ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Em Catingueira, manifestantes fecham BR


A população de da cidade de Catingueira interditou desde as 5:00H horas da manhã de hoje a BR 230. Eles estão revoltados com a abertura da comporta do açude Cachoeira dos Cegos responsável pelo abastecimento de água potável da população. Além disso, as águas do manancial estão abastecendo dezenas de outras cidades através de carros pipa. A AESA autorizou a abertura da comporta do açude Cachoeira dos Cegos na última sexta-feira e segundo a população a água está sendo utilizada para irrigação.
Em Catingueira, manifestantes fecham BR 230
Os moradores interditaram a BR e avisaram que nenhum carro ultrapassa a barreira sentido Patos até que a comporta possa ser fechada. Os moradores fazem um escudo humano e nesse momento centenas de carros estão parados no asfalto causando um engarrafamento de aproximadamente cinco kilometros. A Policia Rodoviária Federal já está no local e a AESA foi comunicada do fato. Eles priorizam apenas ambulâncias e casos excepcionais.
A própria Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgou dias atrás um gráfico mostrando a capacidade dos principais açudes do Estado entre eles o açude Cachoeira dos Cegos de Catingueira que atualmente tem apenas 20% de sua capacidade. A seca de 2012 foi a maior dos últimos 50 anos e as chuvas caídas não foram suficientes para sanar o problema. Em 2013 a situação piorou já que praticamente não houve registros de chuvas fortes no município.
A Agência Nacional das Águas (ANA) informou que se em 2014 não houver um período de chuvas para recuperar os reservatórios a situação ficara ainda mais grave. Desde o dia 07 de outubro que a ANA restringiu o uso de água para irrigação para garantir o abastecimento de água para as pessoas. O Superintendente da ANA afirmou que a prioridade de uso dos açudes é para abastecimento humano e disse que no semiárido não se pode ter mais irrigação por inundação.

Vale News PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário