desoneração, que é composta por integrantes do governo, sindicatos e empresários.
O presidente da UGT também levou à Dilma Rousseff um documento elaborado por economistas da central como contribuição dos trabalhadores ao debate que ora se reafirma no relacionamento entre a presidenta e o movimento sindical brasileiro.

No documento apresentado à presidenta a UGT abordou os seguintes pontos:
1 – FIM DO INTERVENCIONISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2 - ADOÇÃO DE CONTRAPARTIDAS SOCIAIS DOS SETORES BENEFICIADOS COM A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS:
2.1. REDUÇÃO DA JORNADA PARA 40 HORAS E GERAÇÃO DE EMPREGO
2.2. COMBATE À ROTATIVIDADE
2.3. EMPRESAS BENEFICIADAS DEVEM PROMOVER CURSOS DE QUALIFICAÇÃO/REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
2.4. COMBATE À INFORMALIDADE: PELO REGISTRO EM CARTEIRA
2.5. PELA UNIVERSALIZAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS (PLR)
3 - INVESTIMENTO DOS RECURSOS DO FAT NA QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO
4 - RECURSOS DO FAT PARA O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO
5 - VALORIZAÇÃO DO FGTS ATRAVÉS DO AUMENTO DA SUA REMUNERAÇÃO
6 - AÇÕES DA PETROBRAS: AMPLIAR O DIREITO DE INVESTIMENTO A TODOS OS TRABALHADORES
7 - ATUALIZAÇÃO DA TABELA DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA (IRPF) E GARANTIR DEDUÇÃO INTEGRAL PARA EDUCAÇÃO
8– DEMOCRATIZAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS
9 – PARTICIPAÇÃO DA UGT NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO BNDES
10 – DEMOCRATIZAÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL (CMN) E DO COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA (COPOM) 11 – DEMOCRATIZAÇÃO DO CADE
12 - REGULAMENTAÇÃO DA CONVENÇÃO 151 DA OIT
13 – RETOMADA IMEDIATA DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

UGT

 

São José de Caiana: Vituriano denuncia que vereador persegue famílias barrando benefícios do governo estadual. Confira!

Uma denúncia de perseguição política repercute no Estado da Paraíba depois que o deputado estadual, Vituriano de Abreu (PSC), falou da tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (26), que dezenas de famílias do município de São José de Caiana, no Vale do Piancó, vem sofrendo sem água para beber por questões partidárias.

Vituriano denunciou que o presidente da Câmara, Ronildo Moura (PSB), usa seu poder político para impedir que o governo do Estado, por meio do projeto Cooperar, cave poços na comunidade de Panelas na zona rural do município onde moram dezenas de famílias castigadas pela seca.

Ainda segundo o deputado, o presidente da Câmara também impede que carros pipas abasteçam um dos bairros da cidade prejudicando cerca de 40 famílias.

A punição que o vereador impõe a esses moradores é porque eles não acompanham o grupo político ao qual Moura pertence.

Vituriano ainda completou que a punição aos moradores imposta pelo presidente da Câmara é em conivência com o prefeito da cidade, José Walter.

A negativa de água a moradores de São José de Caiana pelo vereador e presidente da Câmara, Ronildo Moura, acontece no momento em que o município enfrenta a maior seca da sua história.

As famílias prejudicadas prometem denunciar o vereador ao Ministério Público Estadual.


Radar Sertanejo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Em contado com blog Gelson Alexandrino comenta criação do grupo Marxista de Igaracy.

Em poucas palavras, Gelson, filho de Seu Ademar Conceição, comentou sobre a criação do grupo Marxista em Igaracy por um grupo de amigos, ainda falou que tentou fazer o mesmo na sua época de juventude, mais foi impedido pela Ditadura Militar que dominava o Brasil, veja: 

“Achei interessante esse grupo de estudo do Marxismo. Na minha época até tentamos fazer algo parecido, mas, na absoluta clandestinidade, pois só em falar era motivo de cadeia. Hoje você publica até a foto. Que legal, não é? Espero que os companheiros não deixe ficar só na teoria.
Como conterrâneo me orgulho de vocês, sigam em frente. Mesmo longe estamos juntos. Um abraço a todos.
Gelson.”


Mais uma morte na estrada de Igaracy/Aguiar


Por volta das 11:30 horas da noite desta terça-feira, 26 de Fevereiro de 2013, o jovem aguiaense Kaio Felipe conhecido como Tourinho e um colega dele, sofreram um acidente na estrada que liga Aguiar à Igaracy. O acidente foi causado em uma forte batida da moto que era conduzida pelo jovem em uma vaca nas proximidades do sítio saco. O jovem ainda foi socorrido pelo SAMU, mas ao chegar ao local a equipe médica constatou que uma das vítimas já estava sem vida. A outra vítima foi socorrida e esta em estado de observação no Hospital Regional da cidade de Patos.
Hugoigaracy com informações do aguiarnoticias 

Três meses de atraso em Igaracy: Prefeitura arrebenta funcionários e quebra comércio


Situação é complicada: servidores não recebem e, por isso, não podem pagar as contas

Por Redação da Folha do Vale  Com três meses de salários atrasados (outubro, novembro e dezembro), os funcionários da Prefeitura vivem momentos de dificuldades e aflição. Devendo no comércio e sem a expectativa de receberem seus salários, os servidores estão desesperados, e questionam: para onde foram os recursos destinados ao pagamento de um trimestre inteiro do funcionalismo municipal?

Todos sabem a resposta, mas preferem sofrer calados e acreditar que o sindicato que representa os trabalhadores municipais tenha força para conseguir alguma coisa e rápido em função das privações financeiras porque passam os servidores: sem pagar as contas, eles não têm o crédito renovado e não podem comprar.

Se a situação dos funcionários não é boa, dos comerciantes também não é confortável: quem vendeu aos servidores e está sem receber a dois ou três meses, enfrenta dificuldade para manter o comércio aberto, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

“Aqui em Igaracy não tem essa história de promotor, nem Justiça, nem Tribunal de Contas: aqui quem manda é nós e quem não aguentar se arrebente ou mude de lugar”, zombou um aliado do grupo que está no poder há mais de oito anos.

A situação dele é certamente bem diferente dos muitos pais e mãe de familiares que trabalharam o último trimestre do ano e não receberam seus salários. 

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Padre Djacy registra momento em que caçador prepara tamanduá para o próprio sustento no Vale do Piancó.

Image


As chuvas que caíram semana passada em praticamente toda Paraíba não foram suficientes para aliviar o sofrimento da maioria dos paraibanos, principalmente os sertanejos. O Padre Djacy Brasileiro, pároco de Pedra Branca, uma voz que clama no Sertão surpreendeu a todos nesta tarde ao postar no seu Facebook, fotos de um animal que foi abatido e estava sendo despelado em uma comunidade rural. Nada de anormal se o animal em questão não fosse um tamanduá. Isso mesmo, com o gado morrendo de fome e sede, e com as galinhas ficando cada vez mais escassas, os sertanejos encontraram no tamanduá, um meio de garantir alimento para suas famílias.
A cena pode parecer grotesca ou selvageria, mas para quem convive com o drama diário da seca, sabe que está cada vez mais difícil garantir alimentação. O padre disse apenas que fazia mais uma de suas peregrinações pelas comunidades rurais do interior, quando se deparou com a cena. Ao indagar as pessoas por que eles estavam fazendo aquilo, a resposta foi seca (com perdão do trocadilho): “para comer, padre, para comer”. (com Pe. Djacy)

Johnson prova que Cássio é elegível

Para dissipar de uma vez por todas as especulações em torno da inelegibilidade ou elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima para as eleições de 2014, o advogado Johnson Abrantes enviou ao blog o acórdão do Supremo Tribunal Federal ao recurso interposto pelo próprio Cássio, que reconhece a preclusão da sua pena. Leiam de cabo a rabo, inclusive com as considerações do nobre jurista lastrense:

Tião Lucena

Enquanto RC ‘namora’ inimigos de Cássio, tucano inicia ‘paquera’ com algozes do Mago


2014 em xeque: enquanto RC ‘namora’ inimigos de Cássio, tucano reage e inicia ‘paquera’ com algozes do Mago



Tida como a arte dos possíveis, a política, particularmente na Paraíba é bem dinâmica. Prova disso são as alianças que se fazem e se desfazem ao longo de cada campanha eleitoral.

A 18 meses das eleições de 2014, o assunto predominante nos partidos são as costuras políticas para o próximo pleito.

De olho em mais um pleito estadual, mais uma vez, ‘o tabuleiro político’ começa a ser movimentado no Estado e a possibilidade de mais uma aliança ser ruída se torna real.

Dessa vez quem protagoniza o campo das conjecturas é  o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Juntos em 2010, a dupla admite repetir a dobradinha vitoriosa  em 2014, no entanto, tanto um lado quanto o outro fazem individualmente seu próprio jogo.

Enquanto o governador Ricardo Coutinho namora os inimigos do senador Cássio, ou seja, a ala peemedebista, inclusive com garantias de espaço na chapa majoritária para o ex-senador Wilson Santiago (PMDB), além do acolhimento aos prefeitos da sigla de Zé, o tucano mostra que também sabe fazer política, marcando um encontro com o ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), adversário declarado do governador da Paraíba.

Como Agra não tem mandato, o encontro de Cássio com o ex-prefeito só tem em pauta um único tema: eleições 2014.

Provocar ciúmes em RC ou firmar uma aliança para o próximo pleito? Ninguém sabe quais as pretensões de Cássio em se aproximar do hoje algoz do governador Ricardo Coutinho, já que nem um nem outro adiantam o assunto à imprensa.

Nos bastidores também já se fala em uma possível filiação do vereador Bira Pereira, que atualmente é filiado ao PSB, no partido do senador Cássio Cunha Lima – o PSDB. O convite a Bira já teria sido feito por um dos membros do ninho tucano, mas ainda falta ser reforçado pelo senador paraibano.

Do lado do PSDB, poucos são os filiados que corroboram com o governo socialista, um eles, é o deputado Hervázio Bezerra (PSDB).

Principal defensor do Governo, o tucano é suplente de deputado e só conseguiu a titularidade do mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba graças a uma articulação do ‘Mago’.

O encontro entre Cássio e Agra está agendado para esta semana.

Ainda na semana passada, Agra se reuniu com o ex-prefeito Veneziano (PMDB), mas deixou claro que não foi firmada nenhuma aliança.

Assim como Ricardo Coutinho, Cássio também busca o ‘xeque mate’.


Cenário de 2014


Se as eleições fossem hoje, conforme levantamento do Jornal Correio da Paraíba, haveria pelo menos seis candidaturas ao Governo do Estado. Uma seria a candidatura natural à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo encabeçaria a chapa do PMDB. Outra representaria o bloco formado pelo PT, PP e PSC ainda sem candidato oficial, mas que tem o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro e o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra como opções. No caso de Agra, ele teria que se filiar a um desses partidos. Fala-se em conversas bem avançadas com o PT.


Ainda ventila-se a possibilidade de o PSDB ter o senador Cássio Cunha Lima na disputa, mas se depender da vontade do presidente estadual da legenda, deputado federal Ruy Carneiro, a candidatura tucana é tida como certa. Além destas, ainda há a candidatura do PCO e do PSTU, que devem dividir a chapa com o PSOL, que também já demonstrou o mesmo desejo


Márcia Dias

PB Agora

Só em março, após aval de Lula, Wilson Santiago anuncia destino...

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) disse nesta segunda-feira (25), logo após o encontro com o ex-presidente Lula, que o futuro partidário dele e de se seu pai, ex-senador Wilson Santiago (PMDB), deve ser definido em novo encontro com o ex-presidente no Instituto Lula, em São Paulo, em março.
Os ‘Wilsons’ contaram ao ex-presidente toda a insatisfação com o PMDB da Paraíba, levaram ao conhecimento de Lula o cenário político do estado e a perspectiva para as eleições de 2014. O certo é que os peemedebistas devem migrar para o PSB, PDT, PTB ou PT, mas a definição só deve ser tomada após um novo encontro com Lula.
Wilson Filho disse que o ex-presidente pediu um tempo para discutir com as legendas o ingresso dos peemedebistas no novo partido. “Ficou certo de tomarmos a decisão junto com ele (Lula), até porque ele vem nos ajudando muito”, disse o deputado, revelando que o novo encontro deve acontecer na primeira semana de março.
De acordo com o deputado, o convite para o ingresso no PT foi formulado pelo próprio Lula durante a reunião desta segunda, porém ele afirma que o destino partidário ainda não foi definido. O encontro desta segunda durou cerca de 1:30h e aconteceu no Instituto Lula, em São Paulo.
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Coluna do Fundo do Baú



Nesta Coluna do Fundo do Baú o blog foi buscar uma foto de uma turminha nada boa para os professores da época. Não conseguimos descobrir a data exata que a foto foi tirada, apenas pelos rostos dar pra ver que foi ha uns 14 anos atrás e trás algumas pessoas bem conhecidas aqui na sociedade Igaracyense. Veja e reconheça algumas dessas “peças” que hoje já devem tá em universidades ou trabalhando pelo nosso Brasil a fora.

Em Pé (na parte de cima), da esquerda para a direita o blog cita aqui alguns nomes, veja:
Gisele, Paulinha, Brena Souza, Daiane, Luan Carlos, Camila, Jessica, ?, Gessica Clementino, ?
Agachados (na parte do meio) da esquerda para a direita:
Jacson, Junior Chaves, Gessica Farias, Eliane Agostinho, Katiane, Darcilene, Bruno, Marquinho, Felipe, ?
Agachados (na parte de baixo) da esquerda para a direita:
Kenia, Kerliane, Raiana Issa, ?, Denise, Alberson, Veinho, João Biró.