ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Ônibus escolar da Prefeitura de Pedra Branca atropela e mata funcionária municipal.


Tragédia no começo da manhã desta sexta-feira, 30, em uma estrada do sítio Saco, município de Pedra Branca.

A funcionária municipal Maria das Graças Barbosa Nazaro, de 53 anos, que residia na localidade rural e seguia para mais um dia de expediente na cidade, foi atropelada e morta.

(Ônibus foi abandonado cem metros depois do local do acidente)

Segundo informações policiais, a mulher trabalhava na limpeza urbana e seguia na garupa da moto do marido e, atrás da motocicleta, trafegava um ônibus escolar da Prefeitura na mesma direção.

Em um trecho da estrada, de acordo com informações preliminares, a moto tombou e a mulher caiu, sendo, imediatamente em seguida, atropelada pelo ônibus, que não conseguiu parar a tempo de evitar o atropelamento. Ela teve a cabeça esmagada pelos pneus do carro.

Mas o esposo da vítima tem outra versão para o acidente: conforme informações dele repassadas ao policiamento de trânsito, foi o ônibus que bateu com a lateral traseira na moto, quando foi fazer a ultrapassagem, e atingiu a mulher, que teve morte imediata.

Cássio anuncia que Ruy Carneiro deve ser vice do PSDB ao Governo do Estado

Da Redação, com o ParlamentoPB

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) praticamente anunciou que o presidente estadual do PSDB, deputado federal Ruy Carneiro deve ser seu companheiro de chapa, disputando a vice nas eleições de outubro. A declaração foi dada durante o encontro regional do PSDB realizado hoje de manhã em Princesa Isabel. "Tudo caminha para Ruy ser o nosso candidato a vice. É um companheiro leal, deputado competente e trabalhador, preocupado com os problemas da Paraíba, e além disso, representa João Pessoa", disse o senador.
A divulgação de uma decisão do Tribunal superior Eleitoral (TSE), que, na visão dos tucanos, garante a elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima para as eleições deste ano, promoveu efeito direto no encontro. “O evento foi um dos mais entusiasmados da série que estamos realizando com a militância do partido e aliados”, observou o deputado federal Ruy Carneiro, presidente estadual da legenda.
Para Ruy, a decisão do TSE deu alívio à militância e aos eleitores diante da “onda de boatos e do terrorismo” que vinha sendo espalhada pela oposição. “Foi possível perceber a alegria nas ruas de Princesa Isabel e constatar que os paraibanos desejam mudanças na forma de governar o Estado”, afirmou.

Em Princesa Isabel, o senador Cássio Cunha Lima chegou acompanhado pelo deputado Ruy Carneiro e o filho Pedro Cunha Lima, pré-candidato a deputado federal. 
Acerto da candidatura própria - Depois do encontro, o deputado Ruy Carneiro avaliou que a decisão do PSDB de apresentar candidato próprio a govenador foi um dos “grandes acertos” da estratégia da legenda. “Vimos que toda a militância e a sociedade aprovam a tese da candidatura própria e o nome do senador Cássio Cunha Lima como o candidato a governador. Não podíamos deixar de ouvir os apelos do povo”, destacou.
Diálogo e segurança - O acerto se faz ainda mais forte, segundo Ruy Carneiro, quando se escuta a população pedindo mais segurança, mais saúde, melhor educação e, sobretudo, um governo que converse com a sociedade.
 “O senador Cássio Cunha Lima tem pregado a necessidade de se construir um governo de paz na Paraíba e um Estado com menos violência e mais saúde. Esse é o compromisso do PSDB e a população tem manifestado total apoio nos nossos encontros regionais e nas ruas”, declarou o parlamentar.
Conversas com outros partidos - O presidente estadual do PSDB, deputado Ruy Carneiro, revelou que o partido terá dois focos nos próximos dias: manter os encontros com a militância no interior, através dos encontros regionais, e aprofundar as conversas com outras legendas na tentativa de construir a unidade das oposições.
 “Estamos não apenas montando uma grande coligação em torno do nome do senador Cássio Cunha Lima, mas buscando, sobretudo, construir a unidade das oposições. A Paraíba precisa dessa unidade para encontrar o seu caminho de desenvolvimento”, explicou.
O PSDB estaria credenciado para propor e defender a unidade das oposições, de acordo com Ruy Carneiro, devido à capacidade de diálogo do senador Cássio Cunha Lima e sua experiência como político e gestor. “Cássio está preparado para promover e paz e unidade política e conduzir um grande projeto de desenvolvimento do Estado”, assegurou.

15 prefeituras, uma delas no Vale do Piancó, continuam sem site e 43 sem portal. Igaracy como sempre entre as 100!


O mais recente levantamento sobre a transparência nos municípios paraibanos mostra que 15 prefeituras não apresentam site e 43 não dispõem de portal da transparência.

A informação foi divulgada ontem durante evento realizado em João Pessoa pela organização não governamental Amarribo Brasil e pelo Instituto Soma Brasil, com apoio do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), Controladoria Geral da União (CGU), Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba e a Secretaria da Transparência da capital.

O levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em parceria com a CGU e o Focco mostra que encontram-se sem site as prefeituras de Araçagi, Barra de São Miguel, Cacimba de Dentro, Curral de Cima, Igaracy, Itabaiana, Mari, Ouro Velho, Prata, Riachão do Bacamarte, Riacho de Santo Antônio, São José da Lagoa Tapada, São José de Princesa, São Sebastião do Umbuzeiro e Serra Redonda.

Destas, apenas as prefeituras de Cacimba de Dentro, Itabaiana, Riachão do Bacamarte e Serra Redonda não apresentavam sites no primeiro levantamento da transparência, apresentado em dezembro de 2013.

Ainda segundo o relatório, 50 prefeituras não apresentavam portal em dezembro de 2013, número que atualmente caiu para 43, ou seja, de 22,42% dos municípios para 19,73%.

“O resultado da avaliação é bastante promissor, embora a melhoria tenha sido tênue. Este é um trabalho evolutivo que o mais importante é não deixar parar e, sim, manter a vigilância e a cobrança”, pontuou o conselheiro do TCE e coordenador do Focco/PB, conselheiro André Carlo Torres. “Os que insistem em descumprir já estão atingindo o estágio de sofrer multas e de terem contas reprovadas além de outros reflexos que podem ser atribuídos pelo Ministério Público do Estado”, acrescentou.

De acordo com o auditor e coordenador do Núcleo de Ações e Prevenções da CGU, Gabriel Aragão, a Lei Complementar 131 trouxe a obrigatoriedade de portais para todas as prefeituras, Câmaras, governos de Estado e órgãos da União. Já a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011), que entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012, além de reforçar a obrigatoriedade dos portais, coloca ainda a obrigatoriedade de se ter um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Com isso, as prefeituras e órgãos públicos têm que ter um local para onde o cidadão pode se dirigir para fazer uma solicitação de informação, serviço que também deve estar disponibilizado na internet, é o chamado E-Sic.

“Quem não cumprir a lei poderá responder não só por improbidade administrativa, como pode ter a suspensão de transferências voluntárias que comumente conhecemos como convênios e contratos de repasse", afirmou Gabriel Aragão. 
Fonte: Luiza Santos

Pleno do TSE acaba de responder à consulta similar ao caso de Cássio e, por unanimidade, decisão garante elegibilidade ao senador...

Para pôr um fim de vez nessa boataria, produzida hoje, em torno da elegibilidade do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) nada melhor do que o direcionamento da própria Justiça Eleitoral. Pois bem, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu agora à noite, nesta quinta-feira (29), por unanimidade, que a contagem do prazo de inelegibilidade, prevista na lei, será feito, dia a dia, ou seja, a contar da data da eleição.
Com esta decisão, o senador Cássio é elegível porque a data de sua eleição em 2006 foi no dia 1º de outubro e a próxima eleição, neste ano, será no dia 05 de outubro. Trata-se da consulta nº 433-44, cuja relatoria foi a ministra Luciana Lossio, respondendo a consulta do deputado federal Pedro dos Santos Lima Guerra sobre inelegibilidade, portanto, nada tem a ver com consulta do deputado Leandro Velloso (PMDB-GO), como noticiado.  
A questão jurídica tratou da alínea 'D' da LC 64/90, contagem de 8 anos. Foi a interpretação oficial do plenário do TSE, portanto, sem espaço para muita conversa fiada. Veja como foi a decisão dos ministros (com Walter Santos):
Decisão do TSE - 
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu, na sessão administrativa desta quinta-feira (21), que, se a inelegibilidade cessar antes da data das eleições, deve ser observado o parágrafo 10 do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
Esse dispositivo diz que os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até às 19h do dia 5 de julho do ano m que se realizarem as eleições. Determina ainda que as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade. 
Assim, fatos supervenientes à data limite para o registro devem ser considerados. "É a única situação concreta em que se aplica esse preceito porque, se se tem um fato concreto que afasta a inelegibilidade em data anterior, evidente que o candidato não precisa acionar o preceito", sustentou o ministro Marco Aurélio, relator de consulta sobre o tema. Ele disse ainda que, "se antes da data limite para requerimento do registro já houver ocorrido a citada alteração afastando a inelegibilidade, deixa de existir utilidade em acionar-se o previsto no parágrafo 10, artigo 1, da Lei 9.504/1997".
Ainda de acordo com o relator, em se tratando de processo de registro, não cabe sobrestamento para aguardar o decurso do período relativo à inelegibilidade. "A derradeira oportunidade de incidência do parágrafo 10 do artigo 11 da Lei 9.504/1997 coincide com a jurisdição ordinária, ou seja, encontrava-se ainda aberta esta última, não havendo campo para chegar-se à consideração de fato novo".

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Harrison revela que embargo de Cássio NÃO TEM EFEITO e foi julgado há uma semana


Harrison revela que embargo de Cássio NÃO TEM EFEITO e foi julgado há uma semana

Da Redaçãodo clickpb
O advogado, Harrison Targino, respondeu hoje (29), ao vivo, as ilações de que seu cliente, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), estaria inelegível até 2022, conforme matéria publicada por site ligado a uma emissora de TV na capital e em entrevista a própria rede, o advogado desmentiu a informação falsa.
Ao vivo, o repórter da emissora de TV perguntou: "Foi julgado ontem o ultimo embargo do Senador Cássio Cunha Lima ou não?" Harrisson respondeu: "Não. Ela é falsa! É mentira de quem propaga" E completou: "A mentira é descuidada. Não tem efeito prático algum de embargo da semana passada".
O advogado ainda esclareceu: "Cássio será candidato a governador e o povo da Paraíba poderá escolher. Esses boatos estão sendo feitos por causa do medo que certas pessoas têm de Cássio e estão querendo confundir o povo. Sobre o tema já havia definição jurídica com a questão da cassação antiga. Deixa o povo decidir, porque na justiça pode ter certeza que estará sim garantida", arrematou.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lei garante 85% desconto de dívidas de agricultores junto ao Banco do Nordeste dos produtores rurais prejudicados pela seca em 2012 e 2013

Mais de 28 mil produtores rurais da Paraíba, que foram prejudicados pela seca em 2012 e 2013, terão até o final do ano para aderir à Lei 12.844/2013, que prevê desconto de até 85% de suas dívidas com o Banco do Nordeste (BNB). A lei prevê ainda ampliação do Garantia-Safra e ainda amplia o Auxílio Emergencial Financeiro. De acordo com a instituição, foram suspensas 3.780 ações ordinárias de cobrança, execuções ou monitórias que tramitam na Paraíba, dando um fôlego para os produtores se recuperarem dos danos e quitarem os débitos. Todos os agricultores têm direito ao benefício, mas é necessário procurar o BNB para formalizar o interesse na renegociação. No total, a soma das dívidas desses produtores na Paraíba chega a R$ 437,3 milhões.
A lei prevê que operações financeiras de até R$ 15 mil possam ter desconto de 85% para residentes no semiárido nordestino, norte de Minas Gerais e Espírito Santo e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Já os contratos com valor entre R$ 15 mil e R$ 35 mil terão descontos de até 75%. Para os agricultores que acumulam dívidas que variam de R$ 35 mil a R$ 100 mil, o abatimento é de até 50%. Para as operações que chegam a R$ 200 mil, é possível realizar um novo financiamento para liquidar as operações sem exigência de amortização prévia, em um prazo de até 10 anos, com juros entre 0,5% e 3,5% ao ano. As menores taxas são destinadas aos agricultores enquadrados nos grupos A e B do Pronaf.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Morre em São Paulo Fausto Tomaz de Lima



Faleceu na noite desta segunda-feira (26) na cidade de São Paulo, um dos filhos mais ilustre de Igaracy. Trata-se de Fausto Tomaz de Lima que tinha 96 anos, um dos primeiros homens aqui do Vale do Piancó a ir buscar melhorias de vida na capital bandeirantes.

Fausto Tomaz como é conhecido por São Paulo, foi Vereador e chegou a ser eleito deputado pelo estado de São Paulo, onde foi um dos deputados cassados pela Ditadura Militar na década de 70.
O enterro aconteceu nesta terça-feira (27) em São Miguel Paulista.
O blog se solidariza com a família deste homem que fez e deixou história no Brasil.

Veja abaixo algumas imagens de Fausto lá em São Paulo:

Fausto Tomaz de Lima

Alda Marco Antonio e Fausto Tomás de Lima.
Memória: Fausto Tomás de Lima com Aloysio em 1992.

Memória: 1978 Fausto Tomás de Lima (à esq.) em campanha, com Quércia.

Foto - Fausto Tomaz de Lima, o prefeito Gilberto Kassab e a vice Alda Marco Antônio durante campanha eleitoral em São Miguel Paulista.

Fotos: Victo Santos - São Miguel

Asfig e Saco fazem jogo amistoso para lançar novo uniforme da associação, vejam:



Foi realizada neste domingo (25) na capital João Pessoa, um jogo de inauguração dos uniformes da Associação dos Filhos de Igaracy – ASFIG. O jogo aconteceu entre o time da ASFIG e o time do Sítio Saco também da cidade de Igaracy, o estádio foi o José Américo de Sousa, a partida aconteceu às 09:00 horas.

O jogo:
Quem abriu o placar foi o time da ASFIG com o gol de Vera, logo depois o time do Saco empatou com o jovem Joácio; no segundo tempo aconteceu a virada com mais um gol de Joácio e a partida terminou com o placar de 2 a 1.

Logo após a realização do jogo comemorativo, todos os participantes fizeram uma confraternização em Cabedelo.

O presidente da ASFIG, Hortêncio Carvalho agradeceu a presença de todos, ao time do Saco que não mediu esforço em se dirigir até a capital paraibana, ao apoio da Prefeitura que disponibilizou o transporte para que o time do Saco fosse participar do evento. Enfim agradeceu a cada um que contribuiu e continua contribuindo com a Associação dos Filhos de Igaracy, tanto em João Pessoa, quando em Igaracy.

Veja algumas fotos:


  

Idoso de quase 80 anos tem perna esmagada por ônibus escolar em Igaracy



Um grave acidente deixou parte da população de Igaracy bem abalada na manhã desta terça-feira (27). Por volta das 6:30 horas o Senhor José Soares de 78 anos, que reside na rua Francisca A da Silva no Bairro Padre Aristides, foi atropelado por um ônibus escolar na esquina que dá acesso ao bairro. Ao ser atropelado, parte da perna direita foi esmagada pelo peso do ônibus que estava cheio de alunos (crianças). A população acionou o SAMU e a Polícia que demoraram ambos quase uma hora para chegar ao local. 


O Samu foi acionado por várias vezes logo após o acidente, até pelo editor deste blog e também por outras pessoas que assistiram a terrível cena, fomos enformados que a viatura do Samu que fica na cidade de Igaracy, encontra-se com problemas nas pastilhas de freio e por isso não pôde ser acionado para a ocorrência, uma viatura de Piancó teve que se descolar até a cidade de Igaracy para atender o Senhor que possui idade avançada e ficou por quase uma hora deitado no meio da rua. Vizinhos e amigos de Zé Soares comovidos com o descaso e a demora no atendimento levaram alguns travesseiros, panos e ficaram ao lado do Senhor até o atendimento chegar.


Com a demora, começou a revolta e a população foi até o SAMU local para cobrar providência, os funcionários estavam todos na base, mais foi alegado que não teriam condições de atender a ocorrência por a viatura não possuía freios. Mesmo assim, o técnico em enfermagem subiu em uma moto emprestada e veio ao local, tentando dar os primeiros socorros a vitima. 



Mesmo com a demora, o idoso foi socorrido e até o momento nenhum informação do estado de saúde foi divulgado.


É duro e triste morar em Igaracy hoje, há quase 7 anos que a população não pode contar se quer com uma ambulância e a base do SAMU parece encontrar-se em completo abandono pelo poder publico, nem freios a ambulância que foi enviada pelo governo federal possui. Até quando vamos conviver com essa triste realidade, até que ponto um evento festivo como Copa e São João pode tapar os olhos do povo que não acordou ainda para lutar e brigar pelo que é seu? Quantos “Zé” vão esperar por horas perdendo sangue no meio da rua?


Acorda Brasil, Acorda Paraíba, Acorda Igaracy!



A cidade de Igaracy ainda tem muito que agradecer, pois tem um atendimento padrão 100 melhores do Brasil. Imagine aqueles que estão entre os 100 piores...


Não postamos fotos da vítima, pelo fato da gravidade dos ferimentos.