Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cavaleiros do Forró em Igaracy

Já está confirmado para o ArenaShow na cidade de Igaracy, o show de aniversário de 11 anos de sucesso da banda CAVALEIROS do FORRÓ e ainda o lançamento do novo DVD da banda.
Serão 7 rádios, TV Correio e sistema Correio de Comunicação, 10 blogs e sites e ainda 3 carros de som rodando por todo o Vale do Piancó, todos estarão trabalhando na divulgação deste grande e importante show.
Serão distribuídos 2 mil CD’s e DVD’s na compra de ingressos antecipados.

Esse show vai ficar na história!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeito revoltado com Coutinho e Dilma pela falta de apoio efetivo às vítimas da seca

Prefeito Tintin (Imagem de Internet)
A expressão do prefeito Tintin, do município de Aguiar, é de revolta e descontentamento com os governos estadual e federal pela falta de apoio efetivo aos municípios castigados pela seca, especialmente no que se refere ao abastecimento d’água das comunidades rurais, que tiveram seus reservatórios engolidos pela estiagem. A falta de uma ação emergencial de perfuração de poços e a ausência de recursos para contratação de carros-pipas e outros auxílios às vítimas da calamidade são omissões dos governos Coutinho e Dilma que têm contribuído para o agravamento da situação, conforme o prefeito. “Eles não sabem o que é seca, não sabem o que é sofrimento, não conhecem nossa realidade, mas, se a seca fosse no Sul do país, não faltaria dinheiro”, lamentou o gestor, ao criticar também o excesso de burocracia que os governos impõem para liberar uma ajuda parca e insuficiente: “se a situação é emergencial, não entendo por que a exigência de tantos documentos, alguns deles tão difíceis que nem compensa correr atrás”.

Além de todo sacrifício financeiro das Prefeituras para garantir água às comunidades rurais castigadas pela sede, que afeta gente e bichos, algumas delas de difícil acesso, como a Serra de São Pedro, em seu município , o gestor ainda criticou algumas medidas econômicas  do Governo Federal que têm contribuído para a queda drástica do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), única fonte financeira das Prefeituras regionais. “Para sustentar as grandes indústrias e montadoras, o governo retira o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que é um imposto que alimenta o fundo municipal, sacrificando os municípios em um momento tão difícil como este”, comentou.

Não é a primeira vez que o prefeito denuncia a omissão dos governos federal e estadual, mas, da última crítica para cá, a situação continua do mesmo jeito.
 
Fonte: FolhadoValeOnline

Diretor do DNOCS diz estar preocupado com o nível do Açude Mãe D’água em Coremas-PB. Confira!


O diretor regional do DNOCS, responsável pelo maior açude da Paraíba, que se encontra no Sertão do Estado, precisamente na cidade de Coremas, disse no início desta semana que os números referentes à capacidade do Açude Mãe D’água é muito preocupante. Luiz Paulo revelou que atualmente o açude conta apenas com 46% da sua capacidade total.

O açude Mãe D’água tem a capacidade de armazenamento total de 1.358.000.000 (um bilhão e trezentos e cinqueta e oito milhões de metros cúbicos), e encontra-se com a sua comporta aberta em uma vazão de 1% por segundo, da sua capacidade total.


“Nossa maior preocupação hoje é com a falta de chuvas na região do Sertão, uma vez que a captação do açude depende dos rios que cortam toda a região. Já estamos procurando maiores orientações com os nossos técnicos, para que possamos ter um controle mais preciso deste quantitativo que nos resta.” disse Luiz Paulo.

O Açude Coremas Mãe D'agua é um dos mais importantes reservatórios de água do Nordeste do brasileiro.

DiamanteOnline

PTN programa encontro em Itaporanga para celebrar resultado positivo das eleições deste ano e elaborar planejamento visando 2014

Elaborar um Plano Estratégico de Atuação para os Eleitos pelo PTN Paraíba em 2012', esse foi o tema central de encontro ocorrido em Campina Grande entre o presidente estadual da sigla, Fábio Agra, e o presidente do partido em Itaporanga, Ricardo Pereira. Os dois líderes 'ptenistas' discutiram propostas para a elaboração de um planejamento estratégico que nortearão a atuação dos vereadores eleitos pelo partido nas eleições recém-finda.
Ficou acertado que o partido irá promover nos próximos dias um encontro regional em Itaporanga para celebrar o extraordinário resultado obtido nas urnas, nos municípios do Vale do Piancó com a eleição de quase uma dezena de vereadores  "Será um momento para prepararmos e planejar as ações que se iniciam no dia 1º de janeiro, quando assumirão mandatos os vereadores eleitos pelo partido. Tivemos um feito extraordinário no Vale do Piancó, por isso, a região será importante no planejamento estratégico do partido para as eleições de 2014", disse Fábio Agra.
Será feita uma avaliação geral das eleições municipais e uma projeção do cenário para 2014, com os novos desafios que se apresentam para o fortalecimento da legenda. Agra e Ricardo, inclusive, já discutem a possibilidade de lançamento de uma candidatura ptenista do Vale do Piancó a deputado estadual, como forma de se buscar uma representação que há muito se faz necessária para a região. "Fizemos um bom trabalho nestas eleições e o resultado foi extraordinário no Vale do Piancó. Iremos, agora, buscar a construção de uma candidatura viável que possa representar a região na Assembléia Legislativa e Itaporanga será, sem sombras de dúvidas, protagonista nessa empreitada. Para tanto já iniciamos os contatos com os possíveis nomes", pontuou Ricardo.
O PTN de Itaporanga deflagrará em 2013 um processo de renovação em seu quadros com o ingresso de novos companheiros para embate futuros, apostando na juventude e nas mulheres, atualmente segmentos decisivos em qualquer processo eleitoral e formação partidária. Porque o partido precisa estar antenado com essa nova realidade regional para mostrar sua cara em 2014.
 
Ricardo Pereira

ENCONTRO ENTRE AMIGOS EM SÃO PAULO

Por: Claudio Gomes.
 
É sempre bom poder encontrar amigos.
Principalmente, quando são pessoas esclarecidas e, que têm visão de futuro.
Diferentemente de alguns conterrâneos que não sabem aceitar determinada crítica.
Mas, vamos deixar essas picuinhas de lado.
Hoje, é dia de comemorar dois bons encontros.
Um, logo cedo com o nosso amigo, Zé Lopes, em um café da manhã, regado à uma boa conversa sobre a nossa política.
E claro, nossa querida Igaracy não poderia ficar fora desse assunto.
Tenho um bom projeto para o futuro (projeto meu).
Mas, isso é coisa para ser tratado com cautela e, com as pessoas certas e, no momento oportuno.
Em seguida, tivemos um encontro com o amigo Roga Matias.
O assunto em pauta, o de sempre.
A política e, o que ela pode nos oferecer, desde que se faça a coisa certa (assim, eu penso).
Infelizmente, nesse encontro, faltou o amigo e maratonista Domingos Silva.
Ele teve problema com check-in no aeroporto e, devido a isso, não chegou a tempo.
Mas, ficou acertado um encontro futuro, entre todos nós, onde será discutido assunto, em relação ao esporte.
E, no dia 08 de dezembro, haverá um grande encontro entre os filhos de Igaracy, em Mauá, organizado pelo nosso amigo Cacildo Felismino.
Será uma grande oportunidade para os amigos que não se vêem, há tempos.
Além disso, farei uma matéria com imagens desse encontro, para que os parentes desses amigos (que moram em Igaracy), possam matar um pouco a saudade de seus entes queridos, que residem nessa grande selva de pedra, chamada São Paulo.

Aguardem!



 

domingo, 25 de novembro de 2012

Grave acidente na manhã deste domingo vitimou fatalmente um jovem de apenas 17 anos no Vale do Piancó. Confira!


Um grave acidente ocorreu nas primeiras horas deste domingo (25) e deixou a cidade de Piancó, no sertão paraibano, muito abalada. O jovem Bibi Azevedo de 17 anos voltava para casa depois de ter passado a noite em uma festa na cidade de Santana dos Garrotes, ele capotou o seu veículo na rodovia PB-426 que liga Piancó/Santana dos Garrotes, próximo ao bar do Gregório e teve morte instantânea.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 6h da manhã. A equipe do SAMU chegou a ser solicitada, ao chegar ao local, a vítima já estava sem vida. Tudo indica que o acidente foi provocado por excesso de velocidade.

O corpo ainda esta no local e aguarda a chegada da Polícia Civil, onde deverá realizar a perícia e em seguida conduzi-lo ao ILM de Patos para ser entregue a família.


Bibi era bastante conhecido na cidade de Piancó por exercer o papel de Mc (Cantor) ele também fazia parte da ordem DeMolay na maçonaria local da cidade.

Mais informações ainda nesta edição.

 
DiamanteOnline

sábado, 24 de novembro de 2012

Natal sem fome da ASFIG



A Associação dos Filhos de Igaracy – ASFIG, convida todos os filhos e amigos de nossa terra, para participarem de uma grande mobilização no combate a fome da seca que atinge nossa querida cidade. Trata-se da 1ª ação social que a ASFIG está realizando em nosso município, com intuito de contribuir com algumas famílias carentes que passam por bastante dificuldade nesse ano de poucas chuvas.

A campanha visa arrecadar: alimentos, recursos financeiros (para compra de alimentos) e doações de roupas, para distribuir com as famílias mais carentes. Como a Associação não dispõe de tais recursos, pedimos a colaboração de todos, nesse ato de solidariedade humana. Todo o material recolhido será convertido em sextas básicas. A distribuição será feita pela Associação, juntamente com os representantes de cada setor da cidade, no sentido de, buscar-mos as famílias que mais necessitam.

Locais de arrecadação das doações:

MD copiadora  (Evaldo) End: Av. Vasco da Gama - próximo ao Bompreço de Jaguaribe.
Quiosque Dois Irmão (Antonio de Zuca) End: Parque Sólon de Lucena (Lagoa) – centro
Bar do Sertão (Geraldo Matias e Mena) End: Rua Sebastião Silva Leal Nº 134 Mangabeira VII – próximo ao terminal de ônibus do 514.

Contatos:
Hortêncio Carvalho:  083 – 8894-4045 (OI) e 9905-6980 (TIM)
Heládio Costa: 083 – 8839-0572 (OI) e 9960-9860 (TIM)
Marco Maciel: 083 – 9600-0719 (TIM)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Prefeitura de Igaracy gasta em oito meses combustível que daria para viajar até a lua

A Prefeitura Municipal de Igaracy, gastou de janeiro à agosto deste ano com combustíveis a quantia de R$ 143.171,15 (cento e quarenta e três mil, cento e setenta e um reais e quinze centavos), dividimos esse valor pelo preço médio do litro de gasolina aqui na região que é de R$ 2,70 (dois reais e setenta centavos), chegamos a conclusão que foram gastos quase 54 mil litros, claro que essa soma se aplica apenas se todo esse dinheiro tivesse sido usado com gasolina, mais acreditamos que a quantia foi gasta entre a Gasolina e Óleo Diesel, esse ultimo bem mais barato.

Para se aprofundar mais na questão, o blog decidiu efetuar outras continhas aqui, até para você leitor saber com mais detalhes esse gasto. Tomamos a liberdade de fazer uma média de consumo dos carros da Prefeitura de Igaracy e chegamos a conclusão que esse número não pode ultrapassar 15 km/lt, caso os carros estejam com seus consumos normalizados. Então, os carros oficias da Prefeitura de Igaracy rodaram nos primeiros oito meses deste ano quase 810 mil Km.

Segundo o site de pesquisa “Google” a distância entre a terra e a lua é de 380 mil Km, como de janeiro 2012 à agosto 2012 a  Prefeitura de Igaracy já havia gasto segundo nossa média quase 810 mil Km, o combustível gasto neste período daria para ir à Lua, voltar e ainda sobrava uma boa quantidade de gasolina.


Site nacional divulga denúncia que prefeita da Paraíba usou ambulância para coletar o lixo da cidade

Site nacional divulga denúncia que prefeita da Paraíba usou ambulância para coletar o lixo da cidade
É verdade que em época de transição é feita uma verdadeira limpeza nos órgãos e na administração pública para os novos gestores. Entretanto, um site nacional divulgou que na prefeitura de Piancó, na Paraíba, a gestora vem levando essa limpeza a sério até demais.

Leia na íntegra a matéria veiculada no site:


Prefeita usa ambulância para coletar lixo em cidade da PB

A médica e prefeita do município de Piancó (PB), Flávia Galdino, resolveu recolher o lixo da cidade para entregá-la limpa ao sucessor, Sales Lima, usando uma ambulância. A denúncia é do advogado e vereador reeleito, Pádua Leite. Segundo ele, a prefeita resolveu transformar a ambulância em carro  de lixo porque não gosta do ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, que adquiriu o veículo e o transformou em uma UTI Móvel.


Pádua Leite disse que já comunicou o caso ao Ministério da Saúde e que está pedindo providências ao Ministério Público (estadual e federal). Segundo Pádua Leite, a ambulância funciona como carro de lixo há pelo menos dois meses. O advogado afirma ter feito um dossiê com mais de 100 páginas de irregularidades praticadas pela gestão da prefeita Flávia Galdino.


No documento, Pádua Leite denuncia que a prefeita Flávia Galdino alugou um tomógrafo por R$ 320 mil para o Consórcio Intermunicipal de Saúde para atender à população carente da região, mas o equipamento foi retirado logo após as eleições municipais. Ele disse ter feito representação na Justiça solicitando a devolução do equipamento ao consórcio.


A reportagem tentou falar com a prefeita, mas ela não foi localizada na Prefeitura de Piancó.


PBagora com Estadão

Veneziano se reúne com Romero e informa que vai entregar prefeitura com salários pagos


Veneziano se reúne com Romero e informa que vai entregar prefeitura com salários pagos

Prefeito de Campina, Veneziano se reúne com Romero e informa que vai entregar prefeitura com salários pagos


O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, afirmou na manhã desta sexta-feira, 23, esta manhã, antes do início da reunião da comissão de transição com o prefeito eleito Romero Rodrigues, no Palácio do Bispo, que vai entregar o município, no próximo dia 1º. de janeiro, com o pagamento do servidor público em dia e um grande número de ações e obras que foram capazes de mudar a realidade administrativa da cidade.

De acordo com o prefeito, não existe o “caos” administrativo propagado por alguns críticos do governo municipal, assegurando, por isso, que entrega uma gestão plenamente equilibrada para o seu sucessor.

“O prefeito Romero receberá uma cidade onde todos os serviços públicos estarão em pleno funcionamento, a exemplo do serviço de limpeza pública, além do pagamento em dia dos nossos servidores municipais, incluindo o décimo terceiro”, destacou.

Conforme afirmou, a sua missão administrativa foi plenamente cumprida, pois todos os compromissos assumidos com Campina Grande foram concretizados ao longo dos últimos anos.

“Podemos até dizer que fizemos até bem mais pelo nosso povo e a própria população é testemunha do esforço feito pela nossa equipe para reconstruir o Município”, afirmou.

Veneziano também destacou que saber reconhecer a vontade manifestada pelo eleitorado quanto ao pleito de outubro passado, mas lembrou que seu nome permanece totalmente disponível para novas ações em favor do desenvolvimento da Paraíba.

Ele parabenizou o prefeito eleito e recebeu todos os membros da comissão de transição. Também ressaltou a atual equipe de governo fez amplo levantamento de dados para disponibilizar para a futura administração municipal, pois sempre procurou agir com espírito público e democrático, além de permanente transparência.

“Na verdade, os nossos sucessores receberão uma realidade totalmente distinta daquela que recebemos, em 2005. Daí a nossa consciência tranquila pelo trabalho realizado e pelo grande volume de obras que mudaram totalmente a realidade local, pois a cidade retomou a sua pujança e a sua autoestima”, afirmou.

Integram a comissão de transição, além do prefeito Veneziano e o prefeito eleito Romero, o vice-prefeito eleito Ronaldo Filho; secretários Fábio Thoma (Procuradoria), Júlio César (Finanças) e Constantino Soares (Administração).

Da parte de Romero, participam da comissão: o advogado José Mariz; economista Jacy Fernandes Toscano, além de Antônio Hermano e João Batista Queiroz.


Ascom

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prédio fica no meio de estrada após casal não assinar acordo na China

Um pequeno prédio ficou no meio de uma estrada recém-construída em Wenling, na província de Zhejiang, na China, depois que um casal de idosos se recusou a assinar um acordo para permitir a demolição da residência. O casal afirmou que a compensação oferecida era insuficiente para cobrir os custos da construção de uma nova casa.
Casal de idosos se recusou a assinar um acordo para permitir a demolição da residência. (Foto: China Daily/Reuters)Casal de idosos se recusou a assinar um acordo para permitir a demolição da residência. (Foto: China Daily/Reuters)
  •  
Pequeno prédio ficou no meio de uma estrada recém-construída em Wenling. (Foto: China Daily/Reuters)Pequeno prédio ficou no meio de uma estrada recém-construída em Wenling. (Foto: China Daily/Reuters)Idoso observa da janela estrada contornando sua casa. (Foto: China Daily/Reuters)Idoso observa da janela de casa a estrada contornando sua casa. (Foto: China Daily/Reuters)

Governador Ricardo Coutinho já acumula 35 pontos na carteira em 10 meses e deve ter habilitação suspensa ou cassada

Governador Ricardo Coutinho já acumula 35 pontos na carteira em 10 meses e deve ter habilitação suspensa ou cassada




Da Redação do ClickPB
 
Um extrato do sistema de consultas de multas do Detran-PB, obtido pelo colunista Clilson Júnior, aponta que o governador da Paraíba, Ricardo Vieira Coutinho, já recebeu 35 pontos na carteira de habilitação durante os últimos 12 meses. Com o título "Ninguém está acima da lei" Clilson revela em sua coluna que o governador deverá ter sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa ou cassada pelo Departamento de Trânsito da Paraíba.

Com apenas 20 pontos, um motorista já tem a CNH suspensa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro - dependendo da gravidade da infração, a suspensão pode ocorrer até automaticamente.

Quer saber todos os detalher e ver documentos que atestam as infrações cometidas pelo governador da Paraíba?  

Leia todos os detalhes acessando aqui  o Blog do Clilson

 Clilson Júnior

PMDB anuncia Veneziano como candidato ao governo em 2014

Em reunião que teve a participação de lideranças do PMDB da Paraíba, a direção nacional do PMDB decidiu, de forma consensual, que o partido irá lançar candidato ao Governo da Paraíba em 2014. O nome referendado por todos os participantes da reunião foi o do atual Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo.

Participaram do encontro, além das lideranças do PMDB paraibano, o Presidente Nacional do Partido, Senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP). Durante o encontro, o nome de Veneziano foi referendado por ser o que melhor representa o projeto político do partido para 2014 na Paraíba.

De acordo com Valdir Raupp, que recentemente esteve em Campina Grane participando da campanha peemedebista, a gestão Veneziano é exemplo para o País. “Veneziano é um grade gestor. Graças à sua gestão a cidade de Campina Grande avançou muito e ampliou sua importância no contexto nacional”, disse.

A reunião serviu para analisar a atual conjuntura política da Paraíba. O modelo de administração de Veneziano em Campina Grande foi citado como exemplo de administração pública responsável e dinâmica. Veneziano está em seu segundo mandato á frente da Prefeitura de Campina Grande, a segunda cidade mais importante da Paraíba.

Na administração Veneziano, a cidade de Campina Grande avançou em todos os setores, a exemplo do funcionalismo público municipal, com o fim do abono de complementação salarial, calendário de pagamento e realização de 12 concursos em oito anos de gestão. Na Educação, reforma e construção de escolas e creches.

Na Saúde, a construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, a instituição do Laboratório do Povo, que ampliou de 16 mil para 120 mil a disponibilidade de realização de exames, além do aumento no número de unidades do Programa Saúde da Família.

Ainda durante o encontro foram citadas outras obras e ações da gestão Veneziano, a exemplo da urbanização de áreas como o Pedregal, Jeremias, São Januário, Novo Horizonte, Jardim Europa, dentre outras.



Fonte: ParlamentoPB

Pe. Djacy: "Porque Só Agora? É Tarde Demais!"

Depois que a sede e a fome mataram centenas e centenas de animais;
Depois que a fome e a sede, com sua fúria canina, começaram a dizimar  vidas humanas;
Depois que os sertanejos perderam a força doblo grito, do clamor;
Depois que todas as esperanças se esvaíram do coração sertanejo;
Quando o ano novo já se aproxima, trazendo uma certa esperança de inverno, é que a classe política começa a dar sinais de vida,a se movimentar,com seus gritos leoninos nas tribunas dos parlamentos.Não sei se é grito em defesa das vítimas da seca cruel,devastadora, ou se  é grito demagógico,farisaico,visando dividendos eleitoral.
Agora é tarde, e muito tarde.
Padre Djacy Brasileiro.

Em audiência com o governador Ricardo Coutinho, Berguim traça metas como a melhoria do Ideb, revitalização do mercado público e construção de um anel viário para melhorar o escoamento do trânsito em Itaporanga

O governador Ricardo Coutinho recebeu nesta terça-feira (20), na Granja Santana, os prefeitos eleitos Luceninha, de Cabedelo; Audiberg [Berguim] Alves, de Itaporanga; e Dudu Dantas, de Cubati. Eles apresentaram as principais demandas dos municípios e se informaram sobre as obras e projetos do Governo do Estado. Ricardo Coutinho anunciou que no início de 2013 vai lançar o novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social com apoio para obras de educação, saúde e a inclusão de outras áreas estratégicas. O governador se colocou à disposição dos prefeitos para realização de ações e obras que venham a promover o desenvolvimento das regiões e melhorar a qualidade de vida da população.
 
Na conversa com o prefeito eleito de Itaporanga, Berguim Alves (PTB), o governador anunciou para o mês de dezembro a inauguração da PB 372/382, numa extensão de 22 km, ligando Itaporanga a São José de Caiana, onde são investidos R$ 11 milhões. “O governador tem se destacado na região pelas obras de abastecimento e pelas estradas que integram e ajudam no desenvolvimento das regiões”, afirmou Berguim. O prefeito eleito disse que a audiência foi de fundamental importância para o início de uma parceria. “Traçamos algumas metas e prioridades como a melhoria do Ideb nas escolas do município, que está muito baixo (2.1), a revitalização do mercado e a construção de um anel viário para melhorar o escoamento do trânsito”, comentou.
 
Berguim afirmou que o município tem todo o interesse em participar do Pacto pelo Desenvolvimento Social para conseguir novos investimentos na educação e para o melhor aparelhamento do sistema de saúde. “Para o município estes recursos do pacto são fundamentais para a melhoria dos indicadores educacionais e de saúde do nosso município”, completou o prefeito. A audiência contou com as presenças do ex-prefeito Will Rodrigues, o presidente do PSB de Itaporanga, Chico Lopes e do advogado João Franco Filho. (com secom/ricardo pereira)

Wilson Braga solicita da tribuna da Assembleia que governador abra comportas dos açudes no Vale do Piancó para amenizar efeitos da seca

O deputado estadual e ex-governador Wilson braga (PEN) subiu à Tribuna na Assembléia Legislativa para solicitar ao governador Ricardo Coutinho, num contundente discurso em defesa dos sertanejos, a abertura das comportas dos açudes da Região do Vale do Piancó objetivando amenizar a situação de calamidade que a seca está levando ao povo sofrido do Sertão Paraibano.
Wilson Braga é reconhecidamente um dos homens públicos que mais lutou neste quesito diante dos inúmeros mananciais que seu governo construiu para ajudar ao homem do campo em situação de calamidades como a que estamos vivenciando atualmente, com os gado morrendo e o povo sofrendo diante de uma seca feroz que já se configura como a mais forte dos últimos 30 anos.
Abaixo, você confere o discurso do deputado:

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas:

Venho a esta Tribuna, no Grande Expediente de hoje, para retornar a um tema grave e recorrente na vida de todos os Paraibanos: a seca.
Estamos vivenciando, realmente, uma das maiores secas dos últimos 50 anos, no Semi-Árido Nordestino, e a Paraíba está com mais 70 por cento de seus municípios em situação de penúria, em razão disso.
As estiagens do atual momento, não só estão devastando a paisagem vegetal que cobre nosso solo, mas vêm dizimando, numa escala que entristece e assusta, enorme quantidade de nossos animais – principalmente o gado -, com desastroso comprometimento da economia primária do nosso Estado, que se alicerça na agropecuária.
Nossos mananciais – até o de Coremas – já dão evidentes sinais de que não suportam mais que dois/três meses de seca, e muitos deles já estão em fase de racionamento, levando nosso Povo a clamar por providências governamentais que venham a mitigar a sede de inúmeras comunidades já flageladas.
E essa situação não está ainda pior, colegas Deputados, porque, no nosso Governo – que já vai distante -, construímos, pelo Projeto Canaã, quase 50 grandes e médios reservatórios, entre açudes e barragens, com o empenho sobrehumano do engenheiro e homem público José Silvino, sem contar com os mais de 4.000 poços perfurados entre o Governo Tarcísio Burity e o nosso.
Não estamos, aqui, enumerando essas obras apenas por questão de vaidade pessoal, mas o fazemos porque se trata da mais pura realidade, de uma realidade que salta aos olhos de todos nós.
Então, é chegada a hora – e já com bastante atraso – de as autoridades constituídas da Paraíba, de mãos dadas e livres de coloração partidária, partirem para Brasília, em gestos mesmo de desesperação, e cobrarem da presidente Dilma Rousseff soluções que possam aplacar os efeitos de tão insólito flagelo, insólito e degradante, que vem humilhando, ante a histórica indiferença do Poder Central, legiões inteiras de Nordestinos, e, particularmente, de Paraibanos.
Exemplo disso, caros Colegas, é a suspensão das obras de transposição de água do Rio São Francisco, como se pode verificar nos lotes que dão para São José de Piranhas e Monteiro, na Paraíba, sem contar com os que cortam os estados de Pernambuco e do Ceará – e nós não mais podemos continuar silentes diante de tamanha barbaridade, quando sabemos que mais de 12 milhões de pessoas estão a precisar de um pouquinho – quase nada – do enorme volume que o “Velho Chico” despeja, permanentemente, no Oceano Atlântico.
Esta Casa já deu demonstrações de que está preocupada, sim, com o problema; basta que lembremos do relatório que foi elaborado pela Comissão de Deputados que recentemente esteve visitando os canteiros da monumental e redentora obra, mas é preciso que levemos esse relatório à presença da própria Presidente da República, em companhia de todos os nossos Deputados Federais e Senadores, para que possamos retomá-la, imediatamente, de forma a evitar novas soluções de continuidade.
E eu não poderia concluir este discurso sem salientar os esforços empreendidos por um nosso conterrâneo muito ilustre e interessado nas coisas da Paraíba, na sorte de seu Povo, no sentido de contribuir para o êxito da “Transposição”, como político e sindicalista bem-sucedido em de São Paulo – que é o ex-prefeito da cidade de Itaporanga, aqui no nosso Estado, ANTÔNIO PORCINO, que é presidente da FEDERAÇÃO NACIONAL DOS FRENTISTAS. Ele está disposto, inclusive, a sensibilizar políticos influentes daquele Estado, dentro do Congresso nacional, a também se engajarem nessa verdadeira cruzada do Povo Nordestino.
É apenas isto o que tenho a dizer, Senhor Presidente.
 
Ricardo Pereira

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Igaracy Futebol Clube x ASFIG fazem jogo no dia 22 de dezembro em Igaracy



A direção do Igaracy Futebol Clube acaba de confirmar a realização do jogo de aniversário de emancipação política da cidade de Igaracy – PB, a partida será às 15:30 horas no Campo da cidade contra a Associação dos Filhos de Igaracy (ASFIG) que tem sua sede na capital do estado.
Ainda segundo a direção do Igaracy F.C.  será realizado também no dia 22 de dezembro um jogo com vários ex esportitas da cidade, o jogo deve acontecer pela manhã e é conhecido como o encontro dos veteranos. 

O time que é dirigido pelo Vereador Golinha, já se preparando para o clássico marcou dois amistosos contra times das cidades de Boa Ventura e Emas.

O Presidente da Associação dos Filhos de Igaracy, Hortencio Gomes ainda comunicou que pretende realizar neste dia o Natal sem fome, com distribuição de cestas básicas a pessoas carentes da cidade de Igaracy.

O blog acompanhará todos os detalhes desde importante jogo para a cidade de Igaracy.

Confira a agenda do Igaracy F. C.

Sábado dia 24/11/2012
Às 15:30 horas
Igaracy F. C. x Boa Ventura

Sábado dia 01/12/2012
Às 15:30 horas
Igaracy F. C. x Emas

Sábado dia 22/12/2012 (aniversário da cidade)
Às 08:00 horas
Igaracy F. C. x ASFIG
 Jogo do Poeirão em Itaporanga