Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

EMISSÁRIO VOLTA FRUSTRADO DA conversa com pré-candidato tucano

O ato não precisa ser publicado no Diário Oficial do Estado, mas o governador Ricardo Coutinho (PSB) nomeou assessores ligados ao tucano Cássio Cunha Lima para conversar com ele. O objetivo é tentar removê-lo da decisão de concorrer à sucessão governamental em 2014.
Segundo informações repassadas ao blog, o primeiro emissário do Palácio da Redenção retornou com a seguinte resposta: “Tem jeito não, governador; ele (Cássio) está mesmo decidido”. O outro, ainda não arriscou conversar com o tucano. As declarações de CCL em Guarabira fez tremer a base do governo “socialista”.
Até o governador arriscou conversar com o tucano, mas levou um “rolezinho” na semana passada. Cássio preferiu ir ao encontro do presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira – vice-prefeito de João Pessoa.
“Governador, tem jeito não; é melhor desistir e vamos montar uma nova estratégia para o embate que será difícil para nós, para ele (Cássio) e também Veneziano (Vital)”. Essa opinião, RC teria ouvido de um corajoso assessor.
O Palácio já tinha uma estratégia montada, que seria jogar no asfalto a informação de um suposto dossiê contra o tucano Cássio Cunha Lima. Mas foi abortado a pretexto de que tornaria o senador do PSDB novamente “vítima”.
Então, recomendou-se deixar a poeira sentar e começar tudo do zero a partir do momento em que o senador tucano lançar a candidatura ao governo.

Marcone Ferreira

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sindicalista Gelson Alexandrino visita Igaracy sua terra natal



Quem está visitando a cidade de Igaracy é o Sindicalista Gelson Alexandrino, filho de seu Ademar Conceição, ele vive hoje no Rio de Janeiro e percorre o país inteiro lutando pelos direitos de trabalhadores e camponeses. Gelson esteve na noite desta quarta-feira (29) participando do Terço dos Homens na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde pode matar um pouco a saudade do lugar onde segundo ele mesmo, começou ao lado do Padre Nelson a luta pelo povo trabalhador. Na época, ambos enfrentaram o poder da ditadura militar e mesmo assim não desistiram da luta em nome do homem do campo.

No próximo dia 09 de fevereiro, Gelson fará pela manhã um encontro com trabalhadores e todas as comunidades da cidade de Igaracy no Centro Pastoral da Igreja Católica.

Amigos por uma força de pensamentos e ideologias parecidas Gelson encontrou Lídio Carneiro durante o Terço e logo após os dois tiveram aquela conversa boa, conversa de quem quer o bem do povo trabalhador. Gelson ainda presentou Lídio Carneiro com um livro que fala da difícil história de lutar pelo povo durante várias épocas, inclusive durante a Ditadura Militar no Brasil.
Lídio Carneiro ao lado de Gelson Alexandrino
  

Ética, coragem e jornalismo, por Ary Ramalho





Pautado pela ética e responsabilidade o Blog Ary Ramalho sempre buscou a imparcialidade dos fatos e transmitir os acontecimentos baseados nas informações das fontes. Ainda mais quando a informação repassada ao jornalista foi de responsabilidade do vereador Rênio Macedo e não das fontes que precisam ser mantidas em sigilo. 

Nesse caso não foi comunicado a este jornalista que não publicasse a matéria. Ao contrário, a informação que chegou seria para publicar e assim foi feito com absoluta responsabilidade e confiança na pessoa que repassou o fato. No entanto, o vereador José Ivanildo de Oliveira “Dida” (PT) enviou uma nota endereçada ao Blog sobre o assunto.


Como reza o bom jornalismo e a democracia sempre tem a alma dos que se sustentam na verdade. O Blog do Ary Ramalho postou na íntegra nota advinda do parlamentar mirim santanense. Mas esclarecemos o seguinte:

Ao contrário e doravante de conchavos mantidos antes e depois de meros acordos ainda que baseados em hipóteses o jornalismo apenas noticia os fatos. Porém, deixo claro e afirmo que em nenhum momento foi repassado que o vereador petista era candidato a qualquer cargo.

A informação foi do atual presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, Rênio Macedo(PMDB). Na noite do dia 27, o parlamentar entrou em contato via telefone para informar que estaria desistindo da reeleição da presidência e que apoiaria o vereador Dida Oliveira.

Na verdade o vereador petista não tem porque autorizar matéria, até porque não foi noticiada sua candidatura. Apenas o vereador Rênio declarou apoio ao vereador petista ao cargo de presidente do legislativo mirim santanense.

“Externei meu voto a Dida, espero que aceite e seja o meu candidato á presidente. A matéria não foi para provocar brigas internas, apenas eu, desistir de concorrer à reeleição, que é de direito para apoiar outro colega”. Disse Rênio Macedo.

FONTE: www.ARYRAMALHO.com

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

NONATO COMANDA ARTICULAÇÃO e PTB é mais novo aliado pró-cássio

A movimentação do presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira – vice-prefeito de João Pessoa -, preocupa os articuladores da campanha à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O leitor pode estar perguntando: o que uma coisa tem a ver com outra. Bandeira não é candidato majoritário e não seria ele o principal adversário do candidato reeleitoral.
O problema não esse especificamente, mas sim as conversas de Nonato nos bastidores da política paraibana neste período da pré-campanha estadual. O dirigente do PPS conversou com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), seu preferido na disputa ao governo, na semana passada e nesta quarta (28) deu “plantão” na sede do PTB para uma conversa com o presidente deste partido, Wilson Santiago.
O repórter Anderson Soares, do Sistema Arapuan de Comunicação, não conseguiu arrancar maiores novidades do vice-prefeito de João Pessoa. Apenas um: “sempre que possível converso com o senador Cássio”. Ou: “não definimos nada; não é momento para isso”.
A opinião, no entanto, parece mais um disfarce para as conversas de bastidores, a exemplo da discussão dos partidos em relação ao cenário nacional das eleições. Mais nem precisa, porque Nonato deixou transparecer nestas articulações que recebeu uma missão e começou a cumpri-la.
Depois do encontro, em entrevista, o ex-senador Wilson Santiago disse com todas as letras maiúsculas que “se for Cássio (Cunha Lima) dá para esperar”.
Aí tem coisa.

Marcone Ferreira

Sintomática saída de Silvia Cunha Lima e críticas de RC antecedem decisão de Cássio agendada pra segunda quinzena de fevereiro...

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) travam hoje uma verdadeira "guerra fria" que promete só acabar na segunda quinzena de fevereiro, quando o tucano decidir, junto com o PSDB, se será candidato ao Governo. De um lado, Cássio dá claros sinais de rompimento da aliança celebrada em 2010 e lançamento da candidatura. Do outro, o governador prefere fingir que nada está acontecendo, embora comece a sentir a coisa caminhar para o enfrentamento e vem mandando "recados" ao ainda aliado.
Além do tom do discurso, que prioriza críticas ao Governo e o desejo de "seguir a vontade dos paraibanos", Cássio tem acenado de outras formas na direção do rompimento, como sugerir uma avaliação da gestão RC e comunicar a alguns correligionários que quer voltar ao Governo. Mas, talvez o fato mais sintomático até agora seja mesmo a saída da ex-esposa e ex-primeira-dama do Estado, Silvia Cunha Lima, do cargo de coordenação que ocupava no Governo. Dizem que falta apenas a publicação no Diário Oficial. E foi ela quem pediu pra sair. Silvia deve ocupar cargo de mesmo porte na administração de Romero Rodrigues, em Campina Grande.
Embora do lado do governador a ordem seja manter o discurso de preservação da aliança até 2018, como de origem, Ricardo já emite sinais, ainda tímidos, de que está pronto para a luta. Dias atrás, a secretária Chefe de Gabinete, Estelizabel Bezerra, disse que o projeto de reeleição de RC independe de Cássio e que o PSB está preparado para enfrentá-lo. A repercussão não foi a esperada, mas a declaração deixou cassistas enfurecidos. Outro episódio mais recente aconteceu após o anúncio do aumento dos servidores, quando quase passou despercebida uma frase do governador lembrando que não seria "irresponsável como outros (governadores) que deram aumento (em patamares astronômicos) porque iam sair e deixaram para os sucessores pagar".
Ricardo não citou nomes. Apenas disse que os exemplos foram muitos país afora. Ele poderia estar se referindo ao ex-governador José Maranhão (PMDB), no caso dos reajustes pré-eleitorais dos servidores e até da famosa PEC 300 dos policiais. Mas, todos sabem que Cássio, próximo de deixar o cargo por decisão da Justiça Eleitoral, mandou para a Assembléia Legislativa aprovar mais de uma dezena de PCCRsque resultaram em aumento real para várias categorias. E assim caminham RC e Cássio. (com Vanderlan Farias)

Polêmica: Coronel afirma que reajuste anunciado por RC “não é verdadeiro”. Confira!


Começam a emergir as críticas de setores do funcionalismo ao reajuste salarial anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, nesta segunda (dia 27).

Uma desses vem do Coronel Jarlon Cabral Fagundes, para quem o reajuste de 10% não passa de uma peça de ficção: “O aumento anunciado pelo Governo não é verdadeiro…”

Segundo o oficial, o aumento foi de apenas 5%, que na verdade foi linear para todas as categorias: “Metade foi dado em cima da Bolsa Desempenho e do auxílio alimentação que não incorpora em nossos salários quando vamos para reserva, mais uma vez nossos irmãos Policiais e Bombeiros Militares da inatividade ficaram para traz.”

Confira na íntegra desabafo do Coronel Jarlon nas redes sociais, em carta dirigida aos policiais e bombeiros militares:

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Igaracyense Zé Lopes participa de evento em São Paulo ao lado de Alckmin



O igaracyense Zé Lopes participou ao lado do Governador de São Paulo Geraldo Alckmin de evento onde foi destinado mais de R$ 25,6 milhões ao Hospital Santa Marcelina em Itaquera na Zona Leste, região em que o empresário igaracyense tem atuação política.
Zé Lopes ao lado de Geraldo Alckimin


Ouvinte "surta", invade e quebra a rádio de Fabiano Gomes na chibata


Inaugurada com toda pompa recentemente, a Rádio Mais FM, empresa do Grupo Fabiano Gomes de Comunicação, empresário de ascensão meteórica nos últimos três anos, foi parcialmente destruída nesta segunda feira e aparentemente por um rapaz que surtou, foi até a emissora e botou pra quebrar.

Segundo colheu o portal Folha do Sertão, "por volta das 10h00 desta segunda-feira (27), um fato inusitado foi registrado na cidade de Uiraúna, Sertão da Paraíba. Segundo informações, um homem, identificado como Marcelo do Tigre, 27 anos, residente no Sítio Tigre, Zona Rural de Uiraúna, de posse de um cabo de uma chibanca (uma ferramenta agrícola), adentrou os estúdios da Mais FM, em Uiraúna, rádio recentemente inaugurada, e passou a agredir alguns funcionários e quebrar todos os móveis que se encontravam na recepção do prédio. No momento do fato, o locutor do horário que se encontrava trabalhando tratava-se de Olivan Silva, o qual relatou que por sorte, o homem não conseguiu adentrar o estúdio principal da rádio onde ficam os equipamentos, porém, o mesmo conseguiu destruir todos os móveis da ante-sala, local onde fica a recepção."

É inusitado que alguém invada uma emissora de rádio do nada e danifique o patrimônio privado.

O que realmente teria acontecido para este rapaz surtar e destruir a rádio de Fabiano? Se essa onda pega...


http://www.dercio.com.br/blog/ouvinte-surta-e-quebra-radio-de-fabiano-gomes-na-c/

Veneziano visita Luciano Agra e articula unidade das oposições na Paraíba. Confira!

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PEN), recebeu a visita nesta segunda-feira (27), do ex-prefeito de Campina Grande e pré-candidato a governador pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo.

O peemedebista estava acompanhado do deputado federal Hugo Motta.

À tarde, Veneziano postou em seu microblog no Twitter que conversou com Agra sobre o seu estado de saúde e disse que encontrou o ex-prefeito de João Pessoa totalmente recuperado.

Segundo o pré-candidato do PMDB, os assuntos políticos ficaram para um segundo momento.

À noite, o ex-prefeito de João Pessoa também usou o seu microblog no Twitter para falar do encontro. Luciano Agra disse que começou bem a semana, referindo-se à visita de Veneziano Vital do Rêgo. Mas ele foi claro: conversou sobre política e sobre a articulação das oposições na Paraíba.

A visita de Veneziano a Agra ocorre dois dias depois que o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores esteve em João Pessoa e conversou também com lideranças do PMDB sobre a necessidade das oposições se unirem na Paraíba e priorizarem o palanque para a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff. 
Fonte: Hérmes de Luna

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pôr do sol de Coremas lidera concurso do Fantástico para escolha do mais bonito do Brasil. Confira!


A cidade de Coremas foi destaque no Fantástico, da Globo, nesse domingo, 26, em um quadro lançado pelo programa para escolher o pôr do sol mais bonito do Brasil.

É que uma foto do sol poente sobre as águas do açude coremense Estevam Marinho, enviada ao programa por um telespectador, está sendo a mais votada entre mais de 150 imagens selecionadas para a escolha pública.

O resultado será divulgado no programa do próximo domingo, 4 de fevereiro.

A votação do pôr do sol mais bonito do Brasil ocorre pelo site http://pordosol.g1.globo.com/fantastico/batalha/.

Ao acessá-lo, o internauta encontra duas fotos na página e deve votar em apenas uma, clicando em cima da imagem que considerar mais bonita. A cada votação, mais duas fotos são colocadas para ser escolhida apenas uma. Abaixo da foto se encontra a posição parcial dela no momento.

Desde o final do programa de ontem na liderança, a foto do açude Estevam Marinho, o maior da Paraíba, tem tudo para ser a vencedora.

Os internautas do país inteiro têm se encantado com a forte luminosidade do pôr do sol coremense, o que poderá render bons frutos para o turismo do município, já que, após a divulgação na televisão, muita gente vai requer ver de perto essa maravilha da natureza.

Fonte: Folha do Vali

Vale do Piancó se consagra como uma das áreas mais tranquilas da PB

Segundo os dados relativos ao ano de 2013, apresentados na Reunião de Monitoramento, no último dia 10, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, em João Pessoa, a 17ª Área Integrada de Segurança Pública, situada no Vale do Piancó, é uma das três áreas mais tranquilas do Estado, conforme se pode ver no gráfico abaixo.  
O estudo leva em consideração, não apenas o número de vítimas de homicídio, mas também, todos os Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), bem como, a população da área. 
O Índice na região é de 15,9 homicídios para cada 100mil pessoas/ano. As tentativas de homicídio caíram 26,6% e em 2013 a PM realizou 307 operações e prendeu 1268 pessoas no Vale do Piancó.
Os maiores e os menores índices abaixo:
O Estado da Paraíba está dividido em 20 Áreas Integradas de Segurança Pública – AISPs. A 5ª AISP (Santa Rita) é a que apresentou o maior índice de CVLI em 2013, com uma média de 80,9 mortes para cada 100 mil habitantes no ano; seguida da 1ª AISP (João Pessoa-Zona Norte), com 71,6 , e,  a 6ª AISP (Alhandra) com 62,2.
O menor índice em 2013 ficou com Área de Cajazeiras (20ª AISP), com 10,4 mortes/100 mil habitantes; seguida da14ª AISP (Monteiro), com 13,5 ; e da 17ª AISP(Itaporanga) com uma média anual de 15,9 CVLI para cada 100 mil habitantes.

Evolução dos CVLIs na Região do Sertão em 2012-2013
Na região do Sertão da Paraíba, comparados com o ano de 2012, apenas a 17ª AISP (Itaporanga) não apresentou evolução nos números dos CVLIs em 2013, nem para mais, nem para menos. A maior redução na região ficou com a 15ª AISP (Patos), enquanto que a 18ª AISP (Catolé do Rocha) teve o pior resultado, com um aumento de 51% nos CVLIs. (vide tabela abaixo)

Tabela – Evolução dos CVLIspor AISP na Região do Sertão em 2012-2013
3ª Área mais tranquila do Estado
Composta de 20 municípios, a 17ª Área Integrada de Segurança Pública, com sede em Itaporanga, tem 157.060 habitantes, e, registrou 25 CVLIs em 2013, o mesmo número de 2012, portanto, uma média de 15,9 homicídios para cada 100 mil habitantes/ano, o que a coloca na posição de 3ª área mais tranquila do estado. A 17ª AISP é de responsabilidade do 13º Batalhão de Polícia Militar e da 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, ambos sediados em Itaporanga.

Mais da metade das cidades não registraram homicídios
Mais de 50% das cidades do Vale do Piancó zeraram o número de homicídios em 2013. São elas: Serra Grande, São José de Caiana, Boa Ventura, Santa Inês, Ibiara, Aguiar, Olho D’ Água, Santana dos Garrotes, Nova Olinda e Catingueira. Nos municípios de Serra Grande, São José de Caiana e Boa Ventura não se registram homicídios há mais de três anos. Em Itaporanga, maior cidade da região, não houve evolução no número de CVLIs comparados com o ano anterior. Foram 3 casos em 2012 e 3 em 2013. 
Em Conceição foram registrados 5 casos em 2013, contra 3 do ano anterior(2012). Coremas, que em 2012 foi considerado o município mais violento, com 6 ocorrências de homicídio, teve uma redução de 50% em 2013, passando para apenas 3 casos.

Tentativas de homicídio diminuíram em 2013
No ano de 2012, o 13º BPM registrou 45 tentativas de homicídio no Vale do Piancó, enquanto que em 2013,este número baixou para 33, o que representa uma diminuição de 26,6 %, de acordo com a Seção de Planejamento e Operações do 13º BPM.

Número de prisões e operações policiais aumentaram
De acordo com o Major Jurandy, comandante do 13º BPM, a meta em 2014 é reduzir os índices criminais em pelo menos 10%. “A Polícia Militar, em conjunto com Polícia Civil vem trabalhando muito para manter a ordem e a tranquilidade na região. Em 2013 o 13º Batalhão realizou 307 operações policiais, 1.268 prisões e 69 apreensões de armas de fogo. Somando-se os 3 últimos anos, a unidade já tirou de circulação  mais de 200 armas de fogo. Em 2014 teremos mais ações voltadas para garantir a segurança de todos, com um foco especial para àqueles municípios que aumentaram os índices em 2013, como Piancó e Conceição.” frisou o comandante. (com 13º BPM)

Zona Franca do Semi-Árido é salvação dos municípios da PB, diz UBAM.

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, destacou a importância da proposta de autoria da entidade, para a criação e instalação da Zona Franca do Semi-Árido, que tramita no Congresso Nacional, através de uma Proposta de Emenda Constitucional, a PEC 19/2011. Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a proposta seguirá ainda esse ano para ser votada em plenário. Garantiu o dirigente municipalista, que pediu uma audiência ao presidente da casa, Deputado Henrique Alves, objetivando obter o apoio para realização de um amplo debate, através de seminários que acontecerão em todos os Estados do Nordeste.
Depois de encontros dos integrantes da UBAM com centenas de deputados federais, durante todo ano passado, há expectativa de que a proposta seja aprovada ainda este ano, mesmo durante o período eleitoral. Segundo Leonardo, que tem mantido um imenso esforço na representação em favor das prefeituras, mantendo uma repleta agenda de visita aos Municípios que compõem o polígono das secas, a instalação da Zona Franca se constitui na maior conquista para o Semi-Árido nordestino e será a "salvação econômica e social" dos municípios, que há tantos anos sofrem a carência de atenção governamental, os quais conseguirão a tão necessária independência, que os impede de crescer, devido ao frágil pacto federativo, que continua fazendo do governo da União um cruel concentrador de tributos e, ao mesmo tempo, impondo aos pequenos entes as maiores responsabilidades sociais.
Leonardo informou que um dos maiores objetivos da Zona Franca do Semi-Árido é a interiorização do desenvolvimento, considerando que o projeto prevê a instalação de nove pólos industriais em cidades com localização estratégica, em áreas distantes das capitais, devendo as mesmas expandirem os investimentos para todos os pequenos e esquecidos Municípios. Na Paraíba, o projeto prevê a instalação de dois pólos industriais, nos Municípios de Soledade e Cajazeiras, interligados por linha férrea, com a construção de portos secos, mesmo assim com escoação da produção para o porto de Cabedelo. "Há cinco anos estamos lutando por esse projeto, e temos certeza que o momento atual nos sinaliza a concretização desse grande sonho de transformar o Nordeste numa Região mais justa e totalmente desenvolvida." Disse o presidente da UBAM.

Morre em JP, aos 50 anos, advogado acusado de envolvimento na morte da Vereadora em Aguiar-PB. Confira!


Morreu, aos 50 anos, na manhã desta segunda-feira (27), em João Pessoa, o advogado José Horácio Ramalho Leite, irmão da juíza Maria de Fátima Ramalho e do Policial Médico, Paulo Ramalho.

Segundo familiares, ele se sentiu mal durante o banho e morreu de infarto. Horácio Ramalho é natural da cidade de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba.

(Imagem da vereadora que foi assassinada em Aguiar-PB)

De acordo com o Ministério Público, José Horácio Ramalho era acusado de envolvimento no crime que marcou a história política da cidade de Aguiar, no Vale do Piancó.

O crime
O crime ocorreu no dia 24 de abril de 2003, quando Aila Maria de Lacerda saia de sua casa, no sítio Abóbora, e foi morta a tiros. De acordo com denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), Aila estava na garupa da moto quando foi abordada por Fabiano Matos de Farias, 23 anos, e Alexandre Magno.

Segundo o MPE, foi Fabiano quem efetuou os primeiros disparos contra a vítima. Já Alexandre Magno, conforme consta na denúncia, teria disparado mais um tiro contra Aila, logo após a dupla ter liberado o condutor da moto.

No caso de José Alberto Leite Ramalho, o Ministério Público Estadual o acusa de dar cobertura à ação da dupla de moto em um veículo Fiat Uno Branco, que estava próximo ao local onde o crime ocorreu. José Alberto e Alexandre respondem ao processo em liberdade.

De acordo com o promotor do caso Osvaldo Lopes, a morte da vereadora foi motivada por questões políticas na Câmara Municipal de Aguiar. Osvaldo Lopes explica que o grupo político ao qual pertence a família Ramalho, que tem três pessoas acusadas de participação no crime, teria perdido a presidência da Casa Legislativa na época e a vereadora teria influenciado na eleição.


Fonte: DiamanteOnline com informações do Portal Correio e Débora Souza

Padre Djacy Brasileiro fala em vídeo sobre seus 20 anos de Sacerdote, veja:



O Padre igaracyense Djacy Brasileiro gravou um vídeo falando sobre sua caminhada de 20 anos como Padre, veja aqui: