ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Hospital começa 2016 com portas fechadas em Igaracy e funcionários estão com onze meses de salários atrasados, sem contar com o 13º...



Moradores da cidade de Igaracy começaram o ano novo com um motivo a mais para se preocupar, trata-se da falência nos serviços de saúde do Hospital local. A instituição que já serviu de exemplo para todo o estado, desde os atendimentos até a estrutura invejável, onde eram feitas consultas, partos e cirurgias hoje vive momentos conturbados. O único hospital do município começou o ano de portas fechadas, isso mesmo, o hospital da cidade de Igaracy entrou o ano de 2016 sem nenhuma condição de funcionamento por falta de verbas e recursos. A casa de saúde encontra-se completamente abandonada pelo governo do estado e pela prefeitura, há meses nenhum dos dois órgãos públicos depositou um real na conta da Fundação Hospitalar. 

Muitas vezes em anos atrás esse mesmo hospital já passou por crises financeiras e em todas, a instituição de saúde conseguiu se reerguer com o apoio dos prefeitos e governadores, mais agora o abandono por parte do governador Ricardo Coutinho e da prefeita Deusinha fez com que a casa de saúde fechasse as portas e já admitisse a possibilidade de demitir todos os funcionários que vivem há 15, 20, 30 anos de um emprego com carteira assinada.

O governo do estado através da Secretaria de Saúde em meados de 2012 assinou um convênio com a Fundação de Assistência ao Trabalhador Rural de Igaracy, (Convênio 04/2012) onde o governo passaria aproximadamente R$ 33 (trinta e três mil reais) mensal para a instituição pagar os funcionários, comprar medicamentos e efetuar a manutenção, esse convênio recebeu aditivos onde a parceria se estenderia até abril deste ano, mais desde fevereiro do ano passado, isso mesmo há quase um ano, os funcionários não recebem salários, o ultimo foi em janeiro de 2015. Segundo o que se comentam é que o convênio com o governo do estado está apenas no papel, há quase um ano que o governador não manda dinheiro para a casa de saúde em Igaracy, além de descumprir o que foi assinado por ele mesmo, o ato de Ricardo Coutinho chega a ser desumano. Os funcionários do hospital de Igaracy estão com onze meses de salários atrasados, sem contar com o 13º.

Além do não comprimento do convênio do Governo do estado, a prefeitura municipal de Igaracy também entrou na onda e não vem cumprindo com outro convênio firmado entre o município e a casa de saúde. Segundo informações, ha aproximadamente seis meses, o hospital não ver um real se quer passado pela Prefeitura que tem um convênio no valor de R$ 13 (treze mil reais). Deixando os médicos sem receber por esse mesmo período.

A gravidade da situação é tão grande que a população já sofre os transtornos do fechamento do hospital, um soro, uma injeção, um curativo, uma consulta, tudo isso está cancelado e os moradores de Igaracy tem que pedir socorro à Aguiar, Piancó e Itaporanga. O estruturado prédio hoje serve para passeio de animais que vagam pelas ruas da cidade.

O governo do estado e a prefeitura de Igaracy brincam com a saúde do povo. 

ISSO É UMA VERGONHA PARA O POVO!
Hospital de portas fechadas

Animais andam pelo prédio
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário