Já completaram 3 meses de reinauguração mas local continua fechado e governo do estado gasta em torno de 100 mil reais/mês com funcionários para trabalhar 2 horas por semana
Considerado um dos maiores símbolos do
desperdício de dinheiro público do Estado da Paraíba, o Rodoshoping de
Patos-PB, completa hoje 03 meses de sua inauguração. Contudo, suas
portas continuam fechadas e algumas obras, a exemplo da guarita,
inacabadas. No dia 23 de outubro de 2012 o governador Ricardo Coutinho
esteve em Patos para inaugurar oficialmente a obra que começou a ser
edificada no ano de 1998, no governo de José Maranhão I. O prédio,
chamado de elefante verde no governo de Cássio Cunha Lima (que sucedeu
Maranhão e nunca demonstrou interesse na conclusão da obra) e de
elefante vermelho, no governo de Zé Maranhão II e III, agora corre o risco de se tornar um elefante laranja.
Quando esteve em Patos para sua inauguração, o governador Ricardo
Coutinho conferiu “in loco” que faltava muito para conclusão da obra,
mas mesmo assim resolveu “inaugurá-la”. Na época, como não havia energia
elétrica instalada no prédio, os correligionários de Ricardo, e que
ocupam cargos de confiança no seu governo, improvisaram uma iluminação a
partir de um gerador à diesel, que inclusive falhou por 03 vezes,
justamente quando o chefe do poder executivo estadual falava da
importância que a obra teria para os Patoenses. Passados 03 meses, o
espaço ainda não está sendo aproveitado, mesmo com a promessa de Ricardo
Coutinho de que no dia seguinte à inauguração, a rodoviária estaria em
pleno funcionamento.
Pior que a ociosidade do espaço que promete abrigar ainda um mini
shopping, é o que o Estado vem gastando com servidores contratados
através de uma empresa da capital: cerca de 100 MIL REAIS por mês, para
pagar aproximadamente 20 funcionários responsáveis pelos serviços de
manutenção do prédio, mas que só dão expediente por 02 horas e apenas
uma vez por semana. Ontem nossa equipe esteve no local, mas nenhum
representante da empresa foi encontrado. Apenas um policial PM estava no
local e ele não soube informar nem o nome da empresa, muito menos quem
seriam seus representantes em Patos. Ainda de acordo com as informações,
parte dos trabalhadores, a exemplo do pessoal de limpeza, vigias e
outros, teriam sido contratados através do ex-vereador Madiel Conserva,
atual diretor da residência do DER, em Patos.
Ainda de acordo o militar, que pediu para não ser identificado por
medo de represália por parte de políticos de Patos ligados ao governo, o
administrador do Rodoshoping, identificado pela alcunha de MACARRÃO,
dificilmente aparece no prédio. Já os funcionários contratados através
da empresa de João Pessoa, e que estavam todos presentes no dia da
inauguração, agora só aparecem uma vez por semana. Eles resolveram fazer
uma escala onde uma vez por semana apenas 02 vão até o local pela
manhã, mas só ficam cerca de duas horas e depois vão embora. Até por que
não teriam o que fazer.
O retrato do desperdício do dinheiro publico também ser constatado nas obras de duplicação do trecho da rodovia de acesso
ao Rodoshoping. As máquinas do DER – Departamento de Estradas e
Rodagens - iniciaram o serviço, inclusive com a ampliação dos bueiros de
águas pluviais, mas a obra ficou pela metade depois de várias horas de
serviços de máquinas trabalhadas. A ordem para que o serviço não fosse
concluído, teria partido do Secretário Executivo do Programa de
Aceleração do Crescimento na Paraíba, Ricardo Barbosa.
Embora não exista uma previsão de quando realmente o Rodoshoping irá
funcionar de verdade, existe uma expectativa de que tão logo sejam
instaladas as linhas telefônicas e concluída a construção da guarita, os
embarques e desembarques devem começar. Já o mini shopping, a previsão é
de que até o final do ano as primeiras lojas estejam funcionando, ao
contrário da Casa da Cidadania que deveria estar funcionando desde os
primeiros 15 dias após a inauguração, mas que até agora, nada.
O custo inicial da construção do Rodoshoping era em torno de 4,5
milhões. De acordo com informações da Secretaria de Infraestrutura do
Estado, até outubro do ano passado o governo já tinha gasto mais de 7
milhões. Os prejuízos provocados pela falta de continuidade da obra ao
longo dos últimos governos, lembram as obras de transposição do Governo
Federal, que foi alvo de matéria do Fantástico da Rede Globo, que
mostrou além do descaso do governo do PT com o andamento dos serviços,
suspeita de superfaturamento que se aproxima de 1 milhão de reais.
Curiosamente, Ricardo (PSB) e Dilma (PT) se apresentam como governantes
socialistas.
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