ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Morre um lutador do povo, o Ex Padre Nelson

Faleceu em São Paulo neste sábado (28/07) o ex Padre Nelson. Padre Nelson como será eternamente conhecido pelos fieis e amigos, contava com a idade de 85 anos e residia no estado de São Paulo.

Na década de 70 Padre Nelson foi pároco de Igaracy e deixou um dos maiores bens que o município possui, o Colégio Municipal. Ao lado dos amigos e sindicalistas Joaquim Honorato e Gerson lutaram pela melhoria da qualidade de vida do povo, sempre buscando defender as causas do homem do campo e ainda enfrentaram o Poder da Ditadura Militar.


Na foto: José Jailson, Padre Nelson e Francisco Jailton (Nanoca)

Habilitação social vira ilusão no Estado da Paraíba. Confira!


Mais de 105 mil pessoas se inscreveram para ganhar Habilitação Social em toda Paraíba oferecida pelo governo do Estado. A oferta de 3 mil carteiras acabou virando um pesadelo e muitos consideram como uma ilusão e humilhante a pequena oferta para um grande alarde.

Na 6ª Ciretran de Cajazeiras, que compreende vários municípios da microrregião, apenas 150 pessoas carentes foram selecionados para apresentar documentos comprobatórios sobre a renda familiar e tentar ganhar o benefício.

Dos 150 escolhidos na microrregião de Cajazeiras apenas 13 conseguiram passar para a etapa seguinte da seleção, o que representa apenas 8,6%. Desses 13 selecionados apenas sete conseguiram até agora passar para fase final, os outros seis, mesmo comprovadamente carentes, não foram selecionados, ou seja, dos 150 selecionados na 1ª etapa só seis foram escolhidos para tirar suas habilitações gratuitas.

A burocracia, considerada humilhante, tem irritado os pretendentes ao benefício e muitos consideram como ilusão a oferta do Governo do Estado. “Moro a uma distância de 45 km de Cajazeiras e os gastos com as viagens e estadia que já fiz para entregar papeis, se somados, quase não compensa mais essa carteira e o pior é que não sei nem se vai dar certo.” Disse ao Radar Sertanejo um dos 13 selecionados.

O critério de escolha para a Habilitação Social tem causado constrangimento mesmo para àqueles que são comprovadamente carentes, o fato é que pretendentes ao benefício considera como ilusão a oferta do Governo do Estado, já que a proporção de contemplados em toda área do 6ª Ciretran é de menos de 'meia habilitação' por cada município.

Radar Sertanejo

Agricultor é vítima de choque elétrico quando desligava um motor instalado num açude

Fato ocorreu na noite desse domingo



Por Redação da Folha – Mais um agricultor regional perde a vida durante o manuseio de bomba d’água. Desta vez foi no sítio Carrapato, município de São José de Caiana, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Por volta das oito horas da noite desse domingo, 29, Salvador Cirilo dos Santos, de 45 anos, saiu de casa para desligar um motor e não voltou mais. A bomba d’água fica instalada em um açude e, ao manusear o equipamento, que é alimentado por energia elétrica, o agricultor sofreu uma forte descarga e teve morte imediata.

Ao passarem pelo local, vizinhos foram surpreendidos com o corpo da vítima, mas já não havia o que fazer. A Polícia Militar foi acionada e relatou o fato. O corpo foi encaminhado ao IML de Patos para a comprovação da causa-morte. A família do agricultor, que era casado e tinha filhos, está muito abalada. Foto (arquivo): mortes por choque elétrico durante manuseio de motores d'água são uma constante na região.

domingo, 29 de julho de 2012

Major Jurandy, Comandante do 13º BPM, entrega viatura, coletes e armas ao Destacamento de Santana dos Garrotes

Major Jurandy entrega viatura e equipamento ao Destacamento da PM em Santana dos Garrotes
Concretizando o processo de investimentos, modernização, humanização e valorização do policial militar, que vem sendo desenvolvido pelo Governo do estado, o Major Jurandy Pereira Monteiro, comandante do 13º BPM, entregou ao Destacamento PM de Santana dos Garrotes, neste sábado (28), uma viatura zero quilômetros e novos coletes balísticos. De acordo com o Major Jurandy, o ato reflete o empenho e a determinação do Comando Geral da Polícia Militar, Coronel Euller, em conceder melhoria e conforto aos profissionais de segurança pública.
"A nova viatura, assim como os novos coletes e as pistolas que havia entregues anteriormente, estas em substituição aos revólveres calibre 38, darão ao policial mais conforto e segurança no seu trabalho. Possibilitando enfrentar, em condição de superioridade, os criminosos. Só a título de informação, o calibre 40 das pistolas, é considerado o melhor calibre para o uso policial do mundo, e foi desenvolvido para o FBI (polícia Federal Americana) e hoje o Destacamento de Santana está recebendo pistolas calibre 40", declarou o Major.
Os coletes além de serem entregues em quantidade suficiente para todos os policiais de serviço, também, possuem um nível de proteção superior ao que vinha sendo utilizado pela Polícia até então, informou o comandante. Com a chegada da nova viatura e dos novos equipamentos, quem ganha é a sociedade que passa a ter uma polícia bem mais aparelhada e mais motivada para enfrentar a criminalidade e conceder segurança a todos.  (com 13º BPM)

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Radio Cidade de Piancó fará entrevistas com candidatos a Prefeito do Vale.


A Rádio Cidade de Piancó vai promover uma série de entrevistas com os candidatos a Prefeito do Vale do Piancó. A ordem de entrevistas foi através de sorteio realizado nesta quinta feira (26) ao vivo no Programa Tribuna Independente, com o acompanhamento de representantes de partidos e coligações.

Você poderá acompanhar as entrevistas nos dias abaixo relacionados, todos no mesmo horário e com o mesmo tempo de duração, de 11:30 à 12:00 ao vivo no Programa Tribuna Independente com os jornalistas Eudo Nicolau e J. Paulo, sintonizando a 95.5fm ou pelo site www.radiocidadepianco.com.br.

Veja como ficou a ordem de entrevistas por cidade e quais são os dias das entrevistas:

SANTANA DOS GARROTES
DIA 01/08 - DR. CARLINHOS
DIA 02/08 – DR. ÉLIO

IGARACY
DIA 06/08 – DEILTON MONTEIRO
DIA 07/08 – DEUSINHA
DIA 08/08 – LÍDIO CARNEIRO

OLHO DÁGUA
DIA 09/08 – DR. GENOILTON
DIA 13/08 – DR. CHICO CARVALHO

COREMAS
DIA 14/08 – DR. ANTONIO LOPES
DIA 15/08 – DRA. PÂMELA

PEDRA BRANCA
DIA 16/08 – ANTONIO BASTOS
DIA 20/08 – ANCHIETA NOIA

CATINGUEIRA
DIA 21/08 – DR. ODIR
DIA 22/08 – ALBINO FELIX

PIANCÓ
DIA 23/08 – SALES LIMA
DIA 27/08 – NEGUINHA TOMAZ
DIA 28/08 – ANTONIO DANTAS

BOA VENTURA
DIA 29/08 – MIGUELZINHO
DIA 30/08 – LEONICE LOPES
DIA 03/09 – DR. JOÃO FILHO

DIAMANTE
DIA 04/09 – MARCÍLIA MANGUEIRA
DIA 05/09 – ODONIEL MANGUEIRA
DIA 06/09 – DR. GEORGE ABÍLIO
DIA 10/09 – MANCHA

SÃO JOSÉ DE CAIANA
DIA 11/09 – WALTER JUNIOR
DIA 12/09 – ZÉ LEITE

ITAPORANGA
DIA 13/09 – DJACI BRASILEIRO
DIA 17/09 – SOUZA NETO
DIA 18/09 – ALDIBERG ALVES

SERRA GRANDE
DIA 19/09 – ELIANA NUNES
DIA 20/09 – JAIRO MOURA
DIA 24/09 – DR. JOÃO PAULO

NOVA OLINDA
DIA 25/09 – MARIA DUCARMO
DIA 26/09 – MARIA DAGUIA

EMAS
DIA 27/09 – DR. FERNANDA
DIA 01/10 – SEGUNDO MADRUGA

Hugoigaracy com Eudo Nicolau

SANTANA DOS GARROTES: Dr. Élio Ribeiro (PT) tem candidatura indeferida por seu vice, Zé Paulo ter registro impugnado



A candidatura do médico Élio Ribeiro (PT) à prefeitura de Santana dos Garrotes foi indeferida na manhã desta quinta-feira (26) pela juíza da 66ª Zona Eleitoral, Luciana Rodriguês Lima.
A juíza já havia indeferido a candidatura do seu vice-prefeito, José Paulo Filho(PMDB), nos termos do artigo 50 da resolução 23.373, nestes termos ficam impedidos de ser candidato Élio Ribeiro de Morais(prefeito) e José Paulo filho(vice). Zé Paulo teve seu registro impugnado devido ter contas reprovadas pelo o TCE-PB quando foi presidente da Câmara em 2004.
Diante da decisão, Élio Ribeiro ainda pode recorrer ou substituir o nome de seu candidato a vice-prefeito.
Segundo a sentença da juíza ele é apto a ser candidato, mas o seu vice não tem aptidão partidária para se candidatar. Com isso, sugere que ele escolha outro vice que pertença à mesma coligação “Unidos pela força da Palavra”, ou seja, dos PP, PMDB, PT e PSC.
www.ARYRAMALHO.com

Veja a decisão:


Justiça desfaz decisão do TCE e garante candidatura a vice-prefeito em Igaracy


Com o despacho proferido nessa quarta-feira, Edílson de Benício deverá ter sua candidatura homologada


Por Redação da Folha – Uma decisão liminar do juiz Aluízio Bezerra Filho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, proferida nessa quarta-feira, 25, anulou os efeitos do Acórdão 657/06 do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que julgou irregulares as contas de 2005 do então presidente da Câmara de Igaracy, Edílson de Benício (foto), hoje candidato a vice-prefeito.

As contas foram julgadas irregulares por suposta ausência de recolhimento de contribuição previdenciária patronal, mas, em seu despacho, o magistrado sustenta que o TCE equivocou-se a não acatar o pedido de reconsideração do gestor, já que ele, conforme a documentação acostada aos autos, parcelou e pagou a dívida previdenciária, “sanando, pois, as irregularidades”.

O juiz diz que o Tribunal de Contas do Estado não cumpriu o que reza o artigo 16 de sua própria lei orgânica. O artigo expressa as infrações e falhas que motivam a rejeição de contas, entre as quais “dano ao erário”, o que, conforme o despacho judicial, não se aplica a Edílson em razão do ex-presidente do legislativo ter parcelado a dívida previdenciária e, portanto, não ter provocado nenhum prejuízo aos cofres públicos, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O mérito do processo ainda será julgado, mas a liminar já sinaliza que o ex-vereador não incorreu em crime de Improbidade Administrativa, ao apresentar o parcelamento firmado entre a Câmara Municipal de Igaracy e Receita Federal do Brasil. Com essa decisão, ficam suspensos os efeitos do Acórdão e Edílson (PP), que concorre a vice na chapa da oposição encabeçada por Lídio Carneiro (PTB), deverá conseguir a homologação de sua candidatura, que havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral.

Veja abaixo a decisão do Juiz:




 

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vale do Piancó também receberá águas do São Francisco

Uma adutora de 26,5 quilômetros de extensão vai beneficiar a população do Vale do Piancó com águas da transposição do rio São Francisco. O pleito antigo da região para tornar o rio Piancó perene vai se tornar realidade graças à aprovação do projeto técnico encaminhado pelo Governo do Estado ao Ministério da Integração Nacional para a chegada das águas no município de Conceição.
Os estudos foram aprovados por unanimidade pelo Conselho Gestor do São Francisco, que envolve os quatro estados que receberão as águas (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba), além do Ministério da Integração Nacional; Ministério das Minas e Energia, Casa Civil da Presidência da República, Agência Nacional das Águas, dentre outros órgãos.
O secretário dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, explicou que a adutora será implantada desde o eixo Norte da transposição até a barragem Condado, no município de Conceição. “Estamos agora na fase de detalhamento do projeto para que em 2013 a gente tente incluir como obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, destacou o secretário, acrescentando que a adutora vai permitir que a água do São Francisco seja melhor distribuída na Paraíba.
As outras três entradas das águas do rio São Francisco na Paraíba são por Monteiro, via barragem Porções, (eixo Leste) e São José das Espinharas (eixo Norte), esse eixo com duas entradas, uma na barragem Engenheiro Avidos e outra na Lagoa do Arroz. O Governo federal retomou em Pernambuco no mês de abril as obras do lote 12 que vão atingir Monteiro, com previsão de chegada das águas até o final de 2014.


SecomPB

terça-feira, 24 de julho de 2012

FPM do município de Condado é desbloqueado depois de quatro meses

A cidade de Condado/PB, que estava com o Fundo de Participação do Município (FPM) bloqueado há 04 meses, num total de 13 quotas, que perfazem mais de R$ 700.000,00, conseguiu no Tribunal Regional Federal, em Recife/PE, a liberação de 85% do recurso.

A retenção total da verba estava sendo feita pela Receita Federal, que alega que o Município é devedor de contribuições do INSS. Segundo o procurador do Município de Condado, Gustavo Nunes de Aquino, “o bloqueio total vinha inviabilizando a administração municipal, pois é com o FPM que o município consegue se manter, honrado o pagamento do funcionalismo, de fornecedores e de serviços essenciais”.

O advogado afirmou também que “o débito com a Receita vem sendo discutido judicialmente” e que “privar a população de Condado, destinaria final dos recursos do FPM, era um verdadeiro abuso, mas que, após uma longa batalha judicial com a Receita Federal, foi reparado pela Justiça”.

Já o prefeito Eugênio Pacelli de Lima, disse que estava muito feliz com a decisão: “agora poderei dormir tranqüilo e em paz, pois o dinheiro servirá para pagar os meses atrasados dos servidores, fornecedores e colocar as finanças do município em dias”. Eugênio ainda agradeceu a paciência e a compreensão dos funcionários que, segundo o prefeito, “souberam entender o momento delicado que a cidade vivia, mas mesmo assim, apesar de estarem há 04 meses sem receber não deixaram de trabalhar e atender com dignidade”.

Fonte: CatingueiraOnline com Assessoria

Advogado pede definição de data para inauguração do Fórum de Igaracy

O advogado Igaracyense Manoel Nouzinho, que também responde pela Câmara Municipal de Igaracy, entra na briga pela abertura do Forum da cidade e pede ao Presidente do TJPB agilidade na abertura do prédio e da comarca, veja:
 
Senhor Presidente.
 
A população de Igaracy espera ansiosa a inauguração do Fórum construído há mais de 2 anos, como também o pleno funcionamento da prestação jurisdicional. Sabemos das dificuldades que passa esse Egrégio Tribunal devido à falta de Juízes. Todavia, com a realização de concurso e a posse de novos Juízes fez renascer a esperança da população Igaraciense na indicação de um Juiz para atuar naquela Comarca. Assim, é com o espirito repleto de esperança, que em nome da população de Igaracy, venho à presença de Vossa Excelência, solicitar uma audiência com a finalidade de definir uma data para a inauguração além das providencias necessárias, ou seja, toda a mobília, equipamentos de informática e todos os itens necessários para que o fórum comece a funcionar, efetivamente, no dia seguinte à inauguração.
 
Manoel Nouzinho da Silva
     OAB/PB 6080

segunda-feira, 23 de julho de 2012

É em setembro...


Coluna "Destaque Piancó" do JP deste Sábado, 21


POLITICA
Os candidatos a prefeito e a vereador na região começaram a percorrer ruas, bairros e a zona rural dos municípios. Eles informaram que as andanças se tornam cansativas. No entanto, é necessária para mostrar ao eleitor as propostas políticas.
CARREATAS
As coligações políticas de algumas cidades já decidiram que devem realizar carreatas apenas nos dias de comício. Dessa forma pretendem evitar gastos e possíveis conflitos entre os eleitores mais exaltados. A decisão agradou aos partidários e políticos.
COMÍCIOS
Os primeiros comícios realizados no Vale acontecerem na cidade de Catingueira. As duas coligações partidárias realizaram suas festas cívicas. Os dois comícios aconteceram em clima de festa. A coordenação de ambos os partidos não registrou nenhum incidente.
SANTANA DOS GARROTES
O município vive sua tradicional festa da padroeira Senhora Santana. A festa costuma atrair milhares de pessoas às ruas da cidade. O prefeito José Alencar se mostra bastante satisfeito com a realização e o sucesso da festa realizada em praça pública.
SANTANA DOS GARROTES II
Na noite de hoje o evento será animado pelas bandas Calango Aceso e Cavalo de Pau e a organização da festa espera receber um público recorde. As duas atrações musicais estão sendo esperadas pelo público da região que prometem lotar a cidade.
SANTANA DOS GARROTES III
O evento é realizado através da prefeitura que disponibilizou toda a infra estrutura. Segundo Vandeco de Paulo um dos assessores do prefeito José Alencar. O pagamento dos funcionários permanece atualizado e a festa contribuiu com o aumento da economia do município
SANTANA DOS GARROTES IV
A festa de Senhora Santana teve sua parte religiosa com procissões, missas e trezenas e quermesses. O padre Maciel Montenegro coordena o evento religioso. Amanhã a parte religiosa será encerrada com a celebração de uma missa e a procissão.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Continua em alta o setor da construção civil no Vale. É visível a construção de casas residenciais, prédios, condomínios e reformas de prédios. Além de alavancar as vendas nas lojas de material de construção civil e contribuindo para a geração de empregos.
CONSTRUÇÃO CIVIL II
O setor vem registrando bons índices de crescimento apesar da crise em alguns segmentos da economia. Houve um aumento nas vendas de material de construção e contratação de pedreiros, ajudantes de pedreiros, engenheiros civis, pintores e vendedores.
CONSTRUÇÃO III
Diante da expansão do setor aos poucos imobiliárias vem sendo instaladas na região. A primeira delas na cidade de Piancó. E aos poucos vão aparecendo os corretores de imóveis que já começam a ser procurados para trabalhar nesse tipo de serviço no Vale.
MANIFESTO
O padre Djacy Brasileiro realizou uma grande manifestação contra a paralisação das obras do Rio São Francisco. Atualmente ele é pároco da cidade de Pedra Branca e foi até o município de São José de Piranhas para realizar o protesto eu contou com dezenas de pessoas.
MANIFESTO II
Árduo defensor das causas públicas o padre Djacy Brasileiro informou que agora se volta para a rápida construção do canal que vai possibilitar a inclusão das águas do Rio São Francisco no Vale. O padre alerta que os políticos e a população devem ficar atentos para a construção.
PERIGO
Aos poucos a sociedade começa a se mobilizar contra o grande número de animais soltos pelas estradas da região. Após várias denúncias a diversas autoridades sobre acidentes envolvendo carros, motos, ciclistas e pedestres. A população se prepara para realizar um manifesto.
DINHEIRO
A prefeitura de Conceição anulou o concurso realizado esse ano sob a responsabilidade da empresa Metta Concurso e Consultoria. Porém, a prefeitura não informou se haverá a devolução do dinheiro pago pelos candidatos para sua inscrição.
DINHEIRO II
Muitos candidatos estão revoltados com as primeiras informações sobre o assunto. Diante da notícia da não devolução do dinheiro aos candidatos. Um vereador Informou que vai entrar na justiça contra a prefeitura para a devolução do dinheiro e danos morais aos candidatos.