ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Criança morta em Catingueira será sepultada as 17 horas

O falecimento trágico do menor Antonio Marcos Leite de Souza(foto), de 11 anos de idade, continua chocando a cidade de Catingueira. Até as 11 horas desta segunda o corpo da criança ainda não tinha chegado a residência da família, localizada em um conjunto da cidade.

A família informou que o corpo deverá chegar as 14 horas da cidade de Campina Grande. Após sua chegada, será celebrada uma missa e logo após, as 17 horas, o corpo seguirá em cortejo até o cemitério local.

A criança foi vítima de um acidente automobilístico no final da tarde deste domingo, dia 30, na BR361, cerca de 2 km’s da cidade de Catingueira, quando voltava para casa.

Tardelli Pires - CatingueiraOnline

Tragédia choca Catingueira. Criança de 12 anos morre na BR361

Um grave acidente chocou a cidade de Catingueira na noite deste domingo, dia 30, quando uma criança de nome Antonio Marcos Leite de Sousa, de apenas 12 anos de idade, foi atropelada pela ambulância da cidade de Aguiar.

O fato ocorreu na BR361, cerca de 02 (dois) km’s da zona urbana, sentido Catingueira/Patos, próximo na entrada do "banho de Deca", Segundo informações a criança tinha saído de casa de bicicleta, escondida, até o banho no açude cachoeira do cego.

De acordo com um jovem que acompanhava a vítima em outra bicicleta, Antonio tinha tirado o freio para a bicicleta pegar mais velocidade. Em um momento, quando já saiam da estrada de barro, a criança sem prestar atenção, cruzou a pista de uma margem à outra, onde acabou sendo atropelada pela ambulância.

O menino que foi jogado cerca de 20 metros teve morte imediata. O motorista ainda tentou prestar socorro, mas devido ao estrago do automóvel o mesmo não pôde fazer nada. Ele disse que foi muito rápido o ocorrido. “A criança saiu muito rápida da estrada de barro e foi logo cruzando a pista. Foi tão rápido que nem tive como frear, só escutei a pancada” comentou.

O fato chocou a cidade de Catingueira em razão da pouca idade da vítima que era bastante conhecida.

O corpo foi levado até o IML da cidade de Campina Grande e só será liberado na tarde desta segunda-feira.


Catingueiraonline.com - Tardelli Pires

domingo, 30 de janeiro de 2011

“Coluna do Fundo do Baú”

A “coluna do fundo do baú” desta semana, trás uma foto de um time de futebol aqui de Igaracy. A foto foi tirada no final dos anos 80 e nela aparecem algumas figuras ilustres de Igaracy, Cassildo, Cural de Chico Joaquim (in memória), Antonio de Ezequiel, Miguel Filho, João Batista (Toca), Galego de Celino, Cleanto de Chico Clemente, Juciano Lucas e Luiz Carneiro; Agachados Djaci Brasileiro, João de Chico Joaquim, Jesualdo, Dal Costa e Geraldo Clemente.
Foto: Manoel Nouzinho

sábado, 29 de janeiro de 2011

Desportistas patoenses buscam saída para liberação do Gol de Placa

Capitaneados pelo medico Dinaldo Wanderley Filho, “ Dinaldinho” (na foto com o Vereador Lídio Carneiro) e dirigentes do Esporte Clube de Patos foi realizada na tarde desta sexta feira(28/01) no Restaurante Pirão de Queijo, uma importante reunião para definir estratégias para a liberação dos recursos do Programa Gol de Placa, pendentes junto ao Governo do Estado.

Na realidade hoje é o dia D para o time do Esporte, pagar uma taxa na Federação Paraibana de Futebol, para a sua participação no Campeonato Paraibano de 2011. Participaram do encontro o presidente do Esporte de Patos, Marcos Vinicius, alem do diretor Adriano da Telemar que junto com o “Dinaldinho” formalizaram um documento que será entregue na próxima semana pelo medico ao governador Ricardo Coutinho.

Para o presidente do Esporte de Patos, Marcos Vinicius, se liberado esse dinheiro ajudaria muito os clubes de Patos, e não ficaria nessa preocupação com taxas na FPF, além de ser uma ajuda consideravel para a pré-temporada, bem como para o inicio da competição. Mesmo assim o dirigente do "Patinho" esta otimista e garante que a parceria com o Ceará, vai trazer bons frutos na competição para o Esporte de Patos.

Para Dinaldinho é importante o apoio governamental ao desporto patoense, não só ao Esporte e também ao Nacional Atlético Clube. Disse ainda que esse investimento pode ser dado ainda pela Prefeitura, não só com a liberação de subvenção mais na construção dos Centro de Treinamentos já que os dois times de Patos possuem seus terrenos para essa finalidade.
“Sabemos que não é barato, montar um time competitivo com rendas pequenas, mais deve-se se criar outros mecanismos que gerem rendas para os clubes patoenses” salientou Dinaldo Filho.

Ascom/CP

Nova Direção!

A comissão provisória do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Piancó (CONDEVAP) se reunirão na última quinta-feira(27)e elegerão os novos membros da diretoria, ficando composta desta forma: Flávia Galdino, Salviano Leite, Dr. José Silvino, Adriano Figueiredo e Gilberto Oliveira, a então diretoria já marcou uma reunião para o mês de Fevereiro na AMVAP em Itaporanga.

Carlos Nitão

Cúpula da Segurança Pública da Paraíba esteve reunida em Patos

Estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, (27), na câmara municipal de Patos, todos os comandantes das tropas sertanejas e seus assessores; registro especial para as presenças dos comandantes de 3º, 6º, 12º, 13º e 14º Batalhões de Polícia Militar.

A reunião foi marcada pelas presenças de várias autoridades ligadas à segurança pública do Estado; entre os convidados, o Secretário da Segurança e Defesa Social, o senhor Cláudio Lima, o secretário adjunto da SEDS, o senhor Raimundo Silvany, que na ocasião se fazia acompanhar do Delegado Geral da Polícia Civil, o Sr. Severiano Pedro, Diretor Geral do Instituto de Polícia Científica, o Sr. Humberto Pontes e o Chefe do Núcleo de Criminalística de Patos, o Sr. Adriano Guedes Medeiros.



Uma das presenças mais esperadas do encontro foi sem dúvidas, o Cel. Euller Chaves, Comandante Geral da PMPB, acompanhado de seu Estado-maior; e do Coronel Bombeiro Denys da Silva Nery, subcomandante do corpo de bombeiros do Estado da Paraíba.

Nos seus breves discursos, as autoridades focaram nas diretrizes e metas da Segurança Pública, que objetiva principalmente o público interno, com a finalidade de aprimorar o serviço prestado a sociedade.

13ºBatalhão

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cícero e Wilson compõem a Mesa do Senado Federal

O Jornal Correio Braziliense trouxe matéria nesta sexta-feira (28) que vai mudar o cenário político da Paraíba. A reportagem é sobre a nova composição da Mesa Diretora do Senado Federal e a participação dos paraibanos.

O nome do senador tucano Cícero Lucena foi oficializado pelo partido para Primeira- Secretaria, cargo que já foi ocupado por Ronaldo Cunha Lima (PSDB) e Efraim Morais (DEM).

Porém, a surpresa ficou por conta da indicação de Wilson Santiago (PMDB), para a 2ª Vice-Presidência da Casa. O nome de Wilson Santiago ganhou força após a indicação da cúpula do PMDB sob as bênçãos do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Confira a Matéria do Correio

Comando do Senado está quase fechado

Parlamentares negociam os cargos ainda pendentes da próxima Mesa Diretora, que assume na terça-feira. Só falta definir quais nomes comandarão a 3ª e a 4ª Secretarias

A três dias de decidir o espaço que cada partido vai ocupar na Mesa Diretora, os senadores têm ocupado o tempo com intensas articulações. Ontem, em conversas reservadas, os parlamentares encontraram a saída para fechar praticamente todas as brechas que faltavam. A não ser por mudanças de planos de última hora, as únicas pendências que restam estão na 3ª e na 4ª Secretarias, que ainda são objeto de disputa entre mais de um partido.

De acordo com o quadro político formado esta semana, a 2ª Vice-Presidência ficará nas mãos do PMDB. Até o momento, a cúpula da legenda trabalha com a indicação do paraibano Wilson Santiago para a vaga.

O parlamentar, que acabou de chegar à Casa, era deputado e sempre foi um aliado do líder da legenda, Renan Calheiros (AL). O DEM também disputa a vaga e ainda tenta viabilizar um de seus nomes.

O cargo de primeiro-secretário, cuja cobiçada função é a de comandar um orçamento de R$ 3 bilhões e um exército de servidores terceirizados, irá para as mãos do PSDB, apesar do interesse dos petistas pela função. Os tucanos decidiram ontem indicar o senador Cícero Lucena (PB).

A 2ª Secretaria, responsável principalmente pelos passaportes parlamentares, continua nas mãos do PTB. O piauiense João Vicente Claudino será o indicado do partido para permanecer na função.

A 3ª e a 4ª Secretarias ainda são dúvidas e alvo das articulações de última hora. Ambas fazem parte da contabilidade do PT, que teria direito a duas vagas na Mesa e, por isso, ficaria com uma delas. No entanto, as negociações sobre a divisão de poder na Casa têm envolvido a possibilidade de o partido ceder espaço para PP ou PR.

Ambos cobiçam o cargo, responsável principalmente pela administração dos imóveis funcionais e do pagamento do auxílio-moradia. A batalha entre as legendas tem até nomes. O PR quer abrigar João Ribeiro (TO), enquanto o PP pretende dar a função para Ciro Nogueira (PI).

Os pedetistas também estão na briga e querem continuar indicando o ocupante da 4ª Secretaria. Mas precisariam antes encontrar um acordo para abrigar o DEM, que tem seis senadores, enquanto o PDT tem apenas quatro. Se o Democratas realmente perder a queda de braço com o PMDB pela 2ª Vice-Presidência, deve ganhar o direito a indicar o quarto secretário.

PT
Os petistas reafirmaram ontem a intenção de obedecer às orientações do governo e segurar a vaga de primeiro-vice-presidente. Difícil ontem foi encontrar o nome para a função. Nem Marta Suplicy (SP) nem José Pimentel (CE) cederam na disputa. Ambos tinham apoio de parte da bancada e insistiram nas próprias candidaturas. A saída encontrada pelo líder Humberto Costa (PE) foi propor um revezamento para o cargo. Dessa forma, um deles ficará o primeiro ano e o outro assumirá em 2012. Durante a reunião, alguns petistas receberam recados de integrantes do PMDB de que Pimentel era mais afinado com José Sarney (PMDB-AP), cuja permanência à frente da Presidência do Senado é certa.

Por conta disso, durante alguns minutos da tensa reunião que durou três horas, os petistas já trabalhavam com a hipótese de indicação do nome do cearense. Mas, como Marta não abriu mão, o jeito foi alegar a preferência pela velha e boa democracia e propor o rodízio entre os dois. Se o partido fechar acordo para ocupar a segunda vaga a que — teoricamente — tem direito, um dos senadores que briga para ocupar uma das cadeiras da Mesa pode ser o indicado para o posto em uma das secretarias ainda sem dono.


Da redação com Victor Paiva

Presidente da UBAM fala de sua trajetória de lutas no Programa de Astrid Bakke

A elegante apresentadora Astrid Bakke (foto), entrevistou ontem o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, na TV Máster, em João Pessoa (PB).

Durante a entrevista Leonardo falou de toda sua trajetória, desde o seu primeiro emprego, na Loja de Departamentos Mesbla, como ajudante de vitrinista, embora antes ele houvesse, aos 17 anos, trabalhado numa oficina de carros, como ajudante de pintor. Numa entrevista muito descontraída, direcionada com muita simpatia pela apresentadora, Leonardo falou das dificuldades que os nordestinos enfrentam para conseguirem um emprego, principalmente nas grandes capitais, a exemplo de Brasília, onde pode conviver com um número considerável de jovens que também buscavam oportunidade de vida.

Leonardo contou que, após voltar de Brasília, em 1985, foi nomeado pela Fundação Mobral, para exercer a função de supervisor educacional em seis cidades da Paraíba. Foi quando Leonardo passou a se apaixonar pela vida nos pequenos Municípios e a começar uma luta incansável pelo municipalismo.

Leonardo mostrou muita preocupação com a situação dos Municípios e com a falta de políticas públicas que possam manter os jovens nas suas cidades para educá-los e prepara-los para o mercado de trabalho.

O presidente da UBAM falou também dos eventos realizados pela instituição e do trabalho que a mesma tem desenvolvido em prol dos Municípios e na defesa dos Prefeitos e Prefeitas de todo Brasil, angariando mais recursos e elaborando programas para melhorar os serviços de saúde e educação.

Encontro Nordestino de Primeiras Damas

Leonardo fez questão de agradecer o trabalho e apoio da Comissão Técnica do Encontro Nordestino de Mulheres Para o Desenvolvimento Social e Econômico, que vai acontecer nos dias 29, 30 e 31 de março, na Estação Ciência, composta por: Pámela Bório (Primeira Dama do Estado da Paraíba), Célia Costa Lima (presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará), Ana Cláudia V. Rêgo (Primeira Dama do Município de Campina Grande), Crisneilde Rodirgues F. B. De Lima (Primeira Dama da Assembléia Legislativa da Paraíba), Douraci Vieira, (Ex-secretária de Estado de Políticas para as Mulheres), Iraê Lucena, (Deputada Estadual), Nézia Gomes, (Secretária de Políticas para as Mulheres do Município de João Pessoa), Raissa Lacerda, (Vereadora do Município de João Pessoa), Rosimari Almeida, (Primeira Dama do Município de Acopiara-CE), Sandra Marrocos, (Vereadora do Município de João Pessoa) e a consultora organizacional da UBAM, Alexandra Vieira Batista.

ASCOM UBAM

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Na posse dos deputados, ficam de fora Dinaldo e Carlos Batinga

Os deputados Dinaldo Wanderley (PSDB) e Carlos Batinga (PSC) foram eleitos, mas não foram diplomados, por problemas com a Justiça. Dinaldo teve a candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e terá a cadeira ocupada por Domiciano Cabral (DEM). Já Batinga teve o mandato tirado por Márcio Roberto (PMDB), que obteve o registro foi diplomado pelo TRE, derrubando Carlos Batinga (PSC) da condição de deputado eleito.

O TSE, que se encontra em recesso, retoma as atividades a partir desta terça, dia 1º de fevereiro, justamente a data em que os novos deputados paraibanos tomarão posse na Assembleia. De acordo com o TRE, só poderão ser empossados nos cargos os parlamentares que foram diplomados, portanto, Domiciano Cabral e Márcio Roberto.

O advogado de Dinaldo Wanderley, Edward Johnson, disse que está aguardando que o TSE volte às atividades e a expectativa é que os embargos movidos pelo deputado sejam julgados na primeira sessão, no dia 1º, a partir das 19h. Caso o parlamentar não obtenha êxito, informações extraoficiais dão conta que já exista um ‘plano B', que seria ingressar com ação anulatória na Justiça Federal contra a decisão do TCU.
O deputado Carlos Batinga (PSC), que hoje se encontra na 1ª suplência de deputado estadual, também aguarda decisão referente a um agravo regimental movido por ele no TSE, assim como agravos movidos pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação pela qual foi eleito o deputado Genival Matias (PT do B).

Ele disse que, se houver uma reversão no TSE desfavorável a Márcio Roberto, vai reanalisar se ficará em Brasília, onde assumiu cargo na Secretaria Nacional dos Transportes, ou se volta para a Assembleia, já que teria oito dias para assumir. Mas caso a decisão lhe fosse favorável e ele decidisse não assumir, Ivaldo Morais (PMDB) seria o suplente da vez.


Aline Lins/catingueiraonline

Ricardo revela via twitter que pagamento só sai em fevereiro

ClickPB

Em resposta a um internauta que queria saber qual a data de pagamento dos servidores públicos na Paraíba, o governador Ricardo Coutinho tuitou: “Começo de fevereiro, ate o quinto dia útil”.

A resposta do governador frustrou vários servidores que esperavam ter seus salários creditados até amanhã, 28.

Ed Santos anuncia show com a Banda TARRAXINHA no ARENASHOW

O locutor da rádio cidade de Piancó, Ed Santos que apresenta o programa “Cidade em movimento” acaba de assinar mais um contrato para a realização de um show aqui em Igaracy. A parceria de Ed Santos e Fernando Cersa (ArenaShow) já rendeu grandes show’s e eventos aqui na cidade, como Washington Brasileiro, Banda Encantus e desta vez o show será com a BANDA TARRAXINHA, que é o novo sucesso do Brasil.

A Banda se apresentará no próximo dia 11 de fevereiro na casa de show ARENASHOW, que deve ficar mais uma vez lotada.

LULA saiu da presidência, mais a Presidência não saiu de LULA

Ô menino besta essa LULA viu!
A coluna Painel informa, na Folha, que a legenda vai assinar a carteira de Lula. O ex-presidente será contratado como “assessor”.

Assim, afora o que planeja auferir com palestras, Lula terá o salário do partido e duas aposentadorias para encher a geladeira. Coisa de R$ 22 mil mensais. Leia:

- Bolsa Lula: O PT decidiu pagar um salário mensal de R$ 13 mil a Lula, que no próximo dia 10 receberá novamente o título simbólico de "presidente de honra" do partido. O contracheque será equivalente ao do presidente de fato do PT, José Eduardo Dutra.

O novo salário de Lula se soma às duas aposentadorias que ele recebe -uma de anistiado político, outra por invalidez devido à perda do dedo- e às palestras que devem engordar seu caixa a partir de março.

"Não tem por que não pagar. Ele é um importante dirigente político, está se dispondo a trabalhar junto com o PT", argumenta José Eduardo Dutra.

- Retroativo: O salário de Lula vale já a partir de janeiro. Como o estatuto da legenda não prevê pagamento para cargo simbólico, o ex-presidente terá carteira assinada como assessor do PT, mesma situação montada para Dilma Rousseff na campanha.

- Caderneta: Segundo aliados do ex-presidente, suas aposentadorias somam R$ 9 mil ao mês. No patrimônio declarado em 2006, havia R$ 478 mil em aplicações financeiras, em valores da época. Há no PT defesa da equiparação do salário dos dirigentes partidários ao dos congressistas -R$ 26,7 mil.

Do blog do Josias de Sousa

Presidente da FUNES reúne-se com o secretário de cultura do estado da Paraíba, Chico César


Nesta quarta-feira, 26, o presidente da Fundação Ernani Sátiro – FUNES, José Lacerda Brasileiro, esteve em João Pessoa para tratar de assuntos relacionados à cultura patoense e dar passos administrativos da referida fundação. Esse foi o primeiro contato do presidente da FUNES com o secretário de cultura do estado da Paraíba, o cantor, compositor e músico Chico César.

A reunião aconteceu no Casarão de Azulejos, um dos principais pontos turísticos de João Pessoa – PB e que passou a funcionar como sede da secretaria estadual de cultura. Durante algumas horas a reunião transcorreu com troca de informações sobre a cultura em Patos e da necessidade de fazer da cultura uma das ferramentas de transformação do povo.

A Fundação Ernani Sátiro – FUNES passou a fazer parte integrante da secretaria de cultura do estado da Paraíba através de decreto do governador Ricardo Coutinho. “Esse é o primeiro contato com o secretário de cultura do estado. Ainda estamos no início do governo, mas acreditamos que daremos bons passos em prol do fomento da cultura em Patos”, disse José Lacerda.

José Lacerda fez uma visita à secretária de finanças do estado e conversou com Aracilba Rocha, secretária de finanças do estado e com Bonifácio Rocha, secretário executivo de finanças (Foto). No contato foi relatada a situação financeira da FUNES e encaminhado os documentos necessários para as primeiras questões de ordem burocrática do órgão. Aracilba Rocha está em tratamento contra o câncer, mas demonstra a força que é uma de suas peculiariades á frente da secretaria.

Em março deste ano, a FUNES completará 20 anos e serão realizadas atividades comemorativas a data histórica em Patos.


Jozivan Antero – patosonline.com

Isabela se diz tranquila quanto a acusação de sequestro, mas já contratou advogado


“Estou tranquila e com todos documentos legalizados”, garantiu a paraibana Isabela Cabral de Lacerda, de 25 anos (foto arquivo pessoal) sobre a polêmica em relação a viagem dela da cidade de Orlando (EUA) para a Paraíba com um filho de 3 anos. O seu ex-marido, o pernambucano Almir Couto Júnior, de 45, alega que Isabela viajou ilegalmente e trata o caso como sequestro.

Isabela disse que já contratou um advogado especialista em Direito de Família para acompanhar o caso. Ela chegou a João Pessoa no dia 21 e está residindo na casa de seus pais, em local não informado, enquanto que Almir Júnior continua morando em Orlando.

Filha do ex-deputado estadual Judivan Cabral, Isabela disse ser sentir ‘perplexa’ e ‘surpresa’ com a atitude de Almir, pois comunicou a ele que ele que viajaria para o Brasil com o filho. “Não usei de nenhuma ilegalidade. A viagem do meu filho foi feita com o consentimento do pai”, revelou.

Ela adiantou que jamais impediu de Almir ver ou se encontrar com o filho, garantindo ter deixado números de telefones, endereço do email para ele ter contato. “Isso tudo é sensacionalismo”, disse na entrevista concedida na Paraíba.

Da Redação
WSCOM Online

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Secretário adia visita à Nova Olinda para a próxima segunda feira

A visita do Secretário Executivo do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Fábio Agra Medeiros ao Vale do Piancó que estava programada para esta quinta feira, onde o Secretário iria fiscalizar e anunciar obras na barragem de Saco em Nova Olinda, ficou agendado para a próxima segunda feira (31).

De acordo com Fabio Agra (por telefone), o secretário irá até a capital federal nesta quinta feira, resolver assuntos da pasta e por este motivo houve o adiamento.

dobloghugoigaracy

Coluna Correio do Vale do Piancó, no Correio da PB, agora com estilo e toque especial de Ricardo Pereira

A partir desta quarta-feira (26) estamos iniciando mais um projeto, sem dúvidas, que será novo sucesso em que o "Blog do Ricardo Pereira" encampa e dará o seu toque, com o estilo e classe que o Vale do Piancó, consequentemente a Paraíba, já conhece. Trata-se da Coluna Correio do Vale do Piancó que é publicada todas as quartas no Jornal Correio da Paraíba. Potencial, credibilidade e confiabilidade será o ponto alto. E para vocês, diletos parceiros, a oportunidade de publicidade ampla da sua marca, da sua festa, de seu produto e serviços para todo o estado. Anuncie aqui, no Jornal que mais vende na Paraíba.
O espaço é de responsabilidade geral do conceituado Gutemberg Cardoso, com apoio de Joelma Alves, Kátia Pinheiro e, agora, de Ricardo Pereira. Ligue já: (83) 8821-6598 / 8832-1234 / 9993-2237. Abaixo, você confere a Coluna Vale do Piancó, publicada na edição de hoje do Correio da Paraíba. Para visualizar melhor é só clicar em cima da imagem...



Por Ricardo Pereira

Perfis de Vitalzinho e Wilson já estão disponíveis no site do Senado Federal

Senado Federal disponibiliza perfis de Vitalzinho e Wilson Santiago no site do Congresso e ‘esperança’ de Cássio em tomar posse fica cada vez mais longe
O Senado Federal se prepara para a chegada dos novos parlamentares. Um hotsite especial foi desenvolvido para auxiliar os assessores, imprensa e sociedade. A página apresenta diversas informações, foto oficial e perfil dos parlamentares, além da nova composição das bancadas.

As três legendas de maior força são PMDB com 21, PT com 14 e PSDB 10 senadores. Os três partidos devem ocupar respectivamente a Presidência da Casa, Primeira-Vice e Primeira-Secretaria.

Os perfis dos novos senadores estão disponíveis no site do Senado Federal. Apesar do imbróglio judicial envolvendo o ex-governador, Cássio Cunha Lima, o nome e as informações de Wilson Santiago (PMDB) já podem ser consultadas. O currículo de Vitalzinho também foi publicado.


Blog Victor Paiva

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Acusada de sequestrar filho nos EUA, Isabela Cabral se defende através do Facebook

Karoline Zilah

“Só quem é mãe pode imaginar o que estou passando”, declarou na internet a paraibana que é acusada pelo ex-marido de ter sequestrado o filho nos Estados Unidos para voltar ao Brasil. O nome de Isabela Cabral de Lacerda, de 25 anos, repercutiu em notícias em Pernambuco e da Paraíba depois que o ex-marido, Almir Couto Júnior, a acusou de deixar os Estados Unidos com o filho sem sua autorização prévia.
Isabela diz estar na residência da mãe, a advogada Joana D'Arc Lacerda, em João Pessoa. Em seu perfil no Facebook, ela escreveu no último sábado (22) que o ex-marido estaria espalhando “calúnias” sobre ela e sua família, acusando-a de ter sequestrado o filho.
“Tive que vir ao Brasil com urgência por motivos particulares (…). Ai, se todas as mães tivessem passado a experiência que tivemos nos Estados Unidos, com certeza iriam compreender a minha decisão. Derramarei a minha última gota de sangue pela felicidade do meu filho, ele sim é a minha prioridade”, declarou Isabela.
O empresário pernambucano Almir Couto Júnior, de 45 anos, vive há cinco anos em Orlando, no estado da Flórida, Estados Unidos, e há quase três anos está divorciado da mãe de Arthur, a paraibana Isabela, que foi tentar a vida com ele no exterior. Separados, eles têm guarda compartilhada do menino. Em contato por telefone com a reportagem do Paraíba1, ele disse que Isabela o teria impedido de ver o filho por quase duas semanas antes de ir embora para o Brasil sem avisá-lo. Segundo o empresário, Isabela teria voltado ao Brasil devido a problemas financeiros. Para embarcar, ela precisaria de autorização do pai, já que a guarda é compartilhada e o menino tem dupla cidadania, americana e brasileira.
Contudo, Almir diz ter colhido provas de que a paraibana Isabela teria utilizado seu nome em uma documento falsa para obter uma cópia do passaporte do filho, como se o tivesse perdido, com o objetivo de conseguir uma autorização de retorno ao Brasil. Ela teria obtido os documentos no Consulado do Brasil em Miami. Com o auxílio de um advogado, Almir prestou queixa numa delegacia em Orlando e procurou o consulado. Desde então, o empresário busca, com o auxílio de um advogado americano, uma forma de ter o garoto por perto novamente. Sem contato com a ex-mulher, ele resolveu fazer um apelo para que ela volte para os Estados Unidos com o menino. “Ele é naturalizado americano e a terra dele é aqui. A escola dele é americana, os amigos são americanos e este é o lugar dele. Perto do pai e dos amigos”, destacou.

Ele se baseia nos termos do Tratado de Haia para justificar as ações e ter o filho de volta aos Estados Unidos. “Ela cometeu um delito que nos Estados Unidos é gravíssimo e descumpriu um tratado internacional. O tratado de Haia, em seu artigo 13, diz que todo menor de idade abduzido do seu país deve ser repatriado o mais rápido possível. Quero o meu filho de volta e vou atrás disso. Se for necessário ir até o Brasil buscar o meu filho, eu vou”, salientou Almir Couto. A reportagem do Paraíba1 tentou contato com Isabela Cabral para esclarecer detalhes sobre sua vinda à Paraíba com o filho, mas ainda não obteve resposta.

Postado por Ricardo Pereira

Plenário aprova por maioria todas MPs enviadas por Ricardo, PEC da PM é anulada

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), obteve uma vitória na Assembleia Legislativa na tarde de hoje, onde conseguiu anular todos os atos do ex-governador, José Maranhão (PMDB), entre eles o reajuste dos policiais militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários, através da Medida Provisória 161.

Por 17 votos a 11, contando inclusive com votos da oposição, o governador contou com os votos de Ruy Carneiro e João Gonçalves.

ClickPB

Charge do Bira - "Volta as aulas"


Secretário Fábio Agra visita nesta quinta barragem SACO de Nova Olinda

O Secretário Executivo do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Fábio Agra Medeiros virá na próxima quinta feira (27) até a cidade de Nova Olinda no Vale do Piancó, para fiscalizar e anunciar obras na barragem de Saco, que segundo a imprensa sofre grande risco de romper.
Conversei hoje cedo com o Secretário Fabio Agra (por telefone) e a visita está confirmada para as 10hs da manhã da próxima quinta feira e serão anunciadas obras emergências que segundo Fábio Agra irão resolver os problemas da barragem. “Temos que cuidar disso antes que a barragem fique com sua capacidade máxima e isso pode acontecer logo, já que começou o período de chuva aqui na Paraíba”. Disse Fábio.
Ainda segundo o Secretário, irá ser feito na barragem uma obra inédita no estado. A barragem ganhará uma cobertura de um material a base de PVC (impermeável), isso irá resolver os problemas de vazamento por muito tempo.

Do blog hugoigaracy

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Filha de ex-deputado paraibano é acusada de sequestrar menor americano

A estudante Isabela Cabral Lacerda, filha do ex-deputado Judivan Cabral, está sendo acusada pelo seu ex-marido, Almir Couto Júnior, de ter sequestrado o filho do casal, A.C.C., de três anos de idade, fugindo com o menor para o Brasil sem autorização da Justiça americana, onde tramita processo judicial de guarda da criança.

Segundo informações, Isabela foi vista na companhia de sua mãe, a advogada Joana Darc Lacerda, e do menor, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 9 horas da manhã do dia 22 de janeiro.

De acordo com o Tratado de Haia, a estudante poderá responder pelo crime de sequestro, já que não tem autorização do pai do menor, nem tampouco, da Justiça americana, para se ausentar do país na companhia da criança, já que a mesma possui cidadania americana. O caso já está sendo lavado ao conhecimento das autoridades dos dois países, que terão a incumbência de resolver a questão judicial.

Almir e Isabela Cabral se conheceram na cidade de Orlando, estado da Flórida. Casaram-se e tiveram apenas esse filho menor que agora é motivo da ação de guarda. Em 2006, o casal se divorciou.

Redação do PBAgora com informações do radialista Adelton Alves

Ex Presidente da Câmara de Igaracy Cesar Farias lança o nome de Lídio Carneiro como candidato a Prefeito em 2012


Há menos de dois anos para as próximas eleições aonde o povo brasileiro irá às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores, as especulações em torno de quem vai desistir, continuar, ou se lançar candidato, crescem à medida que o pleito se aproxima.

Em Igaracy por exemplo, o Vereador e ex presidente da Câmara Cesar Farias é mais um a defender o nome do também Vereador Lídio Carneiro para sucessor do Prefeito Celino Farias. Cesar já vinha alavancando o nome de Lídio Carneiro por onde passava e aproveitou o dia da posse da nova mesa diretora para lançar em público seu apoio ao nome de Lídio.

Cesar teve seu irmão lembrado em algumas enquetes, mesmo assim insiste em dizer que o melhor nome para suceder o Prefeito Celino Farias é o do Vereador Lídio Carneiro. “Conheço Lídio e acompanho seu trabalho de perto desde sua passagem pela Secretaria de Finanças, sei que ele é muito capacitado para ocupar o cargo de prefeito de nossa cidade”, disse Cesar.

Cesar deixou claro que deve novamente concorrer a uma vaga na casa José Harmando de Souza e segundo ele, deve ser desta vez um dos Vereadores mais votados.

Boato leva pânico a moradores ribeirinhos do Rio Piancó

Devido as constantes chuvas que vem caindo em todo o Vale do Piancó, alguns moradores dessas cidades se surpreenderam na noite deste domingo (23/01) com a noticia de que a Barragem Saco em Nova Olinda havia estourado.

Houve uma grande movimentação de pessoas aflitas sem saberem o que fazer, a Polícia Militar ficou em alerta e efetuou rondas, mas tudo não passou de um boato. Abaixo veja o infográfico preparado pelo Site de Piancó mostrando uma possível rota das águas proveniente da barragem.
Histórico

A barragem Saco é o segundo maior reservatório d’água da região: sua capacidade hídrica é de 97,4 milhões de metros cúbicos. É uma das grandes obras hídricas do engenheiro José Silvino. Ela foi iniciada no começo da década de 80, no governo Wilson Braga, mas sua inauguração só ocorreu em 1996.

A barragem situa-se predominantemente em território de Nova Olinda, mas parte das águas que recebe vem da região de Princesa Isabel e do vizinho Estado de Pernambuco. O Saco tem uma importância fundamental para a cidade de Nova Olinda, que pode ter sua história social dividida em duas partes: uma antes e outra depois da barragem.

Depois da conclusão do açude, Nova Olinda recebeu importantes investimentos, um deles a adutora que hoje abastece a cidade. Antes, somente parte do perímetro tinha água encanada e sem tratamento. Mas em 1998 os novolindenses ganharam um sistema adutor e de tratamento d’água.

As águas do Saco penetram em centenas de propriedades, o que também favorece a agricultura irrigada e a criação de animais. Um grande projeto de irrigação chamado de Gravatá foi montado em Nova Olinda para aproveitar as águas do açude na produção agrícola, mas hoje está praticamente desativado.

fonte: do site de piancó com google earth e catingueiraonline

domingo, 23 de janeiro de 2011

Vídeo no youtube mostra trailer de filme que teria sido gravado em Igaracy


Vídeo no you tube mostra filme que teria sido gravado aqui em Igaracy no sertão do estado da Paraíba. Não vi nem ouvi nenhum comentário sobre as gravações deste tal filme, só sei que ta lá no site do you tube um trailer que diz “Trailer Inácio Garapa gravado em Igaracy PB”. O vídeo é muito engraçado, mostra a realidade de várias familias em diversas cidades da região nordestina.

Veja o vídeo e preste atenção na cidadezinha ao fundo, parece mesmo com nossa Igaracy:

Sai lista de aprovados no SiSU; clique e confira

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (23) a lista de aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Foram selecionados 82.949 candidatos, segundo o ministério. A divulgação estava prevista para esta segunda-feira (24).

VEJA LISTA CLICANDO AQUI

Foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior.

Segundo o MEC, entre 16 e 20 de janeiro, o SiSU registrou 2.020.157 inscrições, feitas por 1.080.194 candidatos. O número de inscritos cerca de terço do total de candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para fazer matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados.

A documentação necessária pode ser consultada pelo boletim individual, disponível no sistema, e na própria instituição.

Após esse prazo, se ainda houver vagas disponíveis, serão feitas duas outras chamadas para convocação dos candidatos aprovados. Outras duas chamadas estão previstas, uma para 4 de fevereiro, que terá matrículas em 8 e 9 de fevereiro, e outra para 13 de fevereiro, com matrícula em 15 e 16 de fevereiro.

Os estudantes que foram selecionados, nesta primeira chamada, em sua primeira opção de inscrição não serão convocados nas chamadas posteriores — nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao fim das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema. Os estudantes terão de declarar interesse em participar da lista de espera entre 13 e 17 de fevereiro.

Lentidão
Esta edição do SiSU, a terceira desde o início de 2010, foi marcada pela lentidão no sistema e reclamações de estudantes sobre a dificuldade para se inscreverem.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que precisará reforçar a infraestrutura da área de tecnologia da informação do ministério, mas negou que os problemas com o SiSU tenham sido motivados por falta de planejamento.

Na sexta-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) cassou todas as liminares que garantiam o acesso de alunos às redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e prorrogavam a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

A decisão pode ser questionada no plenário do STJ, mas um eventual recurso só poderá ser julgado em fevereiro, quando termina o recesso judiciário.


Do G1
Adriana Bezerra

Farra com o dinheiro público: Vice-prefeito de Nova Olinda era um dos "marajás" no governo passado


Durante o Governo Maranhão III o Estado gastava o dinheiro público com "um show de disparidades e injustiças", como define o secretário de Administração, Gilberto Carneiro, concedendo gordas gratificações para certos 'marajás'. Um relatório apresentado ao governador Ricardo Coutinho (PSB) mostra uma realidade revoltante: havia uma ‘casta’ de servidores comissionados que, ao sabor das conveniências do gestor de plantão, tinha gratificações superiores a R$ 5 mil.
É o caso da ex-chefe do Cerimonial do Palácio da Redenção, a defensora pública Maria Auxiliadora Targino de Araújo. Com R$ 13 mil de vencimentos, ela percebia no contracheque uma gratificação de R$ 5.170,00, segundo informações da Secretaria de Administração do Estado. O Vice-prefeito de Nova Olinda, Idácio Souto (foto), como assessor do governador José Maranhão percebia R$ 8,8 mil de vencimentos, com uma gratificação de R$ 3 mil
A Filha da suplente de deputada Nadja Palitot (PSL), Ana Carolina Palitot de Oliveira, como agente de Programas Governamentais, tinha vencimento de R$ 1 mil, mas a gratificação era, pelo menos, três vezes mais no contracheque. A Bibliotecária e lotada na Controladoria Geral do Estado, a servidora Zelita Cruz teve no seu último contracheque um salário de R$ 8,9 mil, turbinado por uma gratificação também de R$ 3 mil.
Na Secretaria de Comunicação, por exemplo, a generosidade das gratificações permitia que muitos ‘aliados’ na imprensa recebessem uma média de R$ 3 mil. (com JornaldaParaíba)
Postado por Ricardo Pereira

sábado, 22 de janeiro de 2011

Forró da Burguesinha tá estourada na Paraíba

A banda de Forró mais estilosa da Paraíba vem conquistando espaço no mercado forrozeiro por onda passa, a banda tem como cantora a grande Mel Burguesinha, que encanta a cada show, o Forró da Burguesinha é de João Pessoa na Paraíba, e já se apresentou nas principais casas de show da capital como também na Tv Tambaú. Com um forró bem swingado e um repertório atualizado, o Forró da Burguesinha conquista o público por onde passa. A banda estará se apresentando na festa da Luz em Guarabira neste dia 29 janeiro próximo.

Veja na foto abaixo uma das apresentações da banda na capital Paraibana.


FORRÓ DA BURGUESINHA – Aqui não tem frescura, só estilo!

Fonte: Edinaldo Ferreira

“Coluna do Fundo do Baú”

A “coluna do fundo do baú” desta semana trás uma foto da campanha eleitoral de 2000. Na foto aparecem o médico Dr. João Chaves (como candidato a Prefeito) e o advogado do Detran Francisco Farias (Lelinha) (como candidato a vice), a chapa da foto disputou a eleição contra o então Prefeito Hélio Costa, que estava disputando uma reeleição e tinha como vice Flávio Roberto (Galego de Celino).
Naquelas eleições a dupla Hélio Costa e Galego saíram vitoriosos.



Ajudem o blog enviando fotos para hugoigaracy@hotmail.com
Blog do hugoigaracy

ASSEMBLÉIA DA PARAÍBA GANHA UMA BELA CERCA


Dizem que a Assembleia Legislativa é a casa do povo, mas a da Paraíba deixa de sê-lo à cada dia. Agora mesmo, cercaram o prédio onde os deputados se escondem, como mostra a foto, cerca de rico, de vidro blindex, separando a rua da Assembléia e a população dos deputados. A partir desta cerca, há de se pedir licença para se falar com um parlamentar, ou então esperar para 2014, quando a cerca será aberta e o povo será chamado para renovar o mandato desses meninos ingênuos.



Por Tião Lucena

Rivaldo Araújo confirma que será novamente candidato a Vereador em 2012

Em conversa hoje pela manhã com o Vereador Rivaldo Araújo, o mesmo me confessou que deve novamente ser candidato a Vereador.
Perguntado sobre o projeto que tinha de se candidatar a prefeito, Rivaldo foi direto ao responder que “esse projeto só para depois de 2012” e ainda completou “minha paixão política é ser legislador”, disse.

Rivaldo Araújo tem no currículo um belíssimo trabalho a frente da presidência da câmara, com todas as contas aprovadas, ele foi presidente nos anos de 2007 e 2008, inclusive chegou a receber o prêmio Mérito Legislador em Brasília – DF, por ter apresentado projetos de grande relevância ao município.

Por falar em 2012, o Vereador disse que não abre mão de ser candidato a reeleição e preferiu não comentar sobre a sucessão municipal.

Blog do hugoigaracy

Ônibus da empresa Santana Turismo vira com 53 pessoas

Ninguém morreu. Polícia rodoviária confirma duas pessoas gravemente feridas
Um ônibus da empresa Santana Transportes e Turismo tombou na madrugada de hoje na BR 135 com 53 passageiros altura da cidade de Cristalândia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não foram confirmados óbitos no acidente.

Muitas pessoas ficaram feridas e duas em estado grave foram levadas para o Hospital Regional de Corrente. O ônibus, de placa MOD 0969 (cidade não confirmada) havia saído de Brasília com destino à Campina Grande (PB).

A polícia Militar de Corrente e a civil de Cristalândia estão acompanhando o trabalho de resgate das vitimas do acidente que aconteceu às 4h da madrugada desta sexta. As causas do acidente ainda serão investigadas.

O ônibus era conduzido pelo motorista Carlos Antônio, que revezava com José Feliciano Oliveira. O hospital de Corrente está movimentado com o atendimento dos feridos no acidente que aconteceu próximo ao Auto Posto de Cristalândia logo na entrada da cidade, local onde é alto o índice de acidentes.


Fonte: www.180graus.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Shaolin foi transferido na madruga para o Hospital das Clínicas em São Paulo

Depois de ter a transferência para o hospital Sírio Libanês suspensa até que novos exames fossem feitos na tarde de ontem e ter mudado de empresa aérea que faria seu transporte, a viagem do humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, aconteceu na noite desta quinta-feira (20). A empresa de UTI aérea que está fazendo o translado do paraibano é a Wester, de Pernambuco.
Shaolin chegou a São Paulo por volta das 2h30 da madrugada desta sexta-feira (21), em voo fretado. O avião, equipado com UTI, pousou no aeroporto de Guarulhos, depois de três horas de voo. Shaolin, que está em coma induzido, apresentou movimento no rosto e em um dos pés. "Sinal de que a coluna não foi afetada", disse o empresário. Outra mudança foi o hospital para onde o artista foi levado. Agora, ele está no Hospital das Clínicas, também em São Paulo.
A mudança aconteceu porque a primeira empresa exigia que o paciente viajasse com um cateter instalado no crânio para que uma possível despressurização fosse feita durante o trajeto. No entanto, a equipe médica que cuida de Shaolin discordou do procedimento e disse que não há motivos para fazer uma nova cirurgia na cabeça dele.
Em tomografia realizada na quarta-feira, ficou constatado que o cérebro do humorista está em condições normais. Segundo a equipe médica, os sinais vitais e as taxas sanguíneas de Shaolin também estão dentro da normalidade. A grande preocupação está mesmo na lesão sofrida pelo braço esquerdo do humorista, muito grave e que quase causou a amputação do membro logo na chegada ao hospital.
Com o impacto sofrido no acidente, o paraibano perdeu metade do úmero (osso que une o ombro ao cotovelo), além de parte da musculatura. O local da lesão sofreu inchaço e edemas. Mas logo depois dos primeiros cuidados, apresentou boa irrigação e pulso, por isso os médicos confiam na recuperação do membro.
A chegada aconteceu por volta das 2h de hoje (21). Dentro da UTI Aérea viajou a equipe médica, formada por dois enfermeiros, um neurocirurgião, um ortopedista, um intensivista e dois enfermeiros, além da esposa do humorista Shaolin, Laudicéia Veloso. Tanto na saída do Hospital quanto na chegada ao aeroporto, foi formada uma corrente humana que orava para a recuperação de shaolin.
Durante o transporte do Hospital até o aeroporto, foi montado um forte esquema de segurança para evitar que a imprensa e curiosos pudessem ver o estado em que se encontrava o humorista. (Fotos: PBAgora/postado por Ricardo Pereira)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inaugurado o Fórum da Comarca de Cubatí. O próximo será o de Igaracy


Coordenadoria de Comunicação Social . Presidente do TJPB inaugura Fórum e Depósito Judicial da comarca de Cubati nesta segunda-feira.

Na manhã desta segunda-feira (17), o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, inaugurou o Fórum “Advogada Miriam Nunes de Medeiros Ferreira Ramos”, da comarca de Cubati. O prédio, situado na Rua Dr. Josivan Estevão da Silva, Bairro José Pinheiro, possui a Vara Única, o Tribunal do Júri e salas para a Defensoria e Ministério Público estadual. Também foi projetada a “sala E-jus”, para que os advogados, defensores e promotores possam digitalizar seus documentos. Há, ainda, estacionamento amplo para servidores e público externo. Também foi inaugurado o Depósito Judicial, que será exclusivo para apreensões de veículos e outros itens de grande porte. A unidade judiciária de 1ª entrância compreende, também, os municípios de São Vicente do Seridó e Sossego. O primeiro a discursar sobre a importância do Fórum para os municípios foi o ex-prefeito Josivaldo Vieira da Costa, cuja gestão durou dois mandatos, de 2001 a 2008. “Sabendo da necessidade que tínhamos de interiorizar a Justiça, começamos a batalhar por isso há 10 anos. Hoje, estamos aqui, com o presidente Luiz Silvio Ramalho Junior, inaugurando esta grande obra, que ele edificou. Para Cubati, Sossego e São Vicente do Seridó é como se fosse a emancipação política desses municípios. Um novo passo para o desenvolvimento social, cultural e regional, visto que a Justiça está mais próxima”, declarou. Convidado a falar em nome de toda a família da homenageada, Diego Nunes Medeiros Ferreira Ramos contou, emocionado, a trajetória de sua genitora, natural de Cubati. “E uma honra para mim e para toda a minha família ter o nome de minha mãe eternizado, como um símbolo de justiça”, ressaltou. O atual prefeito da cidade, Dimas Pereira da Silva, agradeceu aos gestores do Tribunal de Justiça e a todos os envolvidos no processo que resultou na inauguração do Fórum. “Cubati, a partir de hoje, passa a viver uma maior dimensão em termos de justiça. E uma conquista muito grande, também para as outras cidades que farão parte da Comarca, como São Vicente do Seridó e Sossego”, disse. O último a falar foi o presidente do TJ. Ramalho Junior disse ter ficado feliz por ser um instrumento capaz de levar justiça ao município e lamentou não poder realizar a instalação da comarca na mesma ocasião. Com relação ao nome do prédio, disse que se tratava de uma justa homenagem, em função das qualidades pessoais e profissionais da advogada Miriam Nunes de Medeiros Ferreira Ramos. Quanto a Cubati, o presidente também teceu considerações: “Moderna, progressista, de povo muito acolhedor, vejo, aqui, uma cidade com horizontes. A visão das pessoas daqui foi responsável pela chegada deste Fórum, que inauguramos hoje”, disse. Estiveram presentes, ainda, juízes, secretários, coordenadores, servidores do TJ, autoridades locais e familiares da magistrada que nomeou o prédio. Lei Complementar - Em janeiro de 2008, o governador em exercício da Paraíba, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, sancionou projeto de lei complementar (Lei Complementar nº 25/96), que instituiu a criação da comarca de Cubati, que era antes atendida pela comarca de Soledade. Cubati – Situada a 169 km da Capital João Pessoa, Cubati está localizada na Região do Seridó Oriental paraibano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, sua população era de 6.546 habitantes. Possui área territorial de 137,2 km². Está incluída na área de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional, em 2005. Emancipou-se e estabeleceu-se como município no dia 6 de julho de 1959.

Por Gabriela Parente/com Manoel Nouzinho

Prefeito de Sousa ameaça romper se Ricardo Coutinho não apoiar Lindolfo Pires

O governador Ricardo Coutinho pode perder um importante aliado, nos próximos dias. O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PTB), um dos maiores colaboradores da vitória do candidato socialista nas últimas eleições, tem confidenciado a amigos e correligionários que o rompimento com o Chefe do Executivo é iminente e só depende da posição oficial de Ricardo acerca da candidatura do deputado Lindolfo Pires (DEM) na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Lindolfo é o maior aliado de Tyrone na região polarizada por Sousa e o prefeito não admite que o governador cruze os braços na disputa sucessória do Legislativo, deixando um aliado de primeira hora abandonado e, como isso, favorecendo a candidatura de um parlamentar que apoiou publicamente e votou pela reeleição do ex-governador José Maranhão (PMDB).

Nesta quarta-feira (19/01), Fábio Tyrone se pronunciou publicamente, pela primeira vez, em entrevista à Rádio Progresso AM, de Sousa, afiliada a Rede Paraíba Sat de Rádio. Na oportunidade o prefeito cobrou o apoio do governador Ricardo Coutinho a Lindolfo Pires para a presidência da Assembleia Legislativa, na eleição que será realizada no próximo dia 1º de fevereiro.

“Temos que ter paciência com as ações administrativas do Governo de Ricardo, mas algumas ações políticas merecem celeridade, como o apoio a Lindolfo Pires para Lindolfo presidir a Assembleia Legislativa”, disparou Tyrone.

Para o prefeito de Sousa, o governador Ricardo “tinha que empunhar essa bandeira, porque Lindolfo foi um companheiro de primeira hora, sempre leal e correto”. Tyrone sustenta que a eleição de Lindolfo para presidência da AL “seria uma forma de contemplar o alto sertão que não foi representado na chapa das oposições no ano passado”.

O prefeito lembrou, na entrevista, que a política “é uma via de mão dupla” e que espera do governador a compensação do apoio dado por Lindolfo nas eleições do ano passado na região de Sousa.

- Já falei com Ricardo Coutinho três vezes sobre isso. Falei também com Rômulo Gouveia, por telefone. Em Sousa, fizemos campanha para todas essas pessoas, sem cobrar nada. Esse é nosso estilo de fazer política – finalizou.

pbacontece

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Shaolin melhora seu quadro clínico: ‘Não esperava resposta tão rápida’, diz médico

Fonte: Portal Correio

A equipe médica que trata do humorista Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, acaba de conceder coletiva no Hospital Antonio Targino em Campina Grande, onde revelaram evolução “surpreendente”, não descartaram amputação do braço (que corre risco de necrose) e atestaram que o quadro é grave, porém estável.

“Não esperava resposta tão rápida”, disse o neurologista Luciano Holanda, relatando que Shaolin conseguiu respirar hoje sem ajuda de aparelhos e reagiu a estímulos externos.

Holanda disse ainda que o edema cerebral cedeu e exames não indicam seqüelas aparentes.

“Com fé em Deus ele não sofrerá danos no raciocínio e fala”, declarou o neurocirurgião, informando que o humorista sofreu politraumatismos e continua em coma.

Evolução e lesão na face

“No início o paciente não esboçava reação, mas tem evoluído e dado boas respostas”, reiterou Holanda.

O médico revelou, porém, que Shaolin sofreu grave lesão na face e perda de tecido, ossos e músculos do braço, que está sujeito a necroses, inflamações e precisará ser reconstruído com enxertos.

UTI de Cássio

A equipe disse ainda na coletiva que desaconselhou a transferência do humorista para São Paulo neste momento e que a família recebeu do ex-governador Cássio Cunha Lima a oferta de uma UTI aérea, que fará a remoção assim que o quadro estiver mais estável.

Dinaldo diz que MPs de Ricardo que estão na Assembleia não tratam da "PEC 300"

O deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB) assegurou, nesta terça-feira (18.01), que nenhuma das quatro Medidas Provisórias encaminhadas pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) para apreciação e votação da Assembleia Legislativa, trata de anulação das leis ordinárias, sancionadas em período eleitoral pelo ex-governador José Maranhão (PMDB). Essas leis estabeleciam reajustes nos subsídios de policiais militares, integrantes do Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários e policiais civis. O conjunto de leis ficou conhecido como 'PEC 300'.

Dinaldo disse que estranhava a movimentação de militares nas galerias do Legislativo, quando os deputados não irão apreciar a matéria. "Não houve essa convocação por parte do Executivo. A Assembleia só pode deliberar naquilo que foi o objeto da convocação extraordinária. Nenhuma das MPs trata desse assunto", afirmou.

Para ele, há uma certa confusão nas informações repassadas por alguns setores da própria imprensa, quando tratam da MP nº 16, de 1º de janeiro deste ano, assinada pelo governador Ricardo Coutinho. Essa MP dispõe sobre a nulidade de atos praticados pelo chefe do Poder Executivo.

No inciso primeiro do artigo 1º, a Medida Provisória declara nulos de pleno direto "os acordos extrajudiciais, não homologados pelo Poder Judiciário, firmados entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2010, decorrentes de processo judicial ou não, desde que transformados em acréscimos pecuniários agregados aos vencimentos inseridos na folha de pagamento ou em forma de parcelamento, não inscritos no Regime Geral de Precatórios". Dinaldo frisou que este artigo descarta qualquer apreciação sobre leis ordinárias, tratando apenas do pagamento de dívidas em precatórios.

O inciso 2 do mesmo artigo trata da nulidade dos "atos administrativos de provimento que resultem na elevação, modificação, promoção, movimentação ou alteração de classe, função, cargo ou categoria de servidor público, na sua carreira funcional". Dinaldo ressalta que este dispositivo também não trata das leis que reajustaram os subsídios de policiais e que estão sendo questionadas judicialmente.

"Portanto, nesse período de convocação extraordinária, não haverá qualquer apreciação referente a chamada 'PEC 300' tão propalada pelo ex-governador, como forma de enganar uma categoria tão digna como a dos policiais", disse Dinaldo. Ele destacou ainda que uma lei ordinária não poderia ser revogada por uma Medida Provisória. "Teria que ser outra lei", completou.


Redação iParaiba com Ascom

Ana Hickmann confirma vinda a Campina Grande para presta solidariedade à família de Shaolin

A apresentadora Ana Hickmann, da TV Record, está vindo nesta quarta-feira (19) para Campina Grande presta solidariedade a família do humorista Shaoli que sofreu um acidente grave durante a madrugada. A previsão é que Ana Hickmann chegue às 18 horas.

O humorista participa de um quadro no programa Tudo é Possível apresentado por Ana Hickmann aos domingos, na TV Record. A informação que a apresentadora está vindo foi divulgada por sua assessoria, e a noticiada no programa Correio Debate, da 98 FM.

A polícia já identificou o motorista que causou o acidente com o humorista. Jobson Clemente, da cidade de Sapé. Ele estava dirigindo na contramão quando atingiu o veículo de Shaolin na BR 230, em Campina Grande.

PB Agora

Aflição de Cássio para tentar ajudar Shaolin força médicos a impedir entrada de ex-governador no hospital; tucano luta por transferência para o DF

Aflito com o estado de saúde do humorista paraibano Shaolin, vitima de acidente automobilístico na madrugada desta quarta-feira (18), o ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), tenta desde o momento em que soube do ocorrido, intermediar uma transferência do comediante para um Hospital de Brasília.

Segundo informações colhidas pela reportagem do PB Agora junto à equipe médica que atendeu o humorista, Cássio foi ‘impedido’ de entrar novamente onde o paciente está internado para que não houvesse turbulências, já que tanto Shaolin quanto o ex-governador são duas pessoas públicas.

Ainda conforme a apuração feita pela reportagem do PB Agora, in loco, Cássio passou a madrugada inteira tentando fazer a transferência de Shaolin de Campina para Brasília, mas foi aconselhado pelos médicos a aguardar por um período de pelo menos 48h. Shaolin passou por uma cirurgia na cabeça e perdeu muito sangue. Neste momento ele passa por uma hipotensão (baixa pressão arterial) e uma viagem de avião poderia agravar o quadro.

Após a cirurgia o comediante passou por uma tomografia, mas continua em estado grave.

COLETIVA

Logo mais às 17h a equipe medica que atendeu o humorista concederá uma entrevista coletiva para imprensa para falar sobre o estado de saúde de Shaolin. A informação é do produtor do comediante, Ruan Sibalde

Com informações de Simone Duarte
PB Agora

Major campos começa a organizar o trânsito do Vale do Piancó, em Igaracy já se ver o trabalho

Regularizar o fluxo de veículos em Itaporanga e nas diversas cidades do Vale do Piancó pelo 13º BPM, é uma das metas do Comandante da Unidade, o Major Campos.

Como forma iniciar esse tipo de trabalho, guarnições da Unidade e das Companhias de todo o Vale, vêm realizando operações principalmente de trânsito, em dias e horários inopinados; cujos efeitos já são vistos; várias motocicletas já se encontram apreendidas e recolhidas ao pátio do BPM, enquanto aguardam por parte de seus proprietários, a regularização na documentação, uma das principais causas das apreensões.

As operações não estão acontecendo por acaso, pois o comando do batalhão veiculou campanha nos diversos meios de comunicação, através entrevistas, alertando aos condutores para que se atualizassem quanto à questão de licenciamento e equipamentos, principalmente os motociclistas. O Major Campos esteve em Igaracy na ultima semana e fez questão de orientar os condutores sobre as prováveis blitz e apreensões, em uma reunião na Câmara Municipal.

Em Várias cidades aqui do Vale do Piancó, capacete era um item até então desprezado pelos condutores; no entanto, o seu uso já está sendo cobrado e os motociclistas que forem flagrados sem o equipamento será penalizado inicialmente com o AIP (Auto de Infração Provisória), lavrado pelo agente de trânsito ou Policial Militar, o que sujeitará o condutor ao pagamento de multa.

Blog do hugoigaracy com informações do blog da 13º BPM

Ministro da Saúde quer regulamentar Emenda 29; texto está parado desde 2008

Entre as prioridades para a área da Saúde destacadas pelo novo ministro da pasta, Alexandre Padilha, algumas são objeto de propostas que já tramitam no Congresso Nacional; outras foram herdadas de gestões anteriores; e quase todas dependem de novos recursos alocados para o setor. No seu programa de governo, a presidente Dilma Rousseff prometeu aumentar os recursos destinados para a Saúde a fim de, entre outras metas, ampliar as equipes de Saúde da Família e criar novas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.
Em seu discurso de posse, Padilha anunciou um “choque de gestão” e a disposição de negociar com governadores e prefeitos a aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que fixa os percentuais mínimos a serem gastos na Saúde por estados, municípios e União. O texto está parado no Plenário da Câmara desde 2008.
Proposta na Câmara
O texto mais atual na Câmara sobre a regulamentação da Emenda 29 (PLP 306/08, do Senado) é o substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS), segundo o qual a União deve aplicar na Saúde o mesmo valor empenhado no ano anterior, corrigido pela variação nominal do Produto Interno Bruto (PIBIndicador que mede a produção total de bens e serviços finais de um país, levando em conta três grupos principais: - agropecuária, formado por agricultura extrativa vegetal e pecuária; - indústria, que engloba áreas extrativa mineral, de transformação, serviços industriais de utilidade pública e construção civil; e - serviços, que incluem comércio, transporte, comunicação, serviços da administração pública e outros. A partir de uma comparação entre a produção de um ano e do anterior, encontra-se a variação anual do PIB.) entre os dois anos anteriores; os estados deverão aplicar 12% de seus impostos, e os municípios, 15%. Esses valores estão definidos provisoriamente na Constituição, mas não vêm sendo cumpridos pela falta de regulamentação.
Um dos problemas gerados pela falta de regulamentação é que a destinação atual dos recursos para a Saúde é pouco específica, podendo os gestores, por exemplo, direcionar verba para a assistência social alegando se tratar de uma medida de saúde. A regulamentação deixará claro quais ações serão consideradas de saúde – todas elas, inclusive, vinculadas ao Sistema Único de Saúde. O texto diz, por exemplo, que limpeza urbana, pagamento de aposentadoria de servidores da Saúde, merenda escolar e obras de saneamento não poderão setr custeadas por essa verba.
A votação não foi concluída pelo impasse entre governo e oposição sobre a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS), um novo tributo previsto no substitutivo que seria cobrado nos moldes da extinta CPMF, mas com uma alíquota menor, de 0,10% sobre a movimentação financeira. A CPMF era cobrada em 0,38%. A estimativa é que a CSS gerasse uma de receita aproximada de R$ 15 bilhões ao ano.
Oposição
Os partidos de oposição (DEM, PSDB e PPS) não concordam com o novo tributo e apresentaram um destaque para retirar a base de cálculo do texto e inviabilizar a cobrança. “A proposta vem ao encontro do que a Frente Parlamentar da Saúde defende, que é o fortalecimento dos municípios a partir do pacto federativo”, destacou o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), integrante da frente. “O problema é que todos os ministros defenderam isso durante os oito anos de Governo Lula, mas o assunto não avançou porque há descompasso entre os ministérios da Fazenda, da Saúde e do Planejamento”, destacou.
Na mesma linha argumenta o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), um dos ex-ministros da Saúde do Governo Lula. “Todas as declarações dele [de Padilha] são reincidentes em relação às de ex-ministros da pasta. Eu, quando tomei posse, fiz um discurso que não estava muito diferente, assim como o Agenor e o Temporão”, disse, referindo-se aos também ex-ministros da pasta José Gomes Temporão e Agenor Álvares. “O SUS só vai obter resultados substantivos quando conseguir avançar em dois sentidos: na homogeneização da gestão – que é ótima em alguns lugares e péssima em outros – e resolver o problema do financiamento, porque não tem como sobreviver com R$ 1 por habitante/dia, as tabelas estão totalmente defasadas”, acrescentou.
Assim, os parlamentares desta legislatura que se encerra não foram convencidos sobre a necessidade de criar um tributo para financiar o sistema. Alguns, como o líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), acreditam que a regulamentação da Emenda 29 já colocará, por si só, R$ 30 bilhões por ano na Saúde, mesmo sem a criação da CSS, já que os gastos serão obrigatoriamente direcionados para ações específicas do SUS.
O coordenador da área de Saúde do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sérgio Piola, discorda. Para ele, a destinação correta dos recursos não é suficiente para garantir uma prestação de serviços semelhante à dos países desenvolvidos. “É preciso mais recurso, seja ele proveniente de um tributo específico ou não”, avalia.

Continua:
Gasto público com Saúde no Brasil é apenas 41,6% do gasto total
Para deputados, CSS deve ser debatida junto de reforma tributária
Ministro e deputados querem remédios gratuitos e rapidez no atendimento
Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Patricia Roedel

Sindicato de Agentes de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Vale do Piancó/PB.

Manoel Miguel Alves
Presidente

Shaolin respira sem aparelhos, apresenta melhora e amputação de braço está descartada; Ele deve ser transferido para São Paulo ou Brasília

Veículo coduzido por Shaolin mostra impacto total do lado do motorista

Após as duas cirurgias realizadas no Hospital Antônio Targino na manhã desta quarta-feira (20), o humorista Shaolin estaria reagindo, segundo informações da sua esposa, Laudicéia Veloso. Por causa das intervenções que foram feitas, foi anulada a probabilidade de amputação do braço esquerdo. O médico que atendeu o humorista, Luciano Holanda, destacou que foi retirado um coágulo no membro e feitas intervenções na cirurgia craniana. Informações não oficiais indicam que não houve a perda de massa encefálica, o que diminui a possibilidade de sequelas.
Logo após as cirurgias, Shaolin estava respirando apenas através de aparelhos, mas que nas últimas horas ele esboçou algumas pequenas reações, mesmo estando em coma induzido. Para o médico o quadro ainda requer muitos cuidados, mas a família está bastante esperançosa na sua recuperação. Além do traumatismo craniano e da fratura no braço esquerdo, o paraibano sofreu lesões no pescoço. Novos exames serão feitos para detectar se houve alguma lesão na coluna cervical.
Transferência
Antes mesmo do término das cirurgias, a família de Shaolin já cogitava a transferência do humorista para algum hospital em São Paulo. Amigo da família, o ex-governador Casio Cunha Lima tenta transferi-lo para uma unidade em Brasília. A indicação dos médicos é que o paciente será transferido no prazo mínimo de 48h, para evitar complicações em seu quadro. Através do Twitter, o governador Ricardo Coutinho desejou ‘Força e resistência a Shaolin’.
Esclarecimentos
Uma entrevista coletiva da equipe medica que atendeu o humorista acontecerá às 17h, no Hospital Antônio Targino.
O caminhão teria atravessado a pista e bateu de frente com o carro de Shaolin

Fonte: Wscom / Fotos: Paraibaonline

Governo vai se livrar dos hotéis públicos, entre eles o Pedra Bonita (Itaporanga) e Pedra Dourada (Piancó)

O Governo do Estado está decidido firmemente a se livrar, através de processo legal e transparente, dos hotéis público que fazem parte de sua estrutura. No total, são 10 imóveis em quatro regiões da Paraíba, que têm sido mantidos às custas do erário, sem capacidade de ser auto-sustentáveis e gerando ‘rombos’ nas receitas estaduais. Entre estes equipamentos estão os hotéis Pedra Bonita, em Itaporanga, e o Pedra Dourada, em Piancó. Estudo já encaminhado pelo governador ao secretário Gustavo Nogueira, do Planejamento e Gestão, apontará os vários caminhos para que os hotéis deixem de ser problemas para o dinheiro do contribuinte.
“Existem várias alternativas em vista, mas o fundamental é que se cumpra a determinação do governador Ricardo Coutinho: apontar soluções para problemas estruturais de ‘sangria’ de recursos e elevar o Estado à condição em que as áreas essenciais como saúde, educação e segurança tenham real prioridade na aplicação do dinheiro público”, justifica Gustavo Nogueira, que já pediu informações à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e à PBTur sobre a situação dos hotéis públicos. (JP)

Postado por Ricardo Pereira

Cabelereiro paraibano é destacado por artistas famosos em São Paulo e constrói salão de R$ 4 milhões

Nascido na cidade de Cuité, o cabeleireiro José Jacenildo dos Santos mantém em São Paulo um salão acanhado para a fama de sua clientela. Jassa, como é conhecido, corta o cabelo de vários apresentadores de TV. Entre eles, estão Gugu Liberato e Silvio Santos, que o tem entre seus melhores amigos e conselheiros.

A dupla resolveu ajudar Jacenildo dos Santos a se instalar em um prédio melhor. As obras do novo salão estão estimadas em R$ 4 milhões. Silvio e Gugu contribuíram com R$ 500 mil reais cada um. Gugu ainda emprestou sua arquiteta particular para fazer o projeto. Ninguém confirma os valores.

Silvio Santos conheceu o paraibano Jassa em fevereiro de 1976. De acordo com recente reportagem publicada pela Revista Veja, o apresentador estava insatisfeito com o cabelo achatado e com costeletas.

Enquanto comprava ternos, perguntou para o relações públicas da loja quem era o responsável por seu visual. Foi aí que conheceu José Jacenildo dos Santos, o Jassa.

O cabeleireiro sugeriu 12 opções de corte e o escolhido foi um com topete e ar de executivo. Desde então, Jassa é o responsável pelo corte e pintura do cabelo do apresentador.

Paraibano da cidade de Cuité, Jassa começou a trabalhar como engraxate na Serra de Cuité e chegou a São Paulo em 1965, onde foi trabalhar em salão de beleza. Hoje, o Jassa Cabeleireiros conta com cerca de 30 profissionais e é responsável pelos cortes de famosos, como os apresentadores Gugu Liberato, Rodrigo Faro, Celso Portiolli e César Filho, a modelo Analice Nicolau e a atriz Paola Rodrigues.

O corte com Jassa custa R$ 160 e com outros profissionais do salão, R$ 140. A tintura sai por R$ 150.

Cuité Online