ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Assaltantes aterrorizaram Igaracy durante assalto ao Banco Bradesco.

A sexta-feira de Igaracy, amanheceu em choque. Pela terceira vez, assaltantes explodiram o caixa eletrônico do Banco Bradesco da cidade de Igaracy, no Vale do Piancó. A última ação criminosa foi registrada por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (29). 

Segundo as informações colhidas pelo Portal DiamanteOnline, o bando fortemente armado chegou em um Chevrolet Corsa e explodiu o estabelecimento que fica no centro da cidade.


Populares informaram que além do barulho da explosão, dezenas de tiros foram ouvidos. Feirantes que montavam suas barracas no centro da cidade também foram feitos reféns.

Os assaltantes fugiram por uma via que dá acesso ao município de São José de Caiana, porém na fuga eles espalharam grampos pela estrada para evitar a perseguição policial.

Toda população de Igaracy está chocada com o acontecido e pede mais segurança para a cidade.



Fonte Hora do Vale

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Fim da reeleição para presidente, governador e prefeito é aprovada na Câmara Federal


O texto da emenda deverá agora ser votado em segundo turno na Câmara
Em votação na noite desta quarta-feira (27), a Câmara Federal aprovou, por 452 votos a favor e 19 contra, o fim da reeleição para mandatos executivos - presidente da República, governadores e prefeitos. Houve ainda uma abstenção.
O texto da emenda deverá agora ser votado em segundo turno na Câmara e segue para o Senado caso aprovado. A votação faz parte do pacote de reforma política em discussão no Legislativo, a PEC 182/2007.
O texto aprovado é de autoria de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e prevê transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012 nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores à eleição seguinte. Dilma Rousseff, reeleita em 2014, já não poderia se candidatar ao cargo em 2018. Segundo o texto, deputados estaduais e federais, senadores e vereadores continuam aptos a disputar a reeleição.
Todos os partidos votaram em maioria a favor da emenda que acaba com a reeleição. O partido com maior número de votos contra o fim da reeleição foi o Democratas, com cinco votos "não" de um total de 20 parlamentares. PT e PMDB, principal aliado na bancada governista, tiveram três votos contra a emenda cada um. Outros três votos contra vieram de deputados do PTB.
A única abstenção também veio do PT, com Weliton Prado (MG). Confira a lista completa de como votou cada parlamentar.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou ser favorável à medida mais pelo efeito em cidades pequenas, onde, segundo ele, prefeitos acabam governando para se reelegerem. No entanto, ele diz duvidar do efeito em governos estaduais e na Presidência.
"Já tive momentos com uma posição favorável e momentos com uma posição desfavorável, mas hoje estou consciente de que é melhor para o Brasil o fim da reeleição", disse Cunha. "A gente vê muitos problemas em prefeituras, especialmente as menores, em que o prefeito acaba, na realidade, fazendo o mandato em função da reeleição. Isso de uma certa forma impede a renovação dos quadros políticos, mas para as prefeituras, não sei se nos Estados e até na União tem o mesmo impacto", completou.
A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma política começou a ser votada nesta semana. Na última terça-feira (26), o plenário rejeitou uma proposta que incluía na Constituição a permissão para que empresas fizessem doações para candidatos e partidos. Após a votação, a Ordem do Dia foi encerrada. Nesta quinta-feira, a partir das 12h, os deputados continuam a votar a reforma política por temas.
Legado de FHC
A reeleição para cargos do Executivo foi aprovada pelo Congresso Nacional em 1997 sob o comando do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que queria disputar um novo mandato no ano seguinte. Na época, a proposta sofreu oposição do PT.
O partido, que chegou ao governo federal em 2003, já disputou e venceu por duas vezes a reeleição, com Luiz Inácio Lula da Silva (em 2006) e Dilma Rousseff (2014).
"O modelo não se mostrou produtivo para o país, houve muitas distorções", reforçou o líder da bancada do PMDB, Leonardo Picciani (RJ).
Embora os petistas tenham sido discretos na sessão, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que não vê problema na decisão. "Quem criou a reeleição foi o PSDB, ou seja, quem pariu Mateus que o embale. Defendo o fim da reeleição, com mandato de cinco anos." (Com Estadão Conteúdo)

Fonte Estadão

Depois de anos na assessoria de Santiago, filho do Vale passa a trabalhar para Gervásio Maia...

"A partir de hoje passo a integrar a Equipe do Deputado Estadual Gervásio Maia (PSB-PB). Como já informado a muitos de vocês aqui copiados, pedi desligamento da equipe do Senador Wilson Santiago (PTB-PB) / dep. federal Wilson Filho na semana passada" - este foi o comunicado feito pelo novo assessor do deputado Gervásio Maia passando a se constituir em reforço estratégico para futuros embates do líder a partir de Catolé do Rocha.

Natural de São José de Caiana, no Vale do Piancó, Radomécio Leite sempre foi conceituado com um dos principais assessores do deputado federal Wilson Filho e o ex-senador Wilson Santiago, embora ultimamente tenha estado sem o engajamento de antes.


Fonte WScom

Vale do Piancó sediará Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2016. Veja a programação

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 04 de maio, ás 16:00h em Itaporanga
A 7ª Gerência Regional de Educação, situada na cidade de Itaporanga (PB), realizará mais uma edição dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2016, no período de 04 a 13 de maio, nas modalidades individuais e coletivas: atletismo, ciclismo, futsal, randebol, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
As disputas serão pelas categorias, A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 à 17 anos), masculino e feminino.
As competições terão início sempre às 08h00min, nos seguintes locais:
  • Ginásio de Esportes “O Madrugão” – Futsal e Randebol
  • Ginásio de Esportes da Escola Professor Neves – Futsal e Voleibol
  • Campo de Futebol do Colégio Diocesano Dom João da Mata – Atletismo e Ciclismo
  • Sede da 7ª GRE – Tênis de Mesa e Xadrez
Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba é uma ação da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Laser – SEJEL em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEE, realizados nas 14 Gerências Regionais de Educação do Estado. Este ano a 7ª Gerência contará com a participação de 64 escolas, dentre elas, estaduais, municipais e particulares, totalizando um número aproximado de 2.500 atletas.
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 04 de maio, ás 16:00h, no Ginásio de Esportes “O Madrugão”, as delegações percorrerão em desfile com horário previsto para às 15:00h, saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na ocasião será escolhida a rainha dos jogos.
Os campeões desta etapa regional representará o Vale do Piancó na etapa estadual que acontecerá de 06 à 18 de junho nas modalidades individuais em Patos, e de 03 à 15 de agosto nas modalidades coletivas em João Pessoa, consequentemente seguirão para a etapa nacional.


Fonte Diamante Online

terça-feira, 26 de abril de 2016

Gutemberg Cardoso faz panorama da sucessão municipal de Itaporanga (PB). Assista!


O jornalista Gutemberg Cardoso pautou o município de Itaporanga (PB), no seu “Panorama da Sucessão”, quadro que está apresentando em seu Portal de Notícias diariamente.

Em vídeo, o sertanejo de Cajazeiras que está radicado na capital há anos, narra à situação política dos pré-candidatos, Audiberg Alves, Divaldo Dantas e Djaci Brasileiro.

Assista a opinião do Jornalista:




Gutemberg Cardoso

Manoel Júnior se licenciará da Câmara Federal e jovem suplente assume mandato

Nessa segunda-feira, 25, o pré-candidato a prefeito de João Pessoa, o deputado federal Manoel Junior (PMDB) anunciou que dará início aos preparativos para o pleito desse ano e pra isso se licenciará dos trabalhos da Câmara Federal.
 
Em seu lugar fica o 1º suplente da coligação André Amaral (foto). No pleito de 2014, Amaral obteve 6.552 votos. André Amaral, com 25 anos, será o deputado federal mais jovem da Paraíba, e um dos mais jovens do país.

O rapaz foi o primeiro suplente do PMDB e suas maiores votações aconteceram em João Pessoa (1.900) e Bayeux (1.435). 
 

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Gilvan Felismino anuncia apoio a pré-candidatura de Lídio Carneiro



O militante político Gilvan Felismino decidiu anunciar apoio a pré-candidatura de Lídio Carneiro (PTB) a prefeito de Igaracy, no Vale do Piancó. Gilvan, junto com toda a família tinha abraçado o nome da atual prefeita nas ultimas eleições e segundo ele mesmo “foi a maior decepção”.

Ele é filiado ao PSB onde inclusive faz parte da comissão provisória do partido na cidade, ocupando o cargo de Secretário de Organização.

A adesão de Gilvan Felismino ao grupo de oposição é mais uma baixa na base da atual prefeita de Igaracy, que desde o inicio do ano vem perdendo aliados e algumas lideranças politicas.

Veja abaixo a comissão provisória do PSB:

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ministério Público pede a cassação do governador por abuso de poder nas eleições de 2014

AIJE MPE pede cassação de RC 20abr2016
O Ministério Público Eleitoral acaba de pedir a cassação do governador Ricardo Coutinho (e também da vice Lígia Feliciano) por crime cometido nas eleições de 2014. Segundo o procurador regional eleitoral João Bernardo da Silva, o governador está incurso nas sanções de inelegibilidade, ante a prática de “abuso de poder político”.

O parecer trata da chamada AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) da PBPrev, que se encontrava no MPE desde 11 de dezembro do ano passado. Essa AIJE, que foi promovida por advogados da coligação A Vontade do Povo, pede a cassação do governador Ricardo Coutinho por supostos abusos, na concessão de favores no ano eleitoral de 2014.

Polêmica – A tramitação dessa registrou um impasse entre o desembargador José Aurélio da Cruz e o presidente da PBPrev, Yuri Simpson Lobato, quanto ao fornecimento de informações, consideradas essenciais pela Justiça Eleitoral.

A PBPrev havia enviado ao TRE um CD-ROM, que deveria conter as informações solicitadas pelo desembargador José Aurélio da Cruz, a respeito de fatos investigados na AIJE que apura irregularidades praticadas pelo órgão para beneficiar a reeleição do governador.

Depois de testado em computador do próprio Tribunal e comprovado que os dados estavam inacessíveis, o TRE solicitou um novo envio dos dados e, segundo o agente dos Correios, houve recusa do recebimento da correspondência.

Com medo da H1N1, Arquidiocese da Paraíba suspende aperto de mão e entrega da hóstia na boca

Padres devem entregar a hóstia consagrada nas mãos dos fiéis (Foto: Divulgação )
A Arquidiocese da Paraíba decidiu modificar o rito da missa com o  objetivo de evitar a proliferação do vírus H1N1. A partir desta quarta-feira (20), estão suspensos o aperto de mão e a entrega da hóstia consagrada na boca dos fiéis durante as celebrações nas igrejas e capelas. A medida foi anunciada pelo arcebispo, Dom Aldo Pagotto, após reunião com o Conselho Presbiteral, no Palácio do Bispo, nesta manhã.

De acordo com Arquidiocese as recomendações são temporárias e devem ser seguidas por todo Clero paraibano e demais fiéis enquanto houver registro de muitos casos da gripe H1N1. "Lembrando que tais recomendações já tinham sido feitas em julho de 2009, quando a gripe fez várias vítimas no País", destacou Dom Aldo Pagotto.

Recomenda-se:
1) Os fiéis evitem dar as mãos durante a Oração do Pai Nosso;
2) Os fiéis evitem dar as mãos no momento da Paz;
3) Os padres entreguem a hóstia consagrada nas mãos dos fiéis.

ClickPB

Raimundo Lira é indicado para presidir Comissão do Impeachment no Senado



O senador paraibano Raimundo Lira (PMDB) foi indicado nesta quarta-feira (20) para presidir a Comissão Especial do Impeachment no Senado. Quem fez a indicação do senador foi o companheiro de partido de Lira, Eunício Oliveira, senador do Ceará.
Cada partido tem até a próxima sexta-feira (22) para indiciar os seus representantes à Comissão. Só depois é que vai ser definido o ritmo dos trabalhos. O senador Antonio Anastasia (MG) foi indicado pelo seu partido, o PSDB, para ser o relator do processo.
Após a formação da Comissão Especial, o pedido de abertura do processo de impeachment será analisado e apenas depois de aprovado começa a tramitar no Senado. A expectativa é de que o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) seja acolhido na Comissão e depois vá ao plenário, já que precisa somente de maioria simples.

ClickPB

sábado, 16 de abril de 2016

Vice Prefeito de Igaracy, Nico de Juarez, confirma apoio a pré-candidatura de Lídio Carneiro


Lídio, Branco Mendes e Nico

O atual vice prefeito da cidade de Igaracy, Aldo Lucio – Nico de Juarez, acaba de confirmar o seu apoio, juntamente com toda sua família a pré-candidatura de Lídio Carneiro.

Nico é filho do ex prefeito Juarez Lucas, estudante de direito e atual vice prefeito da cidade de Igaracy, seu nome foi o escolhido nas ultimas eleições para compor a chapa com a atual prefeita, chapa essa que sagrou-se vitoriosa. Após as eleições ele ficou dando assistência ao cidadão igaracyense, principalmente na saúde, onde dotado de muito conhecimento conseguiu dar amparo há muitas pessoas que precisaram de atendimento médico na capital João Pessoa.

Hoje, desprestigiado com a atual gestão e impedido de contribuir como vice prefeito com ideias, participação ativa e privado de acesso livre na prefeitura, Nico decidiu abraçar e vai incansavelmente lutar para a vitória do pré-candidato Lídio Carneiro, que vai ter como parceiro de chapa, Galego de Celino que é primo do atual vice prefeito.

Cidades do Vale do Piancó amanhecem cobertas por neblina. Entenda esse fenômeno...


Após as chuvas registradas nesta quinta-feira (14) na região do Vale do Piancó, algumas cidades amanheceram cobertas por Neblina ou como costuma chamar o homem do campo, pela “neve”.

Esse fenômeno geralmente acontece na madrugada e amanhecer do dia, após o solo está banhado pela chuva. Até onde nossa redação apurou, o fenômeno foi registrado nas cidades de Catingueira, Piancó, Emas e Diamante.

Abaixo está uma matéria extraída do Mundo Educação, que explica como a neblina se forma.

A Neblina – também chamada de Nevoeiro ou Bruma – é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. A diferença entre neblina e névoa está nas limitações no campo de visão: enquanto a neblina prejudica a visão horizontal em um espaço menor que 1000 metros, a névoa, por ser mais fraca, atrapalha a visibilidade em uma distância maior do que essa.

De certa forma, a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximas ao solo, isso porque o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água. No caso das nuvens, a umidade condensa-se graças às baixas temperaturas que a atmosfera atinge em determinadas altitudes, sendo, por isso, mais frequente.

A neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido – em razão principalmente das chuvas –, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água. Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente.

A formação de nevoeiros, porém, é mais comum em dois tipos de ambientes: nas zonas de serras e montanhas e nas proximidades de lagos, rios e lagoas.



Fonte Portal Catingueira

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Dr. Arlindo Cesar Costa, decide abraçar de vez a pré-candidatura de Lídio Carneiro



Um dos mais conceituados odontólogos do sertão paraibano, o igaracyense Dr. Arlindo Cesar Costa, decidiu abraçar de vez o nome de Lídio Carneiro que é pré-candidato a Prefeito na cidade de Igaracy. Dr. Arlindo Cesar, é de uma família tradicional na política local, disputou uma eleição como candidato a prefeito e teve Dr. Brasileiro (já falecido) como candidato a vice, na época foram muito bem votados.

Segundo Dr. Cesar, a falta de compromisso com a saúde e o abandono da saúde bucal pela atual gestão foram primordiais na decisão de se unir na oposição e lutar junto com a família e amigos por uma nova gestão que venha a atender os anseios e o clamor do povo.

“Na política existe compromisso com o povo, eu sinto que o nome de Lídio tem esse perfil”, disse.

Segundo Lídio Carneiro, o apoio de um nome de peso como o de Dr. Arlindo Cesar, vem somar muito na oposição que vai trabalhar para trazer de volta a credibilidade que a cidade de Igaracy precisa.
Dr. Cesar, Lídio Carneiro e Mano