ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Quatro ministros votam pela elegibilidade de Cássio, mas pedido de vista adia resultado final

gilmarmendesQuatro ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram, na noite desta quinta-feira (11), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) confirmando a elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que concorre ao governo do estado nas eleições deste ano. Contudo, um pedido de vista da ministra Luciano Lóssio adiou o resultado final do julgamento.
O ministro Gilmar Mendes, relator do recurso que pedia o indeferimento da candidatura do tucano, entendeu que o postulante já cumpriu os 8 de inelegibilidade previstos na Lei da Ficha Limpa.
Gilmar Mendes alegou que considerar o 2º turno para contagem de inelegibilidade “violaria o princípio da isonomia. Com efeito a tese executada pelos recorrentes ensejaria um inconstitucional aumento de inelegibilidade. Levaria um absurdo jurídico”.
O ministro citou o relatório do juiz do TRE, Rudival Gama, que exemplificou a desigualdade que seria dada aos candidatos, caso fosse considerado o 2º turno como contagem para inelegibilidade. “Por todas essas razões estou negando provimento aos recursos”, disse.
Acompanhando o voto do relator, o presidente do Tribunal, ministro Dias Tófolli, acrescentou que Cássio tem mandato de senador, que vai até 2018, e que barrar o registro do tucano seria uma contradição para a Corte.
Também acompanharam o voto do relator os ministros, além de Tófolli, os ministros João Otávio de Noronha e Tarcísio Vieira. Rosa Weber e Thereza Assis Moura preferiram esperar o voto de Luciano Lóssio.
A decisão da Corte Superior foi em concordância com o Ministério Público. O vice-procurador geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Araújo, já havia opinado pela elegibilidade de Cássio. Para o TSE, assim como para o procurador, o prazo para a inelegibilidade conta a partir do 1º turno e, portanto, no dia 5 de outubro Cássio já não poderia mais ser incluído da lista de inelegíveis.
O recurso foi impetrado por Maria da Luz Silva, Rafael de Lima Rodrigues, Ministério Público Eleitoral e Coligação A força do trabalho contra a decisão do TRE-PB, que, por cinco votos contra um, decidiu que Cássio é elegível.

blogdogordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário