ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Padre Igaracyense que luta contra seca usa redes sociais para alertar: 'sertanejo que vota mal, vive mal'.


O padre paraibano Djacy Brasileiro, que luta pela melhoria da qualidade de vita dos sertanejos que sofrem com os efeitos da seca e da falta de investimentos em recursos hídricos, vem usando as redes sociais para conscientizar sobre a importância do voto consciente e alerta: 'sertanejo que vota mal, vive mal'.

Com o mesmo clamor com que pediu para que o Brasil olhasse pelos nordestinos que passam dificuldades por conta da seca, o padre deixa recado aos políticos brasileiros e adverte "da nossa fome, sede, abandono, sofrimento, dor, exclusão, vocês, políticos, não queiram tirar proveito, feito urubus em cima de carniça".

(Crianças tiveram que se virar como podiam há alguns meses)

Em mensagem que está circulando através do Facebook e do Twitter, padre Djacy fala em nome dos sertanejos e diz que o povo não quer ser tratado como boiada.

Ele enfatiza o fim do voto de cabresto e reclama: "não devemos votar em políticos mentirosos, desonestos que não cumprem com suas promessas. Basta de enganação, de enrolação, mentira".

O pároco também pede para que os sertanejos não sejam tratados como ingênuos, idiotas ou eleitores de segunda categoria. "Sabemos que essa gente, de gravata e paletó, na sua maioria, visa tão somente o poder pelo poder, com suas eternas mordomias. Para tal intento, usam de todos os artifícios maldosos para manipular os eleitores menos conscientes. Povo manipulado, é povo escravizado; e povo escravizado, faz bem aos maus políticos", reitera.

Padre Djacy pede ao povo sertanejo para dar um basta à dependência, a humilhação e ao comodismo e que troque os verbos pedir, humilhar, pelos verbos exigir, cobrar, reivindicar e lutar. Ele pede que o povo continue lutando, pois aprendeu a fazer isso de forma democrática, pacífica e respeitosa, através de mobilizações.

Os políticos, de acordo com o pároco, não fazem nada por caridade ou porque são bonzinhos, sensíveis e caridosos, mas sim por obrigação. "Eles são eleitos para trabalhar e para isso são muito bem remunerados. Vamos fiscalizá-los", dispara.

Outro ponto reforçado pelo pároco em sua mensagem diz respeito a ações paliativas nas áreas castigadas pela seca. Na opinião dele, elas são usadas pelos políticos para queo o atraso, o sofrimento, a dependência, a seca, a fome, a sede e a miséira continuem porque são fábricas de voto. "É por isso que nunca buscaram soluções concretas para os reais problemas sertanejos. Só lhes interessam politicas paliativas. Estamos começando a entender o mistério".

O pároco pede ainda para que o sertanejo pense antes de votar e não se deixe levar pelos discursos emocionantes, recheados de belas e celestiais promessas, pela aparência física, pelo tradicionalismo familiar ou pelos brilhos festivos das campanhas.

Padre Djacy diz ainda que o voto é uma poderosa arma cidadã e diz que vender o voto por quaisquer coisas como feira, material de construção, passagens, óculos, roupas, remédios é um grave atentado à dignidade e à cidadania e uma contribuição ao agravamento da corrupção e da negligência política no País.

A mensagem de padre Djacy aos eleitores sertanejos traz frases de efeito como 'o poder não é meio de via, é serviço' e pede para que não se vote em candidato por uma questão de tradição e riqueza familiar, conscientizando para o fato de todo cidadão ser importante e ter o mesmo valor.

O pároco pede para que o eleitor atente para o comportamento ético-moral dos candidatos e fique atento para aqueles que se aproveitam do poder e visam somente dinheiro, status e mordomias para si, sua família e amigos.

Padre Djacy Brasileiro é pároco da igreja de Santa Cruz, no Sertão da Paraíba, a 445 quilômetros de João Pessoa, e ficou conhecido por sua luta em favor dos sertanejos que sofrem sem assistência durante a seca cíclica que atinge a região do semiárido brasileiro.

Fonte: Por Luciana Rodrigues do Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário