ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Palavras do Professor Carlos Geam


Para alguns, esse texto vai parecer mais um ato de defesa de um simples funcionário da Cagepa - Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, Para outros, pode ser a insatisfação de um consumidor, e para muitos, a indignação de um eleitor com alguns representantes políticos da cidade de Igaracy. Não quero aqui defender a empresa, pois não sou nenhum representante jurídico, e sim, estou aqui na condição de cidadão e, principalmente, como eleitor.

Na reportagem do Jornal Folha do Vale da última quarta-feira dia 15/12/10, “População urbana de Igaracy bebe água imprópria”, cedida pela vereadora Fabrícia Lopes, ela apresenta críticas em relação à água que estamos consumindo.

Na verdade, a vereadora se equivocou ao declarar que “há quase um mês a população urbana está tomando água sem tratamento, e que do jeito que o líquido é bombeado do açude chega à casa das pessoas”. Só que, a água, antes de ser distribuída para o consumo, passa pelo processo de cloração, ou seja, são aplicadas certas doses de cloro gasoso às 24 horas do dia, e isso pode ser comprovado pelo próprio Secretário de Saúde do Município que esteve na Cagepa local de Igaracy nesse mês de dezembro.

Por outro lado, o problema de abastecimento de água da cidade de Igaracy não é novidade para seus moradores, pois o atual sistema possui mais de 25 anos, e somando isso ao atual crescimento da nossa cidade, não será um simples conserto de um filtro que vai salvar a cidade da falta de água, e sim, apenas melhorar a filtragem e a qualidade da água (que também é muito importante), dessa forma, se preocupar somente em consertar o filtro não mudará nada em relação à distribuição da água em nossa cidade que é, infelizmente, feito por um sistema ultrapassado, desde a capitação, passando pelo tratamento e pela tubulação existente nas ruas.

Em toda minha vida, tive o prazer de adquirir um modelo de educação onde sempre tive a liberdade de fazer críticas a todo e qualquer tipo de assunto, mas, ao mesmo tempo fui educado para mostrar soluções, e não apenas ficar enumerando defeitos. Voltando a citar a reportagem do Jornal Folha do Vale, podemos vê que o texto não mostra nenhuma medida tomada para resolver o problema (a não ser levar o assunto aos meios de comunicação). Por se tratar de uma crítica a uma empresa pública esperava encontrar na reportagem algum requerimento ou qualquer outro documento que já estivesse sido enviado para a presidência da referida empresa como meio de solucionar o caso. Pois, como se trata de uma empresa pertencente ao poder estadual, há, como qualquer outra, o que chamamos de burocracia. Sendo assim, para vencer essa burocracia, é preciso que nossos representantes locais cobrem, junto aos seus deputados estaduais, deputados federais e ao governador por um sistema eficiente, governador este, que contou com apoio de alguns políticos da cidade nas ultimas eleições, o que poderia facilitar a realização desse empreendimento maravilhoso para nossa querida cidade.

Portanto, não basta apenas ficar atirando pedras em “paredes de vidro”, até porque isso todos sabem fazer, mas, lutar por melhorias não é trabalho de todos, pois, a população (e isso me inclui como cidadão e eleitor) escolheu um grupo de pessoas para nos representar e resolver as dificuldades do município como um todo, sem olhar para quem votou em A ou B. E além do mais, não será nenhum funcionário da Cagepa local que vai resolver este problema, como pensam algumas pessoas. O bom de toda essa história é saber que já existe um projeto feito pela Cagepa, que nos garantirá 30 anos de abastecimento seguro de água, e que substituirá esse, que infelizmente, não consegue mais abastecer a cidade em certas épocas do ano.

Então, estamos todos, “ainda”, esperando uma atitude para que o projeto da construção de uma nova adutora saia do arquivo, onde se encontra hoje, e deixe de ser apenas mais uma promessa de campanha de políticos que sobem nos palanques para usar o problema como meio de angariar votos.

E lembrando, estamos todos, “ainda”, esperando!

Atenciosamente,
Carlos Geam, funcionário público, cidadão e eleitor igaraciense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário