ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bastidores do encontro da UGT em João Pessoa

Nos bastidores do encontro da UGT rolou muito bate papo. Reencontros, encontros e apresentações a todo instantes no edifício onde aconteceu o evento.

Veja algumas fotos dos bastidores:

Vereador Golinha e Roga Matias

Vereador Rivaldo Araújo e Roga Matias
Antonio de Cadó e Roga Matias
Rivaldo Araújo e Lídio Carneiro
Deputado Anísio Maia e Antonio de Cadó
Deputado Anísio Maia e Kelvin Chaves da CIPA do Atacadão
Presidente da CIPA do Atacadão/João Pessoa e Roga Matias
Editor do blog e o amigo Roga Matias

Roga Matias apresenta seu neto “Gugu” para amigos

O Sindicalista Roga Matias aproveitou o encontro da UGT, onde estavam vários amigos e conterrâneos para apresentar seu neto Gustavo (o Gugu). Gustavo chamou a atenção de todos com sua simpatia e alegria, ele é filho do também sindicalista Carlos Clayton.

Roga com seu neto Gustavo, o xodó do vovô.

Representantes do povo de Igaracy participam do evento da UGT em João Pessoa

A participação de algumas lideranças de Igaracy foi essencial para o 1º encontro das colônias de pescadores da Paraíba, promovido pela UGT do estado.

Estivem presentes no evento alguns políticos, líderes sindicais e representantes da sociedade da cidade. O Presidente eleito da Câmara Municipal de Igaracy Lídio Carneiro participou do encontro ao lado do Vereador Golinha, Vereador Rivaldo Araújo, Vice Prefeita Deusinha, do representante da colônia Z33, do Assessor Jurídico do Detran do estado Francisco Farias, do Cabo Judivan Pereira e dos jovens Melquesedec, Antonio Cadó, José Gebson, Geam, Verlion Sales, Kelvin Chaves, José Wollace, Vando e o editor que vos fala.

O Vereador Lídio Carneiro fez questão de agradecer aos lideres da UGT e parabenizou aos pescadores por procurarem novas melhorias para a classe.

O Jovem Kelvin Chaves participou do evento como filho de Igaracy, mas representante da CIPA da empresa ATACADÃO de João Pessoa.

José Wollace também falou da importância da implantação de projetos nas cidades e cobrou das lideranças políticas empenho em grandes obras para Igaracy.
O jovem Antonio Cadó, também participou do evento dando sua contribuição como conhecedor da área que estava sendo debatida e representante dos seguidores do deputado eleito com o apoio dos pescadores Anísio Maia. Cadó falou da importância da implantação de Projetos nas colônias e da melhoria que as colônias ganharão caso venham a se tornarem parceiros da UGT. O editor que vos fala se apresentou, agradeceu aos Sindicalistas Chiquinho Pereira, Roga Matias, Romero Baunilha e Carlos Clayton pelo convite para participar do evento e disse está ali por comungar da mesma tese da UGT.

Segundo dia de Encontro da UGT

No segundo dia de Encontro da UGT com as Colônias de Pescadores, o dia foi aberto pelo Secretário da UGT Paraíba Romero Baunilha.

O dia foi praticamente coberto pelo palestrante Professor Erledes Elias da Silveira, que ministrou o curso de Formação Político-Sindical da União Geral dos Trabalhadores, com o título “O Movimento Sindical e o Papel Político dos seus Dirigentes”.

O professor Erledes Elias é Mestre em Educação, Formado na área político-sindical credenciado pela Confederación Mundial Del Trabajo – CMT e Central Latinoamericana de Trabalhadores – CLAT, Especialista em Sistema Financeiro, Pós-Graduado em Ciências da Computação, foi Diretor do Banespa (1991 – 1993), Graduado em Análise de Sistemas, Professor da Rede Pública do Estado de São Paulo e ainda possui Licenciatura em Matemática, Física e Desenho Geométrico.

Antes do início do curso, o Professor pediu para que todos se apresentassem dizendo o nome, de onde eram, e o motivo da participação no evento.

Todos se apresentaram e destaco aqui a história do Assessor da UGT Roga Matias, que emprestou a todos os presentes um pouco da sua experiência de vida, Roga Matias lembrou da sua infância no sertão paraibano, de sua vida humilde, de sua trajetória e de sua vitória na vida. Depois de ter emocionado a todos, Roga Matias brincou “já comi muita piaba com angu e quando tinha duas piabas no prato era uma festa”, referindo-se aos pescadores que participavam do curso.

No curso, os participantes puderam ver um pouco dos períodos históricos que marcaram o Movimento Sindical, lutas e vitórias.

Os principais objetivos da Palestra foi despertar os dirigentes sindicais para a importância de buscarem continuamente o conhecimento, Levar os dirigentes sindicais a compreenderem melhor o papel político do sindicato e refletirem sofre como estão inseridos nesse processo e proporcionar aos dirigentes discutirem métodos de atuação que facilitem a mobilização dos trabalhadores e a inserção nas lutas de interesse da sociedade.
Vejam agumas fotos:









UGT realiza encontro com Colônias de Pescadores em João Pessoa

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou neste final de semana na capital paraibana, o 1º Encontro das Colônias de Pescadores da Paraíba. O evento foi realizado nos dias 26 2 27 no Ambassador Flet Hotel.
Dezenas de Colônias de Pescadores do Estado enviaram seus representantes ao encontro, onde participaram de um Curso de Formação Político-Sindical com o Professor Erledes Elias da Silveira de Minas Gerais.
O Encontro teve início por volta das 9hs da manhã na sexta-feira (26) com um coffee break, logo após foi composta a mesa de autoridades. O Presidente da UGT da Paraíba, Zé Vieira abriu os trabalhos e desejou a todos os presentes um bom encontro, um bom curso e uma boa hospedagem. A mesa de autoridades citada acima foi composta por líderes Sindicais e alguns políticos do estado. Veja alguns nomes:
Chiquinho Pereira (Secretário da UGT nacional), Roga Matias (Assessor de Articulações Políticas da UGT), Zé Vieira (Presidente estadual da UGT), Romero Baunilha (Secretário de Articulações Políticas da UGT - Paraíba), Carlos Cleyton (Secretário de Finanças da UGT – Paraíba), Anísio Maia (Deputado Estadual eleito como representante da classe de pescadores do estado), Branco Mendes (Deputado Estadual), Daniela Ribeiro (Deputada Estadual), Sargento Denis (Presidente Estadual do PV), Djaci Brasileiro (Prefeito de Itaporanga), Lídio Carneiro (Vereador Presidente da Câmara Municipal de Igaracy), Golinha (Vereador de Igaracy), Rivaldo Araújo (Vereador de Igaracy), Deusinha (vice prefeita de Igaracy).

No primeiro dia de encontro, logo após a abertura oficial, foi facultada a palavra e alguns participantes fizeram o uso da mesma:
Logo depois, tivemos uma palestra com o Deputado Eleito como representante da classe de pescadores da Paraíba, Anísio Maia. Anísio fez agradecimentos à classe, agradeceu o convite feito pela UGT e parabenizou a central sindical pela iniciativa, pediu que os filiados nas colônias olhassem com bons olhos as propostas da UGT e disse que está aberto para receber conselhos e propostas do sindicalismo.
A tarde aconteceu uma palestra com o SEBRAE, o funcionário falou de alguns projetos realizados pelo órgão em diversos cantos da Paraíba, falou dos projetos que irão por vir, cobrou muito do governo do estado sua participação nos programas federais e tirou dúvidas de pescadores, sindicalistas e políticos presentes.
Ainda na parte da tarde aconteceu outra palestra com um representante do BNB (Banco do Nordeste), que aproveitou para divulgar algumas linhas de créditos do banco para pescadores e agricultores e como cada um pode se enquadrar nos programas, facultou a palavra e tirou muitas dúvidas.
O dia foi encerrado com uma apresentação folclórica de jovens do SESC, que promoveu e divulgou a cultura da Paraíba aos visitantes do estado e animou os paraibanos presentes no encontro.
Continua...

SECA: O LASTRO PEDE SOCORRO

Mais uma vez, na condição de pastor, quero clamar, pungentemente, ao Senhor Secretário de Recursos Hídricos do Estado, que envie, sem demora, carros pipa para socorrer a população da zona rural do município do Lastro.

A cada dia que passa, a situação se agrava. Sou testemunha ocular dessa realidade de sede. Não dá mais para esperar. Se o governo não socorrer imediatamente essas comunidades, a situação vai tornar-se muito grave.

Na comunidade de Várzea de Cima, residem 95 pessoas. Esses moradores gastam hora e meia para pegar água num açude localizado no sítio macaco, no vizinho estado do Rio Grande do Norte.

Segundo algumas pessoas da localidade, não há caminho para esse referido açude. Trata-se de trilha, com pedras, buracos. O pessoal sai de casa às 04h00minh da madrugada. Chegar a esse açude é um desafio. E assim, é a rotina daquela gente sofrida.

MAIS UMA VEZ, PEÇO AO GOVERNO DO ESTADO QUE SOCORRA, URGENTEMENTE, ESSES MEUS PAROQUIANOS DO LASTRO-PB.



PADRE DJACY BRASILEIRO, PADRE DO LASTRO-PB

Polícia prende homicida na cidade de Aguiar

Por volta das 11h50 desta segunda-feira (29), os policiais militares de serviço na cidade de Aguiar, juntamente com o Comissário de Polícia Civil local e um Oficial de Justiça da comarca de Piancó, deram cumprimento a um Mandado de Prisão oriundo do Estado de São Paulo. Na localidade denominada sítio lagamar naquele município, os policiais prenderam Agostinho Batista Neto, agricultor, viúvo, 45 anos, foragido da justiça paulista pela prática de um homicídio, naquela Unidade Federativa.
Na residência do procurado as policiais encontraram as seguintes armas: 01 (um) revólver calibre 38, numeração de série: 88624, com 11 projéteis de mesmo calibre; 01 arma rústica do tipo “bacamarte”, 02 espingardas artesanais tipo soca-soca e um embornal com vasta munição para espingarda. O infrator e as apreensões foram conduzidos para a cidade de Piancó, onde foram apresentados à autoridade Policial judiciária civil de plantão, para o complemento das ações. (Blog da 5ªCia/PM de Itaporanga)

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Censo 2010 mostra que a Paraíba tem 3.766.834 habitantes e é o 13º estado mais populoso do Brasil; NE tem 53 milhões

João Pessoa continua tendo a maior população da Paraíba, com 723.514 habitantes.
O IBGE apresentou nesta segunda-feira (29) os números do Censo 2010, pesquisa que de dez em dez anos mostra o tamanho da população brasileira. O país tem hoje uma população de 190.732.694 pessoas, sendo que 3.766.834 destes moram atualmente na Paraíba (13º estado mais populoso do país).

Ainda de acordo com o senso, a Paraíba possui 1.942.339 mulheres e 1.824.495 homens. A população urbana é composta por 2.839.002 pessoas e a população rural é de apenas 927.832 pessoas. Nos últimos dez anos, a taxa média de crescimento populacional é de 0,90% por ano.

João Pessoa continua tendo a maior população da Paraíba, com 723.514 habitantes. Destes, 385.769 são mulheres e 337.745 são homens. A capital paraibana, inclusive, é proporcionalmente a 10ª cidade com o maior número de mulheres com relação a homens. Elas representam 53,32% da população pessoense.

Campina Grande é a segunda cidade mais populosa da Paraíba e tem 385.276 pessoas. São 203.027 mulheres e 182.249 homens.

Já a Região Nordeste passou da casa dos 50 milhões de habitantes. A região tem agora 53.078.137 pessoas e é a segunda mais populosa. Tem população menor apenas do que o Sudeste (80.353.724 habitantes).



Phelipe Caldas - MaisPB

sábado, 27 de novembro de 2010

Participando do ENCONTRO DA UGT na Capital Paraibana


Ao lado de grandes nomes do Sindicalismo Brasileiro, estou participando este final de semana do Encontro das Colônias de Pescadores da Paraíba coordenado e administrado pela UGT.

Por isso o blog ficará este final de semana sem atualizações.

Hugo Carneiro Chaves
Editor

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Aviso do SINASCOM - Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias do Vale do Piancó

O Presidente do SINASCOM- Manoel Miguel Alves se mostra muito otimista e fala que apesar das negociações com os Gestores Municipais da saúde(Prefeitos e Secretários de Saúde) estamos tendo um grande avanço no tange a Portária do MS editada todos os anos que garante os valores para os Agentes Comunitários de Saúde,esses recursos na verdade é dos ACS.

Temos quase na totalidades todos as prefeituras pagando conforme a manda o Ministério da Saúde apesar de só três prefeituras aqui no Vale do Piancó não pagam,mas os recursos todos os mês cai nas contas do Fundo Municipal da Saúde.O Sindicato vai entra com uma representação junto ao Ministério Público para saber o que estes três prefeitos faz com esses recursos que é repassado pelo MS.

Os prefeitos tem que justificar para onde está indo esse dinheiro.Manoel falou que há prefeituras aqui no Vale que pagam muito mais de que rege a Portaria a exemplo das prefeituras de: Itaporanga, Diamante e Igaracy.O sindicalista garante que todos os ACS e ACE irão ter salário digno,portanto estamos entrando com todas as prefeituras na justiça para elas garanta os direitos do Trabalhador como:Insalubridade,qüinqüênios e ou anuênios e terço de férias.


Vamos avançar o governo está com Emenda 29 pronta pra ser votada,com aprovação desta Emenda iremos ter recursos suficiente para a saúde estes recursos garante implantação imediata do piso nacional dos ACS e ACE o qual já provado nas duas casas legislativa em Brasília.


CNS DEFENDE A REGULAMENTAÇÃO DA EC nº 29

O processo de financiamento está entre os principais problemas enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde a sua criação pela Constituição Federal de 1998 (CF). Isso porque a instabilidade dos parâmetros sobre gastos em saúde coloca em risco uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, comprometendo a prestação de um serviço de qualidade e acessível a todos.

DEFINIÇÃO DOS GASTOS EM SAÚDE

A regulamentação da EC nº 29 permitirá que os recursos aplicados nas ações e serviços de saúde não sofram "desvio de finalidade", visto que a lei definirá o que poderá ser considerado como tal, tendo a Resolução 322/2003 do CNS como referência nesse quesito. Ou seja, será introduzido um componente qualitativo na análise do gasto com ações e serviços de saúde, visto que, até o momento, o componente quantitativo (percentual de aplicação) não foi suficiente para garantir a eficácia dos serviços prestados, alocando-se, em muitos lugares, conforme denúncias recebidas pelo CNS, despesas de outra natureza para comprovar o cumprimento do percentual mínimo.

PORTÁRIA QUE GARANTE SALÁRIO 714,OO REAIS PARA ACS.


Legislações - GM

Qua, 20 de Outubro de 2010 00:00

PORTARIA Nº 3.178, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010

Fixa o valor do incentivo de custeio referente à implantação de Agentes Comunitários de Saúde.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições, e

Considerando a Política Nacional de Atenção Básica, aprovada pela Portaria Nº 648/GM/MS, de 28 de março de 2006;

Considerando os gastos da gestão municipal com a contratação de Agentes Comunitários de Saúde das estratégias, Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, em conformidade à legislação vigente; e

Considerando a necessidade de revisar o valor estabelecido para o incentivo de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde das estratégias Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, definido pela Portaria Nº 2.008/GM/MS, de 1º de setembro de 2009, resolve:

Art. 1º Fixar em R$ 714,00 (setecentos e quatorze reais) por Agente Comunitário de Saúde - ACS, a cada mês, o valor do Incentivo Financeiro referente aos Agentes Comunitários de Saúde das estratégias, Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família.

§ 1º Estabelecer como base de cálculo do valor a ser transferido aos Municípios e ao Distrito Federal o número de ACS registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema Nacional de Informação definido para este fim, no mês anterior à respectiva competência financeira.

§ 2º No último trimestre de cada ano será repassada uma parcela extra, calculada com base no número de Agentes Comunitários de Saúde registrados no cadastro de equipes e profissionais do Sistema de Informação definido para este fim, no mês de agosto do ano vigente, multiplicado pelo valor do incentivo fixado no caput deste artigo.

Art. 2º Definir que os recursos orçamentários, de que trata esta Portaria, corram por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.301.1214.20AD - Piso de Atenção Básica - Saúde da Família.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência julho de 2010.

JOSÉ GOMES TEMPORÃO

Manoel Miguel Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Endemias do Vale do Piancó.

Futura primeira dama do Estado, Pámela Bório, lança encontro na capital

O Encontro Nordestino de Mulheres Para o Desenvolvimento Social e Econômico, foi lançado ontem à noite no auditório da Asplan, em João Pessoa, promovido pela União Brasileira de Municípios (UBAM).

A futura primeira dama do Estado da Paraíba, Pámela Bório, lançou ontem o Encontro Nordestino de Mulheres Para o Desenvolvimento Social e Econômico, e o Encontro Nordestino de Primeiras Damas, que serão realizados, simultaneamente, nos dias 28, 29 e 30 de março de 2011 – comemorado o mês das mulheres. O evento tem por finalidade debater a participação da mulher na vida política, administrativa e social do país, principalmente discutir o papel das primeiras damas dos 1.787 Municípios da Região Nordeste.

O evento é uma realização da União Brasileira de Municípios (UBAM), que objetiva criar associações de primeiras damas em todos os Estados, com o apoio da presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará, a médica Célia Costa Lima, esposa do Prefeito do Município de Limoeiro do Norte, que estava ontem no lançamento do encontro.

Para o presidente da UBAM, Leonardo Santana, a entidade pretende, com o evento, unir as mulheres influentes de todo Brasil para a fomentação de políticas públicas para serem implementadas nos Municípios, que possam contemplar a saúde, educação e bem estar social, com qualidade de vida.

Leonardo ressaltou a importância do apoio de Pámela Bório ao evento, que, segundo ele, demonstrou muita maturidade, conhecimento e competência na condução do lançamento do encontro. Ele acredita na vinda da primeira mulher a governar o Brasil, Dilma Rousseff, para abrilhantar o encontro em 2011, que será um ponto de convergência para a luta da UBAM em defesa dos Municípios, sobretudo os menores e mais sofridos, devido à falta de uma política federalista mais adequada ao crescimento social das cidades.

Participou do evento o Prefeito do Município de Flores (PE), Marconi Santana, que também é Secretário Nacional da UBAM. Ele enalteceu a palestra da dona do Magazine Luiza, a Sra. Luiza Helena Trajano, e ressaltou a participação mais efetiva da mulher nos rumos dos Municípios. Marconi reforçou o discurso da UBAM em relação à necessidade de uma rediscussão do pacto federativo e pediu mais sensibilidade do governo federal aos reclames das cidades, as quais estão asfixiadas com a crise financeira que dura mais de dois anos, registrando perdas irreparáveis dos recursos públicos transferidos pela União aos pequenos entes federados. O Município de Flores fica a 415 km de Recife.

O lançamento do Encontro foi muito prestigiado, com um auditório repleto de várias autoridades, secretárias de Estado e de Municípios, Prefeitos e primeiras damas, que foram prestigiar a palestra da presidente do Magazine Luiza, que veio exclusivamente atender a um convite da Ela proferiu palestra sobre Desenvolvimento Social e como está o desenvolvimento da mulher atualmente, dentro do social e econômico.

Assessoria de Comunicação - www.ubam.com.br

Reitor vai a Brasília em busca de recursos para implantação da UFCG em Itaporanga

O reitor Thompson Mariz embarcou na tarde dessa terça-feira (23), para Brasília. Na bagagem, ofícios para os parlamentares paraibanos. Ele vai pedir a cada um deles, em visita aos seus gabinetes, a apresentação de emenda parlamentar em favor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para o próximo ano.

Os valores solicitados por Mariz estão previstos na ação de Expansão do Ensino Superior do Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, como parte do Programa Brasil Universitário que reserva ainda a possibilidade de alocação de R$ 30 milhões para a UFCG.

Quando discutido, o PPA estimava a liberação de R$ 120 milhões para a segunda etapa do Plano de Expansão da UFCG, proposta do então senador José Maranhão. Mas, na sua aprovação, esse valor foi reduzido à metade pela Relatoria. Dos R$ 60 milhões estimados, a Universidade já recebeu 50%. R$ 17 milhões para o campus de Sumé e 13 para o de Pombal.
O reitor disse acreditar no comprometimento dos parlamentares, não só para a estruturação dos sete campi, como também para a criação do campus de Itaporanga, do campus de Itabaiana e da Escola Técnica de São João do Rio do Peixe.

Eudo Nicolau

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Taperoá: Ficha Limpa barra vereador de disputar cargo em Mesa Diretora da Câmara

A Lei Estadual Nº 9.227/2010, que instituiu a ficha limpa na Paraíba, já teve seus primeiros efeitos. O vereador Adriano Monteiro de Farias foi barrado e impedido de figurar na chapa que pretendia disputar a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Taperoá, cidade do cariri paraibano.

Adriano, que pretendia concorrer ao cargo de 1º secretário da Casa, já foi condenado por improbidade administrativa por órgão colegiado da Justiça em dois processos: nº Ag 1253908/PB e Ag 1140544/PB (STJ). O parlamentar já foi prefeito do município.

A Mesa Diretora da Câmara lembra no despacho de indeferimento que o cargo pretendido pelo vereador dava poderes para ordenar despesas e assinar cheques nominativos, o que seria prejudicial para o Poder Legislativo.

Adriano seria candidato a 1º secretário da chapa encabeçada pelo vereador Sandro Jardel Pompeu de Brito. Devido a presença de Adriano Monteiro de Farias, a Mesa da Casa decidiu indeferir o pedido de registro da chapa.

A eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Taperoá está programada para o próximo dia 26. Até agora, apenas a chapa do atual presidente, Aílton Paulo de Souza, concorrerá.

A Lei Estadual Nº 9.227/2010 foi apresentada e aprovada na Assembléia Legislativa pelo deputado estadual Raniery Paulino (PMDB). A Lei prevê o impedimento de investidura em cargos públicos de pessoas com condenação em órgãos colegiados da Justiça.

ExpressoPB

Representante de Piancó é eleito Mister Paraíba 2011

O Piancóense de coração Marcellus Cassyus de Almeida Azevedo foi escolhido na noite de ontem o mister Paraíba 2011, Marcellus representou a cidade de Piancó. Estudante de Direito, na Faculdade Mauricio de Nassau, o cara Foi eleito o Mister Paraíba 2011 em evento realizado no Teatro Santa Rosa - João Pessoa.
Na noite de ontem a Paraíba conheceu os reis da beleza masculina para o ano de 2011, foram eleitos na categoria adulta, ou seja, o mister Paraíba Mundo 2011, em primeiro lugar o Mister Piancó Cassius Almeida, em segundo lugar o Mister Itaporanga Romerito Paulo e em terceiro Lugar o Mister Ingá Arrison Ferreira.

A comissão julgadora foi composta pelo estilista Kim Mitry, pelo produtor de moda Ricardo Gomes, a modelo Laís Cavalcanti, o coordenador de moda Alanderson Dias, a miss Paraíba Mundo Laryssa Almeida, a produtora da TV Tambaú, a apresentadora do programa Feminissima Marcelle Mosso, a produtora cultural Sheila Martins, e o Diretor da Agencia TEAM VOGUE Ricardo Gomes.

O cenário foi idéia de Hermanny Cruz, uma homenagem a China, onde um Mandarim era a figura principal do palco, a criação e execução foi do artista Plástico Yon Pontes.

No mês de outubro foram realizados etapas no Shopping SEBRAE sempre julgados pelo missologo Hermanny Cruz, Coordenador de moda Alanderson Dias, Mister Paraíba Nicholas Jhanssen, e da Miss Paraíba Mundo Laryssa Almeida.

Por: kaka do sax

INADMISSÍVEL: Governo do Estado abandona EMATER

Desastre na EMATER de Igaracy e em todo o estado. Único funcionário da EMATER em nosso município sai de férias e o estado não designa ninguém substituir.

Com várias licenças e férias atrasadas o funcionário da EMATER de Igaracy tirou licença esta semana e deve ficar um mês afastado dos trabalhos, certo do direito que o funcionário tem a população de Igaracy cobra do governo do estado que indique algum outro funcionário para substituí-lo.

O pior é que isto não acontece exclusivamente em Igaracy, mais sim de todo o estado. O caos se instala nos últimos meses do governo Maranhão III e quem sofre com isso é a população.

A falta de concurso público no estado pode ser a maior causa da falta de funcionários em vários setores, principalmente na EMATER. O órgão que serve de auxílio aos trabalhadores rurais está praticamente parado em todo o estado e deixa funcionários e populares sem mínimas condições de serem assistidos pela instituição estadual.

Como promessa de campanha, o governador eleito Ricardo Coutinho bateu muito na tecla da agricultura familiar, Ricardo deve fazer uma reforma urgente na EMATER em toda a área da agricultura do estado.

Dona do Magazine Luiza chega à Paraíba nesta terça (23), a convite da UBAM

A Empresária de sucesso, Luiza Helena Trajano, vai proferir palestra no auditório da Asplan, durante o lançamento do Encontro Norte e Nordeste de Primeiras Damas

Agência UBAM

Objetivando realizar o lançamento do Encontro Nordestino de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico, chegará a João Pessoa, nesta quarta-feira (23), a presidente de uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, que aceitou o convite da União Brasileira de Municípios (UBAM) para proferir uma palestra, às 19h00min, no auditório da ASPLAN, na Rua Rodrigues de Aquino, Centro.

Na mesma noite serão apresentados os preparativos finais para a realização do Encontro, bem como algumas atrações culturais, a exemplo Balé Jovem da Paraíba.

Para o Presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, a vinda da empresária Luiza Helena Trajano retrata o compromisso da mulher empreendedora na condução de diretrizes traçadas pela UBAM no sentido de discutir e debater os mais importantes temas de interesse das mulheres que têm ocupado lugares de destaque, tanto na política como na vida empresarial e econômica do país. A dona da rede Magazine Luiza é natural do Município de Franca (SP), casada e mãe de três filhos e iniciou suas atividades profissionais aos 12 anos, quando resolveu abdicar das férias da escola para trabalhar na loja de seus tios. Formada em Direito e Administração de Empresas e responsável pelo grande salto do grupo, criou as Lojas Eletrônicas Luiza, um projeto pioneiro no varejo nacional, hoje chamado de Lojas Virtuais.

Empreendedora, Luiza Helena Trajano fortaleceu a comunicação olho no olho com a equipe e descentralizou o poder, transformando os gerentes de lojas em bons empreendedores. Desde 1993 os colaboradores também participam dos lucros da empresa. A história de sucesso do Magazine Luiza começou em novembro de 1957 com a pequena loja de presentes, chamada ‘A Cristaleira’, em Franca (SP). Hoje, o Magazine Luiza possui mais de 455 lojas, distribuídas em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O Encontro Nordestino de Mulheres Para o Desenvolvimento Social e Econômico, juntamente ao Encontro Nordestino de Primeiras Damas será realizado nos dias 28, 29 e 30 de Março de 2011, que poderá contar com a presença da primeira mulher a presidir o país, Dilma Rousseff.

“Com as primeiras damas, a UBAM vai criar as Associações em todos os Estados da Região Nordeste, como forma de estimular o avanço do trabalho da mulher em prol do desenvolvimento social dos Municípios. Já existe uma associação do gênero no Estado do Ceará que é presidida pela primeira dama do Município de Limoeiro, Célia Lima, que tem desenvolvido um grande trabalho social naquele Estado.” Disse Leonardo Santana.

Outras informações sobre o evento poderão ser colhidas através da assessoria da UBAM, pelos fones: (83) 9909.9112 e 3225.5509.


Jornalista Edy Mendes
www.ubam.com.br

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Afogamento em Itaporanga e tentativa de homicídio em Piancó

Em Piancó

DAMIÃO TRIBURCIO DA SILVA 36 anos, casado, agricultor, residente no Conjunto Mutirão, e JOSÉ PERPINO DA SIVA, 51 anos, casado, agricultor, residente na Rua Ostílio Ferreira, S/N, também na cidade Piancó, participavam desde a manhã de hoje (21), de um banho, nas águas do Rio Piancó, na cidade que dá nome ao rio.

No entanto, quando ambos já demonstravam visíveis sintomas de embriaguez, passaram a discutir; e, por volta das 16h, DAMIÃO TRIBÚRCIO apoderou-se de uma faca peixeira, com a qual desferiu três golpes contra seu “companheiro”; golpes esses, que o atingiram no tórax e na mão esquerda.

Após tentar matar o amigo, o acusado foragiu. Uma guarnição da Polícia Militar efetuou diligências no intuito de localizar e prender o agressor porém, não obteve êxito. A vítima foi socorrida ao Hospital Wenceslau Lopes, onde se encontra sob cuidados médicos. A autoridade policial judiciária civil foi informada do fato, para outras providências com relação ao crime.


Em Itaporanga:

Às 13h de hoje (21), o menor R. F., nove anos de idade, residente à Rua Santo Antonio nº 243, bairro Alto das Neves em Itaporanga, foi vítima de afogamento enquanto brincava com uma amiga de sua mãe, no parque aquático do BNB Clube desta cidade.

A Policia Militar foi solicitada para atender a ocorrência, infelizmente ao chegar no mencionado Clube Recreativo, freqüentadores já haviam resgatado a criança, a qual foi socorrida ao HDI, porém não resistiu e veio a falecer.

O fato foi levado ao conhecimento da autoridade policial judiciária civil, para adoção de outras providências relacionadas ao sinistro.


Blog da Cia 5ª de Polícia

domingo, 21 de novembro de 2010

Ex-secretário de Educação Josias Tolentino deve assumir a 7ª Gerência de Ensino em Itaporanga

Djaci Brasileiro (irmão de Celino Farias) começa a mostrar sua força no Vale do Piancó.

O governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) confidenciou à assessores próximos que deve anunciar na primeira quinzena de dezembro alguns nomes que irão compor seu secretariado. É dado como certo a convocação dos deputados federais eleitos Damião Feliciano (PDT) e Romero Rodrigues (PSDB), respectivamente, para as secretarias da Saúde e da Interiorização, esta última com sede em Campina Grande. Com isso, ascende a titularidade dos mandatos os suplentes eleitos Major Fábio (DEM) e Edvaldo Rosas (PSB), este último do coletivo íntimo do "Mago".
Depois de conhecida a composição do primeiro escalão, Ricardo passará a montar o segundo escalão, diretorias de autarquias e dos órgõas nas regiões do interior do Estado. Aqui no Vale do Piancó já foi dada largada para as definições de quem deve assumir os cargos de chefias nos mais variados órgãos.
Um deles praticamente já está definido, decidido, prego batido e ponta virada. Trata-se da área de educação onde o professor Josias Tolentino, ex-secretário municipal da Educação em Itaporanga, é quem deve assumir a Sétima Gerência Regional de Educação e Cultura (7ª Grec), sediada em Itaporanga. A ascenção de Josias, que é irmão do vereador Lula da Farmácia (PSDC), já foi acertada e tem o aval do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), responsável pela indicação.
Outras pastas já estão com seus nomes também praticamente escolhidos, os quais devamos publicar nos próximos dias. Aguardem!!!!!!!!!!!

Postado por Ricardo Pereira

Para que não passe sem respostas

Existem certos comentários por aí que não podem passar sem respostas. Publicamos na ultima quinta-feira no blog que a cidade de Igaracy ganhou uma unidade do SAMU. Proferimos agradecimentos ao jovem secretário da saúde de Igaracy Ruclenato Gomes que simplesmente merece os aplausos do povo de Igaracy pela constante luta travada em prol da saúde local, que diga-se de passagem melhorou muito depois de sua posse na Secretária do município.

Pois bem, algumas pessoas procuram o editor do blog para perguntar se a conquista do SAMU de Igaracy é mérito municipal ou exclusivamente da Prefeita Flávia Galdino da cidade vizinha Piancó. Respondendo a todos: confesso que não sei responder exatamente a tal pergunta de quem é o Pai ou “Mãe” da criança, sei apenas que a criança foi concebida e nasceu no Governo do Prefeito Celino Farias, tendo a frente dos trabalhos o Secretário da Saúde Ruclenato Gomes, coisa que alguns outros tiveram oportunidades claras de fazer e não fizeram.

Não discordo em momento algum e até tiro o chapéu para o trabalho da Prefeita Flávia lá em Piancó, acredito que vão aparecer a todo o momento pessoas querendo ser o pai ou “mãe” da criança como disse acima. Algumas pessoas daqui parecem que nunca vão parabenizar o Prefeito ou certo Secretário por alguma conquista ou aquisição (no caso do SAMU), até porque a política feita aqui em Igaracy é a do “quanto pior, melhor”.

Quando algum cidadão quiser fazer sugestões ou críticas sobre algum governo (diga-se governo e não vida pessoal de alguém), o blog vai está sempre aberto, desde que se identifique.

Grato;
Hugo Carneiro Chaves

Novo Ministro da Educação deve ser...

do blog Notícias de Itabuna -BA

Igaracy realizou hoje seu 2º concurso público da história.

A Prefeitura Municipal de Igaracy realizou hoje seu 2º concurso público da história, ambos realizado no governo Celino Farias. Neste segundo concurso realizado hoje, foram abertas 92 vagas para diversos cargos, desde coveiros a médicos. As provas foram realizadas no Colégio Municipal Nossa Senhora dos Remédios e na Escola Estadual Joselita Brasileiro e teve inicio as 9hs da manhã.

O governo de Celino Farias ficará marcado por muito tempo por ter sido o primeiro prefeito da cidade a realizar concurso público.

Aguarde a divulgação dos resultados.

Coluna “do fundo do baú”

A coluna “do fundo do baú” deste domingo trás uma foto da inauguração do Hospital de Igaracy. O hospital foi construído na década de 70 na gestão do Governador Tarcísio Burity e tinha Wilson Braga como deputado, Dr. Olívio Bandeira era prefeito de Igaracy.

Dr. Olívio de Assis Bandeira foi Prefeito de Igaracy e zelava muito pela saúde local, Olívio investiu muito no hospital da cidade e na distribuição de medicamentos grátis. O povo dizia por aqui que na época de Olívio “o povo comia remédio com farinha”.

Foto de Manoel Nouzinho

Piancó faz a alegria no I Salão Internacional do Livro que acontece em João Pessoa até o dia 28

Os frenquentadores do I Salão Internacional do Livro também terão momentos de descontração durante o evento. O humorista Piancó será o encarregado de manter o diálogo com o público usando a irreverência que é sua marca registrada. “Vamos contar histórias, falar sobre nossa literatura popular, recitar algumas poesias matutas e cordeis” , garantiu Piancó.
O I Salão Internacional do Livro foi aberto sexta-feira (19) e acontece até o próximo dia 28, no Espaço Cultural José Lins do Rego. São 80 mil títulos de mais de 500 editoras que participam da grande feira de livros. O mega evento cultural funciona das 10h às 21h. A entrada é gratuita e tem as seguintes atividades: café literário, arena cultural, arena infantil, visitação escolar, oficinas, workshops, palestras, cinema, teatro, música e sessões de autógrafos.
A participação do humorista será por meio de uma rádio “comunitária popular”, conforme brinca Piancó. Ele fará flashes para o público ouvindo os expositores, participantes e trazendo informações sobre a feira. “Vamos levar as notícias do Salão do Livro para os freqüentadores”, disse.
O artista, paraibano da cidade de Piancó, pegou emprestado o nome na cidade natal para se lançar na cultura popular. Além de humorista, é pesquisador da cultura popular e apresenta um programa na rádio Tabajara FM, ao lado do compositor Pinto do Acordeom. Possui muito livros publicados de anedotas e causos nordestinos.
O I Salão Internacional do Livro da Paraíba é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Subsecretaria de Cultura, e ainda conta com parceiros como o Sebrae, Fundação Bradesco, Funesc, Associação Nacional de Livrarias, UFPB, entre outros.

Postado por Ricardo Pereira

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ESPAÇO ABERTO AO LEITOR

BOM DIA AMIGO

Povo de Igaracy e leitores deste blog é uma pena, termos que perder um espaço tão importante e tão interessante que renderam vários elogios, como era o MURAL DE RECADOS que existia neste blog, por conta de pessoas sem educação, conhecimento de causa e sem escrúpulos, nas quais não estão preparados psicologicamente, mentalmente e gramaticalmente para participar de debates sócio-políticos, onde poderíamos expor nossas idéias pensamentos e desejos sem ter que denegrir a imagem de qualquer um cidadão.

Pessoas que não tem coragem de mostrar o rosto utilizavam daquele espaço para colocar palavra de baixo escalão sem idéias querendo generalizar com o que diz respeito a política municipal, estadual, e federal.

Digo aqueles que dizem que não existe político direito, honesto e decente que não gostam de política ou que não sabe nem o que diz você vive em um país, onde tudo é política, ou seja, imposto é POLÍTICA, educação é POLÍTICA, saúde é POLÍTICA, comercio é POLITICA, leis são feitos por POLÍTICOS, tudo gira em torno da política, querendo ou não você vive envolvido pelo sistema. O que se tem que fazer repensar nossos atos e tentar mudar seu município, estado e ate país com uma coisa que nos temos de direito o VOTO. Não fuja da realidade amigo.

Agradeço o espaço ao amigo HUGO CARNEIRO, e peço ao mesmo que tente novamente implantar O MURAL para que os cidadãos de respeito, dignidade e honestos que sei que nossa cidade tem possa expor de querer o “NOVO” para Igaracy e o povo sabe que Igaracy tem e pode mudar e só podemos mudar com um candidato a PREFEITO, que não venha das mesmas famílias que sempre governaram esse município, ou seja, um candidato que expresse o “NOVO” para Igaracy independente se o mesmo venha a ter que se aliar ao prefeito ou ate mesmo o ex-prefeito, pois não tenho nada contra, porque todos os políticos têm que se aliar para ganhar uma campanha eleitoral, aconteceu com LULA ao se aliar a Sarney, Jose Alencar, Colo, Michel Temer e outros, e o que se viu foi o maior presidente da historia deste país. E um caso mais recente de união foi o de RICARDO COUTINHO E CASSIO CUNHA LIMA que tiveram que se aliar para poder ganhar a eleição e ver a Paraíba mudar, e tenho certeza que ele será um grande governador. O nome de LULA e o de RICARDO representavam o “NOVO” Para o Brasil e para a Paraíba e vamos colocar o “NOVO” também para IGARACY.



DESDE JA AGRADEÇO

VERLION FELISMINO

Igaracy ganha uma equipe do SAMU

A cidade de Igaracy acaba de ganhar uma base do Samu. Uma equipe de três pessoas estará pronta 24 horas ao dia para atender a qualquer tipo de situação.

O Samu funciona a partir da integração entre uma central telefônica, ambulâncias médicas e setores de emergência dos hospitais. Com o Samu, os telefonemas de urgência feitos gratuitamente pelo número 192 são atendidos pelo médico regulador. Após o diagnóstico, o médico decide pelo atendimento mais adequado, que pode ser desde conselhos de primeiros-socorros até o deslocamento de uma equipe para prestar o primeiro atendimento no local.

A População ganhará mais comodidade e conseqüentemente os riscos de vida dessa população cairá. A constante luta do Secretário de Saúde Ruclenato Gomes, vem trazendo muitos benefícios a cidade de Igaracy. Primeiro a equipe da saúde conseguiu uma unidade do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, depois veio a construção do PSF II no bairro Pe Aristides, o PSF III no sítio Barra, acabou de conseguir a construção do PSF I (que funciona em um posto médico do estado), agora a turma da saúde conseguiu uma unidade do SAMU.

A saúde de nossa cidade melhora a cada dia e deixo aqui os aplausos do blog para essa equipe que vem brigando por melhorias.

POPULAÇÃO SEDENTA PEDE SOCORRO AO GOVERNO DO ESTADO

A população da comunidade Várzea de Cima, no Lastro - PB, está vivendo momento crítico. E muito crítico. Trata-se da falta de água.

Os moradores andam hora e meia até um açude, no Rio Grande do Norte (fronteira)para pegar água.

O Pessoal me falou: “

“padre ,quando o jumento é lerdo,vagaroso, aí são duas horas de viagem. Também: “quem tem resistência física ainda chega lá, quem não tem , passa o dia sem água”.

Conversando com os moradores, percebi que a situação é de aflição, angustiante, desesperadora.

Como padre da comunidade de Várzea de Cima, no município do Lastro - PB, clamo, pungentemente, ao governo do estado, no sentido de socorrer, com urgência, a referida comunidade, ENVIANDO CARRO PIPA.

Além dessa comunidade, outras estão em situação de aflição, como: comunidade do jardim, algodões, barra, etc.

Espero que o governo estadual atenda, URGENTEMENTE, essas comunidades com o envio de carros pipa, pois, quem está com sede não pode esperar.

Pelo o amor de Deus, suplico, rogo, imploro, não deixem meu povo passar sede.

Padre Djacy Brasileiro, padre da paróquia do Lastro - PB.

Polícia Federal instaura inquérito para descobrir o autor dos panfletos apócrifos contra RC

A Polícia Federal está cada vez mais perto de descobrir quem foi o autor, ou autores, e os responsáveis por distribuir os panfletos apócrifos contra o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) durante as eleições deste ano. O delegado Derly Brasileiro, responsável pelas investigações, já instaurou inquérito e começou a ouvir as pessoas envolvidas com o caso desde a semana passada.
De acordo com Derly, inicialmente estão sendo ouvidos representantes de sites que noticiaram informações sobre a distribuição dos panfletos difamatórios e advogados que entraram com representações na Justiça contra o uso do material. “O inquérito já foi instaurado e na semana passada eu comecei a ouvir pessoas de portais de notícias que veicularam informações sobre a distribuição desses panfletos. Também estão sendo ouvidas pessoas que entraram com representações contra o uso desse material no período da eleição”, informou Derly.
Além das oitivas, o delegado disse que estão marcadas audiências para a próxima semana para que seja dada continuidade as investigações. No entanto, Derly Brasileiro afirmou que não tinha em mente as datas dessas audiências e nem os nomes dos intimados.

Postado por Ricardo Pereira