Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Oposição marchará unida e venceremos eleição em Diamante, afirma Odoniel Mangueira.

Mais do que confiante, o ex-prefeito de Diamante, Odoniel Mangueira (PSDB), disse está convicto de que a oposição vencerá o pleito municipal do próximo ano no município. “Não tenho dúvidas da vitória da oposição”, ressaltou, durante contato com a Folha do Vale.

O otimismo do médico baseia-se em paradigmas políticos consideráveis: primeiro, toda oposição está unida; segundo: nomes fortemente populares e seis partidos, estão juntos, caminhando em torno de um projeto político único: vencer a eleição e retornar à Prefeitura de Diamante em 2013.

Sobre o ex-prefeito, deverá recair a responsabilidade de ser o condutor das aspirações oposicionistas, ou seja, ele deverá encabeçar a chapa da oposição na corrida sucessória de 2012. “As lideranças do nosso grupo e a própria população têm insistido que eu seja candidato, e vai terminar acontecendo isso mesmo”, disse, ao informar que, recentemente, todo o grupo reuniu-se em Piancó para definir as acomodações partidárias de todos os seus integrantes.

A confiança do ex-prefeito em uma vitória da oposição também é baseada em conceitos e avaliações sobre o adversário. Segundo o médico, o prefeito diamantense está desgastado politicamente e seu grupo não dispõe de nomes com peso eleitoral suficiente para disputar o pleito com chances de vitória.


Hélder Loreiro Colunista do DiamanteOnline

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Comissão na Câmara dos Deputados aprovar PL que cria a Universidade do Sertão

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (28), projeto de lei que cria a Universidade Federal do Sertão (UFS–PB), de autoria do deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB). O projeto de lei de nº 1496/2011 foi dado entrada na Casa no mês de junho e teve como relator na Comissão de Trabalho, o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), cujo parecer foi favorável à criação da UFS-PB.
Conforme Hugo Motta, a UFS-PB é um anseio das comunidades e da sociedade organizada dos municípios paraibanos de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e cidades vizinhas. “Através dela será possível criar mais oportunidades de ensino para a população e melhorar os índices de educação superior no país, que no último Censo da Educação Superior de 2009 apontou que apenas 14,4% dos jovens da faixa etária de 18 a 24 anos estão inseridos na educação superior”, relata.
Com a aprovação, o projeto de lei segue para a Comissão de Educação e Cultura para ser apreciado e votado. (com ascom)

Postado por Ricardo Pereira

PSD nasce no Brasil e em Igaracy pode ter candidatos em 2012


O PSD nasceu oficialmente na noite desta terça-feira (27), quando o TSE julgou e aprovou a criação do novo partido. Criado pelo atual Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, o partido já nasce grande e com possibilidades de lançar candidatos em várias cidades do Brasil e aqui na Paraíba.
Na cidade de Igaracy por exemplo, o partido ficará sobre o comando do empresário Emanuel Campos (MANO), que é ligado politicamente ao ex prefeito Hélio Costa (DEM). O PSD de Igaracy deverá ter candidatos a Vereador e poderá ter ainda este mês grandes adesões, que podem mexer com os quadros políticos local.

Vamos aguardar...

UGT PARAÍBA REALIZA EVENTO NO DIA 30 DE SETEMBRO



No dia 30 setembro de 2011, a União Geral dos Trabalhadores comemora os dois anos de fundação no estado da Paraíba.
O evento será no anel interno do Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, com a parceria já confirmada de órgãos importantes como o SESC, SENAC, MTE, Faculdades FACENE/FAMENE, Comunidades Católicas, Protestantes, Rotary Club e Maçonaria.
Na ocasião oferecerão serviços sociais para a população, como tratamento de beleza, cabelos, unhas, serviços odontológicos, aferição da pressão e diabetes, orientações de vida saudável e DST’s, emissão de carteira de trabalho, orientação para uma entrevista de emprego eficiente, cadastro de currículos, orientações ao empreendedor individual.
A UGT é uma central sindical que engloba sindicatos de diversas categorias, urbanas e rurais, do serviço público, privado ou autônomo, hoje representa na Paraíba mais de 250.000 trabalhadores (as), e nos princípios da UGT/PB lutar pelos trabalhadores não é apenas lutar por melhores salários ou redução da carga horária do trabalhador, é também lutar pela melhora das condições de vida do trabalhador no seio de sua família, e pela família dos trabalhadores que estão sendo atacadas por uma doença que por muito tempo a sociedade fingiu que ela não estava lá, mas já destrói nossas famílias há muitos anos, esta doença é as drogas, e nestas oportunidades lançaremos a campanha “DROGA TEM CURA”, onde junto com todos os parceiros e colaboradores buscaremos a melhor maneira de curarmos nossas famílias desta doença, que hoje não pode mais ficar invisível.
Diversas autoridades do cenário político, social e cultural já confirmaram sua presença para prestigiar os dois anos da UGT no estado da Paraíba e juntos com ela fazerem parte desta campanha tão necessária para as famílias contaminadas por esta doença, e até mesmo pelas que ainda não foram, pois de alguma forma todos sofremos devido aos efeitos colaterais desta doença, que mancha a paz de toda nossa sociedade.

UGT/PB funciona na Rua Rodrigues de Aquino, 347, centro de João Pessoa, tem como Presidente o Senhor Romero Baunilha.
Contato: (83)3576 - 0049 / Sede da UGT-PB.

Deu no G1 - Prefeitura de Igaracy terá que demitir contratados


Mais nove cidades paraibanas entraram na lista das Prefeituras que deverão demitir, no prazo de 180 dias, funcionários contratados sem concurso público. A determinação foi dada pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba em sessão de julgamento na quarta-feira (28). Os desembargadores entenderam como inconstitucionais as leis municipais que permitem as contratações temporárias sem realização de concurso e sem justificar interesse público excepcional.
Em uma semana, já são 33 cidades na mesma situação. Elas são alvos de uma série de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) ajuízadas pelo Ministério Público da Paraíba, que pede o desligamento de funcionários não concursados, com base em exigências da Constituição Federal.
Em um dos casos em análise, o desembargador Fred Coutinho verificou que um dos artigos em análise contemplava a possibilidade de prorrogação infinita dos contratos, ferindo o princípio constitucional da temporariedade. “A previsão de tempo de contratação irrazoavelmente alongada atende, na verdade, ao nítido propósito de burlar a regra de concurso público, em vez de regulamentar-lhe legítima exceção”, considerou.
Foram julgadas na quarta-feira as leis municipais de Puxinanã, Malta, Igaracy, Congo, Riachão, Cabaceiras, Caiçara, Bonito de Santa Fé e Sertãozinho. Além delas, estão na mesma situação Gado Bravo, Teixeira, Zabelê, Itapororoca, Marcação, Lucena, São José do Sabugi, Gurjão, Montadas, Riacho dos Cavalos, Sousa, Santa Cruz, Desterro, Alagoa Nova, Gurinhém, Marizópolis, Junco do Seridó, Pilar, Mari, Solânea, Itatuba, São Bentinho, Paulista e Cabedelo.

Do G1

Igaracy entre sete municípios do Sertão que receberão quase R$ 1,5 milhões em recursos da Funasa

Sete municípios do Sertão da Paraíba receberão quase 1,5 milhões de reais através da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba. Os recursos são para investimentos no Sistema de Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos e Melhoria Sanitária Domiciliar nos municípios contemplados.
De acordo com a assessoria da Superintendência da Funasa na Paraíba, as cidades beneficiadas são: Carrapateira, Igaracy, Malta, São Domingos de Pombal, São José de Piranhas e São José de Princesa.
O valor liberado é referente ao pagamento de parcelas das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de Convênios (CV) entre os municípios e da Funasa. As obras vão atingir uma população de quase 7.400 pessoas, beneficiando mais de 1.800 famílias da região rural dos municípios contemplados.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Projeto de Golinha e Celino autoriza doação de terrenos a pessoas carentes


O Vereador Golinha apresentou o Projeto de Lei nº 016/2011, subscrito pelo Prefeito Celino Farias, que teve a aprovação unanime da Câmara Municipal na ultima sexta-feira (23). O Projeto de Lei autoriza a isenção de Tributos do Município para escriturar terrenos e doação dos mesmos para pessoas carentes. Os maiores focos do Projeto é a possibilidade do cidadão poder escriturar seu terreno, sem o pagamento dos tributos municipal, incentivando assim a regularização destes e a realização de distribuição de terrenos do município a pessoas carentes, que segundo o projeto não possua imóveis, tenho uma renda de no máximo um salário mínimo, seja casado (a) e não venda o mesmo pelo prazo de 20 anos.

A maior parte destes terrenos que possivelmente serão doados está em volta do cemitério da cidade e ao redor do campo municipal. A distribuição dos terrenos levará a construções de novas residências, desenvolvimento à cidade e crescimento socioeconômico da região. Gostaram né, pois é, eu também! São de projetos iguais a estes que a população precisa.   

Manoel Moleque comenta acordo do G9 em São José de Caiana


Manoel Moleque ao lado do Pré Candidato a Prefeito de S. J. de Caiana Zé Leite
O Igaracyense Manoel Moleque participou hoje (28) do programa tribuna independente da rádio cidade de Piancó, que é conduzido pelos radialistas Eudo Nicolau e J Paulo. Em sua participação, Manoel Moleque fez duras críticas ao acordo batizado de G9, onde os atuais Vereadores combinaram entre se para que os partidos em que são filiados não liberar a legenda para outros candidatos. Manoel ainda fez questão de colocar o seu partido o PPS à disposição de alguém que queira como ele ser candidato a Vereador nas próximas eleições, “não entendo porque tanta vontade dos políticos de Caiana de serem candidatos apenas pelo lado do atual prefeito?”, disse indignado com a situação.

Em conversa por telefone com Manoel, ele comentou ao blog de forma hilária que “os Vereadores do G9 devem estar com a razão em apoiar uma gestão que em três anos, ainda não colocou uma pedra de calçamento ou alguma obra na cidade. Mais a população de São José de Caiana, pode ter certeza que irá ter opção para as próximas eleições, o povo vai escolher entre a mesmice que aqui em Caiana se encontra ou novos tempos de renovação”, disse Manoel Moleque.
 
do blog HugoIgaracy

NOTA DO BLOG


Venho aqui comunicar a todos que já estão resolvendo os problemas que se apresentou no blog, ao mesmo tempo peço humildemente minhas desculpas pelos transtornos. Aproveitando ainda quero agradecer a todos os acessos que venho tendo, acessos estes que vem sempre aumentando.

Hugo Carneiro Chaves

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Câmara Municipal de Igaracy ajuíza Ação contra a CAGEPA.


A Câmara Municipal de Igaracy, através de sua Assessoria Jurídica, ajuizou Ação Coletiva de Consumo – ACC, afim de que seja assegurado à população um fornecimento de água de qualidade. Após a realização de várias Audiências Públicas a fim de tentar resolver extrajudicialmente os problemas relativos ao desabastecimento de água no Município, representante da CAGEPA comprometeu-se a adotar medidas que solucionariam definitivamente a questão. Vários abaixo-assinados oriundos de moradores de bairros, bem como diversos ofícios expedidos, ficou claramente comprovado que o desabastecimento de água persiste, causando transtorno em vários setores da comunidade local. O problema vem se arrastando a muitos anos demonstrando, segundo consta na própria Ação que a CAGEPA vem descumprindo claramente seu mister. Nos últimos cinco anos a cidade ficou sem abastecimento durante 20 meses, o que equivale a uma impressionante média de quatro meses por ano sem fornecimento d’água. Nessas ocasiões os moradores são obrigados a pagar para que carros pipas preenchessem suas caixas d’água. “Porém, em pior situação estão os moradores que sequer têm condições financeiras de arcar com o pagamento do caminhão pipa particular, ficando totalmente a mercê do descaso e da má vontade da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba”, destaca a Ação movida pela Câmara Municipal. Na ACC, o Advogado argumenta que, mesmo cientes destes graves problemas, a Prefeitura de Igaracy e a Cagepa não adotaram nenhuma providência concreta no sentido de encontrar soluções. Os moradores da Cidade de Igaracy não agüentam mais conviver com este descaso da falta de água constante. A cidade está com abastecimento de água precário, atingindo todas as classes sociais desde o pequeno lavrador ao comerciante, passando por todas as casas de família, escolas, unidades de saúde, e demais órgãos públicos. A situação é degradante”, afirma o Advogado Manoel Nouzinho.
A Ação foi ajuizada em 22 de setembro de 2011 e distribuida a 2ª Vara Cível da Comarca de Piancó/PB, pede o seguinte:
1) - A concessão da medida liminar, proibindo a CAGEPA de cobrar dos consumidores, a partir do MÊS DE OUTUBRO do corrente ano tarifas relativas à prestação de serviços de distribuição de água e de cortar o fornecimento enquanto o abastecimento não for restabelecido de forma contínua e com eficiência.
2) - Se abstenha, de forma imediata, de interromper qualquer suspensão do abastecimento de água que tenham sido motivados pelo não pagamento das faturas de água dos meses de setembro e outubro do corrente ano, e até que se normalize por completo todo o sistema de abastecimento;
3) - Esclareça aos consumidores, definitivamente, nas contas de água, a diferença entre as cobranças relativas à tarifa mínima e ao consumo mínimo por economias, consignando igualmente qual o volume de água, em litros, cobrado por mês incondicionalmente de cada unidade consumidora (10.000 litros), tudo com texto legível e destacado, sem abreviações obscuras;
4) - O deferimento da Tutela Antecipada definindo a obrigação de fazer a CAGEPA, para que execute as obras necessárias à distribuição canalizada de água a todos os moradores/consumidores da Cidade de Igaracy/PB
5) - Que providencie a religação, no prazo de 48 horas, dos serviços de água cujo corte tenha se originado do não pagamento das tarifas dos meses de setembro e outubro do corrente ano, isentando estes consumidores do pagamento de qualquer multa ou taxa de religação em função do corte;
6) - Ainda, que seja ordenado à ré a veiculação de texto legível e destacado, na conta de água, dando ciência aos consumidores sobre a prerrogativa de revisão do número de economias, deixando claro que economias desativadas ou permanentemente desocupadas poderão requerer a suspensão do pagamento pelo volume mínimo;
7) - Caso acolhido o pedido acima referido que seja a ré condenada a restituir de quanto pago a maior em dobro, para cada consumidor nos termos do art.42 do CDC.
8) - A fixação de multa diária para a hipótese de descumprimento dos pedidos alinhados, em valores capazes de intimidar a desobediência
9) - Que seja vedado à ré cobrar consumo mínimo por economias que comprovadamente não vêm usufruindo os seus serviços bem como de economias permanentemente desocupadas, condenando-se ainda à devolução do valor arrecadado em dobro para cada consumidor que for obrigado a fazê-lo;
10) - A condenação ao dano moral coletivo, tendo em vista a notoriedade do clamor público e social da questão, a merecer uma resposta eficaz no sentido de que os órgãos públicos e o Poder Judiciário estão atentos na defesa da cidadania e do respeito ao Estado de Direito. Esse pedido, além de servir para recompor o dano moral coletivo sofrido, também tem como objetivo restabelecer a harmonia e a confiança no mercado de consumo;
11) - A suspensão, de forma imediata, de todos os efeitos gerados por sua nova política tarifária, retornando a proceder ao cálculo das tarifas de água e de esgoto com a mesma metodologia vigente até o mês de agosto do corrente ano. Excepciona-se neste pedido o retorno às presunções de 10 metros cúbicos de consumo para as economias sem hidrômetro e eventuais fixações de preço com base na metragem das economias;
12) - Proceda a imediata devolução, mediante desconto discriminado nas próximas duas faturas de água, dos valores cobrados a mais de consumidores com base na nova política tarifária; ou a restituição em dobro, acrescidos de juros legais e correção monetária, apurados em liquidação de sentença, os valores que tenham indevidamente pago, seja pelo consumo mínimo, ou quaisquer outros gastos
13) - Pleiteia, por fim, que sejam respeitados os pilares da Lei Consumerista, qual sejam, O PRINCÍPIO DA VULNERABILIDADE, DA HARMONIA DAS RELAÇÕES DE CONSUMO E DA REPRESSÃO EFICIENTE AOS ABUSOS, fazendo com que seja concretizado, também, o PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA, traduzido pela doutrina como DEVERES DE AMPLA COOPERAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E AMPLA INFORMAÇÃO.
14) - Que a CAGEPA, promova, no prazo de 01 (um) mês, o fornecimento de água potável a todas as residências consumidoras situadas na Cidade de Igaracy, em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 635/ BSB do Ministério da Saúde e que a Companhia seja submetida ao pagamento de multa diária de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), bem como a indenizar os danos morais difusos causados aos consumidores locais.
15) - A CAGEPA deverá também monitorar mensalmente, a água destinada ao abastecimento público, através de análise laboratorial e que medidas sejam tomadas a fim de manter a água em consonância com as especificações de potabilidade necessárias ao consumo;
16) - Na referida Ação a Câmara ainda pede que a CAGEPA disponibilize uma equipe de técnicos especializados no controle da qualidade da água, para realizar o tratamento de filtração e desinfecção, fornecendo assim, água potável a todos os moradores.
17) - Também pede, a imediata devolução, mediante desconto discriminado nas próximas duas faturas de água, dos valores cobrados a mais de consumidores com base na nova política tarifária; ou a restituição em dobro, acrescidos de juros legais e correção monetária, apurados em liquidação de sentença, os valores que tenham indevidamente pago, seja pelo consumo mínimo, ou quaisquer outros gastos
18) - Além da condenação ao pagamento de dano moral coletivo por conta da deficiência na prestação do serviço e do descaso com que as autoridades tratam o assunto. Além, claro, de exigir que o serviço ininterrupto de fornecimento d’água seja assegurado aos moradores de Igaracy tendo em vista a notoriedade do clamor público e social da questão, a merecer uma resposta eficaz no sentido de que os órgãos públicos e o Poder Judiciário estão atentos na defesa da cidadania e do respeito ao Estado de Direito. Esse pedido, além de servir para recompor o dano moral coletivo sofrido, também tem como objetivo restabelecer a harmonia e a confiança no mercado de consumo;
19) - Por fim solicitou que a Justiça fixe uma multa diária para a hipótese de descumprimento dos pedidos alinhados, em valores capazes de intimidar a desobediência por cada dia de ausência de fornecimento de água nas residências da cidade, bem como nos órgãos públicos.
 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vírus, ou inveja de alguém?

Algumas pessoas estão tentando acessar o blog hugoigaracy e ao clicar no link, se deparam com o aviso igual essa imagem aí abaixo, segundo o próprio Google pode ter sido ataque de terceiros, ou seja, alguém maliciosamente tentou nos prejudicar, tanto eu, como alguns blogs do Vale do Piancó, como o PORTALDOVALE. Os poucos acessos que estamos tendo é pelo Internet Explorer, mas se o problema persistir e enquanto resolvemos, quem tiver visualizando, avisem aos amigos que podem clicar em Ignorar este alerta, no canto inferior direito, que libera o acesso ou acessem pelo Internet Explorer mesmo.

Grato:
Hugo Carneiro Chaves
Editor do blog

domingo, 25 de setembro de 2011

PTN de Igaracy realiza uma das mais belas convenções já vista na cidade

O Partido Trabalhista Nacional (PTN) da cidade de Igaracy realizou neste sábado (24) no prédio da Câmara Municipal de Igaracy, sua primeira convenção na cidade.

O PTN de Igaracy é um partido praticamente conduzido por jovens, que querem e vão lutar por para construir uma Igaracy bem melhor para o amanhã.

Considerada por muitos, uma das convenções mais bonitas já realizada na cidade, o encontro que foi realizado neste sábado levou muitos jovens e autoridades políticas a Câmara Municipal. O Prefeito Celino Farias, o Presidente da Câmara Lídio Carneiro, os Vereadores Golinha, Jorge, Rivaldo, Janaina, Etinho e Cersa foram alguns políticos que participaram da convenção.

Na convenção as autoridades e os jovens puderam usar a palavra para se expressar sobre a história e atual situação da política local.
O PTN decidiu que vai lançar alguns candidatos a Vereador, como por exemplo, o Professor Ivanildo Junior e enfermeira Maria Carneiro dois dos que deixaram claro seus interesses em disputar uma vaga na Casa de José Harmando de Sousa, o partido ainda deixou claro sua admiração pelo trabalho do Vereador Golinha (PSDB), que mesmo não sendo do partido, comunga das mesmas idéias. Para prefeito, o Partido anunciou apoio a Pré Candidatura do Vereador Lídio Carneiro que para o partido representa um choque de gestão e possui toda a capacidade de administrar o município de Igaracy e já vem mostrando isso como Presidente a frente da Câmara Municipal. Ao ser lançado pelo PTN como pré candidato a Prefeito, o Vereador Lídio Carneiro, agradeceu o apoio e falou que ainda não é o momento de lançamento de candidatura, mais colocou o nome a disposição de todos os igaracyenses dizendo: “se for eu o escolhido, darei meu sangue para defender os interesses de Igaracy”. Lídio Carneiro ainda corre para receber também o apoio do atual Prefeito Celino Farias, com quem sempre trabalhou durante sua vida pública e do grupo do ex Prefeito Hélio Costa, que representa grande liderança política na cidade.

A juventude de Igaracy começa a mostrar postura e vem dizer que: “Chegou a hora de mostrar o caminhos para fazer um futuro bem melhor para nossa Igaracy”.






Veja todas as fotos clicando AQUI!

PSB realizou convenção nesta sexta (23) em Igaracy

O PSB realizou sua convenção nesta sexta feira (23) na Câmara Municipal de Igaracy, com a presença de Chico Lopes, ex deputado estadual.

Na Convenção, o partido decidiu que irá lançar candidatos aqui em Igaracy nas próximas eleições. O nome da Vice Prefeita Deusinha aparece como opção no partido para ser lançada pelo como candidata.

Autoridades como o Prefeito Celino Farias, o Presidente da Câmara Lídio Carneiro e alguns Vereadores também passaram para prestigiar o evento.

Veja fotos:


Coluna do Fundo do Baú

A Coluna do Fundo do Baú desta semana trás, uma foto tirada no início da década de 70. Na foto aparecem os filhos do inesquecível Zé Pedro, José Jailson e Francisco Jailton (Nanoca) ao lado do Padre Nelson, pároco da cidade na época.

Segundo informações de Marcio Nicácio, irmão dos meninos que aparecem na foto, a foto foi tirada no início da década de 70, em uma missa de primeira comunhão.

José Jailson, Padre Nelson e Francisco Jailton (Nanoca)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Roga Matias, Chiquinho Pereira e Dep. por São Paulo Geraldo Cruz visitam Branco Mendes em São Paulo

Nesta quarta-feira, 21 de setembro , visitaram o deputado paraibano Branco Mendes, os também paraibanos Chiquinho Pereira, Roga Matias e o deputado Geraldo Cruz, levaram sua solidariedade ao conterrâneo que passou por uma intervenção cirúrgica no HCOR.


O deputado Branco Mendes, ficou muito feliz com a visita e orgulhoso de conhecer o também deputado por São Paulo Geraldo Cruz, que é filho natural de Olho d’Água, no sertão da Paraíba, que aos 18 anos de idade veio para São Paulo, igual a milhares de conterrâneos nordestinos, em busca de oportunidade de trabalho e do sonho de construir uma vida digna, e a custa de muito trabalho e luta conseguiu se tornar deputado em uma das maiores cidades do mundo.


Um exemplo de história são pessoas como Chiquinho Pereira, Roga Matias e Geraldo Cruz que tiveram que sair de suas terras em busca de condições de sobrevivência, e conseguiram vencer e se destacarem em suas atividades, mas nunca em momento algum abandonaram suas origens ou seus conterrâneos, ou qualquer pessoas que os procurassem, “pessoas que ficaram em nossa terra, mas que lutam pela melhora de nosso povo, podem contar com estes paraibanos aqui, que aonde estivermos levaremos o nome de nossa cidade, de nossa Paraíba e o amor pelo nosso povo” disse Roga Matias.


Ainda na visita, Roga levou ao Deputado Branco Mendes um carinhoso abraço do Presidente da Câmara de Igaracy Lídio Carneiro e do Vereador Golinha.


O deputado Branco Mendes deve voltar para a Paraíba nesta sexta-feira 22 de setembro, mas volta feliz por saber que em São Paulo os paraibanos que precisarem de um apoio amigo tem com que contar.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

PPS confirma pré candidatura de José Leite em Caiana

Em reunião ontem (19) na cidade de João Pessoa – PB, entre o Deputado Janduy Carneiro (PPS), Bernardino (Presidente do PPS/PB), Romero Baunilha (Presidente da UGT/PB) e Chiquinho Pereira (da executiva nacional do PPS) ficou acordado que o empresário José Leite será mesmo o nome que deverá ser candidato a Prefeito de São José de Caiana pelo PPS nas próximas eleições e esse nome deverá unir as oposições Caianense em torno de seu nome. José Leite agradeceu a confiança dos amigos e das lideranças do PPS e agora deve entrar de cabeça em uma campanha que segundo ele, “terá homens de bens e com o passado limpo”, disse.

O empresário ainda fez questão de mandar um recado para algumas pessoas que segundo ele, “fica ligando para o povo dizendo que eu não sou candidato, nosso povo é livre e forte, terá candidato sim, eu!”, disse José Leite.

Presidente da Colônia de Pescadores visita a Câmara de Igaracy

O presidente da Colônia de Pescadores no município de Igaracy, Deilton. Visitou nesta segunda-feira (19) ao lado de sua esposa e do presidente do PTB de Igaracy Francisco Farias a Câmara Municipal de Igaracy. Na visita, Deilton conheceu as instalações do Legislativo Igaracyense e parabenizou o presidente da Casa, Lídio Carneiro pela brilhante atuação a frente do Legislativo Mirim.

O presidente Lídio Carneiro colocou a Casa a disposição da Colônia de Pescadores e ressaltou a importância deste programa aqui em Igaracy.

Deilton disse ainda afirmou que pode concorrer a uma cadeira na Casa José Harmando de Souza, confirmando o que já se comenta pela cidade.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Coluna do Fundo do Baú

Raridade: Veja essa foto e diga se não é uma raridade. Aí estão João de Adonias mais conhecido como o cabeleireiro de Roberto Carlos quando morava em São Paulo e suas irmãs Maria, Socorro, Lourdes e Rosileide ( da maior para a menor). Dessa vez Nouzinho foi no fundo do baú mesmo ao conseguir essa foto.
Foto de Manoel Nouzinho

PTN de Igaracy realiza convenção neste sábado dia 24

O PTN19 de Igaracy irá realizar neste sábado (24) a sua convenção municipal, a convenção será na Câmara Municipal de Igaracy, a partir das 9:00 horas e contará com a presença da juventude que abraça o partido na cidade e algumas lideranças políticas do município.

Na convenção, o partido deve apresentar alguns nomes que possivelmente concorrerão ao cargo de Vereador no próximo ano e anunciar apoio a pré-candidatura do Vereador Lídio Carneiro a Prefeito de Igaracy.

Com o objetivo de crescer, o PTN de Igaracy vem trabalhando para que possa apresentar bons nomes que possam representar a juventude igaracyense.

Terço dos Homens de Pedra Branca completa 6 anos

O grupo do TERÇO DOS HOMENS de Igaracy, participou neste sábado das comemorações do 6º aniversário do Terço dos Homens da cidade de Pedra Branca. Vários homens de diversas cidades da região estiveram presente nas comemorações, que teve a missa presidida pelo Padre Igaracyense Djacy Brasileiro, grande lutador pelas causas sociais da região.

A cada dia podemos ver o aumento na quantidade de homens que participam das orações do terço dos homens, em várias cidades os homens se reúne para rezar, orar e pedir proteção a Deus e Nossa Senhora.

Veja fotos:

domingo, 18 de setembro de 2011

Vereadores de Igaracy querem resolver na justiça problema de falta de água em nossa cidade.

Na sessão realizada nesta ultima sexta feira na câmara municipal de Igaracy, os vereadores debateram o problema da falta de água em nosso município, ficou decidido que irão convidar o chefe da Cagepa de patos para uma audiência publica que será realizada no plenário da quela casa legislativa e depois impetrar com uma ação civil publica na promotoria de Piancó através de sua assessoria jurídica contra a mesma. também foi discutido o assunto referente ao funcionamento do fórum de Igaracy que está pronto e ainda não foi realizado concurso para o seu funcionamento.

Esse sim e o verdadeiro papel do vereador, defender os interesses do povo de Igaracy, aos poucos os vereadores estão demostrando interesse em trabalhar a favor das melhorias de nossa cidade.

Postado por Igaracy verdade

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vale do Piancó ganhará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Com a política de expansão da educação superior no país, o governo federal vem, aos poucos, interiorizando o ensino técnico e superior, desse modo cumprindo o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades (Reuni), criado no governo passado.
A expansão da rede federal permitiu a criação de 214 escolas a partir de 2005. Com o Reuni, surgiram 126 unidades de ensino superior. Hoje, as universidades federais estão presentes em 230 municípios nas 27 unidades federativas.
E para a alegria dos municípios do Vale do Piancó, a cidade de Itaporanga sediará a partir do próximo ano o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Nesse sentido, os primeiros passos já foram dados.
Na última terça-feira, 13, reuniram-se na sede da 7ª Gerência Regional de Ensino, em Itaporanga, secretários de educação do Vale do Piancó, prefeitos, além de técnicos e do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFPB, onde debateram as etapas de implantação da nova unidade na região.

No encontro ficou firmado o compromisso da Prefeitura Municipal de Itaporanga em fazer a doação da área para a construção do campus. Até que o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) seja concluído, a nova unidade funcionará, provisoriamente, em uma escola municipal da cidade.
Para a secretária de educação do município de Diamante, Maria das Neves Abílio, a expansão da rede federal de ensino superior vem mudando a vida dos brasileiros e, conseqüentemente mudará o perfil do Vale do Piancó, pois, teremos aqui, futuros profissionais qualificados em suas respectivas áreas, sem falar, naturalmente, na qualidade de vida que tudo isso agregará ao povo sertanejo, disse.

radiocomunitariadiamantefm

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Prefeito Celino entrega Computadores na zona rural de Igaracy

Deu no blogdobeto1;

O programa PROINFO RURAL do Governo Federal atenderá três escolas municipais na zona rural do município de Igaracy com cinco máquinas para cada escola. O projeto será desenvolvido pelo professor das disciplinas juntamente com seus alunos. Objetivo do programa é oportunizar a interação da sociedade com a informática, pois os computador são considerados uma ferramenta para aprimoramento dos conteúdos pedagógicos, também a compreensão da tecnologia que irá assegurar-lhes a formação indispensável para a progressão nos estudos e na vida profissional. Ainda é um desafio para o MEC, a conexão com a internet, mas mesmo assim será enfrentado. É conhecimento digital ao mundo rural.
As comunidades que foram contempladas foram a Escola Municipal Margarida Leite no Sítio Poço comprido, a Escola Municipal Maria do Socorro Martins Costa no Sítio Barra, e a Escola Municipal Gregório no Sítio Gregório. Os computadores foram entregues nesta Segunda (12), pelo Prefeito Celino Farias.

Com informações e foto do blogdobeto1

Tribunal de Contas aprova prestação de contas do prefeito de Aguiar.

Em sessão plenária realizada desta quarta-feira (14) o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, aprovou a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2009, do prefeito do município de Aguiar, Manoel Batista Guedes Filho, mais conhecido por TINTIN

Esta foi a primeira prestação de conta aprovada do prefeito de Aguiar.

TINTIN disse já esperada pela aprovação de suas contas. “Devido ao trabalho que estamos realizando no município, tendo responsabilidade e zelando pelo bem público, não tinha como ser reprovada nossa prestação de contas. Isto é mais uma prova que nosso governo trabalha com honestidade e responsabilidade”, disse o prefeito em contato com nossa redação.

Fonte: CatngueiraOnline

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Acidente no Vale do Piancó deixa um morto e três feridos

Um acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, (13) no Vale do Piancó. Segundo informações um veículo de passeio (Kadet) colidiu frontalmente com um caminhão que transportava frangos, entre as cidades de Piancó e Olho D’água.

Um homem de aproximadamente 25 anos de idade, conhecido na cidade de Igaracy, por BOLA não resistiu aos ferimentos e morreu na hora; mais três pessoas ficaram feridas e foram socorridas para os hospitais de Piancó e Regional de Patos.

Ainda não se sabe quem ou o que provocou o acidente.

BOLA era filho do Senhor Dedé de Agimiro, homem muito conhecido nas cidades de Igaracy e São José de Caiana.

Com informações do Patosonline

Leitores do blog rejeitam a possibilidade da demolição da quadra para construção da praça da alimentação.

Possibilidade de demolir a quadra municipal no centro da cidade para a construção de uma praça da alimentação, não agradou os leitores do blog. Em enquete realizada pelo blog, a população usou o blog para opinar sobre o assunto. O blog perguntou: Você é a favor a demolição da quadra? O resultado final foi o seguinte:

SIM >>> 42 VOTOS;
NÃO >>> 64 VOTOS.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vanduy Moreira decide ser candidato a Prefeito em Igaracy e diz ter o apoio de Ricardo Coutinho.

Matéria do blog PORTALIGARACY do amigo Manoel Nouzinho, veja:

Surge mais uma candidato a Prefeito de Igaracy para as próximas eleições. Trata-se de Vanduy Moreira recentemente candidato a Deputado Estadual. Presidente do PV de Igaracy, Vanduy promete varrer da politica de Igaracy o império de duas familias que dominam a politica desde sua emancipação, ou seja, a família COSTA BRASILEIRO e LUCAS DE LIMA. Segundo Vanduy Moreira, que tem como certa o apoio do Governador Ricardo Coutinho, disse que a politica de Igaracy parece coisa da República Velha quanto à alternância de poder seria somente entre Minas Gerais e São Paulo. Pois, por incrível que pareça o nosso Município de Igaracy vive esse dilema desde que emancipou de Piancó no ano de 1961. De lá pra cá todos os Prefeitos pertencem ou a família Costa Brasileiro ou Lucas de Lima, com exceção apenas de Dr. Olívio Bandeira eleito em 1976. Igaracy, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 6.716 habitantes. Área territorial de 192 km². Limita-se com os municípios de Aguiar, Coremas, Piancó, e Itaporanga, continua a viver um sistema político dominado, exclusivamente, pelas famílias Costa Brasileiro ou Lucas de Lima. Em Igaracy, praticamente, não existe “político forte” que faça oposição a estas famílias, o que proporcionam eleições tranquilas e sem acirramento. O domínio das famílias lembra um sistema feudal. Atualmente o prefeito é Juscelino Farias de Lima, conhecido por “Celino”, pai e irmão dos ex-prefeitos Juciano Lucas de Lima e Djacy Brasileiro. O poder em Igaracy tem dono. O que não tem dono lá é a cidade, Não tem quem zele por ela, pois vive em decadência, subdesenvolvida e parada no tempo. A renda da população é proveniente da agricultura, aposentadoria, do funcionalismo público, e dos contratados municipais. O costume político adotado é de fazer o povo humilde precisar sempre de apoio estrutural e financeiro dos políticos. Já diz o ditado, “O povo tem o governo que merece”. O prefeito que fora novamente eleito, continua a comandar o seu reino, dando esmolas ao invés de ensinar o povo a pescar. Com isso o povo de Igaracy continuar a viver na miséria e os poderosos no luxo e com excelente qualidade de vida. Segundo Vanduy, a mudança que parecia ser um sonho distante vai acabar. Primeiro porque ninguém teve, até o momento, à vontade de ingressar na política deste município com força política, apresentando projetos e ações; Segundo porque o próprio povo se recusa a oferece espaço para a mudança. Em cidades, de interior, principalmente, onde não há equilíbrio dos poderes, onde não há oposição, a sociedade acaba convivendo com um regime ditatorial. Afinal, em terra onde somente duas famílias mandam não existe democracia.

Garante que Igaracy não se tornará uma Brogodó.

Vereador Lídio Carneiro visitou ao lado do Prefeito Celino a comunidade Caiçara

Vereador Lídio Carneiro ao lado do aniversariante Zé Filho



O Vereador Lídio Carneiro (PTB) visitou neste final de semana a comunidade Caiçara no município de Igaracy. O Vereador juntamente com amigos e ao lado do Prefeito Celino Farias, estiveram no aniversário do jovem Zé Filho que completou 12 anos neste domingo. Muita gente boa, muita comida e muito bate papo rolou durante todo o dia lá no sítio, onde o Vereador Lídio Carneiro possui vários amigos e até familiares.

Lídio Carneiro entre amigos as margens do açude mãe d'água (maior do estado)