ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Seca no sertão é tão grande que vai afetar até a vacinação contra febre aftosa, veja:

Sencibilizado com a seca no sertão do estado da Paraíba, o Ministério da Agricultura decidiu adiar a campanha de vacinação contra a febre aftosa que normalmente acontece nos meses de maio e novembro. A campanha de novembro próximo vai ser adiado primeiramente por um período de 30 dias, depois disso se caso ainda não chegar as chamadas trovoadas, a vacinação poderá ser novamente adiada.

Veja a nota do site do MAPA.GOV:
 

Flexibilização da vacinação não afetará reconhecimento de Zona Livre de Aftosa

O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, disse, nesta terça-feira, 30 de outubro, que a flexibilização da segunda etapa da vacinação de bovinos e bubalinos contra febre aftosa nos estados nordestinos com municípios em situação de emergência devido à seca não afetará o processo de reconhecimento da região como zona livre da febre aftosa com vacinação em 2013.
“O Mapa tem uma atenção especial em relação aos estados do Nordeste, com repasse de recurso, convênios, apoio técnico, para fortalecer os serviços veterinários da região e ajudar o Brasil alcançar o status de país livre de febre aftosa, o que era utópico alguns anos atrás”, ressaltou o diretor durante entrevista coletiva. O Mapa realiza estudos com 60 mil amostras de sangue de animais para comprovar a imunização dos animais nos estados do Nordeste. Atualmente na região, só os estados de Sergipe e Bahia são considerados livres de aftosa com vacinação.
Devido à estiagem histórica que assola a pecuária na Região Nordeste, o Ministério da Agricultura flexibilizou o calendário de vacinação contra febre aftosa nos estados com municípios em situação de emergência devido à seca. De forma excepcional, o Departamento de Saúde Animal (DSA) prevê, para esses municípios nordestinos, a prorrogação da vacinação por até 30 dias, de acordo com a necessidade, ou a suspensão temporária da aplicação da vacina, ficando os Serviços Veterinários Oficiais (SVOs) obrigados a enviarem nova análise da situação para apreciação do DSA até 15 de janeiro de 2013.
O coordenador de Febre Aftosa, Plínio Lopes, explicou que a medida tomada pelo Mapa visa à proteção do rebanho, considerando as condições epidemiológicas, informações da seca, seus efeitos sobre os rebanhos e risco de comprometimento dos índices vacinais nesta segunda etapa da vacinação. “A vacina não gera risco ao animal. A questão é que os animais acometidos pela seca estão debilitados e o manejo deles para a vacinação pode imputar algumas perdas que nós não queremos agregar aos efeitos que a seca já está causando para os rebanhos da região”, salientou. Além disso, a imunização pode não ser completa com o animal debilitado pela seca.
Ele ainda ressaltou que a medida não causa risco de surgimento da doença na região. “A flexibilização é técnica e legalmente amparada e não oferece risco. A última ocorrência de febre aftosa na região foi há quase dez anos. Outra questão é que a última vacinação em cinco estados do Nordeste foi realizada em junho, em função do inquérito soroepidemiológico. Então nós temos ainda uma proteção imunitária por algum tempo, principalmente nos animais jovens, que são os mais suscetíveis”, disse o coordenador.

Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205
Carlos Américo
carlos.americo@agricultura.gov.br

 hugoigaracy com informações do MAPA - foto Padre Djacy Brasileiro

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Globo Rural destaca cenário desolador no Vale do Piancó provocado pela seca. Assista!


A falta de chuva secou açudes, prejudicou lavouras, transformou a paisagem. Na propriedade de José Neto, em Pedra Branca, no sertão do estado, a vegetação que servia de alimento para o gado, secou. Sem ter como sustentar os animais, ele tentou vender o rebanho de 30 cabeças, mas só conseguiu negociar os animais que estavam em melhor estado.

Os que restaram, procuram tirar dali mesmo algum alimento, sem sucesso. O criador diz nunca ter sentido de maneira tão severa os efeitos de uma seca. “É muito triste ver um animal com fome e não ter condições de salvá-lo”.

A maioria dos pequenos criadores da região vive situação semelhante na região do Vale do Piancó. Por causa disso, é comum ver cenas de verdadeiros cemitérios de animais a céu aberto.

Às margens da rodovia, dezenas de animais mortos estão espalhados pelo caminho. Para conseguir andar é preciso desviar de ossos e carcaças que restaram.

Para não perder mais nenhum animal, Daniel Carvalho, de 61 anos, luta para manter o resto do rebanho. Ele começa bem cedo, prepara a carroça e saí em busca de mandacarú, uma planta típica do semiárido nordestino e resistente à seca. Na propriedade, ele queima os espinhos e tritura, depois mistura com farelo de galhos secos e serve para os animais. O rebanho magro e faminto não perde tempo.

Sem a principal fonte de renda, os criadores estão sobrevivendo do Bolsa-Família, benefício do Governo Federal.

Preocupado com a situação dos moradores da zona rural, o padre do município, Djacir Brasileiro, teve a ideia de publicar fotos e relatos na internet. Ele pretende chamar atenção para o drama vivido pelos sertanejos.


Veja o video
http://www.catingueiraonline.com/2012/10/seca-provoca-cenario-desolador-no.html

Fonte:
Do Globo Rural

Estádio de Itaporanga vai receber reforma antes do Paraibano 2013

l
O início do Campeonato Paraibano de 2013 será no dia 6 de janeiro e alguns estádios terão de passarpor reformas para sediar os jogos. Um dos que mais preocupam os dirigentes dos grandes clubes do Estado é o José Sobrinho Barros, o Zezão, localizado na cidade de Itaporanga, no Sertão da Paraíba.

A praça de esportes sediará os jogos do Cruzeiro, que foi vice-campeão da Segunda Divisão.


O Estádio Zezão foi inaugurado em 1980 e de lá para cá só passou por uma pequena reforma no ano de 2008, quando o Cruzeiro foi disputar a Segunda Divisão. Atualmente, o local apresenta sérios problemas no gramado, no alambrado e nas vestiários.

Mas a diretoria do Cruzeiro garante que serão realizadas reformas nestes setores, e estará em boas condições até o começo das disputas do campeonato estadual.

- Nós só estamos aguardando a liberação de uma verba do Governo do Estado para iniciar as obras de reforma, porque a Prefeitura Municipal não vem colaborando neste sentido. O governador Ricardo Coutinho já assegurou um montante de R$ 1 milhão e só falta à publicação no Diário Oficial do edital e da licitação para começarmos a resolver os problemas do Zezão - garantiu o assessor de imprensa do Cruzeiro, Lima Souto.

Com relação à ampliação do estádio, Lima disse que o assunto não está em pauta no momento.

- O Zezão já tem três lances de arquibancadas, com capacidade para três mil pessoas, o que é suficiente para os jogos do Campeonato Paraibano - pontuou.


Em relação à urgência das reformas, devido à proximidade da competição, Lima Souto disse que por enquanto não há motivos para preocupação.

- O projeto de reformas já está pronto e foi entregue ao Governo do Estado e a verba deverá ser liberada nos próximos dias. Se isto acontecer, teremos tempo suficiente para terminar as obras antes do início do Campeonato Paraibano de 2013 - asseverou.

Fonte: A União

Vencedores do segundo turno na PB: Cartaxo em JP e Romero em CG. Confira!

Com 234.276 votos, o petista Luciano Cartaxo é o novo prefeito de João Pessoa. Cartaxo alcançou, até o momento, 68,13% da votação e passa a governar a capital paraibana a partir de janeiro de 2013, ao lado do vice-prefeito Nonato Bandeira (PPS).

Veja o perfil dos prefeitos eleitos:

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), Luciano Cartaxo, foi vereador de João Pessoa (1997-2009) e entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2010 foi o vice-governador da Paraíba. Atualmente é deputado estadual pela Paraíba. Nascido em Sousa, É filho de Célio Pires de Sá e Lúcia Cartaxo Pires de Sá.


Em 1996, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito vereador em João Pessoa pela primeira vez. Reelegeu-se por mais três mandatos consecutivos nos pleitos de 2000, 2004 e 2008. Nas eleições de 2006, foi o candidato a vice-governador na chapa do então senador José Maranhão do PMDB, mas ambos acabaram derrotados nas urnas pela chapa liderada pelo então governador Cássio Cunha Lima do PSDB e por seu candidato a vice José Lacerda Neto do DEM.

Em virtude da confirmação da cassação de Cunha Lima e Lacerda Neto pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de fevereiro de 2009 por conduta vedada de ambos nas eleições de 2006, Maranhão e Cartaxo tomaram posse como novos governador e vice-governador da Paraíba com mandato até o dia 31 de dezembro de 2010.

Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual com 24.296 votos para o mandato 2011-2015. Em 2012 foi lançado como candidato do PT à prefeitura de João Pessoa e está no segundo turno.
Romero Rodrigues, do PSDB, é o prefeito eleito de Campina Grande. Ele venceu as eleições no segundo turno, onde disputou com a candidata Tatiana Medeiros do PMDB.

Até o momento Romero ganha as eleições com128.911 (59,16%) votos contra 89.004 (40,84%) de Tatiana Medeiros.

Romero Rodrigues Veiga nasceu no dia 9 de janeiro de 1966, em Galante, Campina Grande, iniciou a carreira política em meados dos anos noventa. Candidatou-se e elegeu-se vereador em 1992 pela primeira vez, sendo sucessivamente reeleito.

Foi eleito “Vereador do Ano” em diversas oportunidades pela Imprensa da Paraíba e Presidente da Câmara Municipal, por duas legislaturas. Assumiu a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por diversas oportunidades.
Com PoliticaPB

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prefeito de Igaracy fecha mandato demolindo a única quadra da cidade

Para fechar um mandato de oito anos, o Prefeito Celino Farias de Igaracy decidiu demolir a única quadra aberta diretamente ao público da cidade. A quadra fica localizada no centro da cidade, próximo à praça central e era até então tida como patrimônio histórico. Para demolir a quadra, o prefeito não ouviu a opinião pública, nem se quer comunicou aos nove Vereadores para ver o que a maioria achava.

Esse fato é apenas para mostrar o respeito que o “poder” tem com a juventude igaracyense, ainda faltam fotos do campo de futebol, do mercado central, da praça, do interior das escolas urbana e rural, do matadouro, do açougue, dos calçamentos, dos carros da Prefeitura e dos contra cheques dos salários atrasados.
Neste lugar onde hoje se ver um monte de entulhos, já houve muitas festas, jogos escolares e apresentações culturais. O povo é quem perde, a cidade é quem sente a dor de perder mais um prédio público.
Isso é uma vergonha já que as outras duas quadras existentes na cidade são de escolas, uma da escola municipal e outra da escola estadual (essa há quase um ano interditada), por tanto essas quadras são para uso dos alunos.

A juventude de Igaracy está de LUTO, a história de Igaracy hoje chora.

Será que alguém pode dizer onde fica o espaço de lazer dos jovens de Igaracy?

Dizem pela cidade que é para construção de outro bem público, mais será que falta espaços para construções de mais uma obra na cidade? Quem não se lembra da lavanderia pública, que foi demolida também por este governo. Tanto terreno que a prefeitura possui, até mesmo próximo ao Campo de Futebol (ou o que ainda resta dele), será feita outra quadra? Ou a quadra ficará em nossos pensamentos como a lavanderia ficou.


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Blog hugoigaracy é entrevistado por Jornal de circulação nacional

O blogueiro Hugo Carneiro Chaves, editor do blog hugoigaracy, foi entrevistado na tarde desta quinta feira pelo Jornal Voz das Comunidades, de circulação nacional. O blog aparece como destaque entre vários que se apresentam como trabalho voluntário e que leva o trabalho das comunidades e do povo do sertão a todos os cantos do mundo pela internet.


O editor ainda foi perguntado sobre vários assuntos, em destaque “o que o jovem de Igaracy pode contar para trabalho, lazer e esporte?”. Segundo o blogueiro, o jornalista ao fazer essa pergunta quase fica sem reposta, porque na cidade faltam oportunidades de trabalho, “a maior parte dos empregos que existe é nas repartições públicas, como empregos do estado ou do município, aqui empresas se conta no dedo e o município não se mobiliza para geração de novas oportunidades de empregos na cidade”, disse Hugo. Ainda respondendo as perguntas Hugo Carneiro falou sobre o lazer e esporte na cidade , “para o jovem hoje em Igaracy falta áreas de lazer, se existe uma eu que moro aqui desde que nasci não conheço, salve a pracinha da cidade que desde que foi feita nenhuma reforma foi efetuada e no esporte falta campo de futebol (que existia mais foi ao chão), falta pistas de corridas ou de skate e o pior aconteceu esta semana quando a única quadra pública da cidade foi demolida pela atual gestão”.

A entrevista completa vai ser vinculada na próxima edição do jornal Voz das Comunidades e será circulado no país inteiro.


Chico Malta em conversa com o blogueiro Hugo Carneiro Chaves

Agora é oficial: Antonio Lopes é o Prefeito eleito de Coremas


eleito O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o registro de candidatura de Antônio Lopes (PSDB), modificou o resultado das eleições e agora o município de Coremas, na região do Vale do Piancó, a 387 quilômetros de distância de João Pessoa, tem um novo prefeito eleito.

É que com a decisão da Corte, Drª Pâmela (PSD) que havia, inicialmente, sido considerada eleita perde a vaga e Antônio Lopes que estava com o registro pendente fica liberado para assumir a prefeitura a partir de janeiro de 2013.


Até então, a população de Coremas estava sem a certeza que as eleições haviam chegado ao final porque com uma anulação no total de 54,09% dos votos, o município corria o risco de ter um novo pleito.


No entanto, agora já está confirmada a vitória de Antônio Lopes que obteve 4.877 (52,98%) votos contra 4.329 (47,2%) de Drª Pâmela.




Fonte: CatingueiraOnline com Nice Almeida - políticapB

Em Igaracy: Jornal Voz das Comunidades entrevista Lídio Carneiro

O Vereador Lídio Carneiro foi entrevistado hoje (25) pelo Jornal Voz das Comunidades, de circulação nacional. Mediado pelo lutador do movimento das Comunidades Chico Malta, a entrevista durou aproximadamente uma hora e assuntos de várias áreas foram tratados durante a conversa.
Lídio começou a entrevista falando de sua  vida, sua infância, juventude e dias atuais, falou ainda sobre sua trajetória no trabalho e na vida pública. Falou ainda da importância do Padre Nelson e Gelson Alexandrino nas lutas sociais pelo sertão da Paraíba. O Vereador ainda fez questão de agradecer ao jornal pelo interesse de vir a Igaracy, para fazer uma entrevista sobre a vida e história dele.
O jornalista ainda aproveitou para visitar a biblioteca da Câmara e parabenizou o Presidente pela implantação da fonte de estudos.

Por respeito ao trabalho do jornal, assim que a matéria que é exclusiva no Jornal Voz das Comunidades for divulgada, o blog reproduzira-la aos nossos leitores.