
Tida como a arte dos possíveis, a política, particularmente na Paraíba é bem dinâmica. Prova disso são as alianças que se fazem e se desfazem ao longo de cada campanha eleitoral.
A 18 meses das eleições de 2014, o assunto predominante nos partidos são as costuras políticas para o próximo pleito.
De olho em mais um pleito estadual, mais uma vez, ‘o tabuleiro político’ começa a ser movimentado no Estado e a possibilidade de mais uma aliança ser ruída se torna real.
Dessa vez quem protagoniza o campo das conjecturas é o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Juntos em 2010, a dupla admite repetir a dobradinha vitoriosa em 2014, no entanto, tanto um lado quanto o outro fazem individualmente seu próprio jogo.
Enquanto o governador Ricardo Coutinho namora os inimigos do senador Cássio, ou seja, a ala peemedebista, inclusive com garantias de espaço na chapa majoritária para o ex-senador Wilson Santiago (PMDB), além do acolhimento aos prefeitos da sigla de Zé, o tucano mostra que também sabe fazer política, marcando um encontro com o ex-prefeito Luciano Agra (sem partido), adversário declarado do governador da Paraíba.
Como Agra não tem mandato, o encontro de Cássio com o ex-prefeito só tem em pauta um único tema: eleições 2014.
Provocar ciúmes em RC ou firmar uma aliança para o próximo pleito? Ninguém sabe quais as pretensões de Cássio em se aproximar do hoje algoz do governador Ricardo Coutinho, já que nem um nem outro adiantam o assunto à imprensa.

Do lado do PSDB, poucos são os filiados que corroboram com o governo socialista, um eles, é o deputado Hervázio Bezerra (PSDB).
Principal defensor do Governo, o tucano é suplente de deputado e só conseguiu a titularidade do mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba graças a uma articulação do ‘Mago’.
O encontro entre Cássio e Agra está agendado para esta semana.
Ainda na semana passada, Agra se reuniu com o ex-prefeito Veneziano (PMDB), mas deixou claro que não foi firmada nenhuma aliança.
Assim como Ricardo Coutinho, Cássio também busca o ‘xeque mate’.
Cenário de 2014
Se as eleições fossem hoje, conforme levantamento do Jornal Correio da Paraíba, haveria pelo menos seis candidaturas ao Governo do Estado. Uma seria a candidatura natural à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo encabeçaria a chapa do PMDB. Outra representaria o bloco formado pelo PT, PP e PSC ainda sem candidato oficial, mas que tem o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro e o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra como opções. No caso de Agra, ele teria que se filiar a um desses partidos. Fala-se em conversas bem avançadas com o PT.
Ainda ventila-se a possibilidade de o PSDB ter o senador Cássio Cunha Lima na disputa, mas se depender da vontade do presidente estadual da legenda, deputado federal Ruy Carneiro, a candidatura tucana é tida como certa. Além destas, ainda há a candidatura do PCO e do PSTU, que devem dividir a chapa com o PSOL, que também já demonstrou o mesmo desejo
Márcia Dias
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário