ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Acidente deixa 12 estudantes mortos e quatro feridos nesta noite de terça-feira.


Doze pessoas morreram e quatro ficaram feridas em um acidente acontecido no início da noite desta terça-feira (29), na MA-303, entre Bacuri e Apicum-Açu, cidades localizadas no litoral norte do Maranhão.

Segundo testemunhas, por volta das 19h, um caminhão transportando pedras se chocou de frente com uma caminhonete que levava estudantes do município de Bacuri para o povoado Madragoa.

A Polícia Militar confirmou ainda que, com o impacto, o veículo com os alunos caiu em uma ribanceira, o que dificultaria o resgate das vítimas.

De acordo com a prefeitura da cidade de Bacuri, cerca de 30 estudantes estavam no veículo. Alguns dos feridos foram levados para o hospital municipal daquela cidade. E outras vítimas foram transferidas para o hospital da cidade de Cururupu.

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) confirmou ao G1 que equipes da Secretaria de Saúde (SES), do Samu, além de outras cidades próximas já estão em Bacuri para auxiliar no atendimento aos feridos.

Em nota de pesar, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que está garantido apoio imediato e envio de equipes da SES e Secretaria de Educação (Seduc) para o local. “Ficamos todos muito tristes com essa tragédia, que abala não só as famílias de Bacuri, mas de todo o Maranhão”, afirmou.

Ainda segundo a nota, o governo determinou que fossem tomadas todas as providências, incluindo assistência social e psicológica às famílias das vítimas.

Fonte: G1

CMJP concede Título de Cidadania ao radialista Antônio Malvino nesta terça

O radialista Antônio Malvino Neto recebe, nesta terça-feira (29), o Título de Cidadão Pessoense da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A homenagem é uma propositura do vereador Lucas de Brito (DEM) e ocorre durante sessão solene, às 15h, no Plenário Senador Humberto Lucena.

Nascido na cidade de Sousa, Antônio Malvino Neto tem 56 anos, é radialista e servidor público.

Começou sua carreira no rádio em Cajazeiras, na Difusora Rádio Cajazeiras, em 1972, e, atualmente, é locutor da Rádio Sanhauá AM, apresentando há 26 anos o programa Debate Sem Censura, que vai ao ar todas as sextas-feiras, das 12h às 14h, sendo retransmitido por uma cadeia de emissoras para todo o Estado.

É formado em História pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras e é autor de quatro livros sobre o folclore político, em parceria com o jornalista Sebastião Lucena. É casado com Maria de Fátima Marques Malvino e pai de dois filhos, Bruno e Diego Malvino.

Fonte: Assessoria

Detran e Ministério Público farão vistoria em transporte escolar de 13 municípios do Vale.


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE), inicia no próximo sábado, 3 de maio, mais uma etapa das vistorias no transporte escolar.

Dos 61 municípios paraibanos que serão vistoriados, 13 são do Vale, e os trabalhos começam sempre a partir das 7h.

Na região, as vistorias nesse sábado, 3, ocorrem na sede da 21ª Ciretran de Conceição, quando serão vistoriados veículos locais e das cidades de Ibiara, Santa Inês e Santana de Mangueira.

No domingo, 4, as vistorias serão feitas na 10ª Ciretran de Itaporanga, oportunidade em que os transportes escolares da cidade, além dos que atuam em Boa Ventura e Diamante, passarão por fiscalização.

Somente no dia 17 de maio (sábado) as vistorias retomarão no Vale, quando serão vistoriados, na 17ª Ciretran de Piancó, os veículos de sua cidade-sede e dos municípios de Emas, Igaracy, Nova Olinda, Olho D’água e Santana dos Garrotes.

As vistorias são resultado de um termo de cooperação técnica entre o Detran e o MPE, assinado em fevereiro de 2012, objetivando garantir a segurança dos mais de 142 mil estudantes do estado que utilizam o transporte escolar. Elas são feitas por equipes da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran e do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq). O Ministério Público acompanha os trabalhos por meio do promotor de Justiça responsável ou através da designação de um servidor da Promotoria de cada local onde ocorre a fiscalização.

Objetivo das vistorias - De acordo com o Governo do Estado, “A intenção das vistorias é verificar o cumprimento da portaria número 103, do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, publicada no Diário Oficial do dia 27 de fevereiro deste ano. Baseada nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, a portaria disciplina o setor de transporte escolar na Paraíba”.

O documento determina que os condutores tenham idade mínima de 21 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “D”; tenham cursos de especialização e não tenham cometido infrações de trânsito graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses. A portaria também estabelece “que os veículos sejam registrados na categoria aluguel ou oficial, identificados como veículos escolares e inspecionados, semestralmente, para a verificação dos equipamentos obrigatórios”, segundo informa o Governo Estadual.

Fonte: Folha do Vali

Depois de consultar sua base, prefeita de Diamante se reúne com governador e tem novidade.


Antes de seguir para o encontro do governador Ricardo Coutinho (PSB), reunião que aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 28, em João Pessoa, a prefeita de Diamante, Marcília Mangueira (PMDB - foto), teve, primeiro, a preocupação de ouvir sua base política e muitos dos seus eleitores para tomar uma posição que refletisse a vontade do seu grupo. E assim foi feito.

Depois de uma longa e proveitosa conversa com Ricardo, a prefeita decidiu seguir o projeto político do governador, que é pré-candidato à reeleição, mas o interesse maior da gestora ao construir o entendimento com o governador é trazer obras e projetos para o município.
(Prefeita esteve em conversa com o Governador na Capital)

No encontro, a prefeita solicitou de Coutinho mais investimentos em Diamante e apresentou algumas reivindicações, entre as quais a passagem molhada no rio Piancó para facilitar o trânsito entre a cidade e as comunidades rurais; poços na zona urbana para melhorar o abastecimento d’água; ambulância; e asfaltamento da rua principal da cidade.

Ao retornar a Diamante, depois do encontro com o governador, a prefeita pretende reunir novamente sua base para apresentar os principais pontos da conversa e discutir os novos rumos políticos do grupo, que está fortalecido pela boa gestão realizada pela prefeita.

Fonte: Folha do Vali

terça-feira, 29 de abril de 2014

Sindicalista Aguiaense recebe título de cidadão em São Caetano do Sul...



O Sindicalista Chiquinho Pereira que é natural de Aguiar aqui no Vale do Piancó, recebeu nesta quinta-feira (24) através de uma Proposição do Vereador Edison Roberto Parra, o Titulo de Cidadão Sulsancaitanense.

A Sessão Solene aconteceu na Câmara de Vereadores em São Caetano do Sul, na noite desta quinta-feira (24) e contou com a presença de várias lideranças políticas e Sindicalistas do país. O Igaracyense Roga Matias que faz parte da UGT participou do evento ao lado do homenageado Chiquinho Pereira, ambos encontraram lá um amigo que é segundo eles, é um lutador das causas populares, trata-se de Frei Chico que é irmão do ex Presidente Lula.
Roga e Frei Chico (irmão de Lula)

Sobre Chiquinho; ele é Presidente do Sindicato dos Padeiros do estado de São Paulo, Secretário de Articulações Políticas da central UGT Nacional, onde realiza um belo trabalho, ainda é Secretário Nacional do PPS partido pelo qual já disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. E ainda tem uma história invejável, onde saiu da cidade de Aguiar ainda pequeno com sua mãe rumo a São Paulo, lutou contra a Ditadura Militar e hoje, depois de vencer na vida é um dos mais importantes Sindicalistas do País, conhecido em boa parte do mundo.

Chiquinho também já possui um Título de Cidadão Igaracyense, além de ter sido homenageado em várias cidades aqui do Vale do Piancó, cidades como Aguiar (sua terra natal) e São José de Caiana.

Veja fotos:


 

Segundo dados do TCE, a Prefeitura de Igaracy virou de 2013 para 2014 devendo mais de 1,8 milhão.



A Prefeitura de Igaracy movimentou no ano passado mais de 10 milhões de reais. Esse foi o total das despesas pagas em todos os setores da administração municipal, mesmo assim as contas não pagas estão bem acima disso, conforme dados colhidos no Sagres do Tribunal de Contas do Estado e divulgados pelo blogigaracyverdade.

Ao todo, a Prefeitura empenhou R$ 11.628.559,88 (onze milhões, seiscentos e vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e oitenta e oito centavos) durante todo o ano de 2013, isso está quase R$ 2.000.000,00 (dois milhões) acima da arrecadação, o que gera um grande descontrole financeiro já nos primeiros 12 meses da atual gestão.

Esse desequilíbrio financeiro não tem explicação, já que a atual administração ainda nem começou a pagar os três meses de salários atrasados deixando pelo ex Prefeito Celino Farias aos funcionários da cidade. Corre informações que a qualquer momento, a justiça pode dar o direito aos funcionários de começarem a receber os salários atrasados que tem direito, já com a correção dos valores e isso pode bagunçar ainda mais as contas de uma administração que há menos de dois anos, já está perdendo as rédeas financeiras.

O que pode será que está acontecendo na atual administração? Apenas nos primeiros 12 meses já existe um grande descontrole financeiro que pode aumentar a cada ano e somar no final de todo o mandato, um enorme débito.
 
Hugoigaracy com TCE e blogigaracyverdade

Chapa Forte: PT decide apoiar Veneziano no primeiro turno, mas não indica nome para chapa que deve ter Leonardo Gadelha como vice e Maranhão pro Senado

Como saldo da reunião realizada hoje na sede do diretório estadual, o PT decidiu apoiar a candidatura do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano (PMDB), ao governo já no primeiro turno. Mas, os petistas não indicaram nome para compor a chapa majoritária, mesmo o PMDB tendo dado prazo até o próximo dia 10 de maio para indicar Lucélio Cartaxo na vaga de senador. O PT não quer porque vai trilhar o caminho mais fácil para Lucélio: um mandato de deputado federal.
Na reunião que contou com dirigentes do PMDB, PT e PSC, e com o "Cabeludo", ficou acertado que será feita aliança somente na proporcional, mas o PT apoiará o nome de Veneziano para governador. Vené tenta agora convencer o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC) a aceitar convite para ser seu vice. O ex-governador José Maranhão deve ser disputa o Senado.
 

Dois itaporanguenses pedalam quase 500 km de João Pessoa para Itaporanga.


O tatuador Cristiano Inácio de Araujo e o eletricista Geraldo “Gera Som” pedalaram cerca de 425 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa até a cidade de itaporanga, no Sertão do Estado.

Os itaporanguenses passearam por pontos turísticos da capital e em seguida ‘desceram a serra’ rumo ao Vale do Piancó, no 1º Desafio de Longa Distância.

(Itaporanguenses fazem parte do Clube Cia Bike)

O pedal foi iniciado no último sábado (26) e terminou nesta segunda-feira (28), com duração de 21 horas e 39 minutos. Para Cristiano, Cortar o Estado da Paraíba de uma extremidade a outra foi um grande desafio, mas que não será o último.

Fonte: DiamanteOnline

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PMDB E PT SE PREPARAM PARA anuncio da aliança no dia 10

Marcone Ferreira

Com o Partido dos Trabalhadores praticamente definido acerca da aliança com o PMDB, crescem as chances da terceira via nas eleições de outubro, na Paraíba: a pré-candidatura a governador de Veneziano Vital. As lideranças das legendas estão reunidas neste momento, definindo o calendário do anuncio da união e os nomes que poderão integrar a chapa majoritária encabeçada pelo peemedebista.
O PMDB de Veneziano não está só. Esta acompanhado do PSC do ex-deputado federal Leonardo Gadelha, também do presidente estadual José Maranhão, líder das pesquisas nas eleições de outubro para o Senado e, ainda, dos deputados federais Nilda Gondim e Hugo Motta e do deputado estadual Gervásio Maia Filho.
Pelo lado do PT, o presidente estadual Charlinton Machado, o deputado Frei Anastácia, Giucélia Figueiredo, Lucius Fabiani, entre outras lideranças. Uma preparação para o próximo dia 10. Nesta data os dois partidos deverão anunciar oficialmente o casamento para o pleito eleitoral de outubro.
ptpmdb

domingo, 27 de abril de 2014

Terço dos Homens de Igaracy participa do aniversário do Terço de Olho D’Água



O grupo do Terço dos Homens da cidade de Igaracy foi convidado e se fez presente no 10º aniversário do Terço dos Homens da Cidade de Olho D’Água. A comemoração começou logo às 18hs com uma caminhada por toda a cidade, depois aconteceu uma Missa em Ação de Graças pela passagem do aniversário e logo após aconteceu uma confraternização com um jantar em uma das escolas da cidade.

Várias cidades da região marcaram presença, a exemplo de Aguiar, Piancó, Itaporanga, Curral Velho, Emas, Santa Terezinha dentre outras.

A cada dia, o movimento do Terço dos Homens cresce na região do Vale do Piancó e a cada momento, mais um homem vai em busca da palavra do Senhor Jesus.

Parabéns a todos os homens, principalmente aos homens que fazem o terço de Olho D´Água.

Veja fotos: