ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pesquisa para corrida à Prefeitura de Patos em 2012.

Candidatos de Ricardo Coutinho não conseguem decolar e em Patos Dinaldinho deixa Bonifácio comendo poeira. Em casos como estes o que RC vai fazer, apoiar candidatos sem apoios popular só porque é PSB ou repensar?


A pouco mais de um ano das eleições para prefeito, quatro pesquisas foram realizadas na cidade de Patos, sendo três estimuladas e uma espontânea.
De consumo interno e encomendada por um determinado grupo político o levantamento junto ao eleitorado objetivou avaliar a aceitação de possíveis pré-candidatos ao cargo de prefeito a partir da vantagem sobre os demais junto a opinião pública.
No levantamento 422 pessoas foram ouvidas, sendo 190 homens e 232 mulheres tanto na zona urbana quanto rural do município.
A pesquisa conseguida e agora divulgada com exclusividade pelo patosonline, mostra os índices da aceitação a rejeição do eleitorado sobre a disputa para prefeito em 2012.
Primeira pesquisa estimulada na zona rural e urbana incluindo o nome de Francisca Mota, o cenário apontado ficou assim definido quanto à intenção de voto:

Dinaldinho – 30,01
Francisca Mota – 27,64
Bonifácio Rocha – 10,47
Lenildo Morais – 4,55
Brancos e Nulos – 6,01
Indecisos – 21,32

Da redação do PatosOnLine: Marcelino Neto

Cadó se filia ao PSDB e deve ser candidato a Vereador

O jovem Antonio CADÓ acaba de anunciar sua filiação ao PSDB de Igaracy, e deve ser um dos candidatos a Vereador no próximo ano.

O partido é presidido por Galego de Celino que é filho do atual prefeito, e segundo o próprio Cadó o partido deve abraçar sua candidatura.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Vereador Lídio Carneiro cobra do Governador providências sobre o hospital de Igaracy

O vereador Lídio Carneiro (PTB) solicitou do Governador do estado Ricardo Coutinho, providências sobre o hospital de Igaracy. Através do Requerimento Nº 046/2011 (aprovado na sessão de 26 de agosto de 2011 e encaminhado), o Vereador cobrou providências urgentes em prol da continuidade do funcionamento do hospital local. Em sua defesa, o Vereador disse que além deste requerimento, já está protocolado na Casa Civil do Governador, Projeto contendo Plano de Trabalho para aquela unidade hospitalar.

O Vereador justifica ainda que o Hospital de Igaracy é uma entidade sem fins lucrativos de caráter Filantrópico, e foi construído no ano de 1978 e teve inicio das suas atividades em 1979 atendendo a toda população carente deste município, em convênios com os antigos FUNRURAL, INAMPS, SUDS e por último o SUS, sempre em parceria com o Governo do Estado da Paraíba.

“Vale salientar que em junho de 2010 foi assinado o Pacto pela Saúde, através de uma Portaria Ministerial, passando a gestão de saúde para o município de Igaracy. Em virtude desse Pacto, os recursos ora repassados são insuficientes ao pleno funcionamento, onde serão assistida a toda procura direta, especialmente aos mais carentes deste município”, disse o Lídio Carneiro.

site da Câmara de Igaracy

PSB lança o médico Rui Filho e Bonifácio Rocha como pré-candidatos a prefeito de Patos

E como fica Dinaldo?
Foi realizado na manhã deste sábado, dia 27 de agosto, o I Seminário Estadual de Formação Política, realizado no Auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa.

De acordo com Rosas, o Seminário Estadual de Formação teve início às 9 horas da manhã, e reuniu além dos atuais prefeitos socialistas, todos os pré-candidatos da legenda na Paraíba.

"Estamos dando continuidade aos preparativos para as eleições de 2012 e, nesse momento, vamos reforçar em nossos pré-candidatos e futuros gestores municipais a ideologia socialista e a necessidade de cumprimento da legislação eleitoral".

Rosas informou que o evento foi composto de painéis temáticos, seguidos de perguntas do público, e contará com a participação do governador Ricardo Coutinho, que é presidente de honra do partido que também deu sua contribuição ao debate de formação.

Segundo o Secretário Estadual de Comunicação do PSB, Ednaldo Alves, que é um dos membros da comissão organizadora do Seminário, a programação teve início com a formação da mesa de abertura, seguida de 4 palestras.

No Encontro foi Ratificado a Candidatura Própria em Patos do PSB, onde foram citados 126 municípios com pré-candidatos. Em Patos foram confirmados os nomes dos pré-candidatos, Dr.Rui Filho e Bonifácio Rocha.


Fonte: Assessoria com Cantingueiraonline/foto: site de Dinaldo

domingo, 28 de agosto de 2011

Coluna do Fundo do Baú

A coluna do fundo do baú está de volta, e hoje trás uma foto de um encontro entre os igaracyenses João Costa (ex Prefeito) e Chico Brasileiro (ex Vereador), com o então Governador da Paraíba, Wilson Braga. Não tenho muita certeza, mais acho que esse encontro teve alguma coisa haver com o hospital de Igaracy.
Foto doada pelo amigo DOCA

sábado, 27 de agosto de 2011

Prefeitura de Igaracy deve construir praça de alimentação ainda este ano.



Segundo o blog do amigo Valcí, o recurso no valor de R$ 145.000,00 (cento e quarenta e cinco mil reais), para construção da praça de alimentação na cidade de Igaracy, já está disponível na caixa econômica federal. Ainda segundo o que diz o blog, a praça será construída no lugar da antiga quadra municipal (que será demolida?). Assim, os barracos que ficam na pracinha da cidade, deverão ser removidos, dando mais comodidade aos visitantes e aos próprios Igaracyenses.

Um fato que talvez gere comentários entre os jovens da cidade é se a demolição da quadra de esportes do centro da cidade é uma boa opção, até porque estaríamos fazendo totalmente o contrário de outras cidades que investem em quadras, parquinhos e espaço para caminhada em suas pracinhas.

Com informações do blogigaracyverdade.

Foto: Nouzinho

Moradores reclamam de falta d’água em Igaracy

Deu no blog de Beto, veja aí:

Moradores do conjunto Maríz e Rua nova estão revoltados com a falta de água, segundo eles estão sendo Prejudicado a vários dias pela falta de água em suas torneiras. Ainda segundo os moradores os funcionários da CAGEPA abrem os registros por volta de 8 horas da manhã e as 10:30 horas já fecham o referido registro, dessa forma a água chega em algumas casas muito fraca e em algumas até mesmo não chega, por isso o blog se une ao moradores e faz um apelo a CAGEPA para que resolvam o problema daquelas pessoas que já estão sofrendo à quase cinco dias com a falta de água.

Com informações do blog beto1
Foto: beto1

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Roseana Meira é eleita presidente do Conselho de Secretários de Saúde da PB e o Secretario de Saúde de Igaracy faz parte de sua chapa.

Roseana Meira Secretaria de Saúde de João Pessoa é eleita presidente do Conselho de Secretários de Saúde da PB por 126 votos a 32 e Secretario de Saúde de Igaracy (Ruclenato) fez parte de sua chapa.
A secretária de Saúde do município de João Pessoa, Rosana Meira, foi eleita presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). A eleição, considerada como a mais participativa nos 20 anos de criação da entidade, foi vencida por uma maioria de 126 votos a 32 do Secretario Municipal de Saúde de Princesa Isabel. O mandato tem vigência do final de agosto de 2011 a agosto de 2013.
Roseana destacou que o Conselho de Secretários de Saúde da Paraíba se constitui em importante espaço político no processo de construção do Sistema Único de Saúde (SUS). "O Conasems representa e defende interesses loco-regionais de saúde, onde ocorrem pactuações e projetos em disputa. A entidade ganha legitimidade como força política capaz de agregação e representação do conjunto de todas as secretarias municipais de saúde nos 223 municípios da Paraíba”, enfatizou.

VEJA CHAPA:
“COSEMS FORTE SÓ COM A PARTICIAÇÃO DE TODOS”
2011 – 2013

PRESIDENTE: ROSEANA MARIA BARBOSA MEIRA
Secretária Municipal de Saúde de João Pessoa
VICE-PRESIDENTE:
SORAYA GALDINO DE ARAÚJO LUCENA
Secretária Municipal de Saúde de Porcinhos
DIRETORIA DE FINANÇAS:
TITULAR : ROSIANI PALMEIRA VIDERES
Secretária Municipal de Cruz do Espírito Santo
SUPLENTE : JAMMES WALLYSON FERREIRA DE ARAÚJO
Secretário Municipal de Saúde de Juripiranga
DIRETORIA DE GESTÃO EM SAÚDE:
TITULAR : EUDEZIA DAMASCENO NUNES
Secretária Municipal de Barra de Santana
SUPLENTE : ELIETE SILVA NUNES
Secretária Municipal de Saúde de Boqueirão
DIRETORIA DE ATENÇÃO A SAÚDE:
TITULAR : ADALGISA MARIA GADELHA VALE GRANJEIRO
Secretária Municipal de Saúde de Monteiro
SUPLENTE : MARIA LÚCIA DIAS OLIVEIRA
Secretária Municipal de Saúde de São Sebastião de Lagoa de Roça
DIRETORIA DE VIGILANCIA À SAÚDE:
DIRETORIA DE VIGILANCIA À SAÚDE:
TITULAR : PORCINA DOS REMÉDIOS GOMES TRIGUEIRO
Secretária Municipal de Saúde de Riacho de Santo Antônio
SUPLENTE : MARCIA MOUSINHO ARAÚJO
Secretária Municipal de Saúde de Sertãozinho
DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO :
TITULAR : ISAIAS DOS SANTOS FILHO
Secretária Municipal de Saúde de Massaranduba
SUPLENTE : INEZ CRISTHINA PALITOT C. REMÍGIO LEITE
Secretária Municipal de Saúde de Conceição
DIRETORIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE:
TITULAR : MARCELO JAKSON DINOÁ DE ALMEIDA
Secretária Municipal de Saúde de Serra Branca
SUPLENTE : MARIA LUCIA DANTAS XAVIER
Secretária Municipal de Saúde de Picuí
REPRESENTANTES DE MACRO :
I MACRO: JOÃO PESSOA
TITULAR : RICARDO LÚCIO DANTAS RODRIGUES DE LIMA
Secretário Municipal de Saúde de Belém
SUPLENTE : WANDERLÉIA FRANCISCO DOS SANTOS
Secretária Municipal de Saúde de Jacaraú
II MACRO: CAMPINA GRANDE
TITULAR : CONSTANÇA DENISE DANTAS GONÇALVES
Secretária Municipal de Saúde de Olivedos
SUPLENTE : FRANCISCA EUGÊNIA E. C. DE LIMA
Secretária Municipal de Saúde de Queimadas
III MACRO: PATOS
TITULAR : MÁRCIA LÚCIA DE SOUZA LIMA
Secretária Municipal de Saúde de Várzea
SUPLENTE : JOSÉ RUCLENATO GOMES DA SILVA Secretário Municipal de Saúde de Igaracy
IV MACRO: SOUSA
TITULAR : SANDRA NÚBIA PEREIRA BRILHANTE
Secretária Municipal de Saúde de São Bento
SUPLENTE : ROSELENE OLIVEIRA FREITAS P. DE QUEIROGA
Secretária Municipal de Saúde de Pombal
CONSELHO FISCAL :
1º MEMBRO TITULAR : MARIA JOSÉ DE ANDRADE CARNEIRO
Secretária Municipal de Saúde de Conde
1º MEMBRO SUPLENTE : DILMA MORAIS NEGROMONTE
Secretária Municipal de Saúde de Santa Luzia
2º MEMBRO TITULAR : EMANUELLE ROSADO DE SÁ XAVIER SANTOS
Secretária Municipal de Saúde de Catolé do Rocha
2º MEMBRO SUPLENTE : MARINÊS BENEDITO DOS SANTOS
Secretária Municipal de Saúde de Pitimbú
3º MEMBRO TITULAR : LUCILENE BARBOSA DE SOUSA
Secretária Municipal de Saúde de Bonito de Santa Fé
3º MEMBRO SUPLENTE : MARIA GERLANE DA SILVA ARAÚJO
Secretária Municipal de Saúde de Aparecida
CONARES : VALDENY SALVIANO DE SOUSA
Secretária Municipal de Saúde de Piancó

José Ruclenato

Em Sousa; APROVADO SALÁRIOS DE R$:1.090,00 PARA ACS E ACE.

ACS Guilherme Brasileiro de Igaracy ao lado dos Deputados Bejamin Maranhão, Toinho do Sopão e Domingos Dutra (Relator do Comissão Especial em favor dos ACS e ACE na Câmara Federal)

Por unanimidade de votos, a Câmara Municipal de Sousa/PB, aprovou o Projeto de Lei Complementar Nº 003, 01 de agosto de 2011, o qual adequam os salários dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (PEVA), a R$ 1.090,00, sendo majoradas em Janeiro de cada ano, com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor - INPC. Vários Agentes estiveram presentes a casa Otacilio Gomes de Sá (Câmara Municipal de Sousa).

Veja a cópia do projeto de lei:

FONTE: BLOG DA BYA ACS.

PEC 300: INJUSTA?

Dia 23/08/11, ao ligar a TV no “Bom Dia Brasil” escuto a seguinte notícia: Senado pede e Juiz suspende liminar que impedia funcionários do próprio órgão de receberem salários acima dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (pela Constituição de 1988, Ministro do STF deve ser o cargo a receber mais em nosso país, hoje em torno de R$ 27.000).
Quando a “PEC 300” da Paraíba foi aprovada muitos a contestaram, alegando que um policial não deve receber salário de R$ 3.000, pois defendiam que os professores não podem ganhar menos que um policial. Concordo em parte.
Concordo que os professores precisam receber muito bem (no mínimo uns R$ 3.500), pois só a Educação pode reverter o quadro de atraso socioeconômico em que nosso país se encontra. Desta forma os professores e a sociedade em geral devem lutar para que 10% do PIB nacional seja designado para a Educação, bem como 3,5% do PIB para Ciência e Tecnologia.
Discordo quando dizem que um policial não merece receber um salário digno. Em países desenvolvidos, os jovens que escolhem ingressar na Segurança Pública (assim como os que escolhem ingressar no Magistério) não o fazem por falta de opção, já que estão entre os bons alunos do Ensino Médio. Estes jovens escolhem essa carreira por vocação e se sentem satisfeitos na mesma: pois há bons salários; planos satisfatórios de cargos e carreiras; os crimes cometidos contra os mesmos recebem um agravante, já que fora cometido contra o indivíduo policial e contra o Estado.
Mas vocês podem dizer-me que é muito dinheiro. O Brasil é a 15ª economia do mundo, um país com várias riquezas. Porém a concentração de renda e a corrupção não deixam que a maioria da população desfrute nossas riquezas. Friso que dinheiro há; e ele está sendo desperdiçado em obras não concluídas, em desvio de merenda escolar, em auxílio moradia, auxílio paletó, em cartões corporativos usados indevidamente, no aumento salarial exorbitante de deputados e senadores e etc.
Desta forma não devemos nivelar por baixo as outras profissões, devemos repudiar frases mesquinhas tais como: “se um professor só ganha R$ 800, um policial deve ganhar ainda menos”. Esse discurso não melhora a vida nem dos policiais e muito menos dos professores. Ambas as classes profissionais devem ganhar bem, e se unirem com a população para fazer valer seus direitos, pois como disse o ilustre Rui Babosa: ”O Homem que não luta por seus direitos não merece viver”.
Repito, dinheiro há. Nossos governantes é quem têm que perder o mau costume de quererem as riquezas de nossa nação apenas para si. Quando o Senado e/ou a Câmara querem aprovar seus aumentos são rápidos, e nenhum de seus aumentos é inferior a 80% de seus salários.

DESTA FORMA ENFATIZO: A PEC 300 É MAIS QUE JUSTA!!!

Por José Jâmerson

Fórum de Igaracy, de sonho a um grande elefante Branco


O Fórum de Igaracy é uma das mais belas e importantes obras já construídas na cidade. Hoje a obra se tornou um grande elefante branco, quase 2 (dois) anos após a conclusão da obra, o prédio ainda continua desativado e sem serventia para o povo de Igaracy e Aguiar, duas cidades que ficarão como comarca de Igaracy.

Por enquanto, a população de Aguiar e Igaracy tem que se deslocar para Piancó, cidade que ainda responde como comarca destas duas cidades. Levando assim, gastos no deslocamento e perca de tempo, tanto para a população das duas cidades, quanto para a comarca de Piancó.

Mesmo já possuindo um lindo e estruturado Fórum na cidade, parece que os igaracyenses ainda vão ter que esperar para bater no peito e dizer que Igaracy tem comarca própria.

Até quando?

Hugo Igaracy
Foto: Nouzinho

Mobilização dos agentes comunitários em Brasília nos dias 3, 4 e 5 de outubro.


O Deputado Federal Giroto (PR-MS) apóia a mobilização dos agentes comunitários na Capital Federal nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Nesta data, cerca de 10 mil trabalhadores vão estar na capital federal em defesa dos direitos da categoria. A afirmação foi feita ao presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande (Sidem), Marcos Tabosa, no início da noite de terça-feira (24).

De acordo com Tabosa, a categoria vai ficar acampada em Brasília pelos três dias com objetivo de sensibilizar o Ministério da Saúde para que mande um projeto de lei ao Congresso Nacional instituindo o piso nacional dos agentes comunitários. “O piso será escalonada até 2015”, enfatizou o presidente da entidade sindical, explicando que para garantir o recurso necessário ao pagamento dos salários a proposta é atrelar o piso à Emenda Constitucional 29, que estipula valores mínimos a serem aplicados pelo Executivo na área de Saúde. “Nosso objetivo é evitar um impacto imediato na folha de pagamento das prefeituras e ao mesmo tempo garantir receita para o setor”, destacou Tabosa.

Giroto enfatizou que “o piso nacional é uma luta justa da categoria pelo excelente trabalho que realizam, mas pelo grande número de trabalhadores envolvidos é necessário viabilizar os recursos para que o caixa das prefeituras não entre em colapso”.

Em todo o Brasil são 300 mil agentes comunitários, de acordo com Tabosa, explicando que ontem representantes de oito federações da categoria estiveram reunidos em Brasília para organizar a mobilização em outubro.

Manoel Miguel

Índice de analfabetismo no Vale é um dos piores do Brasil,em Igaracy chega a 32,1%

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

De acordo com novos números do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em junho deste ano, o Vale possui 31,1% de sua população, com 15 ou mais anos de idade, analfabeta. São 35,5 mil pessoas na região que não sabem ler nem escrever, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

O índice médio de analfabestimo regional está acima da taxa do estado, que é de 21,9%, a terceira pior do Brasil, e torna-se ainda mais preocupante quando comparado ao indicativo nacional, 9,6%.

O analfabetismo regional apresenta uma tendência de crescimento diretamente proporcional à idade do indivíduo. Ou seja, os grupos mais velhos possuem sempre maiores taxas de analfabetos.

A taxa de analfabetismo é menor nos grupos de indivíduos de 15 a 19 anos (6,2%), 20 a 29 anos (13,1%) e 30 a 39 anos (28,09%). O índice aumenta consideravelmente entre as pessoas de 40 a 49 anos, que têm taxa de 38,7%, e chega a 48,8% na faixa etária de 50 a 59 anos.

No entanto, o maior índice de analfabetismo na região está concentrado entre os idosos. Das 19.231 pessoas com 60 anos ou mais de idade, 60,8 % não sabem ler nem escrever.

Os números por município

Entre os municípios, apenas Itaporanga, Pedra Branca, Piancó, Boa Ventura, Diamante, Emas e Santa Inês possuem taxa de analfabetismo inferior à média regional, mas ainda bem acima do índice estadual e nacional.

O menor índice de analfabetismo pertence a Itaporanga, mas a realidade no mais habitado e rico município regional ainda é alarmante: 22,8%, ou seja, 3.911 pessoas de sua população, com 15 anos ou mais de idade, são analfabetas. Apesar de ter a menor taxa de analfabetos do Vale, Itaporanga ainda supera, vergonhosamente, a do estado.

O maior índice de analfabetismo em Itaporanga também se concentra no grupo dos idosos. De 2.608 pessoas com 60 anos ou mais de idade, 52,4% são analfabetas.

Pedra Branca tem uma taxa de analfabetismo de 25,5%, e apresenta um quadro menos ruim se comparado a três dos quatro maiores municípios regionais. Deles, apenas Piancó, com 29,2%, tem taxa inferior à média regional. Conceição, com 32,07%, e Coremas, que tem 33,4% de sua população analfabeta, estão entre os piores índices do Vale.

Alguns dos maiores contingentes de pessoas que não sabem ler nem escrever estão em Ibiara (37,9%), Aguiar (37,6%), Santana de Mangueira (36,2%), Catingueira (35,7%) e Curral Velho (34,9%).

Vejam as taxas de analfabetismo nos demais municípios regionais: Boa Ventura (29,3%), Diamante (30,3%), Emas (30,4%), Igaracy (32,1%), Nova Olinda (31,7%), Olho D’água (33,5%), Santa Inês (32,1%), Santana dos Garrotes (35,1%), São José de Caiana (32,1%) e Serra Grande (30,8%). A Paraíba é o terceiro estado brasileiro com o maior índice de analfabetos (21,7%), mas no Vale esse índice é bem pior, o que é extremamente grave e mostra que programas de alfabetização de adultos, a exemplo do Brasil Alfabetizado, aplicados na região, não tem surtido o efeito desejado. Gráfico - quantitatismo de analfabetos por faixa etária - maior índice está entre os mais velhos.

Folha do Vale

Boa idéia: WS propõe mudanças na reeleição

O Senador Wilson Santiago defendeu nesta quarta-feira (24) a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 73/11, de sua autoria, que prevê a desincompatibilização do presidente da República, de governadores e de prefeitos que queiram se candidatar em novas eleições. A proposta seria uma alternativa à PEC 39/11, elaborada pela Comissão da Reforma Política, que foi rejeitada pelos senadores.

"Não sendo possível a extinção da reeleição, o mandato de cinco ou seis anos sem reeleição, que se permita, através da emenda constitucional, o afastamento daqueles que disputam a reeleição seis meses antes do pleito", defendeu o senador.

Como justificativa para a necessidade da aprovação da PEC, Santiago apontou o grande número de processos que tramitam na justiça a respeito de abusos cometidos por gestores em benefício próprio durante as eleições. Além disso, o senador considera que a aprovação traria maior equilíbrio ao processo.

"Um candidato sem condições financeiras disputaria em pé de igualdade, com as mesmas condições que disputa o candidato afortunado ou privilegiado com a administração pública", afirmou.

Como muitos dos candidatos que disputaram as últimas eleições para prefeito, governador e presidente têm direito a reeleição, o senador acredita que a nova regra possa ser aplicada às eleições de 2016.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) elogiou a proposta como forma de coibir abusos. Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) concorda que é necessário dar condições iguais aos candidatos e defendeu o financiamento público das campanhas, também já rejeitado pelos senadores. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Geovani Borges (PMDB-AP) disseram ser a favor do fim da reeleição, como previa outra proposta rejeitada pela subcomissão.

Agência Senado

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PB é terceiro lugar do país em número de católicos, com três milhões

Com 80,25% da população geral composta por católicos, a Paraíba é o terceiro Estado do Brasil com maior número de pessoas que são adeptas dessa fé, contabilizando três milhões de fiéis de uma população total de 3,7 milhões. É o que aponta o ‘Mapa das Religiões’, estudo divulgado na terça-feira (23), pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em dados coletados em 2009. Ainda conforme a pesquisa, a presença dos católicos é grande no Estado, mas somente de 2003 a 2009 ela caiu aproximadamente cinco pontos, passando de 85,3 para 80,25%.

Em contrapartida, houve um aumento dos evangélicos, sobretudo os pentecostais (incluem, por exemplo, os fiéis da Assembleia de Deus e da Universal do Reino de Deus), que subiram de 6,5% da população paraibana para 7,8%. Já os evangélicos tradicionais eram 3,5% em 2003, passando para 4,5% no ano de 2009. O número de espíritas caiu de 0,56% para 0,33% e aqueles incluídos em outras religiões representam 1,78% da população geral, enquanto eram 0,75% em 2003. Os sem religião também mantiveram a taxa média de crescimento de 1% das demais categorias, passando de 3,3 para 4,3% no intervalo de seis anos considerado na pesquisa.

“Houve uma queda forte do catolicismo na Paraíba, mas não tão alta quanto a do Brasil (que foi de mais de cinco pontos percentuais). Outro destaque é que os fiéis paraibanos das igrejas pentecostais tiveram crescimento acima da média nacional: aumentaram mais de dois pontos, enquanto no Brasil o crescimento foi de menos de 1% (passaram de 12,5 para 12,8%)”, apontou o responsável pela pesquisa e economista chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, professor Marcelo Neri.

Ele destacou, ainda, que nas demais categorias religiosas as mudanças observadas na Paraíba ficaram semelhantes às ocorridas em âmbito nacional. “Pretendemos com o estudo trazer um retrato da religião no final dos anos 2000, já que toda essa discussão estava esquecida. Tentar entender o que está acontecendo com as pessoas. A pesquisa é uma espécie de espelho da sociedade”, definiu o professor.

Segundo ele, o estudo tomou por base entrevistas feitas com mais de 200 mil pessoas em cada ano (2003 e 2009), em todo o país. O arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, dom Aldo Pagotto, afirma que “a pesquisa confirma o que vemos nas celebrações aos domingos e nos eventos de massa da arquidiocese: igrejas lotadas e muita gente nas romarias e procissões. É uma demonstração verdadeira de fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. A fundação do Estado está intimamente ligada à religião católica. Daí uma possível explicação para esse índice. Tanto que o primeiro nome, da primeira cidade, foi Nossa Senhora das Neves. E ela é a protetora de todos”.


Fonte: Camila Alves Do Jornal da Paraíba

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rogério Lacerda empresário da PREVICON participa da sessão da Câmara e apresenta programa de digitalização aos Vereadores.

Na ultima sexta feira, o empresário proprietário da empresa PREVICON e ainda funcionário da empresa ECOPLAN, que prestam serviços a Câmara Municipal de Igaracy, Rogério Lacerda, esteve participando da sessão ordinária da Casa Legislativa.

O principal motivo do comparecimento do empresário na sessão foi à apresentação do programa de digitalização de documentos, que foi implantado pela atual gestão da Casa.
O Programa implantado em parceria com a PREVICON é um software que armazena todos os documentos das prestações de contas do biênio 2011/2012, “ao invés do Vereador ou qualquer cidadão procurar folha por folha, as despesas da Câmara nos arquivos da Casa, o programa procura por você”, disse o empresário.

Entenda melhor; para procurar, por exemplo, um empenho de despesas do mês de janeiro de 2011, o Vereador ou cidadão não precisará mais procurar nos arquivos da Câmara, ele vai ao computador que está sempre disponível na secretaria executiva e digita o nome do favorecido ou o CPF/CNPJ, ai automaticamente aparece na tela todos os empenhos que diz respeito aquele nome ou documento, fácil né? É isso mesmo, é a nova gestão da Câmara de Igaracy, trabalhando pelo conforto tanto do Vereador quando da população que quiser acompanhar as despesas que são feitas com dinheiro público.

Ainda na sessão, o empresário foi perguntado sobre outros assuntos que diz respeito à contabilidade da Casa, e todas respondidas com precisão.
ASCOM/Câmara de Igaracy

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prefeito Tintin constrói projeto sólido de reeleição: diálogo com bases é o fundamento

Por Sousa Neto/Folha do Vale

As boas notícias para Aguiar não param, assim como o asfaltamento de sua estrada, que corre a passos acelerados e até dezembro, quando a Prefeitura fará uma grande festa pública para comemorar os 50 anos do município, vai estar bem adiantado.

E é exatamente sobre festa uma das novidades recentes: a Prefeitura, em parceria com o Ministério do Turismo, vai transformar a Praça Miguel Isidro em um centro festivo, local que abrigará os grandes eventos da cidade.

A praça ganhará uma estrutura permanente de palco, sanitários, quiosques e outras adaptações necessárias para se transformar em um amplo e aconchegante centro de festa popular. As obras de reforma da praça, segundo o prefeito, em contato com a Folha (www.folhadovali.com.br), serão iniciadas no próximo mês. “Vamos acelerar os serviços porque queremos inaugurar a obra com a festa dos 50 anos do município em dezembro próximo”, comentou Tintin.

Uma outra boa nova para Aguiar é a construção de uma creche para atender 120 crianças, obra que deverá ser iniciada ainda este ano, e no próximo tem mais: em 2012, a cidade será contemplada com uma nova adutora, garantindo água tratada e abundante para todos os aguiaenses urbanos, e um completo serviço sanitário, com canalização e tratamento de esgotos. Essa obra está incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) II, do Governo Federal, conforme o prefeito.

Feliz por tantas boas notícias para seu município, Tintin falou de seu futuro político: o projeto de reeleição já foi conversado e consensuado pelo seu grupo, ou seja, o prefeito vai disputar um segundo mandato em outubro do próximo ano e conta com o apoio unânime dos seus aliados.

O desafio agora, segundo Tintin, é escolher um nome para compor a chapa como vice. “Nós temos importantes nomes e vamos decidir isso com diálogo e entendimento com todos os aliados e líderes do nosso grupo”, comentou o prefeito, que vai continuar no PP, apesar de ter recebido proposta de outros partidos. Foto (www.folhadovali.com.br): prefeito Tintin com boas alternativas para vice.

Wilson Filho Cobra Ajuda da Câmara dos Deputados Para Evento Católico

O deputado federal Wilson Filho, do PMDB paraibano, quer a Câmara dos Deputados e o Conselho Nacional da Juventude colaborando ativamente com a preparação e a realização da XXVII Jornada Mundial da Juventude que vai ser realizada no Brasil em 2013. O anúncio sobre o local do evento foi feito pelo papa Bento XVI, neste domingo, 21, perante quase dois milhões de pessoas, em Madri, durante o encerramento da XXVI Jornada Mundial da Juventude.
Segundo Wilson Filho, "a importância de um evento como este, destinado à juventude, tem diversos significados para o Brasil, que vão desde as questões econômicas vinculadas ao seu tamanho (em Madri, neste domingo, havia quase dois milhões de jovens), até aquelas inclusive mais importantes que vinculam-se ao envolvimento da juventude com os fatos da religião e da família, afastando-a do envolvimento com as drogas, por exemplo".
Após o anúncio feito pelo papa, os jovens da Espanha entregaram aos do Brasil a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, entregue pela primeira vez pelo então papa João Paulo II em 1984, para ser levada por todo o mundo. Desde então, foram realizadas jornadas em Roma (1985), Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (Espanha, 1989), Czestochowa (Polônia, em 1991), Denver (Estados Unidos, em 1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma novamente (no Jubileu, 2000), Toronto (2002), Colônia (Alemanha, 2005), Sydney (Austrália, 2008) e, por fim, Madri neste ano.
Segundo avaliam as autoridades do Rio de Janeiro, o evento no Rio de Janeiro pode reunir cerda de quatro milhões de pessoas, que levam em conta o tamanho do Brasil e da "fé de nosso povo" e de outros países latino-americanos, fazendo com que as autoridades brasileiras imaginem que a JMJ receberá mais público que a Copa do Mundo.

Alcimar

sábado, 20 de agosto de 2011

Em Caiana, Walter se une a Marcílio e Zé Leite deve ser o nome da oposição



Acaba de chegar a este blog a informação de uma possível união entre o Prefeito de São José de Caiana Walter e o ex prefeito Marcilio. Segundo as primeiras informações do caso, a união poderá formar a chapa da situação lá na serra do Caiana.

A chapa seria formada pelo atual prefeito, que concorre à reeleição e a vaga de vice seria de Ana de Marcílio, esposa do ex prefeito.

Na oposição Zé Leite aparece como opção, já que o mesmo confirmou a este blog dias atrás que mantém sua intenção de disputar a Prefeitura de São José de Caiana.


Hugo Igaracy com informação de Thomaz

Toinho confirma candidatura a prefeito e convida Paiva para vice

O deputado Toinho do Sopão (PTN) estava ontem à tarde no Ponto Cem Réis, centro de João Pessoa, distribuindo sopa e pães, como ele sempre faz todos os dias com a ajuda de uma equipe, e, por telefone, convidou para compor como vice numa eventual postulação sua à Prefeitura da Capital em 2012 o ex-vereador Professor Paiva, que continua filiado ao PSDB.

O convite foi feito na presença de alguns jornalistas que estavam presentes e entrevistando o parlamentar. “Paiva é um homem de bem. E se realmente minha candidatura à prefeito vingar eu queria que o professor fosse meu candidato a vice. Um político sério, honesto e que, como eu, fala o que pensa, doa a quem doer”,comentou Sopão.

Toinho revelou que já havia convidado o tucano em outras oportunidades. “Estou aguardando uma resposta dele pra gente montar uma chapa forte e fazer uma zuada grande na cidade”, disse.

Por sua vez, Professor Paiva, ao ser questionado sobre o convite, também não poupou elogios ao deputado e admitiu até deixar o PSDB para ingressar no PTN. “Toinho é uma pessoa do povo, tem um trabalho importante na área social que nós não podemos deixar de reconhecer. Se ele assumir o PTN, posso avaliar até a possibilidade de me filiar a legenda. Estou muito honrado com o convite. Mas isso tem que ser bem avaliada”, comentou.

Paiva admitiu, inclusive, na próxima semana, fazer uma caminhada no centro da cidade e, aproveitar o passeio, para cumprimentar o deputado Toinho e também tomar uma sopa. “Estaremos lá, pra visitar Toinho e tomar uma sopa”, reforçou.

Ascom

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PISO SALARIAL NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE SERÁ DISCUTIDO NESTA SEXTA FEIRA EM JOÃO PESSOA

A Comissão Especial da Câmara Federal que analisa o projeto de Lei que cria o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate as Endemias promove nesta sexta feira dia 19, as 09h30min na Assembleia Legislativa da Paraíba, o seminário estadual que vai ouvir as propostas da categoria e discutir as estratégias a serem adotadas com vistas ao cumprimento e aprovação do projeto que estabelece um piso salarial para Agentes de Saúde de todo o Brasil.

Estão sendo esperadas diversas caravanas de agentes de saúde de todas as regiões do estado e até de estados vizinhos. A comissão de deputados está promovendo seminários em todos os estados do Brasil e tem como presidente o deputado paraibano Benjamin Maranhão, que se fará presente junto com o relator do projeto.

A mobilização da categoria está sendo feita pelo sindicato de agentes de saúde da região de Sapé através do presidente Miguel e do tesoureiro Severino e do litoral paraibano através do presidente do sindicato de ACS e ACE do Vale do Piancó Manoel Miguel e da presidenta Célia Marques que tem buscado a participação da categoria que promete um grande ato público na capital do estado.

Segundo Miguel, “a intenção é chamar a atenção da mídia e conseguir o apoio da população para mais esta batalha em torno da valorização do agente de saúde enquanto porta de entrada do cidadão na atenção primária a saúde”.

A Comissão especial, organizadora do evento está convidando também os gestores da saúde e prefeitos para juntar-se a e tomar parte no evento. Para Célia Marques, “o piso definido em Lei é a solução para que os prefeitos paguem um salário mais justo aos agentes de saúde tendo em vista que atualmente os prefeitos não pagam sequer o valor de R$ 750,00 que o Governo Federal envia para pagamento dos agentes mensamente”, finalizou.

Manoel Miguel

Igaracyense Juciana se filia ao PMDB e pode ser candidata a Vereadora em Piancó no próximo ano

A Igaracyense ex-vereadora e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Piancó, Juciana Brasileiro (foto), formalizou sua filiação junto ao Diretório Municipal do PMDB. Segundo informações, a jovem líder tem pretenções de concorrer a uma vaga na Casa de Pe. Manuel Otaviano no proximo ano e com grandes chances de vitória, já que ela goza de enorme prestígio junto ao eleitorado local. Juciana faz parte do Bloco de Oposição à gestão Flávia Galdino, a exemplo de outros como Antonio Dantas (PSDC), Pádua Leite (PT), Sousinha (PMN), Waguinho Brasilino (PP) e Didi da Ótica (PMDB).

As eleições de 2012 está cada vez mais próxima e as pessoas que tem interesse em disputar alguma vaga no ano que vem, já estão se mobilizando junto aos amigos, no sentido de efetivarem a sua decisão para a disputa eleitoral. Juciana tem boa chance de vitória, pois exerceu um papel importante quando de sua passagem pela Câmara Municipal, e hoje conta com um enorme número de admiradores que viram em seu trabalho uma inovação no modo de administrar e lidar com o público eleitor, principalmente com os mais carentes.

Sua filiação ao PMDB confima a sua disposição de ír a luta em 2012.

Do BlogdePiancó com Ascom/PMDB

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

WILSON FILHO É SECRETÁRIO DA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DO ESPORTE

O deputado federal Wilson Filho, do PMDB da Paraíba, participa no final da tarde desta quarta-feira, 17, do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Esporte, que está sendo conduzida pelo esportista e deputado federal Acelino Popó, do PRB da Bahia, e pela deputada federal Manoela D’Ávila, do PCdoB do Rio Grande do Sul. Wilson Filho deve ser escolhido para Secretário da Frente durante o evento previsto para as 16hs30min, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal.
A Frente é composto por mais de 200 deputados e sete senadores. Algumas autoridades já confirmaram a presença, entre elas o ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Paraolímpico, Andrew Parsons. É aguardada, ainda, a presença de esportistas olímpicos e paraolímpicos. Também foram convidados para a cerimônia 100 alunos do 3° ano da escola-classe n° 1 do Núcleo Bandeirante, que fazem parte do projeto social "Bate-Papo com Popó nas Escolas".
A frente tem como objetivo principal a implementação de políticas e ações relacionadas à valorização do esportista e das modalidades desportivas. Para Wilson Filho, “lutar em favor de políticas públicas que favoreçam o esporte faz parte de nossa disposição em estar sempre vinculado aos problemas da juventude, em busca de soluções capazes de dar ao jovem, especialmente os mais necessitados, condições de praticar esportes, contribuir para a sua evolução no Brasil, e oferecer mais chances para que a juventude possa se livrar da tentação das drogas”.

do blog de Tião Lucena

Polícia divulgará em instantes nomes dos presos pela Operação Pedra Bonita que desarticula quadrilhas em Itaporanga


A Polícia Civil desarticulou várias organizações criminosas que atuavam na distribuição e venda de drogas no Sertão. A Operação Pedra Bonita foi deflagrada na madrugada desta quarta-feira (17) em Itaporanga e Santana dos Garrotes, resultando na prisão de 12 pessoas, a maioria mulheres. Conforme o delegado Cristiano Santana, elas seriam as 'gerentes' das principais quadrilhas.
Foram expedidos 13 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. No total, a Polícia Civil apreendeu cerca de quatro quilos de maconha, dezenas de pedras de crack, dois carros e uma moto que teriam sido comprados com dinheiro proveniente do tráfico e aproximadamente R$ 4,5 mil em cédulas.
A operação mobilizou 150 agentes e delegados de setores regionais da Polícia Civil de todo o estado, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras. De acordo com o delegado Cristiano Santana, com as prisões realizadas, os acusados foram presos em Itaporanga e em Santana dos Garrotes, mas suas quadrilhas tinham ramificações em diversos outros municípios do Sertão.
Os nomes dos envolvidos ainda não foram divulgados. Depois de prestarem depoimento, as mulheres serão transferidas para a cadeia pública feminina de Patos e os homens ficarão também em Patos e Itaporanga, até que os inquéritos sobre a participação de todos nos crimes sejam concluídos. (Karoline Zilah)

Postado por Ricardo Pereira

No Vale do Piancó; Polícia Civil realiza ‘Operação Pedra Bonita' em busca de traficantes

Uma mega operação denominada Pedra Bonita está acontecendo neste momento na cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó paraibano. Até o momento 7 pessoas foram detidas. Drogas e armas foram apreendidas.

De acordo com o delegado da cidade, Gleidson Fernades, estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e onze de busca e apreensão contra traficantes que agiam na região. 150 policiais civis estão nas principais ruas da cidade cumprido os mandados

Até o momento 7 pessoas foram detidas. A investigação começou há um ano e todos já têm passagem pela polícia.

Os detidos estão sendo encaminhados para o Centro de Ensino da cidade, onde ficarão a disposição da justiça.

Mais detalhes em instantes


Fonte: Hyldo Pereira com informações de Anne Macedo da Tv Correio

Estado contempla 16 municípios do Vale com investimentos de R$ 4,1 milhões

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

Dezesseis dos vinte municípios do Vale que aderiram ao Pacto pelo Desenvolvimento Social do Estado (PDSE) tiveram projetos aprovados e receberão recursos, já a partir do próximo mês, que serão investidos em educação e saúde, áreas prioritárias nesta primeira, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

A divulgação dos municípios regionais contemplados foi feita nessa segunda-feira, 15, pelo governador Ricardo Coutinho, em solenidade realizada em João Pessoa, na presença de secretários estaduais, prefeitos e deputados.

Somente para a região, o Governo do Estado vai liberar R$ 4.172.917. Deste montante, R$ 2.816.917 serão destinados à educação e R$ 1.356.000 para serem gastos na saúde.

O Pacto pelo Desenvolvimento Social do Estado é uma parceria entre o governo e os municípios, objetivando melhorar a qualidade de vida dos paraibanos na saúde, educação, infraestrutura, lazer, cultura, saneamento e esporte.

O governo estadual entra com os recursos e os municípios assumem o compromisso de melhorar a prestação de serviços na área que receber o dinheiro, e terão que cumprir algumas metas, entre elas derrubar o analfabetismo e ampliar o atendimento na saúde.

No Vale, tiveram projetos aprovados na educação os municípios de Aguiar (R$ 89.010,00), Catingueira (R$ 51 mil), Coremas (R$ 400 mil), Emas (R$ 200 mil), Ibiara (90.384,16), Igaracy (R$ 499.471,64), Itaporanga (R$ 452.856,51), Nova Olinda (R$ 300 mil), Olho D’água (R$ 200 mil), Pedra Branca (R$ 75.373,42), Piancó (R$ 200 mil), Santana de Mangueira (R$ 108.820,90), e São José de Caiana (R$ 150 mil).

Grande parte dos projetos que será executado na educação pelos municípios regionais é voltada para construção e ampliação de escolas. Em Itaporanga, por exemplo, a Prefeitura pretende concluir, conforme o projeto aprovado, a chamada Escola Modelo, que foi iniciada na década de 90, no governo de Kátia Brasileiro, esposa do atual prefeito Djaci.

Já na saúde, o projeto com a maior soma de recursos foi do município de Piancó. São R$ 500 mil que serão destinados à conclusão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), voltada a atendimento emergencial de média complexidade.

Os demais municípios do Vale apresentaram projetos na saúde voltados para aquisição de equipamentos médicos: Boa Ventura (R$ 100 mil), Conceição (R$ 150 mil), Coremas (R$ 176 mil), Diamante (R$ 30 mil), Emas (60 mil), Ibiara (R$ 80 mil), Itaporanga (R$ 100 mil), Nova Olinda (R$ 80 mil), Santana de Mangueira (50 mil), São José de Caiana (R$ 30 mil).

Os municípios de Curral Velho, Santa Inês, Santana dos Garrotes e Serra Grande aderiram ao PDSE, mas não tiveram projetos aprovados.

O governo começará na próxima semana a assinatura dos convênios com os municípios que tiveram projetos aprovados para, em seguida, iniciar a liberação dos recursos.

Folha do Vale
Foto (Secom - divulgação): Governador durante solenidade do PDSE.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Enquete popular é realizada em Diamante

O Programa Tribuna Independente, comandado pelo Radialista Eudo Nicolau, realizou na última quinta-feira (04/08) mais uma enquete para avaliar quais os melhores nomes para administrar os municípios do Vale do Piancó. Desta vez, Diamante foi a cidade avaliada pela equipe do programa.

Cinco nomes foram colocados a disposição da população, e cinqüenta eleitores puderam expressar suas opiniões através do repórter Jota Paulo, que esteve no centro da cidade.

Confira o resultado

Odaniel Mangueira - 17
Marcília - 16
Adriano Mancha - 7
Crizantinho - 6
Dr Luciano Pires - 4


Fonte: CatingueiraOnline com Eudo Nicolau

Padre igaracyense cobra obras para o Vale do Piancó

VALE DO PIANCÓ. BURAQUEIRA TOMA CONTA DO ASFALTO

Em nome do povo do vale do Piancó, faço um veemente apelo ao governo do estado, no sentido de mandar tapar a buraqueira que toma conta da rodovia PB-386, que liga Itaporanga a Conceição, no vale do Piancó.

A situação, a cada dia que passa, se agrava. Meu colega, o padre José Gomes, padre de Boa ventura, foi vítima de acidente por causa das buraqueiras existentes na referida rodovia. Seu carro, conforme informação, ficou bastante danificado. E agora, quem vai arcar com a despesa? Não dá mais para esperar.

Que o DER possa dar início o quanto antes, a esse trabalho de recuperação desse asfalto. O povo da região não agüenta mais.

Paciência tem limite. O aviso está dado.

Padre Djacy Brasileiro, no vale do piancó-pb.

Três dos quatro vereadores de oposição de Santana dos Garrotes poderão não disputar a cargos no próximo ano

Muitos acontecimentos ainda podem ocorrer na política de Santana dos Garrotes. Analisando o bloco de oposição formado por quatro vereadores, três deles ainda tem seu futuro político incerto.

Os Vereadores Rênio Macêdo e Dida Oliveira(foto), foram eleitos pelo o PSB. O partido é presidido por Clério Nunes etem como filiado o ex-prefeito médico José Carlos Soares (Dr. Carlinhos). Como vão se comportar no próximo ano os atuais vereadores Rênio e Dida? O partido deverá cobrar apoio ao seu candidato ou bloco situacionista. Ou no mínimo fidelidade ao bloco do PSB.

Outro caso é do vereador José Paulo Filho (Zé Paulo-PV-). O motivo é que Dedé de Zé Paulo quando foi presidente da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes teve suas contas de 2004 rejeitadas pelo o TCE\PB com a modificação no texto da Lei aumentando de cinco para oito anos o tempo de inelegibilidade.


Fonte: aryramalho.com

Mensagem ao Prefeito Celino Farias



PREZADO PREFEITO CELINO FARIAS,
PARABÉNS!


Afinal, não são todos os dias que se faz aniversários, não é?
Poderia dizer aqui as mesmas coisas que todos falam, mais o tempo não passa igualmente para todos e o dia do aniversário do Senhor é apenas uma convenção a mais, onde podemos nos expressar e dizer o quanto admiramos o Vosso Trabalho.

Que a paz e a alegria sejam suas bandeiras de luta para que possas vencer os obstáculos do dia-a-dia. Pela maneira como passas os teus dias, pela maneira inteligente com que ocupas o teu tempo; fazendo com que a esperança e o sucesso sejam suas metas.
Pela forma gentil com que atendes sempre a todos; pela tua disposição em não poupar esforços para fazer da nossa Igaracy uma cidade ainda melhor, ajudar os amigos e, às vezes, até mesmo aqueles que não parecem tão amigos assim!

Por isso, é fundamental que tenhas muitos anos pela frente, é fundamental que continues sempre assim, vivo e vivaz, com bastante saúde, pois pessoas assim, são imprescindíveis para tornar nossa Igaracy num município cada vez melhor.

Se cada um dos Igaracyenses que passaram pelo direito de receber o título de Prefeito fez a sua parte para que a vida de nosso povo melhorasse, podes ficar com a consciência tranqüila, porque certamente a parte que lhe cabe, o Senhor vem fazendo muito bem!


Aceite os nossos sinceros votos de parabéns!
Vereador Lídio Carneiro e família.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Samuca recebe apoio de Marcos Odilon para disputar 2012 em Santa Rita

Prefeito do 3º maior colégio eleitoral da Paraíba anuncia apoio a candidatura de fenômeno do rádio e da TV em 2012.
O prefeito do município de Santa Rita, Marcos Odilon (PSD), confirmou nesta segunda-feira (15), em entrevista a reportagem do PB Agora, que vai apoiar o nome do fenômeno do radio e da TV paraibana, Samuca Duarte, para sucedê-lo na prefeitura municipal de Santa Rita em 2012.

Apesar do apresentador não ter lançado oficialmente a candidatura a prefeitura e até negar a possibilidade, o nome do radialista vem ganhando notoriedade junto à população local.

Odilon, que está em seu segundo mandato e não pode mais disputar o pleito na cidade, justificou que o apoio ao radialista é por ele se tratar de um conterrâneo. “Samuca é um santa-ritense, professor, radialista e competente. Ou vocês acham que um radialista não pode ser prefeito”, disse. Odilon citou como exemplo o prefeito de Bayeux Jota Junior, que também é radialista e é prefeito do município vizinho.

Indagado se então Jota Júnior era um bom exemplo de radialista – prefeito, Marcos Odilon voltou atrás: “Não, ele não é um bom exemplo”, disse. Em 2012, Odilon também alçará vôos maiores. Recém filiado ao PSD, de Gilberto Kassab e Rômulo Gouveia, o prefeito confirmou que vai disputar a prefeitura de Bayeux no próximo pleito.
“Tive todas as minhas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado e pela Câmara Municipal, portanto sou ficha limpa e estou apto para disputar a prefeitura de Bayeux em 2012. A legislação permite”, destacou Odilon.

Dobradinha com Emerson Machado

Quando o assunto é o fiel escudeiro e companheiro de programa Emerson Machado, o prefeito Marcos Odilon descarta a manutenção da dobradinha para o pleito de 2012.

“Emerson não é santa-ritense. Ele pode ser até capaz, mas não é viável”, avisou.

Os radialistas Emerson e Samuca Duarte se destacaram na TV e no Radio por sempre atuarem juntos e até estipularem como condição a manutenção da dobradinha nos contratos dos rádios e das TVs. No caso da política, se depender de Marcos Odilon, essa candidatura fugirá à regra.

Nos bastidores da imprensa especula-se que o radialista Emerson Machado sairá na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa.

Henrique Lima/ Márcia Dias

PB Agora

Padre Jackson participará da Jornada Mundial da Juventude em Madri – Espanha.

No próximo dia 16 de Agosto, a Diocese de Cajazeiras viverá uma de suas grandes experiências eclesiais, pastorais e porque não dizer profética. Um grupo de aproximadamente 40 pessoas – entre Jovens e adultos – estarão participando a da XXVI Jornada Mundial da Juventude que acontecerá este ano em Madri na Espanha. D. José Gonzáles, um dos mais “jovens” do grupo é seu maior entusiasta e organizador.

O jovem Padre Jackson, pároco de Aguiar e Igaracy será uns dos integrantes que viajará a Madri – Espanha. O Padre será um dos membros da delegação da nossa Diocese de Cajazeiras e deve representar de modo especial ao povo querido de Aguiar e Igaracy.

Queremos desejar boa viajem ao Padre Jackson e pedir que ele reze por nós sertanejos, povo sofrido, mais cheio de fé.

Com informações do blog da Paróquia de Igaracy/PB

Vereador apresenta projeto para doações de terrenos a pessoas carentes, veja:

O Vereador Ademilton Santino (Golinha), apresentou nesta sexta-feira (12), um Projeto de Lei que regulariza a doação de terrenos públicos a pessoas carentes.

Segundo o projeto do Vereador, no terreno do município que fica perto do campo e ao lado do cemitério, seria feito um loteamento e distribuídos os terrenos a pessoas carentes da nossa cidade. A distribuição poderia ser feita de acordo com critério tipo; o contemplado ser casado, não possuir emprego, ter filhos, ser do programa bolsa família e ainda não poderia vender o terreno por no mínimo vinte anos.

O Vereador que mais surpreendeu na Câmara de Igaracy, continua inovado e sempre apresenta novas idéias.

Valeu Golinha!

domingo, 14 de agosto de 2011

Hoje é dia dos Pais!

Parabéns a todos os pais do mundo.
Hoje bate saudades do velho Chico Carneiro

Veja traz denúncia contra ministro da agricultura e cita gestão de Ricardo Coutinho na prefeitura de JP

A Paraíba foi sacudida nesta sábado (13) com extensa matéria da Revista Veja com denúncia sobre a destruição de 100 toneladas de feijão preto durante a campanha a reeleição do de Ricardo Coutinho (PSB), a prefeito de João Pessoa em 2008. Clique aqui e leia a matéria. A denúncia foi feita pelo ex-vereador Severino Paiva, ex-PMDB, e transformada em uma ação eleitoral movida pela Coligação “Por Amor a João Pessoa”, defendida pelo então candidato derrotado João Gonçalves (PSDB), hoje aliado do governador Ricardo.
Caminhões da Empresa de Limpeza Urbana – Emlur – flagrados transportando toneladas de feijão preto jogando no aterro sanitário de João Pessoa. Tudo foi fotografado e filmado e colocado à disposição da Justiça Eleitoral, também da Polícia Federal. Veja conta a história em sua edição deste final de semana, remontando ao tempo em que o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, presidia a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab. A denúncia surgiu no dia 23 de setembro de 2008.
Eis os principais trechos da reportagem da “Veja”, envolvendo o escândalo do “feijão preto” da campanha à reeleição do então candidato Ricardo Coutinho, que contou com a ajuda do ministro Wagner Rossi, enrolado com as denúncias em sua gestão na Conab:
“No final de 2007, a estatal doou 100 toneladas de feijão para a Prefeitura de João Pessoa, então comandada por Ricardo Coutinho, do PSB, hoje governador da Paraíba. O feijão deveria ser distribuído entre familiares de baixa renda, mas como havia uma eleição municipal em 2008, o prefeito decidiu guardar parte do estoque. Funcionário da Conab há 25 anos, Walter Bastos de Moura descobriu a irregularidade e a denunciou diretamente a Wagner Rossi, em abril de 2008. Rossi prometeu tomar providencias.
Como nada aconteceu, Bastos passou a vigiar a mercadoria estocada. Em setembro, a poucos dias da eleição, ele recebeu a informação de que o feijão seria enfim distribuído e acionou a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral. Para evitar o flagrante, a prefeitura decidiu sumir com as provas e despejou 8 toneladas de feijão no aterro sanitário de João Pessoa.
A história chegou a ser explorada como denúncia contra o prefeito, mas era muito mais grave: tratava-se de um flagrante do uso político da Conab para favorecer aliados do governo federal. Num acesso de sinceridade, o ex-presidente da empresa Alexandre Magno Franco Aguiar (genro do ex-deputado federal Armando Abílio, cujo partido que comanda no Estado, o PTB, dava sustentação política ao governo Ricardo Coutinho), que sucedeu Rossi na empresa e hoje é o seu assessor especial no ministério, confessou a VEJA que o próprio Rossi usou o expediente de distribuir alimentos para conseguir votos, inclusive favorecer eleitoralmente o filho, Balela Rossi, deputado estadual e presidente do PMDB de São Paulo”.
Em uma nota divulgada neste sábado (13), o ministro Wagner Rossi rebateu as acusações veiculadas pela revista Veja e falou sobre a doação de alimentos pela Conab na Paraíba. Ele garantiu que o feijão foi em entregue “em perfeitas condições”. A respeito do funcionário Walter Bastos de Souza, da Conab da Paraíba, o ministro disse que foi aberta uma sindicância para apuração da denúncia que foi considerada vazia ao final da investigação.

Postado por Ricardo Pereira

sábado, 13 de agosto de 2011

Com as bênçãos de Pe Jacson a Câmara volta do recesso parlamentar


Na volta do recesso parlamentar em Igaracy a sessão foi aberta pelo Presidente Lídio Carneiro que convidou o Padre Jacson de Sá Mendes, pároco da cidade, para abençoar os trabalhos daquela Casa e benzer o crucifixo e a bíblia que ficarão expostos no prédio da Câmara.

O Padre Jacson antes de abençoar, fez questão de exaltar o gesto da Vereadora Fabrícia Lopes e da mesa diretora da Casa pela apresentação do requerimento e pelo atendimento do pedido, que foi a exposição de uma bíblia e um crucifixo no prédio da Câmara Municipal.

“Enquanto estamos vendo algumas pessoas querendo tirar a bíblia e o crucifixo dos órgãos público, a Câmara de Igaracy surpreende fazendo o contrário, expondo em seu prédio a palavra santa e a imagem de Jesus Cristo”, comentou o Padre.

Após as bênçãos o Padre teve que se ausentar e a Câmara voltou do recesso com todo vapor, aprovando logo de cara a LDO 2012.

Os Vereadores Cesar Farias e Janaiana Antes não participaram a primeira sessão após a volta do recesso.

Prazo para perdão das dívidas de licenciamento é prorrogado

Está prorrogado até a próxima terça-feira (16) o prazo para que os proprietários de motocicletas até 150 cilindradas solicitem junto ao Detran e à Receita Estadual o perdão das dívidas referentes ao licenciamento, vencidas até 31 de dezembro de 2010.

Pela medida provisória 173, como o prazo terminaria neste domingo, algumas pessoas deixaram de solicitar o benefício na sexta-feira por não saberem que o pagamento deveria ser feito no último dia útil e adiaram a ida ao Detran para a segunda-feira.

Para não prejudicar os retardatários, considerando que o Detran, as unidades da Receita Estadual e os correspondentes bancários não funcionam aos sábados e domingos, o governador Ricardo Coutinho compensou os dois últimos dias de vigência da medida provisória, permitindo que a solicitação seja feita até a terça-feira.

As duas medidas provisórias para o perdão das dívidas beneficiaram quase 150 mil usuários. No último levantamento, ainda existiam mais de 116 mil motocicletas inadimplentes. A partir da próxima semana, o Detran vai intensificar as fiscalizações em todo Estado para tentar tirar de circulação quase 300 mil veículos com licenciamento em atraso.

Fonte: Secom-PB

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Hoje foi a primeira sessão da câmara de Igaracy depois do recesso

Deu no blog de Beto...Logo ao chegar à câmara todos os que foram prestigiar a sessão se depararam com a casa totalmente de cara nova, ou seja, o presidente da casa fez um belo trabalho de renovação da câmara então parabéns ao Presidente Lídio Carneiro pelo trabalho.
Na sessão foi colocado em pauta à votação da LDO, e projetos elaborados pelos Vereadores do nosso Município, o Vereador Rivaldo Araújo falou de sua indignação contra a CAGEPA local, segundo o Vereador Igaracy está recebendo uma água que parece mais lama e convocou a direção da CAGEPA a comparecer na casa Legislativa para esclarecer o que está acontecendo, segundo o Vereador já convocaram a direção da CAGEPA más ninguém apareceu para dar nenhum esclarecimento sobre o problema. E também frisou a questão do hospital segundo o mesmo os poderes se reunissem e procurassem um melhor jeito para o funcionamento da entidade.

Relatou o Vereador Etinho sua indignação por conta de matéria que foi postada em um blog de Igaracy sobre a doação ou contribuição de alguns funcionários para pagar a conta de energia do hospital de Igaracy, e ainda deixou claro que qualquer doação é totalmente viável no momento já que o hospital está passando pelo um momento de dificuldades. O blog ouviu o esposo de uma funcionária segundo ele alguns funcionários nem todos contribuíram com a ação de carinho e quem faz doação faz de coração e que o ato foi totalmente combinado entre eles e nem a própria diretora sabia do acontecido.

O vereador Golinha colocou um projeto de autoria do mesmo para doação de alguns terrenos que ficam ao lado do campo para algumas famílias carentes de Igaracy, ainda o mesmo golinha entrou na matéria do hospital e falou que alguns blogueiros são desocupados e não sabem fazer o trabalho e que deixam suas obrigações no município para fazer matérias absurdas igual a essa.

O presidente deixou claro que existem critérios para doação dos terrenos, em seguida foram votado os projetos e foi encerrada a sessão.

blogdobeto1

Começou hoje a ser transmitida a Rádio Câmara em Igaracy

Hoje, sexta feira dia 12/08, é mais um dia pra ficar na história da Câmara Municipal de Igaracy - PB. Começa a ser transmitida todas as sexta-feira a partir das 9:00 horas da manhã Ao Vivo a Rádio Câmara pelo site oficial da Casa, para que toda a população de Igaracy e filhos ausentes assista na comodidade de seu domicílio ou em seus locais de trabalhos as sessões da Casa José Harmando de Sousa. E assim possa cobrar de seu representante que tem assento naquela Casa o seu trabalho. Graças à competência da mesa diretora da Câmara e da eficiência nos serviços prestados pela LGNET (internet via rádio), esse é mais um compromisso que firmado pelo Presidente Lídio Carneiro que foi cumprido.

Hoje na câmara é assim, é dito e é feito!

Com informações da Câmara Municipal de Igaracy
www.camaraigaracy.pb.gov.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ricardo comemora fábrica da Fiat em Pernambuco, por quê?

Fábrica da Fiat

Fiquei sabendo que o governador Ricardo Coutinho festejou e muito a instalação da nova fábrica da Fiat no município de Goiana, em Pernambuco. Segundo o que se comenta, Ricardo diz que o empreendimento vai beneficiar muito a nossa Paraíba (mais como, se a fábrica é em Pernambuco?). Imagine o que Ricardo não se diria se, em vez de ficar em Goiana, lá em Pernambuco a Fiat tivesse aportado em João Pessoa, na Paraíba (onde Ricardo é governador).

Com informações de Tião Lucena

UGT/PB inaugura “A ESQUINA DO TRABALHADOR”

Na ultima sexta, 05 de agosto de 2011, a capital da Paraíba completava 426 anos, mas quem ganhou o presente não foi apenas os trabalhadores pessoenses, mas os de todo o Estado.
A União Geral dos Trabalhadores do Estado da Paraíba - UGT/PB inaugurou em grande estilo sua sede estadual, o evento contou com a presença de inúmeras autoridades, como o Deputado Anísio Maia, o Presidente da FETAG/PB Liberalino F. Lucena, o Secretário de Estado Denis Soares e a Secretária Municipal de João Pessoa Maristela Viana, o superintendente da Pesca no Estado da Paraíba Gonzaga Junior, o radialista e comunicador paraibano Antônio Malvino, o prefeito de Igaracy Jocelino Farias, o presidente da câmara municipal de Igaracy Lídio Carneiro e vereadores de diversos municípios que foram representados na mesa pelo vereador de Coremas e Presidente da Colônia de Pescadores de Coremas Janderlei de Satorno, que filiou a colônia na UGT/PB no dia do evento.
Houve também a presença de lideranças sindicais de todo os pais, como o Secretário de Organizações e Políticas Sindicais da UGT Nacional, Chiquinho Pereira, o Secretário de Finanças da UGT Nacional, Moacir Pereira, o assessor de articulações Políticas da UGT Nacional, Roga Matias, o presidente da UGT/ES Ari George, a presidente da UGT/AL Suely Galvão, e do homenageado pela UGT/PB o presidente da UGT/SC Waldemar Junior o “Mazinho”, além de inúmeros trabalhadores, pescadores, presidentes de sindicatos e colônias de todo o estado se fizeram para prestigiar o grande passo que a UGT/PB dá em nosso estado.
Fundada a quase dois anos a UGT/PB conta hoje com quase 90 entidades filiadas, representando no estado hoje quase 200.000 trabalhadores, numero este fruto de grande empenho de toda a diretoria estadual presidida por Romero Baunilha Neto, que vem mostrando sua maestria a frente da UGT/PB exibindo sua grande capacidade de articulação, Romero em sua fala disse: “A UGT/PB e trabalhadores na Paraíba são hoje minha segunda família, e como um excelente Pai de família, na medirei esforços para que UGT/PB e os trabalhadores da Paraíba sejam amparados e defendidos de aproveitadores e usurpadores que se utilizam do movimento sindical seja ele de trabalhadores privados, pescadores ou agricultores, para obter vantagens unicamente para si, abandonando assim os trabalhadores e os utilizando como moeda de troca, a UGT/PB combaterá duramente quem explora o trabalhador e o movimento sindical, e devolverá ao trabalhador o orgulho de dizer que tem um sindicato que o defende”.
No evento também houve projeções futuras para a UGT/PB que poderá colocá-la entre uma das maiores UGT’s estaduais e levar a UGT Nacional proximidade do primeiro lugar no Ranking das centrais sindicais, hoje a UGT nacional ocupa o posto de terceira maior central do país com mais de mil sindicatos filiados, e a esperança se deu devido a declaração de uma importante liderança presente que declarou em sua fala a intenção de se filiar a UGT e que os sindicatos ligados a sua entidade estariam liberados para fazerem o mesmo e que agora a UGT tinha uma identidade que aquela sede ficaria conhecida em todo estado como a “Esquina do Trabalhador”.
O evento se encerrou com o lançamento do livro de Chiquinho Pereira que conta os 80 anos de história do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, onde Chiquinho autografou e dedicou o livro aos presentes.





























































ASCOM UGT/PB